Xenon encandeia?

citação:Originalmente colocada por Boxer

Os faróis de xénon de origem obrigam a ter lava-faróis, porque a sujidade
que fica na óptica causa refracção da luz, difundindo-a.

De resto, acho que sei bem a diferença entre o halogéneo (a minha irmã
tem um Punto) e o xénon (conheço muita gente com GTC's, A4's, etc...),
e até pessoal que montou kits de xénon em carros cujas ópticas não
têm bolha. Uns mais, outros menos, mas todos incomodam, e o xénon
encandeia. De noite com um desses de frente o "borrão" de luz tira
boa parte da visão, e com a luz no retrovisor até magoa a vista.

Ai sim??

E o que dizer dos primeiros MB's classe C, E, e S, aí do ano 1999/2000 que traziam xenon em óptica normal, sem terem "bolha", e dos laguna 2 que têm óptica cristalizada, mas não tem bolha e continuam a trazer xenon??

Eu vou colocar um KIT "after-market" e se ficar tão bem montado como o de muitas pessoas que montaram igual, acreditem que vai ficar muito melhor que muitos de origem.
Sim, porque, a fracção de segundo que leva a passar em cima duma lomba, a regulação automática não tem tempo para ajustar, e encadeia tento como o halogéneo.

citação:Originalmente colocada por WOLF1975

Quem achar que os faróis de Xénon, encadeiam é porque precisa ir rapidamente ao oftalmologista.

[xx(]

Olha que é mais o contrário! Quem precisa de ir ao oftalmologista é quem vê mal...e para não veres que os faróis de xenon encadeiam...se calhar é melhor marcares uma consulta, para uma slentes bem graduadas, com 10 cms de espessura[}:)]

citação:Originalmente colocada por NepYas

Os faróis de xénon de origem obrigam a ter lava-faróis, porque a sujidade
que fica na óptica causa refracção da luz, difundindo-a.

De resto, acho que sei bem a diferença entre o halogéneo (a minha irmã
tem um Punto) e o xénon (conheço muita gente com GTC's, A4's, etc...),
e até pessoal que montou kits de xénon em carros cujas ópticas não
têm bolha. Uns mais, outros menos, mas todos incomodam, e o xénon
encandeia. De noite com um desses de frente o "borrão" de luz tira
boa parte da visão, e com a luz no retrovisor até magoa a vista.

Ai sim??

E o que dizer dos primeiros MB's classe C, E, e S, aí do ano 1999/2000 que traziam xenon em óptica normal, sem terem "bolha", e dos laguna 2 que têm óptica cristalizada, mas não tem bolha e continuam a trazer xenon??

Eu vou colocar um KIT "after-market" e se ficar tão bem montado como o de muitas pessoas que montaram igual, acreditem que vai ficar muito melhor que muitos de origem.
Sim, porque, a fracção de segundo que leva a passar em cima duma lomba, a regulação automática não tem tempo para ajustar, e encadeia tento como o halogéneo.

Eu não sei ao certo qual foi a parte da palavra "todos" que não
percebeste, mas parece que não foi a única coisa a evadir-se ao teu
raciocínio: eu também disse que conheço quem tenha montado esses
kits (e aquilo só dá para montar de duas formas: bem, que funciona,
ou mal, que não funciona), e a luz ficou óptima para quem vai a
conduzir, mas uma m3rda para quem apanha com elas de frente ou no
retrovisor. As lâmpadas de halogéneo sem uma óptica com bolha são
como o Scott dos X-Men sem os óculos, vai luz para todo o lado.
Fica difusa. Ilumina tanto que acaba por ser um exagero e em ângulos
que prejudicam os outros condutores.

