1.4 Otto Opel: O problema é a caixa? - Página 3

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Título: 1.4 Otto Opel: O problema é a caixa?

  1. #61
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Uma das vantagens de andar a gpl é não ser louco para me meter a subir em 5ª ou 4ª à espera que o motor desenvolva. Leva com uma 3ª, se precisar de mais até leva com uma segunda e cada uma delas até ir lá acima às 6500rpm ainda dura um bocado para "lançar o carro".
    OU seja, trocando por miúdos, há que esgalhar o carro para ele se mexer com o consequente aumento de barulho, desgaste do motor, consumo, etc...


  2. #62
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    Como já disse, se querem que um carro a gasolina de baixa cilindrada ande, não há milagres. E as rotações estão lá para serem usadas. Se não querem passar das 3 mil rpm, comprem utilitários a diesel.

  3. #63
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    Citação Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
    Como já disse, se querem que um carro a gasolina de baixa cilindrada ande, não há milagres. E as rotações estão lá para serem usadas. Se não querem passar das 3 mil rpm, comprem utilitários a diesel.
    Se eu posso andar, e bem, sem passar das 3000 pk raio hei-de ter um carro que é preciso esganar?

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    É incomparável. O dci tem o binário máximo de cerca de 180 nm às 2000rpm, o outro são uns 125nm às 4000... Quando o dci já disponibiliza 40 KW, o gasolina dá uns 20... Metade! Comparar um diesel turbo com um carro a gasolina é absurdo. Até pode ser o 1.4 de 100CV da própria Renault. A juntar a isto, compara-se um utilitário de 980 Kg com um carro do segmento acima com 1200 Kg.

    Se o Renault não tivesse melhor aceleração, tinha de estar avariado.
    Para já o clio pesa bem mais que 980kg. não parece mas pesa. a diferença são 100kg. E mais o clio completamente carregado continua a andar bem melhor que o astra. Então como se comparam os carros? não é pela potência? como queres comparar?

  5. #65
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Agora se o user dci80 não passou das 3000rpm à semelhança do diesel, bem sei que ela até aí pouco vale com uma carapaça daquelas para puxar.
    Motores diferentes, conduções diferentes
    Muito antes de ter carros diesel já estava farto de conduzir carros a gasolina. Bem sei que o astra se tem de puxar pela rotação. A questão é que nem mesmo assim anda.
    A outra questão é que se em diesel ando o mesmo ou mais sem esganar o motor porque raio hei-de andar a puxar pelas rotações? E ainda nem entrei pelos consumos. Mas isso é outra história.


  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Pois o grande problema é esse. O pessoal diz que prefere gasolina mas a pensar em grandes motores. Agora em motores comuns de 100cv o diesel tem sempre vantagem. Mas volto a frisar é apenas a minha opinião.
    Tem sempre vantagem se o diesel tiver turbo e o gasolina não tiver turbo...

    ... estes novos motores a gasolina de baixa cilindrada (1.2 e 1.4) são bem mais "agradaveis" em todos os aspectos que um diesel com a mesma cilindrada!!!

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Muito antes de ter carros diesel já estava farto de conduzir carros a gasolina. Bem sei que o astra se tem de puxar pela rotação. A questão é que nem mesmo assim anda.
    A outra questão é que se em diesel ando o mesmo ou mais sem esganar o motor porque raio hei-de andar a puxar pelas rotações? E ainda nem entrei pelos consumos. Mas isso é outra história.
    Então e quem gostar de esganar rotações? Eu gosto, e por causa disso mesmo prefiro gasolina.
    São questões de gostos, há motores fracos e mais fortes em cada lado da barricada. Tu não estás certo e eu também não, visto que temos gostos opostos. Tu gostas de carros que têm uma faixa de rotações utilizável mais pequena mas disponível mais cedo e para isso o diesel assenta bem. Agora, utilizar o 1.4 Opel para representar o lado dos motores a gasolina é redutor....

