Zoe versus Leaf

Já pedi relatório das baterias do Leaf e pouco diz, O leaf tem a vantagem de ao ligares um ELM com Leaf Spy consegues saber o estado da bateria.

O estarem no limite de utilização ao fim de 8 a 10 anos depende de muitos fatores, depende da degradação da bateria, do tamanho da bateria, da utilização que vai ser feita do carro, eu preferia ter uma bateria de um Model S 100D com 50% de degradação que a bateria de um Leaf 30kwh com 5% de degradação.

Assim sem explicares é $$#$ no trombone....explica-nos lá porquê essa preferência ?

Uma pergunta importante para fazer contas, quanto custa atualmente a substituição da bateria destes modelos?

Aqui há uns tempos andava por aí um sururu na internet (e penso que aqui no forum também no tópico dos carros elétricos) que alguém tinha sido brindado com um orçamento da Nissan para um Leaf na casa dos 7000 eur !

Nem que sejam 4000 ou 5000 já é penalizante !

Uma pergunta importante para fazer contas, quanto custa atualmente a substituição da bateria destes modelos?

Atualmente já tens oficinas fora da marca para o fazer, consegues muito tipo de orçamentos e muito tipo de baterias. Mas diria que com cerca de 5000€ já consegues mais autonomia que a original.[;)]

Uma nota importante:

O tecto é 15.000k€, mas posso beneficiar de IVA dedutível. Nos casos de carros em segunda mão com IVA dedutível posso ir até 18.500€.
Tentar perceber se o carro tem histórico ex -TVDE, já que são carros muito utilizados por eles.

Atualmente já tens oficinas fora da marca para o fazer, consegues muito tipo de orçamentos e muito tipo de baterias. Mas diria que com cerca de 5000€ já consegues mais autonomia que a original.[;)]

Mas durante quanto tempo ? Mais, que garantia é que essas oficinas hoje existem e amanhã já não existem ?

Muito tipo de baterias = quer dizer = umas talvez sejam boas (duvidoso), outras de certeza que não são....é como nos telemóveis: há muitas baterias para iphone e que custam menos de metade do preço.....só duram é 6 meses.

É que facilmente se conclui que a bateria é o rogão principal deste eletrodoméstico com rodas !

Eu sou curioso em saber o que nos contas do teu 24k quanto a bateria, autonomia, facilidade de carregamento em qualquer tomada doméstica, etc ?

Quando o comprei vinha a marcar 120 km de alcance, entretanto perdeu uma barra (tem 10) e hoje carregado marcava 119 [:D]

Carrega uma ou duas vezes por semana à noite numa tomada vulgar, disjuntor de 16 A, o EVSE puxa 10 A (2.3 kW). Por exemplo esta noite papou 13.6 kWh, uso um contadorzito destes: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0748BHTJL (o Aki/Leroy etc. também costumam ter).

Esse Leaf, pelo gráfico da saúde da bateria, já perdeu 50%. E dá para notar que está com a bateria cheia e apenas 65 km de autonomia. É muito curto.

EDIT: oops, eu é que vi mal ... até parece que não tenho igual - o ClioII tem razão - pensei erradamente que a bateria estava boa

image;s=1080x720

Last edited:
Mas durante quanto tempo ? Mais, que garantia é que essas oficinas hoje existem e amanhã já não existem ?

Muito tipo de baterias = quer dizer = umas talvez sejam boas (duvidoso), outras de certeza que não são....é como nos telemóveis: há muitas baterias para iphone e que custam menos de metade do preço.....só duram é 6 meses.

É que facilmente se conclui que a bateria é o rogão principal deste eletrodoméstico com rodas !

Tens, por exemplo, oficinas da rede da Bosch (Evolution), acho que tens a garantia que não vão desaparecer de um dia para o outro, digo eu.
Muito tipo de baterias, quer dizer, num LEAF, por exemplo, até dá para colocar baterias com refrigeração que não trás de origem., alem de teres muitas quimicas no mercado, e podes optar por maior longevidade ou maior densidade energética, coisas que mudam com a tecnologia ou preferência de cada um.

Assim sem explicares é $$#$ no trombone....explica-nos lá porquê essa preferência ?

Uma bateria de 100kwh com degradação de 50% ainda tem 50kwh, uma bateria de 30kwh com uma degradação de 5% tem apenas 28,5%, por isso o valor da degradação isolado não vale nada, mesmo uma bateria de 30kwh com degradação de 50%, fica com 15 kwh, que dependendo do carro pode facilmente fazer 100km, para muita gente 100km de autonomia é mais que suficiente, a minha sogra não sei se chega a fazer 100km por mês.

Quando o comprei vinha a marcar 120 km de alcance, entretanto perdeu uma barra (tem 10) e hoje carregado marcava 119 [:D]

Carrega uma ou duas vezes por semana à noite numa tomada vulgar, disjuntor de 16 A, o EVSE puxa 10 A (2.3 kW). Por exemplo esta noite papou 13.6 kWh, uso um contadorzito destes: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0748BHTJL (o Aki/Leroy etc. também costumam ter).

Estás a ver mal o boneco.

A foto mostra uma bateria com 10 de 12 barras de SOH (lado esquerdo), e 6 de 12 barras de carga actual (i.e. cerca de 50%) a darem para 65 km de alcance.

O alcance do adivinhometro depende muito da condução anterior, se foi mais animada baixa. Com a bateria carregada totalmente depois de andar a 90 numas EN/IC não me admirava que este de 30 kWh marcasse 150km, no meu de 24 kWh já se esticou aos 126 ou 128 km.

image;s=1080x720

De certeza?

Aqui diz o contrário.

https://youtu.be/WZxRTkWV7Fwr

Back