[Sociedade] Zeitgeist Addendum (Documentario) IMPRESSIONANTE!

Mentaliza-te que não é apenas uma teoria(s), é mesmo uma conspiração. [:p]
Eu diria, sem ofensa, que é uma questão para os psicólogos estudarem... e estou a falar a sério![;)]

É incrível a quantidade de pessoas que acreditam piamente (é mesmo uma questão de fé) que o homem não foi à Lua, o Elvis está vivo, o 11 de Set foi uma encenação, andamos a ser visitados por ETs, existem máquinas de free energy, etc...

Isto merece um estudo sério sobre os mecanismos psicológicos que levam a estas crenças irracionais. A sério...

Eu diria, sem ofensa, que é uma questão para os psicólogos estudarem... e estou a falar a sério![;)]

É incrível a quantidade de pessoas que acreditam piamente (é mesmo uma questão de fé) que o homem não foi à Lua, o Elvis está vivo, o 11 de Set foi uma encenação, andamos a ser visitados por ETs, existem máquinas de free energy, etc...

Isto merece um estudo sério sobre os mecanismos psicológicos que levam a estas crenças irracionais. A sério...
Então tens de mandar internar meio mundo por serem adoradores de algo que não vêem e tomam como garantido, é que nem sequer questionam.

Não vás por aí.

No caso do 9/11 não falta malucos que até são engº.s/douturados/pilotos etc a afirmarem o contrário do que o governo diz e refutaram com provas cabais. Resposta do governo: 0.
A questão do homem ir à lua ou não, sinceramente nunca me interessei pelo assunto, nem nunca pesquisei nesse sentido.

A questão dos Et's como lhe chamas, é capaz de ser bem mais fundamental do que pensas. E esta a ser desmistificada iria revolucionar a sociedade.

P.S. Não vou postar quaisquer argumentos do 9/11, quem quiser use a pesquisa, não falta tópicos deste tema.

Mentaliza-te que não é apenas uma teoria(s), é mesmo uma conspiração. [:p]
Mas essa conspiração, só é possível pela falta de educação/formação da maioria da população mundial a pobreza generalizada condiciona de que forma a maioria da humanidade gasta o perco rendimento do seu trabalho e prepetua a situação.

Creio que o principal obstaculo a uma forma de vida mais moderna e igualitaria é o preconceito de que "no tempo das cavernas" é que todos partilhavam as tarefas e todos partilhavam do trabalho (e todos sabemos como se vivia mal naqueles tempos).

Claro que uma sociedade em que todos fazem o que sabem e dão o melhor de si em proveito proprio e do grupo é utopica, principalmente pelos que se sentem bem apenas a servir alguém e pela falta de formação/educação da maioria.

Então tens de mandar internar meio mundo por serem adoradores de algo que não vêem e tomam como garantido, é que nem sequer questionam.

Não vás por aí.

No caso do 9/11 não falta malucos que até são engº.s/douturados/pilotos etc a afirmarem o contrário do que o governo diz e refutaram com provas cabais. Resposta do governo: 0.
A questão do homem ir à lua ou não, sinceramente nunca me interessei pelo assunto, nem nunca pesquisei nesse sentido.

A questão dos Et's como lhe chamas, é capaz de ser bem mais fundamental do que pensas. E esta a ser desmistificada iria revolucionar a sociedade.

P.S. Não vou postar quaisquer argumentos do 9/11, quem quiser use a pesquisa, não falta tópicos deste tema.

É óbvio que existem ET´s... É errado pensar que somos os únicos a existir neste universo...

Mas essa conspiração, só é possível pela falta de educação/formação da maioria da população mundial a pobreza generalizada condiciona de que forma a maioria da humanidade gasta o perco rendimento do seu trabalho e prepetua a situação.

Creio que o principal obstaculo a uma forma de vida mais moderna e igualitaria é o preconceito de que "no tempo das cavernas" é que todos partilhavam as tarefas e todos partilhavam do trabalho (e todos sabemos como se vivia mal naqueles tempos).

Claro que uma sociedade em que todos fazem o que sabem e dão o melhor de si em proveito proprio e do grupo é utopica, principalmente pelos que se sentem bem apenas a servir alguém e pela falta de formação/educação da maioria.

É precisamente o que se passa actualmente.

