[Mercado] Focus SW Titanium- Ecoboost 1.0 vs. TDCI 1.5. Grande Dúvida!

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Título: Focus SW Titanium- Ecoboost 1.0 vs. TDCI 1.5. Grande Dúvida!

  1. #1
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    Por Defeito Focus SW Titanium- Ecoboost 1.0 vs. TDCI 1.5. Grande Dúvida!

    Meus Caros,

    Depois do tópico que criei, de escolher entre várias opções de carrinhas e monovolumes, graças a muitas e boas sugestões, eu e a minha mulher decidimos pela FOCUS SW Titanium, muito devido às promoções que a Ford tem neste momento. Visitamos alguns stands e já estamos vidrados na carrinha. Já temos propostas em cima da mesa. E tínhamos a certeza que iríamos para a Ecoboost 1.0 SW 125cvs. Mas o último vendedor com quem falamos garante-nos que ficaríamos melhor servidos com uma 1.5 tdci, por causa dos consumos. Ou seja, o diferencial de preço entre umae outra seria reposto em 7 ou 8 anos, mesmo fazendo entre 10 a 12 mil km por ano. Já fiz algumas contas e se a diferença de consumo entre o gasolina e o diesel passar de 1,5 lt, o diesel começa a compensar.

    Resumindo, os argumentos do vendedor a favor do diesel:
    -Valor de retoma do diesel muito mais elevado
    -Garantiu-me que o ecoboost consome mais 2 a 2,5 litros do que o 1.5 tdci com o mesmo tipo de condução.
    -Garantiu-me que a FAP para estes novos motores está mais evoluída, garantidamente não terei problemas.
    -Manutenção similar.
    -Garantiu-me que o diferencial na prestação será compensado pela poupança mensal no combustível.

    Muito Importante: Diferença de 3400€ (a favor do gasolina claro está)
    Diferença de 28€ no IUC (a favor do gasolina)



    Resumindo o nosso perfil
    - 10 a 12mil km ano.
    - 80%nacional, 15% AE, 5% cidade.
    -Terreno muito plano
    -Carrinha por vezes carregada
    -Temos um estilo de condução comedido, mas por vezes é necessário despachar um bocadinho. No entanto penso que ambas as versões nos darão performances semelhantes.
    -Pretendemos ficar com a carrinha enquanto a manutenção for aceitável. Uns 12anos esperamos nós.

    O quevocês acham disto? É que os consumos do ecoboost 1.0 assustam-me. Será que supera em muito os do diesel? E que tal este novo 1.5tdci. Condutores das focus, ajudem-me.
    Última edição por jmpl86 : 16-05-15 às 00:22:03


  2. #2
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    para essa utilização e percursos sem duvida nenhuma diesel, e para o tempo que pretendes ficar com ela compensa bastante, e sim a tecnologia a nivel de FAP está bastante evoluida logo não será problematico....

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
    para essa utilização e percursos sem duvida nenhuma diesel, e para o tempo que pretendes ficar com ela compensa bastante, e sim a tecnologia a nivel de FAP está bastante evoluida logo não será problematico....
    Mas compensa exactamente porquê? tens alguma ideia dos consumos que um e outro faz? essa é minha grande dúvida e estou com alguma dificuldade em obter informação fidedigna.

  4. #4
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    A diferença de 3400€ a favor do diesel é que não percebi.

  5. #5
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    Gasolina. Vê o spritmonitor


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
    A diferença de 3400€ a favor do diesel é que não percebi.
    que estupidez . a favor do gasolina. vou editar.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    Gasolina. Vê o spritmonitor
    5,5 a media para diesel
    6,7 a media para o ecoboost

    Em contas rápidas e a preços correntes dá uma poupança de 320 euros anuais descontando a diferença no iuc 290 euros por ano. Ou seja 12 anos para recuperar os 3400.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    Gasolina. Vê o spritmonitor
    5,5 a media para diesel
    6,7 a media para o ecoboost

    Em contas rápidas e a preços correntes dá uma poupança de 320 euros anuais descontando a diferença no iuc 290 euros por ano. Ou seja 12 anos para recuperar os 3400.

