já gosto mais e acho mais seguro![]()
Pelo que leio e, há quase 2 anos no Brasil, posso afirmar que aqui é muitíssimo pior, mas as causas são as mesmas: falta de civismo e educação em primeiro lugar, só vêem o seu umbigo e estão-se lixando para os outros!;
depois temos um assinalável déficit de formação rodoviária (desconhecimento de regras básicas e falta de habilidade no trânsito caótico dentro das cidades, é o salve-se quem puder... e se batem, a primeira reação É FUGIR!!! ( falo essencialmente do Ceará- Fortaleza onde estou)...; Em vias rápidas e estradas abertas com duas vias é-lhes indiferente circularem na da direita ou esquerda, é à vontade do freguês...; se há acidente e a estrada está condicionada com trânsito parado, com uma fila para cada lado, começam logo a passar em alta velocidade quer pela berma do lado direito como pela via contrária... o que complica ainda mais o fluir e a morosidade do escoamento de trânsito...; Na cidade, no arranque nos sinais parece que desconhecem para que serve o acelerador... ou têm medo em o pisar; Rotundas praticamente não há (excepto na PRAÇA PORTUGAL), mas que a querem destruir em vez de adotarem a receita para outros cruzamentos; FALTA DE INFORMAÇÃO INTERNACIONAL sobre boas práticas de segurança rodoviária e falta de informação dentro do país para o consumidor de carros acerca dos benefícios dos sistemas de segurança ativos e passivos e ainda, desconhecimento geral da questão ambiental e de poluição... enfim, que saudades das nossas estradas e dos portugueses!!!! ;)![]()
prius,
vivi cerca de 3 anos em São Paulo e realmente nas vias rápidas ou auto estradas é a faixa que der mais jeito.
falta de seguro é aos montes, e pagar taxa de circulação também nem todos.
fiz uma viagem de carro de Jaraguá do Sul até São Paulo e quantidade de azelhas ao volante é realmente assustar, aliás acho que contei mais de 10 acidentes nesse trajeto.
nunca mais viajei de carro, uma verdadeira novela
![]()
Como condutor e como cidadão concordo plenamente com tudo que aqui foi dito até ao momento.
Muitos condutores deveriam inscrever-se na escola primaria para aprender a ler.
Depois mentalizarem-se que devem informarem-se frequentemente sobre o código da estrada. É uma vergonha a grande maioria dos condutores portugueses (Portugal país desenvolvido) ou não, não saberem sequer conduzir numa rotunda e muito menos saberem que existe piscas nos carros para serem usados.
O que eu gostava de ver era simpatia, cordialidade e respeito ao volante. Acho que se devia criar essa moda, através das redes sociais comunicação social.
Vejo tantos movimentos/campanhas para mudar a sociedade portuguesa que até fazem sucesso, porque não na condução?
Última edição por neo24pc : 22-05-15 às 11:23:44
Não me parece nada (pelo menos na maior parte de Portugal)!
Já na grande Lisboa ou Porto, não sei se está pior (mas aí sempre foi pior)...
Ainda ontem fiz umas boas centenas de km's e não vi nada de especial!!
Sinceramente, até acho que, no geral, estão a conduzir melhor, e, tenho visto a grande maioria a circular correctamente nas rotundas!
Circular de noite sem luzes?!
Onde é que fazem isso?
Nunca vi tal coisa (a não ser alguma distracção momentânea)!...
Pois... e há outras coisas que o dinheiro também não compra...
Acaba por ser engraçado chamar "3º mundo" a países como os EUA, etc...
(que tem piores números de sinistralidade do que Portugal)...
Mas pronto, quando é para dizer mal, vale tudo!... principalmente asneiras, exageros e ignorância (e, o resultado nunca costuma ser bom)...
Educação também é isso!...
Não deves julgar os outros à tua imagem e semelhança, e, se és do 3º mundo, não podes julgar todos os portugueses, como se fossem como tu...
Olha outro que pensa que são todos como ele...
Tanta cultura educação e civismo...
Essa do "Estamos entregues aos bichos" está boa...