  8. #68
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    Citação Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
    Então e quem gostar de esganar rotações? Eu gosto, e por causa disso mesmo prefiro gasolina.
    São questões de gostos, há motores fracos e mais fortes em cada lado da barricada. Tu não estás certo e eu também não, visto que temos gostos opostos. Tu gostas de carros que têm uma faixa de rotações utilizável mais pequena mas disponível mais cedo e para isso o diesel assenta bem. Agora, utilizar o 1.4 Opel para representar o lado dos motores a gasolina é redutor....
    O motor que está a ser falado no tópico é esse 1,4 da opel. Se calhar a maioria dos portugueses nem a esse conseguem chegar. Óbvio que perfiro diesel. Agora as maravilhas que falam dos gasolina desculpem mas não é num 1.4 que se encontra. Mas já os diesel com 100cv são bastante agradáveis. Mas lá está opiniões.

  9. #69
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    Acho que é uma questão de binário e onde se encontra disponivel, um 1.3 95cv ou 1.6 90cv diesel têm 200nm 210nm em média, disponiveis antes ou até às 2.000 enquanto um 1.4 90cv a gasolina tem 140nm talvez nem isso por volta das 4.000, ora no dia-a-dia isso tem reflexos, acho que até é por isto que o diesel ganhou força no mercado, entre um 90cv diesel e um 90cv gasolina as pessoas preferem o diesel no dia-a-dia, se um é turbo ou nao para o mercado pouco interessa, têm a mesma cv e pronto lol.

    Até o 1.3 m-jet sem ser esganado por ai alem consegue subir muito mais rapido que o 1.4 90, a não ser que este và acima das 4.000 ou 5.000rpm e mesmo assim nao sei, isto claro com reflexos em consumos a nao ser que seja a GPL.

    Não sei se estou totalmente certo mas é a minha opiniao.

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    O motor que está a ser falado no tópico é esse 1,4 da opel. Se calhar a maioria dos portugueses nem a esse conseguem chegar. Óbvio que perfiro diesel. Agora as maravilhas que falam dos gasolina desculpem mas não é num 1.4 que se encontra. Mas já os diesel com 100cv são bastante agradáveis. Mas lá está opiniões.
    Então e falando do meu 1.3 e também do teu 1.5, digo que o meu 1.3 é muito mais agradável de conduzir que o teu 1.5. O meu é a gasolina e o teu é a gasóleo, como ficamos? Ah, e o meu nem turbo tem.
    Se é para comparar coisas incomparáveis...
    Última edição por mELIANTE : 06-06-10 às 19:42:17

  11. #71
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    Há motores a gasolina pequenos que sao agradaveis de conduzir em baixas , mais que alguns diesel pequenos.

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    O motor que está a ser falado no tópico é esse 1,4 da opel. Se calhar a maioria dos portugueses nem a esse conseguem chegar. Óbvio que perfiro diesel. Agora as maravilhas que falam dos gasolina desculpem mas não é num 1.4 que se encontra. Mas já os diesel com 100cv são bastante agradáveis. Mas lá está opiniões.
    São agradáveis porque são turbinados! Conduz lá um 1.9 SDI e vê o quão agradável é! Ou um diesel qualquer atmosférico..

    Já o 1.3 de 90 cv ( a gasolina ) no Mazda 2 mexe-se bastante bem. E é um motor pequeno.

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Muito antes de ter carros diesel já estava farto de conduzir carros a gasolina. Bem sei que o astra se tem de puxar pela rotação. A questão é que nem mesmo assim anda.
    A outra questão é que se em diesel ando o mesmo ou mais sem esganar o motor porque raio hei-de andar a puxar pelas rotações? E ainda nem entrei pelos consumos. Mas isso é outra história.
    Não consigo entender essa de esganar. Se faço o mesmo trabalho de caixa com o Clio 1.5 dCi, achas que consigo mais? não. é ilusão.

  14. #74
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    Até fico a fazer um esforço de memoria...

    Eu tenho esta recordação: se deixo de meter a mudança abaixo, o diesel anda mais. Se meter a mudança abaixo o gasolina anda mais.