Acho que estas a misturar tudo no mesmo saco, senão vejamos:

É incrível a quantidade de pessoas que acreditam piamente (é mesmo uma questão de fé) que o homem não foi à Lua,
Talvez sim, talvez não, mas era muito mau se nunca tivesse acontecido.

o Elvis está vivo,
Claro que está, pelo menos enquanto houver quem se lembre dele.

o 11 de Set foi uma encenação,
Não, foi uma insinuação, forma-se radicais religiosos e depois insinua-se que o dinheiro para put*s e vinho verde vai acabar.

andamos a ser visitados por ETs,
Completamente descabido, quer pela distancia quer pelo tempo.

existem máquinas de free energy, etc...
Claro que não, mas vão existir um dia [;)].

Talvez, mas acho que era melhor investir esse dinheiro (o do estudo) na educação, deixando que cada um perceba em que deve acreditar, se na realidade, se na propaganda dos conspiradores.

Last edited:
Mesmo ainda sem ter tempo para ver todo o documentário, julgo que por muito que alguns tentem esconder o sol com a peneira, existem situações que são incontornáveis, tais como as que transcrevo:

Estavamos a dizer o quanto é importante trazer para a mente humana a revolução radical.

A crise, é uma crise de consciência.

Uma crise que não pode mais aceitar as velhas normas, os velhos padrões, as antigas tradições.

E, considerando o que o mundo é hoje, com toda a miséria, conflito, brutalidade destrutiva, agressão, e por aí fora...

O homem ainda é o que era.

Ainda é brutal, violento, agressivo, aquisitivo, competitivo.

E, ele construiu uma sociedade dentro destas linhas.

“Existem duas formas de subjugar e escravizar uma nação. Uma é pela força, a outra é através de dívidas.

Nós, assassinos económicos, fomos de facto os responsáveis pela criação desse primeiro império.

E trabalhamos de muitas maneiras diferentes.

Mas, talvez a mais comum seja identificar um país que tem recursos, como petróleo.

E em seguida, conseguir um empréstimo enorme para esse país através do Banco Mundial ou uma de suas organizações irmãs.

Só que o dinheiro nunca vai realmente para o país. Ele acaba por ir para as grandes corporações para criar projectos de infraestrutura nesse país.

Produtoras de energia, parques industriais, portos…

Coisas que beneficiam alguns ricos desse país, e também as nossas corporações, mas não a maioria das pessoas. Entretanto, essas pessoas, o país inteiro acaba por ficar com uma enorme dívida.

A dívida é tão grande que eles não conseguem pagá-la, e isso é parte do plano...

Eles não podem pagá-la!

E portanto, num certo ponto, nós assassinos económicos, vamos lá e dizemos: “Ouça"

"Você perdeu muito dinheiro. Não vai conseguir pagar sua dívida. Então...”

“Venda o seu petróleo bem barato às nossas petroleiras”

“Deixe-nos construir uma base militar no seu país...”

“Envie tropas para apoiar uma das nossas, nalgum lugar do mundo como o Iraque ou vote em nós na próxima cúpula da ONU"

Pedem para privatizar a sua companhia elétrica e vender o seu sistema de água e esgoto para corporações americanas ou outras corporações multinacionais.

Este processo de manipulação pela corporocracia através de dívidas, suborno e derrubo político, chama-se:

Globalização

Assim como a Reserva Federal mantem o público americano numa posição de serventia, através de dívida, inflação e juro, o Banco Mundial e o FMI executa esta função à escala global.

O esquema básico é simples:

Coloque um país em dívida, seja com empréstimos, ou currompendo o líder desse país, depois imponha "condicionalizantes" ou "políticas de ajuste estrutural" que normalmente consistem em:

- desvalorização da moeda.

Quando o valor da moeda cai, cai também o valor de tudo a que está associada.

Isto torna os recursos indígenas disponíveis aos países predadores por uma fracção do seu valor.

Grandes cortes nos fundos para programas sociais, que incluem normalmente a educação e a saúde, comprometendo o bem-estar e a integridade duma sociedade, deixando o público vulnerável à exploração.

Privatização de empresas do estado.

Isto significa que sistemas sociais importantes podem ser comprados e regulados
por empresas estrangeiras, para lucrar.

Depois, existe a liberalização do comércio ou a abertura da economia removendo quaisquer restrições ao comércio externo.

Isso permite uma série de manifestações económicas abusivas, tais como corporações transnacionais introduzirem os seus próprios produtos produzidos em massa
subcotando as produções indígenas e arruinando economias locais.

O mundo está a ser tomado por uma mão cheia de potências económicas que dominam os recursos naturais que precisamos para viver, enquanto controlam o dinheiro que precisamos para obter esses mesmos recursos.

O resultado final será o monopólio mundial baseado, não na vida humana, mas em poder financeiro e corporativo.