Já agora, sabem como funcionam as ópticas de bi-xénon em muitos
carros? Aquilo é simplesmente um mecanismo que aponta os médios para
cima, colocando-os na posição dos máximos.

citação:Originalmente colocada por jts

Encandear não digo, mas uma coisa é certa. Não sei se é do xenon se das lentes concavas, mas basta circular numa via com um pavimento apenas ligeiramente irregular, que um carro com xenon atrás de nós parece que está a fazer sinal de luzes de 10 em 10 segundos. Qualquer um.
x2

Já agora, sabem como funcionam as ópticas de bi-xénon em muitos
carros? Aquilo é simplesmente um mecanismo que aponta os médios para
cima, colocando-os na posição dos máximos.

Ou uma palheta que está normalmente a tapar a luz com os médios ligados e passa a deixá-la passar com máximos de forma a aumentar o alcance.

Isto tudo em conjunto com faróis de halogéneo para os sinais de luzes pq são de resposta imediata.

(...)
Quanto aos faróis de xénon, sim, fazem-me um bocado de confusão. A
luz é muito intensa e muito definida e custa-me apanhar com isso de
frente ou no retrovisor. Especialmente no retrovisor.
Mas há os casos dos kits de adaptação, que o pessoal compra as
lâmpadas, os balastros e os arrancadores, mas depois esquecem-se de
que as suas ópticas não têm a bolha para o xénon.
Resumindo, ao montar aquilo ficam com uma luz muito branca e muito
difusa (sem a bolha a luz não foca), e que acaba por atrapalhar mais
a vista.

Sabes que existem dois tipos de lâmpadas diferentes para dois tipos de ópticas diferentes não sabes? D2S e D2R assim como as D1S e D1R?

Em relação aos kits aftermarket a 200 Euros aquilo não vale nada, depois escolhem 6000º e 8000º que aquilo é tão azulado que à chuva só faz é reflexo e não ilumina nada. Mas pronto, produtos feitos na China em que os balastros têm uma vida útil inferior a uma lâmpada de xenón da Philips... [xx(] Mais vale estarem quietos e não andarem a encadear os outros!

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

(...)
Quanto aos faróis de xénon, sim, fazem-me um bocado de confusão. A
luz é muito intensa e muito definida e custa-me apanhar com isso de
frente ou no retrovisor. Especialmente no retrovisor.
Mas há os casos dos kits de adaptação, que o pessoal compra as
lâmpadas, os balastros e os arrancadores, mas depois esquecem-se de
que as suas ópticas não têm a bolha para o xénon.
Resumindo, ao montar aquilo ficam com uma luz muito branca e muito
difusa (sem a bolha a luz não foca), e que acaba por atrapalhar mais
a vista.

Sabes que existem dois tipos de lâmpadas diferentes para dois tipos de ópticas diferentes não sabes? D2S e D2R assim como as D1S e D1R?

Em relação aos kits aftermarket a 200 Euros aquilo não vale nada, depois escolhem 6000º e 8000º que aquilo é tão azulado que à chuva só faz é reflexo e não ilumina nada. Mas pronto, produtos feitos na China em que os balastros têm uma vida útil inferior a uma lâmpada de xenón da Philips... [xx(] Mais vale estarem quietos e não andarem a encadear os outros!

Será que isso é mesmo assim?

Como disse, eu vou montar um kit de xenon no meu carro e tenho plena confiança na sua durabilidade e qualidade.
Quanto aos lumens, não sei o que vem na maior parte das marcas, mas em alguns casos é claramente 6000K, e dos carros que conheço com o mesmo kit, a encandescência que provoca é no máximo igual à de um carro com xenon de origem.
Em caso de desnível da estrada também acredito que seja igual, o sensor não "tem tempo" para regular o desnível provocado por uma lomba por exemplo, que se passa em 2 segundos. ;)

Desde que tenho um carro com xenon (de origem) estou sempre a receber faroladas dos carros que vêm em sentido contrário.

Não há dúvida que os meus farois encandeiam, e eu não posso fazer nada pois a regulação é automática.

No meu carro anterior com lampadas normais isso nunca acontecia.