    Posso estar errado mas é que me parece, e recordo que não sou especialista em diesel

  15. #75
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    As normas de poluição também influenciam imenso.

    Em casa do meu sogro mora um Astra 1.4 X14XE e um Astra Z14XE e o X14XE tem muito mais baixas que o Z, o qual se nota ser bastante mais castrado e com o acelerador mais filtrado pois o X ainda é por cabo e no Z já é electrónico.

    Mesmo assim o Z14XE consegue puxar muito bem um Astra 5p, com bons consumos e sem andar a molengar. Acho-o um motor até muito redondo pois tanto se anda devagar com bons consumos como quando necessário se puxa por ele e temos 90cv bem vivos.

    Aqui ou anda tudo de Ferrari ou então não percebo.

  16. #76
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    Não há duvida que se esta conversa faz algum sentido é porque se comparam motores turbinados com atmosféricos.... senão a história era outra

    Num diesel turbinado sente-se uma resposta que cria espectativas que logo logo são defraudadas assim que a rotação aumenta Não é o que sinto no que tenho agora, mas é o que se passa com a maioria dos diesel...

    Num otto passa-se o oposto



    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Não estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
    Agora já queres potência??

    Então??!!! Não chega?? A potência não é só para os street-racers?

  17. #77
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    Citação Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
    Não há duvida que se esta conversa faz algum sentido é porque se comparam motores turbinados com atmosféricos.... senão a história era outra

    Num diesel turbinado sente-se uma resposta que cria espectativas que logo logo são defraudadas assim que a rotação aumenta Não é o que sinto no que tenho agora, mas é o que se passa com a maioria dos diesel...

    Num otto passa-se o oposto





    Agora já queres potência??

    Então??!!! Não chega?? A potência não é só para os street-racers?
    Potência? eu até estou a dizer que tenho muito mais satisfação com um carro com 80cv do que com 1 de 90.
    Para mim faz todo o sentido comparar potências iguais, seja turbo ou não. Potência é potência. Á espera, afinal a potência não serve para comparação pk estamos a falar de gasolina, o supra sumo do prazer de condução. Pois estou deserto para conduzir e comparar o 1.2 tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Há mas espera não podem ser comparados, embora ambos tenham a mesma potência, e Turbo um tem 1.2 e outro 1.6. Afinal acho que não se pode é comparar nada.

  18. #78
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    Potência? eu até estou a dizer que tenho muito mais satisfação com um carro com 80cv do que com 1 de 90.
    Para mim faz todo o sentido comparar potências iguais, seja turbo ou não. Potência é potência. Á espera, afinal a potência não serve para comparação pk estamos a falar de gasolina, o supra sumo do prazer de condução. Pois estou deserto para conduzir e comparar o 1.2 tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Há mas espera não podem ser comparados, embora ambos tenham a mesma potência, e Turbo um tem 1.2 e outro 1.6. Afinal acho que não se pode é comparar nada.
    O problema é que tu estás a comparar binário de carros atmosféricos vs. carros com turbo... E o diesel é que é bom, ou será o turbo?

  19. #79
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    O problema é que tu estás a comparar binário de carros atmosféricos vs. carros com turbo... E o diesel é que é bom, ou será o turbo?
    Por isso mesmo é que quero experimentar o 1.2tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Já são os 2 turbo. Ou não se podem comparar?

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Por isso mesmo é que quero experimentar o 1.2tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Já são os 2 turbo. Ou não se podem comparar?
    Depois de os experimentares espero que venhas cá postar as conclusões. E sem palas Diesel se faz favor.

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Potência? eu até estou a dizer que tenho muito mais satisfação com um carro com 80cv do que com 1 de 90.
    Para mim faz todo o sentido comparar potências iguais, seja turbo ou não. Potência é potência. Á espera, afinal a potência não serve para comparação pk estamos a falar de gasolina, o supra sumo do prazer de condução. Pois estou deserto para conduzir e comparar o 1.2 tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Há mas espera não podem ser comparados, embora ambos tenham a mesma potência, e Turbo um tem 1.2 e outro 1.6. Afinal acho que não se pode é comparar nada.
    Pois.... agora finge que não sabes do que estou a falar Ou será necessário elaborar?? É que já te vi N vezes a criticar qualquer um que queira um carro com um pouco mais potência (força) que o normal.... Dizes sempre que não é preciso e que chega sempre para todas as pessoas.....