E, enquanto a desigualdade cresce, naturalmente, mais e mais pessoas estão a ficar desesperadas. Por isso, o poder, foi forçado a arranjar uma nova forma de lidar com quem desafie o sistema. Deram então vida ao "Terrorismo".

O termo "terrorismo" é uma distinção vazia designada para qualquer pessoa ou grupo que escolhe desafiar o poder.
Isto não deverá ser confundido com a falsa "Al Qaeda", que por acaso tem o nome de uma base de dados de computador do Mudjahedeen, suportada pelos EUA nos anos 80.

Porém, enquanto o nome "terrorismo" e "Al Qaeda" são arbitrariamente colocados em todas as notícias relacionando todas as acções tomadas contra os interesses americanos,
o mito cresce!

Em meados de 2008, a Procuradoria Geral americana hegou a propor, que o congresso americano declarasse oficialmente guerra contra esta fantasia, sem mencionar que desde Julho de 2008, existem cerca de 1 milhão de pessoas na lista negra americana do terrorismo.

As ditas "medidas contra-terroristas" obviamente não tm nada que ver com proteção social, e tudo a ver com a preservação do poder entre o crescente sentimento anti-americano, tanto doméstico como internacional, que é legitamente baseado na ganância de impérios corporativos em expansão que exploram o mundo.

Os verdadeiros terroristas do nosso mundo, não se reunem na escuridão à meia-noite,
ou gritam "Allah Akbar" antes de tomarem uma acção violenta.

Os verdadeiros terroristas do nosso mundo, vestem fatos de 5.000 dólare e trabalham nos postos mais altos das finanças, governo e negócio.

Esta ultima não sei se valores ou datas estão correctos, mas o conceito e modo de operação não deve estar longe da verdade, porque essa história de combater o tráfico de drogas, só acredita quem quer.

Antes de 1980, o Afganistão produzia 0% do ópio mundial.

Depois dos EUA/CIA ajudarem Mujahideen a ganhar a guerra soviética/afgã em 1986, passaram a produzir 40% da oferta mundial de heroína.
Em meados de 1988, já produziam 80% da oferta total do mercado.
Mas depois, algo inesperado aconteceu.

Os talibãs subiram ao poder, e em 2000 destruiram a maioria dos campos de ópio.
A produção caíu de 3.000 para apenas 185 toneladas, uma redução de 94%.

No dia 9 de Setembro de 2001, o plano completo para invadir o Afganistão estava na mesa do presidente Bush.

Dois dias depois, tinham a sua desculpa.
Hoje, as produções de ópio num Afganistão controlado pelos EUA, que agora oferece mais de 90% do consumo mundial de heroína, quebra novos recordes de produção quase todos os anos.

parece-me que se está a levar de algum modo este topico para acusações pessoais.

uma mudança na sociedade não tem de ser "radical", basta começar por quem neste tópico tem filhos. na forma de os educar.

eduquem-nos a respeitar os outros, nem todos os que estão na miseria, la se encontram por não querer fazer nada.

nem todos os "doutores" são dignos do nosso respeito e admiração.

e assim por diante.

eduquem-nos a serem eles próprios e a não bajularem ninguém, nem a se servirem da desgraça de 3ºs.

e aí por diante.

em tempos houve um 1º ministro que obrigou a que juntamente com a publicidade dos carros, aparecesse também os respectivos encargos. pessoalmente achei correcto. não faltaram os bitaites dos nossos comentadores, os mesmos que hoje dizem que quem esta/estava nunca vez nada para prevenir a situação. não nos esqueçamos de que comprar carro até é fácil, sendo difícil sim a sua manutenção.

se repararem , com poucas coisas se fazem grandes.

a nível social, pode não haver 100€ para ajudar num sistema de rega, mas aparecem milhões para uma arma.
a este nível, estão os decisores, ditos governantes. e é aqui que os problemas realmente começam. por muito bem que eduquem os vossos filhos, se nos lugares decisórios estiver um Jorge Bush, pouco haverá a fazer, mas sempre se pode fazer alguma coisa.

a sociedade actual está uma merd... mas, mais uma vez, é fruto de n variaveis, cabe a cada um de nós fazer o possível para as alterar.

depois, temos situações que são sistemáticamente deturpadas, o problema é X, mas como não convém resolver, vai-se insinuando que é Y, dependendo depois da capacidade de cada parte de mover as influencias.

que defende que é o filme que está certo, está na mesma situação de quem defende que esta sociedade está certa, está errado.
se antes do 25 de abril havia coisas boas e más, agora há exactamente o mesmo.

acredito que é possível ter o que havia de bom numa situação e noutra.

o que me surpreende é as certezas absolutas que toda a malta parece ter, sobre tudo e todos.

vão com calma, a modéstia nunca fez mal a ninguém.

