Duvido da validade desse documento que apresentam.
O problema do xénon prende-se com a homolgação do veículo:
"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."
Regulamentação ECE 48 e países aderentes:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_F..._Regulatio ns
Portugal é um dos aderentes, por isso é que todos os veículos legalizados aqui em Portugal têm o necessário.
Ou seja, a homolgação com HID passa por ter estes sistemas (óptica diferente, lava faróis e nivelamento automático).
Ao meter xénon "aftermarket", considera-se uma alteração das caracterísitcas do veículo.
Esse xénon aftermarket é o q verdadeiramente encandeia, pois a maioria nem as ópticas muda. Usa o xénon em ópticas de halogénio.
Agora um xénon de origem mal regulado encandeia tanto como um farol de halogénio (apesar de ter regulação automática).
Acho piada aos users que dizem: "Meti xénon porque é mais seguro para mim e vê-se melhor". E os outros? E o encandeamento? Se pudesse, andava com 50 faróis, cada um a apontar em diferentes direções, pois assim via para todos os lados e era mais seguro para mim. E nas luzes de marcha atrás metia lâmpadas de 100w para conseguir ver bem ao fazer a manobra.
Não se esqueçam que a liberdade de uns acaba onde começa a dos outros...