Em termos de iluminação, acho que o xenon não ilumina melhor do que uma boa lampada de halogéneo.

Tenho xenon pois era o carro que tinham para entrega imediata e assim não tive de esperar 3 meses. O xenon acabou por ser oferta.

Cumps

Uma coisa é certa, desde que tenho um carro com xenon (de origem), nunca recebi nenhum sinal de luzes de veículos em sentido contrário, e antes que começem com bocas, ainda conduzo alguma coisa de noite, especialmente agora que os dias tendem a ficar cada vez mais curtos, e não só. Acredito que os meus faróis estão suficientemente baixos para não encadear quem vem de frente. Claro está que se me atrever a ligar os máximos, isso sim é capaz de ser "mortífero"...

Exacto, é disso que estou a falar, essa situação já se passou algumas vezes e repito que não há uma diferença significativa.

Então acho que precisas de clicar aqui... :D

Ou então tu é que precisarás ;).

Sei do que falo, já tu... :D

Se calhar eu e os outros utilizadores que se queixam do mesmo estão errados queres ver? Se calhar outros com carros com xenon de origem que dizem que a iluminação desses kits aftermarket são uma treta estão errados também?

Daqui nada dizes que uma lâmpada Philips ilumina a mesma coisa que uma lâmpada Race Sport [}:)]

É engraçado, desde que ando com o GTI (que têm farois bi-xenon) que não me fazem sinais de luzes, enquanto com a Octávia (com farois normais, com lampadas Blue Vision da Osram) existia mita gente que me fazia.

Será que os meus farois de xenon estão avariados?! Ou será que o carro não os têm?

Voçês querem ver o que é ficar encandeado, é só, como no meu caso, terem o olho esquerdo como olho director (qualquer farol mais alto me encandeia...:().

;)

Exacto, é disso que estou a falar, essa situação já se passou algumas vezes e repito que não há uma diferença significativa.

Então acho que precisas de clicar aqui... :D

Ou então tu é que precisarás ;).

Sei do que falo, já tu... :D

Se calhar eu e os outros utilizadores que se queixam do mesmo estão errados queres ver? Se calhar outros com carros com xenon de origem que dizem que a iluminação desses kits aftermarket são uma treta estão errados também?

Daqui nada dizes que uma lâmpada Philips ilumina a mesma coisa que uma lâmpada Race Sport [}:)]

Tás a comparar alhos com bugalhos, sim, porque acredito que se te metesse alguns carros à frente não me sabias dizer se o xenon era de origem ou montado depois, ou axas que é a BMW que faz os kits e as luzes, assim como a MB, Audi, etc???

Quem te garante que a marca do kit não é igual à que vem em alguns carros de origem e que eu não vou montar igual ao que vem de origem, exceptuando os sensores que para mim, é o menos importante nisso tudo.

E sim, estão errados, tacanhez pura [8]

a lampada de xenon tem mais brilho que a de halogeneo, no entanto do meu monto de vista nao chega a encandear. Mais incomodativa... sim, mas apenas no caso de tentarmos focar a lampada com os nossos olhos atraidos pela cor diferente desta. Falando claro de farois bem regulados, para os mal regulados tanto faz ser xenon ou nao.

Um teste que fiz foi ligar os medios xenon e olhar para eles a frente do carro. Não são confortaveis, mas acho que nao encandeia.
De seguida liguei os maximos que sao halogeneo e mantive os medios xenon ligados.... Fui novamente a frente do carro e sem margem para duvidas que o maximo encandeia mesmo.

Já que levantaram o pó a este tópico :), aproveito para colocar aqui a seguinte imagem:

anivapwm2gy2.jpg

Aparentemente há pelo menos um IPO a cumprir a lei em Portugal! :)

PS: os lúmens não dizem respeito à "temperatura" da cor da luz, mas sim à intensidade... os 6000K de que o NepYas falou numa mensagem dele diz respeito à temperatura de cor e não à intensidade da luz.

Voltar
Superior