  9. #9
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    Por Defeito

    para a minha utlilizaçao eu escolheria a versao a gasolina, deve ser mais divertida de usar, e a diferença de consumos nao chega a justificar o investimento extra no diesel, bem como a nivel de manutençao, que eu duvido que seja equiparada como diz o vendedor.
    recentemente troquei de uma versao a gasoleo para uma versao a gasolina do mesmo modelo...gastava 7,2 a gasoleo, agora gasta 8.2 a gasolina...por mais 6 ou 7 euros por deposito é-me indiferente. e é uma paz de espirito em relaçao a manutençao e avarias que nem vos conto.
    agora, sendo uma carrinha e andando carregada, eu nao sei se nao será peso a mais para um pequeno 1.0...nao pela questao das prestaçoes mas de durabilidade....economicamente nao me parece que o diesel faça mais sentido, mas a nivel de uso que vai levar talvez nao seja mal jogado.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por jmpl86 Ver Post
    Meus Caros,

    Depois do tópico que criei, de escolher entre várias opções de carrinhas e monovolumes, graças a muitas e boas sugestões, eu e a minha mulher decidimos pela FOCUS SW Titanium, muito devido às promoções que a Ford tem neste momento. Visitamos alguns stands e já estamos vidrados na carrinha. Já temos propostas em cima da mesa. E tínhamos a certeza que iríamos para a Ecoboost 1.0 SW 125cvs. Mas o último vendedor com quem falamos garante-nos que ficaríamos melhor servidos com uma 1.5 tdci, por causa dos consumos. Ou seja, o diferencial de preço entre umae outra seria reposto em 7 ou 8 anos, mesmo fazendo entre 10 a 12 mil km por ano. Já fiz algumas contas e se a diferença de consumo entre o gasolina e o diesel passar de 1,5 lt, o diesel começa a compensar.

    Resumindo, os argumentos do vendedor a favor do diesel:
    -Valor de retoma do diesel muito mais elevado
    É mais elevado, mas estás a ser contraditório, ou é para manter ou não, é que ninguém sabe como é que vai ser daqui a 10anos
    -Garantiu-me que o ecoboost consome mais 2 a 2,5 litros do que o 1.5 tdci com o mesmo tipo de condução.
    O que se tem visto, e aconselho a passar num tópico muito bom que têm já alguns 1.0EB, será cerca de 1L a 1,5L, isto na mesma condução.
    -Garantiu-me que a FAP para estes novos motores está mais evoluída, garantidamente não terei problemas.
    Eles para vender garantem tudo, o que é certo é que eles andam aí com problemas, e quem realmente percebe da poda e não tem "cores" dirá logo que para curtos percursos o FAP só prejudica.
    -Manutenção similar.
    -Garantiu-me que o diferencial na prestação será compensado pela poupança mensal no combustível.
    Quando?
    A malta mete-se já a fazer contas a 7 e 8 anos, nessa altura já tanta coisa há-de estar diferente...


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    -Pretendemos ficar com a carrinha enquanto a manutenção for aceitável. Uns 12anos esperamos nós.

    O quevocês acham disto? É que os consumos do ecoboost 1.0 assustam-me. Será que supera em muito os do diesel? E que tal este novo 1.5tdci. Condutores das focus, ajudem-me.
    Respostas a Azul.

    Já agora, se tinhas vendedor foste falar com outro? Esse outro não teria nenhuma 1.5tdci em stock para despachar? Ou alguma encomenda a caminho...

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por jmpl86 Ver Post

    Resumindo, os argumentos do vendedor a favor do diesel:
    -Valor de retoma do diesel muito mais elevado - sera mais elevada, mas muito mais? Sabe-se la como esta o mercado automovel daqui a 10 anos...
    -Garantiu-me que o ecoboost consome mais 2 a 2,5 litros do que o 1.5 tdci com o mesmo tipo de condução. - algo exagero, 1.5L é o normal.
    -Garantiu-me que a FAP para estes novos motores está mais evoluída, garantidamente não terei problemas. - logico que isso nao é assim, basta colocar o veiculo a fazer cidade para os problemas aparecerem.
    -Manutenção similar. - nao, nao tens FAP logo é menos uma despesa, o 1.5 TDCI usa correia o 1.0 Corrente... ainda ha diferenças que durante umas decadas, sentem-se.
    -Garantiu-me que o diferencial na prestação será compensado pela poupança mensal no combustível. - Para mim, a poupança nao compensa a perca de suavidade e agradabilidade do 1.0
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  12. #12
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    Por Defeito

    É fazer contas...quanto tempo demoras a recuperar os 3500€?
    8 anos? Para mim é demasiado...o que podes fazer com esses 3500€ que poupas? Ainda para mais se recorreres a crédito.
    Diferença no preço do seguro entre ambas?
    Serão as manutenções de igual montante sempre?
    Resumindo, para mim não compensa.