Comodismo?
O comodismo é que faz com que não se veja a influencia dos "lideres"??

Daqui depreendo que estejas a dizer que abandonando o "comodismo", então seriam evidentes essas forças underground que lideram os destinos da humanidade.

Pois bem, eu não me considero comodista.

Para ser, ter, e estar onde estou ter o que tenho e ser o que sou tive que batalhar muito, trabalhar muito, evidenciar-me e ser melhor que outros tantos. Progresso baseado no mérito.

E como eu, muitos.

Não é o comodismo que "tolda" a percepção do que é e o que faz e quem faz uma sociedade.

Comparando com a alegoria da caverna: Uns já viram a realidade, outros recusam ver a realidade, e outros querem adaptar a realidade ás suas próprias visões e convicções.

É nesta categoria que incluo os teoristas da conspiração.[;)]
E eu alguma vez disse que não lutaste para chegar onde chegaste onde estas hoje ?

E eu alguma vez disse que não tens mérito por teres atingido o que atingiste ?

Eu sou um autodidacta, também tenho muito mérito por ter chegado onde cheguei hoje: sou o unico não licenciado na minha equipa, a fazer exactamente o mesmo que os outros, e dos raros nos ultimos anos a ingressar os quadros sem o ser também, tive de me esforçar muito para que eles vissem que era uma mais valia para a empresa .

Mas não é isso que me faz não ser comodista em toda e qualquer area, porque ha umas onde o sou e bastante!

Isso é que era uma novidade, é que nunca reparei numa unica ideia concreta da tua parte dessa suposta alteração do sistema.
Mas calculo que seja brilhante para nunca ninguem se ter lembrado dela.

hmmm então não nos lembramos!!!???

Por exemplo, o nosso colega Nthor achava há uns tempos atrás que se devia aumentar o salário mínimo nacional para 1000 euros.

Claro está, por decreto de lei!

Não sei se ainda defende essa medida.... na realidade não tenho andado muito atento ao fórum.

Mas pronto, esta era uma das medidas. ;)

Last edited:

Obviamente.

Mas como bem sabes a questão das crenças é uma faca de dois gumes.

Há quem acredite numa conspiração maçónica internacional que engloba a tal Nova Ordem Mundial que um dia ditará a ONU como o Governo Mundial (se contarem os paralelos no símbolo da ONU perfazem 33 que é o grau máximo da Maçonaria Antiga e Aceite), outros acreditam que se trata de algo envolvendo criaturas répteis de origem alienígena que fazem a metamorfose para humanos (Rainha de Inglaterra, linhagens reais etc) e outros ainda acreditam nas instituições como por exemplo na política e nos políticos mesmo que estes façam reuniões secretas pelas costas dos eleitores onde discutem e escolhem a dedo quem vai ser o próximo Primeiro-Ministro e Presidente.
Nem precisamos de ir mais longe, basta verificar que a esmagadora maioria dos Presidente da República portugueses foram maçons.

O Marquês do Pombal é um bom exemplo de um político que acabou com a conspiração Jesuíta mas naquele tempo foi tido como um facínora anti-religioso, afinal como podiam os bons jesuítas conspirar contra alguém?

Como estou de férias fui consultar o livro de José Hermano Saraiva "História de Portugal" e cito a página 260.

<<Destruídas as veleidades de independência da nobreza, restava um poder que podia limitar a omnipotência da vontade real: a Companhia de Jesus. A Companhia dispunha de grande influência nos meios políticos e eram Jesuítas os confessores da família real. O poder ilimitado do estadista sobre o rei não podia agradar aos Jesuítas, e Pombal também não se conformava com ter de repartir com eles a influência no espírito do monarca.>>

Portanto do mesmo modo que existem indivíduos que embarcam em todas as teorias da conspiração, existem outros que fazem é nas instituições e no sistema não pondo em causa a complexidade e as verdadeiras forças ocultas por trás de decisões políticas, selecção de políticos e de medidas económicas e sociais.

