Anúncio

Collapse
No announcement yet.

estamos a ficar maus condutores ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
    Tal como já foi dito, é uma questão de CIVISMO! E não preciso de dizer mais nada!
    Mas mesmo assim reforço..

    ci·vis·mo

    (francês civisme)
    substantivo masculino
    1. Zelo em contribuir para o interesse público.
    2. Respeito pelos valores de uma sociedade, pelas suas instituições e pelas responsabilidades e deveres do cidadão.
    Aproveito para juntar o imperativo categórico de Kant:

    Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

    O imperativo categórico é a lei suprema da moralidade. Significa que a regra particular que individualmente seguimos quando agimos, isto é, a máxima, deve poder ser aceite por todos os seres racionais; é esta exigência de universalização da máxima que torna a acção boa, dado que é garantida a imparcialidade e a independência do agente em relação aos seus interesses particulares.

    Retirado daqui

    Comentário


      #32
      As rotundas metem-me medo.
      E tenho a certeza que numa muito perto de casa acabo por a fazer erradamente.
      Mas... são menos sinistras que os cruzamentos, nesses é que tremo!

      Comentário


        #33
        Concordo com a generalidade das ideias já apresentadas.
        Cada vez mais as pessoas apenas se preocupam com o seu "EU". Estão-se maribando para os outros e isto é resultante, em minha opinião, do decréscimo dos valores a nível educacional.
        Ninguém respeita ninguém desde que estejam bem, está tudo bem.

        Há duas situações que cada vez vejo mais e mais no trânsito e espelham bem o que acabei de dizer.
        Pessoal a circular no meio/via da esquerda sem querer saber de quem vem atrás. E, se repararem, cada vez mais carros mal estacionados em locais marcados. Já nem digo fora dos locais. Vão a centros comerciais e vejam o número de pessoas que estaciona o carro e não se preocupa com o próximo. Aliás nem com o carro deles quando mais com o dos outros. Antigamente lá se via um imbecil ou outro (referenciando ali o tópico da secção ao lado) agora parecem cogumelos.

        Ainda antes de ontem um tipo meteu-se à minha frente, vindo de um cruzamento sem prioridade, obrigou-me a travar forte. Como se não bastasse momentos depois atira-me o cigarro pela janela ( eu ia de mota ). Que animal.
        E ontem um episódio que me deixa com medo do futuro que aí vem também ao nível do civismo/educação.
        Ia devagar mas com espaço sobre o veículo antecedente. No caso era um monovolume com um pai e um filho. Pai de 40 e tal e anos, já com muitos cabelos brancos e filho com 12/14 anos.
        Ao passarmos por uma povoação claro que a distância encurtou. E não sei porque portas e travessas o puto abre a janela e põe-se a fazer-me car*alhadas para mim. Mais uma vez eu ia de mota e apenas me aproximei e nem ia em cima deles. E o pai e ele a rirem-se com o tipo a olhar para o retrovisor.
        Fiz que não era nada comigo. Mais à frente passei-os e fui embora nem respondi. É que não percebi a troco de que foi aquilo. Aquele tipo não merecia dois bananos à frente do filho? Eu se fizesse isso a alguém em pequeno o meu pai dava-me um estalo que até dava duas cambalhotas no ar.
        Mas é assim que isto vai continuar a caminhar. Falta de respeito em todo o lado que no caso se vai reflectir também na condução.

        Comentário


          #34
          O futuro pertence aos loucos (slogan do novo Mad Max que vem aí)

          O presente pertence aos grosseiros!
          Editado pela última vez por pmv6; 07 May 2015, 16:57.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
            Concordo com a generalidade das ideias já apresentadas.
            Cada vez mais as pessoas apenas se preocupam com o seu "EU". Estão-se maribando para os outros e isto é resultante, em minha opinião, do decréscimo dos valores a nível educacional.
            Ninguém respeita ninguém desde que estejam bem, está tudo bem.


            Mas é assim que isto vai continuar a caminhar. Falta de respeito em todo o lado que no caso se vai reflectir também na condução.
            subscrevo estas palavras na integra...

            hoje em dia é salve-se quem puder...
            na maioria dos casos, não me parece falta de formação para conduzir, é mais falta de educação e respeito pelo próximo...

            um exemplo é os lugares de estacionamento para pessoas com deficiência estarem sempre ocupados, por gajos com boas patas para se deslocarem...