  13. #13
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    Claramente o 1.0 ecoboost ! Se este 1.0 já é melhor que o 1.6 tdci quanto mais o 1.5 tdci !

    Nao te guies pelos consumos pois se te avaria o fap no diesel já foi todo e qualquer economia pelos consumos

    E ainda por cima 10 mil kms anuais em nada justifica o diesel !

    E do assutar dos consumos do ecoboost ??? uma diferença de 1.5 litros ?? E nao te assusta teres que pagar um montao de dinheiro pelo fap ??

  14. #14
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    quando comprei o primeiro jimny comprei a gasoleo exactamente por causa dessa logica de poupar nos consumos todos os meses.
    paguei mais 3000€ mais ou menos do que pagaria pela versao a gasolina.
    ao fim de tres anos foi para a sucata num acidente. foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
    nesses 3 anos, a fazer 10, 12 mil kms por ano, poupei pouco mais que 900€, entre a diferença de consumos e o preço do combustivel.
    esses 900€ desapareceram todos e mais uns do bolso na manutençao face ao gasolina..limpeza de injectores, egr nova, distribuiçao...e nao tinha fap
    e digo que foi a melhor coisa que aconteceu porque as proximas iam ser turbo, embraiagem e possivelmente bomba injectora ou injectores que sao caros como tudo.
    com o dinheiro do seguro comprei um a gasolina, tem corrente em vez de correia, velas, cabos, oleos e um ou outro sensor que andam mais ou menos pelos 50e...como o seguro pagou o carro por inteiro e em 3 anos so tinha desvalorizado 700e face ao que paguei por ele, deu para comprar o gasolina, rever o carro de alto a baixo,meter uma embraiagem nova, comprar um jogo de pneus novo, e ainda me sobrou dinheiro pa ir de ferias na pascoa, meter um radio no carro, comprar um telemovel porreiro e mais umas coisinhas.
    acima de tudo, deu-me paz de espirito porque abuso do motor sem me preocupar, porque é menos sensivel e porque sei que as reparaçoes sao muito mais baratas.
    o lado negativo é gastar mais 10€ para encher o deposito. sao 30 euros por mes...

    volto a dizer, a menos que andes com o carro muito pesado, nao me metia no gasoleo, ainda para mais para deslocaçoes curtas

  15. #15
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    Tambem optaria pelo 1.0 EB

  16. #16
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    A semana passada levei um carreo ca de casa a revisao. Enquanto viam as coisas que tinha pedido fui ao stand saber quanto valia o meu carro e o que pediam por um novo. Espanto dos espantos... Só ha carros a diesel. Gasolina nem ve-los. Pq? Não sei. Se me empurraram para aquele modelo já matriculado que esta na garagem? Sim. Até me deram uma diferença de 2000 euros entre eles. Não que o gasoleo fosse barato mas o gasolina era caro. Resumindo, não vas na conversa.

  17. #17
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    Conheço relativamente bem este modelo, pois vou conseguindo experimentar o que há de novo na Ford...

    Primeiro um inevitável reparo, miguelspc é melhor que o 1.6, quanto mais do que o 1.5???

    O 1.5 deixa o 1.6 a léguas, suavidade, vitalidade, agradabilidade, e tudo o mais que ja nem me lembro

    Segundo, e a essência do tópico, para 12Mkm máximo, sem duvida o gasolina, apesar dos consumos serem beeemm acima do prometido.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por jmpl86 Ver Post
    5,5 a media para diesel
    6,7 a media para o ecoboost

    Em contas rápidas e a preços correntes dá uma poupança de 320 euros anuais descontando a diferença no iuc 290 euros por ano. Ou seja 12 anos para recuperar os 3400.
    Como parece que vai fazer um crédito não são 3400€ são 3400€ mais juros !!! Para não falar que podia ter os 3500€ investidos noutro lado e a gerar receita ( nem que seja no banco).

    O que me parece é que o vendedor quer empurrar para o carro mais caro e onde fazem mais dinheiro.