    Só falta dizeres que carros potentes são prolongamentos da pilinha..... E agora criticas este motor (1.4 opel)... tss tss....Que ainda por cima dá ratada no teu dci.

    Um pouco mais de coerência ficava bem

  22. #82
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    Por isso mesmo é que quero experimentar o 1.2tsi de 105cv e o 1.6tdi de 105cv. Já são os 2 turbo. Ou não se podem comparar?
    Pelo que ouvi dizer (ainda não experimentei) o 1.2 tsi bate-se taco a taco com o 1.6 tdi. São 400cc de diferença, e o 1.2 tsi é a base para os motores a gasolina turbinados com bastantes esteróides. Os primeiros TD tinham turbos que não dava o binário que os de agora dão, as marcas cada vez arriscaram mais. O mesmo acontece com os TO (turbo otto) em que as marcas começam a apostar forte. Tens o Impreza STI Cosworth, o Lancer X e por aí fora.
    Se pegares num bloco 2.0 a gasolina e o "espevitares" por intermédio de turbos, compressores ou o que for preciso tal como são os modernos TD, sacas dali uma máquina brutal.
    Eu tenho repetido o mesmo vezes sem conta, e o pessoal teima em bater na tecla que os ottos se resumem a pequenos atmosféricos e os diesel 1.9 ou 2.0 com turbo é que são. Um motor otto com as mesmas ajudam de um diesel é sempre melhor, sempre.
    A única vantagem é e será provavelmente a economia e nos países onde a gasolina compensa face ao diesel, ningúem os quer. Ponto final...
    Falei há dois anos com um primo dos EUA sobre o diesel e ele ri-se. "Essas washing machines são para os europeus" diz ele. E tem razão...
    Lá só usa diesel quem precisa de economia a todo o custo. Mais ninguém os quer...

    Faixa de utilização muito mais longa que o diesel, igual binário e muita mais potência, som infinitamente melhor, menos trepidação etc etc.
    Basicamente ficas com a pequena parte que te dá gosto conduzir no diesel (a disponibilidade nessa curta faixa de rotação) mas desde o ralenti até às 6000, 7000, 8000rpm...o que o bloco permitir!
    Dou grande valor ao avanço dos híbridos desportivos, porque o motor eléctrico pode dar um impacto brutal logo no arranque a carros com motores de relativamente pouca cilindrada, agora imagina juntar um compressor e um turbo.
    É um muscle car autêntico de 9000cc sacado de um pequeno bloco 2.0 turbocomprimido + um motor eléctrico e a confirmarem-se consumos de 10l aos 100 de média era um sonho para qualquer condutor.

    Se queremos carros poupados, em regra arrastam-se ou então esses truques da ultra filtragem trazem tristezas ao fim de uns tempos (injectores para o lixo por exemplo quando não acontece o pior).
    Um carro que gaste 10l aos 100 não é um carro gastador, nós é que queremos tudo. Se os combustíveis na Europa tivessem preços decentes, as estradas não estavam invadidas de arrastadeiras e os motores turbo otto nos híbridos já iam num nível de desenvolvimento brutal.
    Infelizmente a industria tem se estado a lixar, e é o que se vê...
    Última edição por GPL : 07-06-10 às 00:58:14

  23. #83
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    Quanto ao "turbo vs atmosférico" tenho uma experiência a partilhar:

    A minha namorada tinha, há us anos, um volvo 460 turbo (1.8 com 125cv) e a mãe dela um bmw 320i e36 (2.0 com 150cv).

    Qual andava mais? A resposta: É relativo

    Em arranques e em andamento "normal" o motor turbo tinha grande vantagem devido ao "disparo" provocado pelo turbo.