Estavas a ver-te ao espelho, não?!![]()
Última edição por ASAS : 23-05-15 às 08:53:25
A parte destacada é a que mais notei quando fui recentemente ao Brasil: na casa onde fiquei, de familiares meus, que tinham 2 crianças (de 14 e 8 anos), estas viajavam indiscriminadamente atrás e à frente, sem cinto de segurança, pulando alegremente de um lado para o outro dentro do carro, perante a gargalhada dos próprios pais!! Não consigo encontrar melhor situação para definir inconsciência e irresponsabilidade!!Para além disso, espanta-me como um Ford Fiesta da actual geração (Mk I) nem sequer airbag para o condutor tinha!!
Em relação à questão da poluição, notei com agrado uma muito maior evolução no pensamento ecológico desde a última vez que lá tinha ido, em 2007. Antes ninguém falava nisso, agora é tema de conversa e de atenção dos media com alguma frequência. Um exemplo foi uma conversa em que um homem se queixava de o seu carro (a gasolina, claro) consumir muito e então perguntei por que não autorizavam carros ligeiros a gasóleo no Brasil, que eram bem mais económicos (não só consomem menos mas, tal como cá, o preço do gasóleo é mais baixo). A resposta foi que "o gasóleo polui muito". Apesar de esta resposta revelar alguma desinformação (não só os carros a gasóleo mais recentes são muito limpos, como por outro lado continuamos a ver muitos camiões dos anos 70 a circular por lá, com os efeitos nefastos a nível de poluição que isso implica) a verdade é que este tipo de reacção já revela preocupação com esse fenómeno - coisa que, repito, nunca vi ser tema de conversa em 2007.
Andas mesmo híper-distraído, ou então era tudo carros escuros e por isso nem sequer os viste!!
Agora a sério: pessoas que se esquecem de ligar as luzes são às carradas.Por isso digo que os sensores de luz deviam ser equipamento obrigatório nos carros novos.
Já agora, ainda ontem numa breve saída de 15-20 minutos à tarde, em horário típico de saída dos empregos, passei por 3 ou 4 situações em que pensei: "mas anda tudo maluco ou quê???". Desde pessoas totalmente fora de mão em curvas por pura distracção (pareceu-me que uma ia a olhar para o espelho interior em vez de olhar para a frente
) a outras a entrar feitas tresloucadas em rotundas, obrigando-me a travar a fundo (sim, levava o pisca ligado desde ainda antes de entrar na rotunda), de tudo um pouco se viu. Sim, nessa curta saída ontem dei bem uso à porra da buzina!!!
![]()
Última edição por LinoMarques : 23-05-15 às 11:01:33
Ainda à poucos dias tive uma conversa semelhante a este tópico com o meu pai, a dizer que todos os dias tenho de me "chatear" na estrada, verdade seja dita, já me chatiei muito mais com o que me chateio hoje.
Mas com o que eu me chateio muito mais em varias situações daqui faladas, é quando não usam os piscas quando viram ou param em 2º fila e quando não me param nos stops
Mas o dia em que detesto conduzir, é sem dúvida ao Domingo, nossa senhora![]()
Quando entrar em vigor a nova lei da carta por pontos , ja começa todo o mundo a " piar fininho " e de certeza que vão haver menos azelhas nas estradas.
Isso seria assim se houvesse vigilância, mas todos nós sabemos que a única vigilância que temos é a da velocidade, mais nada.![]()
Achas?!
Então, por aqui deve andar tudo distraído (amigos, familiares, colegas, etc), porque nunca ouvi ninguém a queixar-se disso!!!
Eu eu ando regulamente por todo país...
Mas, onde costumas ver essas situações?!
Quem ler isso ainda pensa que a carta com pontos vai resolver todos os problemas...
Eu acho que pouco vai mudar (mas, se melhor alguma coisa), é sempre positivo!!
alguns condutores nem deviam ter carta
nesta passagem de ano o meu filho levou o carro dele para a costa da caparica, a uns 45 km de casa, enquanto não chegou são e salvo eu andava com o coração nas mãos, ele tem 19 anos e tem carta há menos de 1 ano
vejam o vídeo que a GNR publicou
https://tvi24.iol.pt/videos/sociedad...f2d7cfedd4646e
Última edição por Altar : 03-01-19 às 09:01:27