    Não faz sentido nenhum diesel quando vai demorar 15 anos a sequer abater o custo de compra, não faz sentido.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
    para a minha utlilizaçao eu escolheria a versao a gasolina, deve ser mais divertida de usar, e a diferença de consumos nao chega a justificar o investimento extra no diesel, bem como a nivel de manutençao, que eu duvido que seja equiparada como diz o vendedor.
    recentemente troquei de uma versao a gasoleo para uma versao a gasolina do mesmo modelo...gastava 7,2 a gasoleo, agora gasta 8.2 a gasolina...por mais 6 ou 7 euros por deposito é-me indiferente. e é uma paz de espirito em relaçao a manutençao e avarias que nem vos conto.
    agora, sendo uma carrinha e andando carregada, eu nao sei se nao será peso a mais para um pequeno 1.0...nao pela questao das prestaçoes mas de durabilidade....economicamente nao me parece que o diesel faça mais sentido, mas a nivel de uso que vai levar talvez nao seja mal jogado.
    A carrinha deverá andar carregada, mas é mais volume do que propriamente peso. tenho uma actividade por conta própria que obriga a transportar alguma carga. e para já nos bancos de trás ainda não serão muito frequentados. Acho que o 1.0 vai dar perfeitamente.
    A questão da manutenção é algo que me faz inclinar para o gasolina, mas às vezes quando peço opiniões a conhecidos meus (90% com carros a diesel) dizem-me que isso é preconceito. Enfim, próximo passo será falar com o meu mecânico para ver o que ele acha.

  20. #20
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    Mas que seja um mecanico actual , porque se for dos antigos vai já falar mal por ser um 1.0 😆

  21. #21
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    Por Defeito

    De notar tb que a baixa de preços dos combustíveis a 10 anos é certa. Com a quantidade de novas descobertas quase diárias acho que a atitude mais inteligente para este caso é a gasolina. Sem medos duma subida de preço pois é improvável.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    De notar tb que a baixa de preços dos combustíveis a 10 anos é certa. Com a quantidade de novas descobertas quase diárias acho que a atitude mais inteligente para este caso é a gasolina. Sem medos duma subida de preço pois é improvável.
    Usas uma bola de cristal d'arques?
    A minha é de cristal atlantis e está sempre a falhar

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por jmpl86 Ver Post
    Meus Caros,

    Depois do tópico que criei, de escolher entre várias opções de carrinhas e monovolumes, graças a muitas e boas sugestões, eu e a minha mulher decidimos pela FOCUS SW Titanium, muito devido às promoções que a Ford tem neste momento. Visitamos alguns stands e já estamos vidrados na carrinha. Já temos propostas em cima da mesa. E tínhamos a certeza que iríamos para a Ecoboost 1.0 SW 125cvs. Mas o último vendedor com quem falamos garante-nos que ficaríamos melhor servidos com uma 1.5 tdci, por causa dos consumos. Ou seja, o diferencial de preço entre umae outra seria reposto em 7 ou 8 anos, mesmo fazendo entre 10 a 12 mil km por ano. Já fiz algumas contas e se a diferença de consumo entre o gasolina e o diesel passar de 1,5 lt, o diesel começa a compensar.

    Resumindo, os argumentos do vendedor a favor do diesel:
    -Valor de retoma do diesel muito mais elevado
    -Garantiu-me que o ecoboost consome mais 2 a 2,5 litros do que o 1.5 tdci com o mesmo tipo de condução.
    -Garantiu-me que a FAP para estes novos motores está mais evoluída, garantidamente não terei problemas.
    -Manutenção similar.
    -Garantiu-me que o diferencial na prestação será compensado pela poupança mensal no combustível.

    Muito Importante: Diferença de 3400€ (a favor do gasolina claro está)
    Diferença de 28€ no IUC (a favor do gasolina)



    Resumindo o nosso perfil
    - 10 a 12mil km ano.
    - 80%nacional, 15% AE, 5% cidade.
    -Terreno muito plano
    -Carrinha por vezes carregada
    -Temos um estilo de condução comedido, mas por vezes é necessário despachar um bocadinho. No entanto penso que ambas as versões nos darão performances semelhantes.
    -Pretendemos ficar com a carrinha enquanto a manutenção for aceitável. Uns 12anos esperamos nós.

    O quevocês acham disto? É que os consumos do ecoboost 1.0 assustam-me. Será que supera em muito os do diesel? E que tal este novo 1.5tdci. Condutores das focus, ajudem-me.

    Neste momento também estou comprador de um carro neste segmento e uma das possibilidade é este focusi. Ontem enquanto esperava pelo vendedor vi um focus com a tal configuração que queria mas menos 3.000 € que a versão diesel para a qual tinha proposta e pensei que era muito significativo.
    Como não tinham a versão diesel para teste o vendedor deu-me a oportunidade de testar o ecoboost 1.0 mas na versão 100 CV(Trend).