            Comentário


              #36
              realmente essa de cães e gatos ao colo também merecia carta fora.

              bichos a saltar pelo carro também podem atrapalhar a condução.

              não é proibido ?

              em caso de acidente deve ser giro ver o bichinho a voar



              Originalmente Colocado por FNAlmeida Ver Post
              é a falta de educação e para agravar o problema não contam com os erros dos outro - nem sempre quanto tenho prioridade me meto como se nada fosse e isso evita muito acidente.
              Depois temos a idiotices pegada:
              1 - andar com animais ao colo
              2 - má posição de condução - pessoal que quase desloca um ombro para chegar às mudanças
              3 - mania de serem pilotos
              4 - bom senso
              5 - falta de um cérebro

              Comentário


                #37
                Eu conduzo pouco mas quando conduzo é rara a vez que não mando apitadelas

                A ultima vez, numa rotunda de 2 vias apitei três vezes, sim 3!!! Primeiro um autocarro escolar entrou pela via da direita e queria sair na segunda saida, claro que estava transito e o que aconteceu? ficou parado no meio da rotunda e não passava ninguém os outros dois meteram se à minha frente e obrigaram me a travar. As vezes só me apetece espetar lhes o carro de lado fds, o meu é velho e quem paga os dois são eles!!!

                Comentário


                  #38
                  É que depois são esses Chicos-Espertos que, muitas das vezes, provocam ainda mais trânsito do que o que já está...

                  IC20 é um bom caso disso.

                  Comentário


                    #39
                    Num dos cursos de condução que frequentei há uns tempos, em Palmela, havia uma introdução teórica no inicio.
                    Uma das perguntas que era feita aos candidatos era: Classifique a sua condução de 1 a 10. Depois classifique a condução da generalidade dos outros condutores que andam na estrada de 1 a 10.
                    Adivinhem lá qual foi o desfecho? Toda a malta que lá estava achava que, a sua condução estava uns quantos furos acima da generalidade dos outros (algo tipo 8 a 4).
                    Ninguém se arriscava a dizer 9 ou 10 porque ficava mal num curso de condução desportiva (e estavam lá instrutores a observar)

                    Este pensamento reflete bastante o que se passa nas nossas estradas.

                    Comentário


                      #40
                      Em relação à falta de respeito e cívismo...

                      - quem estaciona numa curva, obrigando quem circula a fazer a curva, que já "retira" visibilidade, contra a mão.

                      - quem estaciona numa rampa, que para resolver o seu problema ou obriga a quem a tem de usar a esperar pelo excelentíssimo, ou... a fazer manobras desnecessárias.

                      - quem estaciona numa passadeira. Gente acéfala, cuja atitude pode originar, em última instância, o atropelamento de alguém fora da mesma.

                      - quem estaciona em cima de passeios, tenham a largura que tiverem. Mas ainda piora nos casos onde obrigam, para seu bel-prazer, os peões a circular na via rodoviária. Peões que podem ser crianças, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, invisuais, etc. São outros acéfalos!

                      - quem estaciona a impedir quem o fez correctamente, com a desculpa de que "é só um bocadinho", quando o idiota até nem sabe quanto tempo vai demorar pois está dependente de um atendimento qualquer.

                      - quem estaciona no lugar para deficientes, não o sendo. (passam a sê-lo a nível mental), mas mesmo assim falta-lhes o dístico!

                      - quem estaciona a ocupar dois lugares, quando demarcados. gente que se acha especial, tal como a sua viatura o deve ser. Partem do princípio de que a sua viatura lhes autorga um estatuto acima dos restantes.

                      - quem inventa lugares de estacionamento no meio das vias de circulação. Gente que se acha dona de uma genialidade extrema... e passa a usufruir de um cativo, os outros que se desviem.

                      ... a grande maioria desta gente venera quem inventou a funcionalidade dos "4 piscas"! Tal como venera as "rampas", passeios mais baixos, nas passadeiras, que lhe permite subir para o passeio sem dificuldade, de modo a deixar a sua viatura no mesmo!

                      Comentário


                        #41
                        Na minha opinião só há um motivo que é a falta de respeito pelo próximo. Distracções e enganos todos nós temos, mas aquilo que eu vejo todos os dias na estrada é mesmo falta de respeito pelo próximo, à conta da liberdade e da tolerância, hoje a maioria das pessoas pensa que pode fazer tudo e mais alguma coisa, enfim é o pais que temos.

                        Comentário


                          #42
                          iftavares,

                          completamente de acordo, o que se vê é intencional.

                          erros todos cometemos

                          eu punha um carro patrulha nas principais rotundas, acho que ao fim de um ano a policia tinha dinheiro para comprar carros novos e o povo aprendia de uma vez para sempre.

                          será normal todos vermos este de situações e a policia não ?

                          será que a prevenção é só álcool e velocidade ?

                          não me parece.

                          Comentário


                            #43
                            Uma pergunta se temos tantos condutores maus. Será que alguns dos maus não pertence ao FAHO?