    Em velocidades altas (180 para cima) os 150cv do 2.0 inline six tinham fôlego para bem mais.... chegando com "relativa facilidade" aos 220km/h enquanto o volvo chegava aos 200 e até passava, mas era preciso embalar e bem

    Resumindo: Para baixas um motor turbo dá muito jeito, mas para "ripar" a sério nada substitui os cavalos.

  24. #84
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    Resumindo: Para baixas um motor turbo dá muito jeito, mas para "ripar" a sério nada substitui os cavalos.
    Tudo dito
    Numa pista de Nascar, o que acontece ao colocar um astra 1.4 90 cv vs o clio 1.5 dci de 80?
    Numa pista com muitas curvas, e o astra mesmo conduzindo em alta, o desafio ficava dificil para este ultimo. Mas a ripar quando é preciso "power" podia surgir uma valente surpresa...

    Esta semana vou pegar na astra um dia ao ir para o trabalho para lhe limpar o caruncho. Vamos ver o que aqule pequeno atmosférico dá ao puxar aquela carapaça, já me lembro mal...

  25. #85
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    Pelo que ouvi dizer (ainda não experimentei) o 1.2 tsi bate-se taco a taco com o 1.6 tdi.
    Já estive a comparar com base em analises em algumas revistas e sites, e o Tsi 1.2 no Golf chega a ser quase 1seg mais rápido que o 1.6tdi no mesmo carro nos 0-100km\h e também tem mais velocidade de ponta, nas recuperações não sei
    Última edição por lourec89 : 07-06-10 às 01:21:07

  26. #86
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    Citação Originalmente Colocado por lourec89 Ver Post
    Já estive a comparar com base em analises em algumas revistas e sites, e o Tsi 1.2 no Golf chega a ser quase 1seg mais rápido que o 1.6tdi no mesmo carro nos 0-100km\h e também tem mais velocidade de ponta, nas recuperações não sei
    Agora imagina um 1.8 ou 2.0 tsi tão "vitaminado" como esse 1.2

  27. #87
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    Há motores a gasolina pequenos que sao agradaveis de conduzir em baixas , mais que alguns diesel pequenos.
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  28. #88
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    Agora imagina um 1.8 ou 2.0 tsi tão "vitaminado" como esse 1.2
    Isso é que era um motor e pêras mas não existe já um 2.0Tsi? ou tou a fazer confusão

    Edit: Vi agora que o Golf R e o Scirocco R utilizam um 2.0TSi bem me parecia que já tinha ouvido falar nesse motor.
    Última edição por lourec89 : 07-06-10 às 01:37:51

  29. #89
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    Tudo dito
    Numa pista de Nascar, o que acontece ao colocar um astra 1.4 90 cv vs o clio 1.5 dci de 80?
    Numa pista com muitas curvas, e o astra mesmo conduzindo em alta, o desafio ficava dificil para este ultimo. Mas a ripar quando é preciso "power" podia surgir uma valente surpresa...

    Esta semana vou pegar na astra um dia ao ir para o trabalho para lhe limpar o caruncho. Vamos ver o que aqule pequeno atmosférico dá ao puxar aquela carapaça, já me lembro mal...
    Lá se vai o deposito.

    Ela aguenta bem velocidades acima dos 140, de ponta deve estar dentro do normal, seja diesel de 90cv seja otto, em plano anda tudo entre os 170 e os 180.

    Quando digo que anda menos é em subidas e recuperações plo menos a velocidades abaixo dos 140 acima disso já não sei, mas penso que a coisa já é mais renhida, isto para carros com caixa de 5v, meu tem 6v mas a 6ª é só pa enganar e bater recordes a descer penhascos

  30. #90
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    Por Defeito

    Acho tambem que a condução é feita de sensaçoes e os diesel actuamente dão o ar para quem vai a conduzir de serem mais rapidos devido ao binário e à faixa de utilização, como um conhecido sr inglês disse compramos cavalos mas conduzimos binário.(ach que é isto mais ou menos que ele diz, se não diz sou eu que o digo e pronto é igual )

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