    A minha opinião do 100 Cv e o que mais me surpreendeu foi a insonorização. Estava à espera de um motor ruidoso mas neste aspeto o carro está muito bem conseguido.
    Mesmo a 120 Km/h não se sente praticamente nada. Quanto ao motor, acho que era um pouco pastelão (carro tinha apenas 2000 Km) e que demorava um bocado a responder ao acelerador mas nada de comprometedor. Tinha uma média de consumo de 7.2 l.

    Em resumo saí do stand a ponderar seriamente a versão de 125 cv que vou experimentar em breve para tirar dúvidas uma vez que segundo o vendedor a diferença para a versão de 100 cv ainda é significativa.
    Última edição por pedrowsky : 17-05-15 às 10:37:01

  24. #24
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    Quais os valores das versões ecoboost 100cv e 125cv?

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    Usas uma bola de cristal d'arques?
    A minha é de cristal atlantis e está sempre a falhar
    Ando atento às notícias apenas. Como pode aumentar o preço se estamos perante um aumento da oferta? Todos os dias aparecem notícias de novas descobertas?
    Só vejo uma forma: impostos ambientais em todo o mundo.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por lemor Ver Post
    Quais os valores das versões ecoboost 100cv e 125cv?

    E qual o valor para este novo 1.5 TDCI na versão Titanium em carrinha, poderei ter algum interesse...

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
    E qual o valor para este novo 1.5 TDCI na versão Titanium em carrinha, poderei ter algum interesse...
    Tenho uma proposta em cima da mesa para o carro (o vendedor veio ter comigo e não percebeu que eu queria carrinha). 22700, a carrinha deverá ir para os 23300 ou 400. Com o pack driver III e pintura metalizada.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Claramente o 1.0 ecoboost ! Se este 1.0 já é melhor que o 1.6 tdci quanto mais o 1.5 tdci !

    Nao te guies pelos consumos pois se te avaria o fap no diesel já foi todo e qualquer economia pelos consumos

    E ainda por cima 10 mil kms anuais em nada justifica o diesel !

    E do assutar dos consumos do ecoboost ??? uma diferença de 1.5 litros ?? E nao te assusta teres que pagar um montao de dinheiro pelo fap ??
    Este é o típico comentário de quem ainda não conduziu os 2 motores! Experimenta e terás uma surpresa!

    Se fosse comigo iria para o gasolinas ou faria o que uma pessoa próxima fez recentemente: comprou uma carrinha de serviço com 2 meses. Entre a dita com o 1.5 tdci e o gasosas a diferença ficou em apenas 1.000 euros! A parte chata é que a versão/equipamento não foi à medida. Foi a possível e pronto!

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por jmpl86 Ver Post
    Tenho uma proposta em cima da mesa para o carro (o vendedor veio ter comigo e não percebeu que eu queria carrinha). 22700, a carrinha deverá ir para os 23300 ou 400. Com o pack driver III e pintura metalizada.

    Obrigado.
    O valor não me parece mau, os bancos em meia pele vem com esse pack?

  30. #30
    Piloto de Troféu 33Stradale's Avatar
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    Por Defeito

    A meu ver as contas simples que se fazem entre o preço que custa a mais um diesel versus a diferença de preço do diesel para a gasolina e o consumo são demasiado simplistas. Em primeiro lugar por causa do falado valor comercial da viatura, mas também e se calhar sobretudo por causa do efeito psicológico. Eu por exemplo acho que preferia dar à cabeça os 3000 euros o lá o que for que o diesel custa a mais mas depois em cada depósito que enchesse gastar menos 15 euros, além de que iria menos vezes à bomba do que se tivesse uma viatura a gasolina. Além disso sei que quanto mais andar mais estou a recuperar face à decisão alternativa de ter escolhido gasolina, enquanto que tendo escolhido gasolina quanto mais ando menos vantajoso é. Isto iria fazer com que eu ponderasse muito mais quando fosse a hora de decidir fazer grandes viagens, por exemplo. Além disso é da minha experiência que as nossas previsões de utilização dos carros costumam pecar sempre por defeito. A gente faz as contas ao que anda todos os dias casa-trabalho e trabalho-casa, mas depois não nos lembramos que basta uma ida e volta ao Algarve para andar o equivalente a 1 mês de inteiro de idas para o trabalho, por exemplo. Nem nos lembramos que os consumos reais são sempre mais elevados do que os que as marcas anunciam. Ora, se isto é verdade quer para o diesel quer para a gasolina, também é verdade que cada decilitro a mais desta diferença paga-se mais caro na gasolina que no diesel. De qualquer maneira para mim é uma questão de efeito psicológico puro. Não tem necessariamente justificação aritmética nenhuma, mas eu acho que faz algum sentido.

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