                            Já fiz erros por distração ou esquecimento, algumas das vezes esquece-mo dar pisca, ou dou pisca em cima da curva.

                            Eu admito que ultrapasso pela direita se na faixa da esquerda for um domingueiro, que por tudo não sai da frente.

                            A rotunda á beira do meu trabalho, á noite é morta, admito que corto, nem tinha fundamento cumprir a regra da circulação, quando sou o unico a circular
                            Editado pela última vez por balao; 07 May 2015, 19:59.

                            Comentário


                              #44
                              Não creio. Esse tipo de situações sempre aconteceram.

                              Comentário


                                #45
                                Eu já nem ligo...

                                Aliás, andar com coisas grandes deu-me uma paz de espírito a conduzir que me sabe bem.


                                Eu tenho um grande defeito a conduzir: mudo rapidamente de direcção e apareço muito onde os outros não estão a contar com isso.

                                Comentário


                                  #46
                                  eu já fui menos tolerante, de há algum tempo para cá também não me chateio e já nem protesto sequer.

                                  existem cada vez mais frustrados na estrada e é melhor ignorar.

                                  o problema é quando temos razão e ainda somos insultados porque acham que eles estão certos.

                                  ainda hoje uma jovem fez a rotunda toda por fora ( eu estava á frente dela ) e tentou sair na que eu queria sair.

                                  tive de abrandar para lhe deixar passar, tirou a mão de fora mostrou o dedo do meio e fartou de gritar que devia ir aprender a conduzir e blá blá blá.

                                  mais á frente perguntei, parei ao lado dela, se me queria chupar o pau ou bastava o dedo ... ficou histérica e disse que ia fazer queixa á policia

                                  voltou a mostrar o mesmo dedo !!!

                                  estou cheio de medo

                                  Comentário


                                    #47
                                    Se há coisa pior que se pode fazer, é dar resposta a essa gente. Esqueçam e continuem calmamente o vosso caminho!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                      eu já fui menos tolerante, de há algum tempo para cá também não me chateio e já nem protesto sequer.

                                      existem cada vez mais frustrados na estrada e é melhor ignorar.

                                      o problema é quando temos razão e ainda somos insultados porque acham que eles estão certos.

                                      ainda hoje uma jovem fez a rotunda toda por fora ( eu estava á frente dela ) e tentou sair na que eu queria sair.

                                      tive de abrandar para lhe deixar passar, tirou a mão de fora mostrou o dedo do meio e fartou de gritar que devia ir aprender a conduzir e blá blá blá.

                                      mais á frente perguntei, parei ao lado dela, se me queria chupar o pau ou bastava o dedo ... ficou histérica e disse que ia fazer queixa á policia

                                      voltou a mostrar o mesmo dedo !!!

                                      estou cheio de medo
                                      Priceless.

                                      Comentário


                                        #49
                                        acrescento outra que tem sido cada vez mais comum num hipermercado perto de mim:
                                        - pessoal que estaciona o carro no espaço das motas
                                        - pessoal das motas que por causa disso vai estacioná-las nos lugares reservados a pessoas com deficiência
                                        - pessoal que manda vir comigo porque, por causa do 1º e como não sou idiota como os 2ºs, tenho de estacionar a mota num lugar que seria de um carro

                                        Comentário


                                          #50
                                          Irrita-me mais o pessoal que não sabe dar piscas nas rotundas quando vai sair na 3ª/4ª saídas e depois vai a fazer meia-rotunda (mesmo de apenas uma faixa) como se fosse sair na 2ª saída.

                                          Mas também sou dos que abranda mais do que pára nas entradas das rotundas...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                            Falo de quando por exemplo:
                                            Numa rotunda de 2 faixas e 2 faixas de acesso, estamos na via da esquerda pois quero seguir em frente, então deixa-se a via da direita livre para quem quer virar á direita(1ª saída), eis que há um Sr ou Sra mais inteligentes, vulgo, chico espertos, que vêm pela direita, metem-se á grande sem olhar a nada e ninguém, e vão para a 2ªa saída, ou seja em frente, assim ultrapassam alguns 5 ou 6.
                                            E maior parte das vezes está fila para entrar e filas nas saídas, e assim se armam grandes confusões dentro das rotundas, uns daqui outros dali...
                                            Ah sim, então estávamos a falar da mesma coisa. Mas a esses que vêm da direita e querem entrar para a via interior da rotunda, costumo cortar-lhes caminho

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu não conduzo assim tantas vezes para ter uma opinião super vincada, mas tenho uma lista de coisas más que vejo acontecer com frequência.

