Silence 4

Bem, lá acabei por comprar bilhetes para a segunda data, no Porto. [:blush:] E da maneira que isto ia, não deve demorar muito a esgotar novamente.

Estive ontem no concerto que o DF deu no Forum Braga. Ainda está a fazer a tour Still25 onde comemora os 25 (já 26) anos de carreira. Desde 2019 que não via um concerto dele, apesar de acompanhar a carreira de próximo...

O certo é que o rapaz já passou os 50 e continua numa excelente forma física. Cerca de 2h sempre a dar-lhe... Concerto muito bom, embora trocasse 2 ou 3 músicas do alinhamento. Diria que 90% do público acima dos 35, o que dá uma boa indicação do target atual dele.

Ficam aqui umas amostras do concerto. Alerta SPOILER para quem for ver os concerto do Porto e Lisboa.

https://www.facebook.com/reel/3468559900114659 [:)]

https://www.facebook.com/reel/943917887595298

Tu estás a dar-me razão... mas adiante.
Percebe-se que deves ter uma idade compreendida nos 30's dada a forma como abordas algumas bandas. Por exemplo, Blind Zero foram enormes, mas nessa altura devias andar na pré e passou-te ao lado.
Quem cobra mais de 20mil, dezenas, podes procurar no portal gov para ter uma ideia.

A tua ideia de massas é que continua meio obscura, parece que entendes o estilo de musica como a definição de artista de massas, o que é completamente ao lado. Pedro abrunhosa por exemplo, quando lança o Viagens, estarias tu na pré, lança um disco completamente ao contrário do que eram os discos de massas, pop carregado de influências de jazz e blues!! Só que quem define se é de massas ou não, são as massas, e o disco torna-se, à semelhança de silence becomes it, uma peça da história da cultura Portuguesa.
Uma curiosidade sobre silence becomes it, partilhado pela banda, este disco quase não nasceu, precisamente porque as editoras à epoca recusavam o albúm por não ter a sonoridade das bandas de massas da altura, que andavam mais pelas sonoridades electrificadas do pop rock, só que, mais uma vez, quem decide são as massas e torna-se num dos discos mais vendidos de sempre. De longe a longe, lá acontece uma proeza destas, como o 1º albúm do Pedro Abrunhosa e silence4, ou mesmo o 1º albúm de Rui Veloso (ainda tu não eras nascido), são fenómenos culturais inesperados.

Tinha ficado perdido o tópico...
E continuaste a dar-lhe!
Essa dos Blind zero foram enormes... Enormes foram os slience 4! Blind foram enormes onde e quando? Quais são os seus grandes sucessos? Uma música que seja que metas a tocar e toda a gente saiba quem seja e a cante? É verdade eu devia andar na pré e passou-me ao lado, sendo que o 1º concerto deles que vi deve ter sido em 95/96 na av central em Braga! Saí diretamente do creche para o concerto. Tiveram algum sucesso dentro do seu estilo Rock, mas daí a serem enormes...
Quem dos cantores pimba (era destes que se falava) cobra mais de 20 mil? Dezenas? Devem chegar os dedos de uma mão.

O incrível é que andaste aqui dias ou semanas a contrariar aquilo que eu escrevia, cheio de de teorias para no fim escreveres isto que está a Bold... que foi a única coisa que eu disse desde o 1º dia!! O facto de eu achar que a música de um cantor, ou aquele estilo ou uma música em particular não é de massas, em nada diz se ela vai chegar às massas ou não. Apenas e só acho que é música que não é na sua essência de massas, tem algo para mim que a diferencia, podíamos perfeitamente estar a falar de música clássica por exemplo. Uma música feita para uma filarmónica que se torna um fenómeno mundial. Já aconteceu várias vezes. Claro que as massas é que decidem isso no fim, e obviamente que um cantor quando faz uma música por muito alternativa que seja, quer é chegar a toda a gente. Mas quando faço essa análise não é em função das visualizações ou das vendas. Diria que é uma análise pré sucesso ou falta dele.
E sim, o viagens de Abrunhosa também não é na essência um album de massas, concordo a 1000%. (e tem mais um ou outro com músicas mais fora). Mas o artista Pedro abrunhosa formatou-se desde há muito, quase apenas e só para massas, está longe do viagens. É até um bom exemplo daquilo que eu escrevi desde o início

E ainda te deixo outra para te fazer mais confusão, uma banda que não fazia música de massas, nem nada lá perto e que chegou às massas em termos de público, Madredeus.