Só agora é que vi o filme e tenho a dizer o seguinte:
Isto não é um documentário, é um manifesto politico de um movimento activista.
O objectivo deste movimento é desenvolver uma sociedade perfeita baseado numa utopia, e podemos comparar a outras sociedades utópicas, e dizer que será impraticável porque se uma utopia é fácil de definir no geral, é muito difícil de definir em todos e quaisquer detalhes.
Vejamos o comunismo, outro modelo de sociedade utópica, que é uma das correntes em que este movimento foi buscar uma parte da sua inspiração, ao dar demasiada igualdade a todos as pessoas, sem as diferenciar, as pessoas tinham muitas dificuldades ao ver o seu mérito ou a sua falta de mérito reconhecido e rejeitaram assumir grandes responsabilidades, e deixavam-se corromper facilmente.
Vejamos a anarquia, outra corrente que este movimento se inspira, quando mais forte é a componente anárquica mais uma sociedade é individualista, o contrario do ideal dela.
Mas as ideologias opostas como as de extrema direita também falharam violentamente, ao criar uma sociedade de elites muito bem definidas e muito estáticas, a expectativa de progressão social foi seriamente afectada e as pessoas não se empenhavam em ter mérito e por isso tudo estagnava.
O documentário tem muitas afirmações com que concordo mas no geral discordo.

Mas porque é que temos de rotular as pessoas com "mais mérito" ou "menos mérito" ?

O mérito que eu tenho serve apenas para me orgulhar dele...

O problema do termos de ser vistos pelo mérito é que depois acontecem as invejas, e daí á sociedade em que estamos foi um tirinho...

hmmm então não nos lembramos!!!???

Por exemplo, o nosso colega Nthor achava há uns tempos atrás que se devia aumentar o salário mínimo nacional para 1000 euros.

Claro está, por decreto de lei!

Não sei se ainda defende essa medida.... na realidade não tenho andado muito atento ao fórum.

Mas pronto, esta era uma das medidas. ;)

Isso era optimo...para aumentar o desemprego exponencialmente [:D]

Só agora é que vi o filme e tenho a dizer o seguinte:
Isto não é um documentário, é um manifesto politico de um movimento activista.
O objectivo deste movimento é desenvolver uma sociedade perfeita baseado numa utopia, e podemos comparar a outras sociedades utópicas, e dizer que será impraticável porque se uma utopia é fácil de definir no geral, é muito difícil de definir em todos e quaisquer detalhes.
Vejamos o comunismo, outro modelo de sociedade utópica, que é uma das correntes em que este movimento foi buscar uma parte da sua inspiração, ao dar demasiada igualdade a todos as pessoas, sem as diferenciar, as pessoas tinham muitas dificuldades ao ver o seu mérito ou a sua falta de mérito reconhecido e rejeitaram assumir grandes responsabilidades, e deixavam-se corromper facilmente.
Vejamos a anarquia, outra corrente que este movimento se inspira, quando mais forte é a componente anárquica mais uma sociedade é individualista, o contrario do ideal dela.
Mas as ideologias opostas como as de extrema direita também falharam violentamente, ao criar uma sociedade de elites muito bem definidas e muito estáticas, a expectativa de progressão social foi seriamente afectada e as pessoas não se empenhavam em ter mérito e por isso tudo estagnava.
O documentário tem muitas afirmações com que concordo mas no geral discordo.
Excelente e verdadeira analise ao documentário.
Resume alguns dos pensamentos que tive durante a minha pesquisa filosofica sobre a minha orientação partidaria!

esse filmezito tem o valor que tem.

eles defendem o ponto de vista deles, com grande certeza de que têm algum interesse económico por trás.

em momento algum temos de dar valor a tudo.

como já foi dito, tem coisas em que tem razão, noutras, nem por isso.

vejam o filme e reflictam.

e depois participem activamente nas situações em que entendem que a sociedade actual pode mudar.

mas que raio de teimosia de levar tudo no 8 e no 80!

desde o subir por padrinho até subir por merito, há sempre, pelo menos, duas faces em cada situação. como em tudo na vida.

um carro para ser muito rápido, não irá servir para andar no monte...

exemplos não faltam.

Eu diria mesmo que grande parte das pessoas que posta aqui tem grandes problemas de interpretação, é óbvio que aquilo é uma utopia, ainda por cima com a sociedade actual... há que saber contextualizar os pensamentos e as palavras.

Eu diria mesmo que grande parte das pessoas que posta aqui tem grandes problemas de interpretação, é óbvio que aquilo é uma utopia, ainda por cima com a sociedade actual... há que saber contextualizar os pensamentos e as palavras.
Sim isso tb.

Last edited:
Mas porque é que temos de rotular as pessoas com "mais mérito" ou "menos mérito" ?

O mérito que eu tenho serve apenas para me orgulhar dele...

O problema do termos de ser vistos pelo mérito é que depois acontecem as invejas, e daí á sociedade em que estamos foi um tirinho...
Grande verdade.

Back