                                              - mudar de faixa sem dar pisca como se a estrada ou rotunda fosse toda deles. Conheço gente que se habitua a não indicar a mudança pois andam muitas vezes em estradas sem trânsito nenhum e depois quando devem é raro lembrarem-se pois estão habituados a não o fazer.

                                              - ultrapassar e travar em seguida em cima do ultrapassado, especialmente em faixas que ficam ao lado de saídas. Isto coordena-se um pouco com o próximo ponto.

                                              - entrar à campeão e de última hora em saídas, isto vejo especialmente na A5. Algumas vezes saem da autoestrada já por cima do contínuo.

                                              - entrar em rotundas completamente atravessados e desrespeitando a cedência de prioridade das mesmas, quem esteja a circular na rotunda que se amanhe.

                                              - em autoestradas andar pela faixa do meio sem razão nenhuma para tal, o que leva a que quem ande como deve ser a ter que atravessar duas faixas para cada lado para ultrapassar.

                                              - conduzir e andar a mandar SMS ao mesmo tempo (ou realizar outra atividade que requeira recursos mentais e físicos).

                                              - andar encostado ao carro da frente, como se os reflexos das pessoas fossem perfeitos na travagem e os carros parassem instantaneamente. Já vi muitos acidentes à conta disto, basta o carro da frente travar um bocado e já foram.

                                              Já agora e um aparte... É impressão minha ou as mulheres andam super agressivas a conduzir? Cada vez mais as vejo em carros tipo SUV e com uma condução super agressiva, então aquelas das rotundas e mudanças de faixa à rei são quase todas protagonizadas por elas. E deixar entrar na faixa é quase para esquecer, lol.

                                              Comentário


                                                #53
                                                estará o Homem está-se a tornar-se num animal irracional?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  estará o Homem está-se a tornar-se num animal irracional?
                                                  Não é o homem, são só os portugueses.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Algumas reflexões sobre o assunto:

                                                    - A crise não ajuda. Temos uma sociedade frustrada e infelizmente leva-se isso para a estrada. Mas isso não é só na estrada.

                                                    - A escola não evoluiu na proporção do mundo auto. Temos estradas diferentes, carros velozes e capazes e a "carta" continua a basear-se na perícia e estacionar. Em muitos países da europa ninguém estaciona ou faz "contornos de passeio". Importam-se com outros "detalhes". Acho algo estranho até a falta de convergência europeia neste sentido dado que a nossa carta é válida pela Europa fora.

                                                    - Os carros evoluíram no sentido de casulos. Isolam-nos cada vez mais do exterior. Não se sente a estrada, são menos diretos e mais permissivos (ESP). Isso está a criar uma geração de gente com menos noção da realidade física do próprio automóvel e com muito mais (falsa) confiança. Quem nunca viu um artista de BMW fazer uma rotunda à campeão com o ESP a fazer o trabalho todo? (Digo BMW porque é muito mais fácil de observar a traseira a uto-corrigir em apuros).

                                                    - E para quando uma carta com renovação periódica com base técnica e não médica? Uma pessoa que tire a carta e nunca conduza na vida... pode pegar num carro e faze-lo passados 30 anos. Será correcto? Bastará um atestado médico? Porque não uma avaliação técnica de 5 em 5 anos, por exemplo?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Uma avaliação técnica de 5 em 5 anos? Já agora, mais uns cobres para o Estado e para o protectorado das escolas de condução. Nem pensar! Só se for a partir dos 65 anos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Uma avaliação técnica de 5 em 5 anos? Já agora, mais uns cobres para o Estado e para o protectorado das escolas de condução. Nem pensar! Só se for a partir dos 65 anos.
                                                        Meu caro, tenho uma amiga que tirou a carta aos 18. Hoje tem 35 e nunca mais pegou num carro.

                                                        Achas justo que essa pessoa esteja habilitada a pegar num carro e fazer LX-Porto?

                                                        Não é a questão da idade que me importa... é o atestado médico a dizer que sabes conduzir...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Isto das rotundas só se vai resolver com as "turbo-rotundas". Espero que um dia todas sejam assim.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Confesso que ultimamente ando mais "sensível" à quantidade de asneiras que vejo na estrada!

                                                            Mas como faço cerca de 4500 km por mês já nem me chateio muito!

                                                            Vê-se muita gente nas faixas do meio e esquerda sem motivo.

                                                            A conduzir com demasiada velocidade para a chuva que tem caído.

                                                            Tenho visto mais acidentes que nunca!

                                                            Nas rotundas nem falo porque é o caos! Acho que as mais recentes regras só vieram piorar as coisas porque criaram muitos chicos espertos!!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              As únicas vezes que não me chateei com o comportamento dos outros condutores ia a conduzir uma VITO... chatearam-se eles!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X