Para acabares em grande só faltava essa tua tentativa de adivinhar a minha idade ainda por cima com esses comentários como adereços! Simplesmente ridículo.

Estive ontem no concerto que o DF deu no Forum Braga. Ainda está a fazer a tour Still25 onde comemora os 25 (já 26) anos de carreira. Desde 2019 que não via um concerto dele, apesar de acompanhar a carreira de próximo...

O certo é que o rapaz já passou os 50 e continua numa excelente forma física. Cerca de 2h sempre a dar-lhe... Concerto muito bom, embora trocasse 2 ou 3 músicas do alinhamento. Diria que 90% do público acima dos 35, o que dá uma boa indicação do target atual dele.

Ficam aqui umas amostras do concerto. Alerta SPOILER para quem for ver os concerto do Porto e Lisboa.

https://www.facebook.com/reel/3468559900114659 [:)]

https://www.facebook.com/reel/943917887595298

Dentro do que vi dele na última vez, a dar tudo no concerto.
A idade do público é perfeitamente dentro daquilo que se foi falando. 35 anos até deverá ser ali por baixo.

Tinha ficado perdido o tópico...
E continuaste a dar-lhe!
Essa dos Blind zero foram enormes... Enormes foram os slience 4! Blind foram enormes onde e quando? Quais são os seus grandes sucessos? Uma música que seja que metas a tocar e toda a gente saiba quem seja e a cante? É verdade eu devia andar na pré e passou-me ao lado, sendo que o 1º concerto deles que vi deve ter sido em 95/96 na av central em Braga! Saí diretamente do creche para o concerto. Tiveram algum sucesso dentro do seu estilo Rock, mas daí a serem enormes...
Quem dos cantores pimba (era destes que se falava) cobra mais de 20 mil? Dezenas? Devem chegar os dedos de uma mão.

O incrível é que andaste aqui dias ou semanas a contrariar aquilo que eu escrevia, cheio de de teorias para no fim escreveres isto que está a Bold... que foi a única coisa que eu disse desde o 1º dia!! O facto de eu achar que a música de um cantor, ou aquele estilo ou uma música em particular não é de massas, em nada diz se ela vai chegar às massas ou não. Apenas e só acho que é música que não é na sua essência de massas, tem algo para mim que a diferencia, podíamos perfeitamente estar a falar de música clássica por exemplo. Uma música feita para uma filarmónica que se torna um fenómeno mundial. Já aconteceu várias vezes. Claro que as massas é que decidem isso no fim, e obviamente que um cantor quando faz uma música por muito alternativa que seja, quer é chegar a toda a gente. Mas quando faço essa análise não é em função das visualizações ou das vendas. Diria que é uma análise pré sucesso ou falta dele.
E sim, o viagens de Abrunhosa também não é na essência um album de massas, concordo a 1000%. (e tem mais um ou outro com músicas mais fora). Mas o artista Pedro abrunhosa formatou-se desde há muito, quase apenas e só para massas, está longe do viagens. É até um bom exemplo daquilo que eu escrevi desde o início

E ainda te deixo outra para te fazer mais confusão, uma banda que não fazia música de massas, nem nada lá perto e que chegou às massas em termos de público, Madredeus.

Para acabares em grande só faltava essa tua tentativa de adivinhar a minha idade ainda por cima com esses comentários como adereços! Simplesmente ridículo.

Tendo a concordar contigo. Os Blind Zero têm trabalhos interessantes, mas não diria que são um sucesso brutal.

Para que macha que o DF está decadente ou que não teve (tem) grande sucesso, deem-me um exemplo de um artista português que dê dezenas de concertos por ano e que tenha, regra geral, salas cheias durante 25 anos e que se manteve criativo durante esse período. :rolleyes:

Falaram no Pedro Abrunhosa que é uma abordagem musical totalmente diferente e que, de facto, continua a encher salas e a manter-se criativo ao fim de 30 anos. Mas não serão muitos...

Podem existir muitos artistas mais recentes a encher salas, mas duvido que o mantenham durante muito tempo.

Um sucesso total são os Toys.

O Trigger nos anos 90 foi um sucesso. Um album magnifico, de rock alternativo, literalmente á altura da melhor americanada que cá chegava.

Ainda me arrepio com temas como Big Brother, e tantos outros por toda a discografia..

O primeiro album portugues cantado em ingles. Uma obra intemporal.

Uma carreira absolutamente fantastica, de uma banda que marcou e rasgou a musica portuguesa, para sempre.

Silense foi bom, mas tambem bem mais pop.

Última edição:
Um sucesso total são os Toys.

O Trigger nos anos 90 foi um sucesso. Um album magnifico, de rock alternativo, literalmente á altura da melhor americanada que cá chegava.

Ainda me arrepio com temas como Big Brother, e tantos outros por toda a discografia..

O primeiro album portugues cantado em ingles. Uma obra intemporal.

Uma carreira absolutamente fantastica, de uma banda que marcou e rasgou a musica portuguesa, para sempre.

Silense foi bom, mas tambem bem mais pop.

Sim, o Toy tem incomparavelmente muito mais sucesso que os Blind, isto atualmente, mas nem sempre foi assim, diria que bem longe disso. E isso não tem mal nenhum, nem traz nenhum mal ao mundo. Há mundo para todos. E o sucesso não diz nada sobre a qualidade da música nem do seu impacto musical no meio.
Os Blind até podem ter uma obra prima, e ter um álbum que é tudo aquilo que dizes e mais alguma coisa, mas o seu sucesso foi muito localizado a todos os níveis, desde logo em termos de público e diria também de tempo.

Como faz sentido que seja..

Os Blind Zero são uma banda de rock alternativo. Não dá para dançar na feira.

Não iam ao programa da tarde da TVI, os Silence4 iam a alguns e o Toy a todos.

Se tem mal o sucesso do Toy, suponho que depende do que queiras que a sociedade em que te inseres seja..

São todos tão bons que mesmo em inglês não conseguem sair do cantinho chamado Portugal.

Mas alguém no mundo conhece Blind Zero ou Silence 4?

Serve para o pequeno mercado doméstico e nada mais.

Sim, o Palma e o Godinho tambem não chegaram a lado nenhum no Brasil..

Semos uns losers.

Magico.

Última edição:
Estás a ver como chegas lá.
Pelo contrário o Brasil tem artistas com sucesso a nível global.

Carlos Jobim, Gilberto Gil, Elis Regina etc

E bem precisaram de abandonar o Português.

Última edição:
São todos tão bons que mesmo em inglês não conseguem sair do cantinho chamado Portugal.

Mas alguém no mundo conhece Blind Zero ou Silence 4?

Serve para o pequeno mercado doméstico e nada mais.

Vamos pôr isto de outra forma. Quantos cantores portugueses têm/tiveram sucesso internacional?

Amália, Mariza, Dulce Pontes, Carminho, Carlos do Carmo, Madredeus, Rodrigo Leão.... Não sei se existirão muitos outro e, exceto o caso do último, têm uma ligação forte à identidade da musica nacional, ou seja, foi o fator de diferenciação no panorama internacional ( obviamente para lá do talento).

Completamente de acordo.

A necessidade de algumas bandas usarem a língua inglesa com o objetivo de atingir outros mercados não está a resultar.

Muito provavelmente, falta se talento para tal.

Completamente de acordo.

A necessidade de algumas bandas usarem a língua inglesa com o objetivo de atingir outros mercados não está a resultar.

Muito provavelmente, falta se talento para tal.

Não é assim, nem sempre as bandas "escolhem" a lingua inglesa com o objetivo calculado de conqui$tar o mundo.

As influencias são anglo-saxonicas, e isso acontece naturalmente.

Ha muitas variaveis, mas os Moonspell conseguiram, e a Mariza tambem.

Não ha relação direta.

Oa Moonspell conseguiram o quê mesmo?

A Mariza não precisa de cantar em inglês, tem o bastante sucesso dentro de um gênero com pouca expressão a nível global.

Pareces aquela rugas que estão chocados pelo RB ter deixado o Sporting campeão nacional pelo 14 da liga inglesa. 😄
93f042d2d4a82a70297d5715a533d8c5.jpg

Os Moonspell vão a festivais de todo o mundo, dão concertos em todo o mundo, digressao nos Estado Unidos, Europa, com os melhores, de que fazem parte. Dentro do estilo, tocam com as principais bandas e são conhecidos em todo o mundo. Mesmo.

Btw, o Wolfheart é uma verdadeira obra prima.

Concertos dos Moonspell só no ano de 2018:

Última edição:
Creio que os Moonspell terão lançado um álbum ainda antes ou mais ou menos pela mesma altura dos Blind Zero. Confesso que desconhecia o sucesso internacional da banda.

Mas não nos podemos esquecer que, muito antes destas bandas, já havia gente a cantar em inglês por cá....e com algum sucesso.

• Gosto
Reações: RXF
Voltar
Superior