Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.4 Otto Opel: O problema é a caixa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Acho tambem que a condução é feita de sensaçoes e os diesel actuamente dão o ar para quem vai a conduzir de serem mais rapidos devido ao binário e à faixa de utilização, como um conhecido sr inglês disse compramos cavalos mas conduzimos binário.(ach que é isto mais ou menos que ele diz, se não diz sou eu que o digo e pronto é igual )
    Eu dos diesel que já conduzi fico com aquela sensação de na maioria deles o turbo ao entrar ser tipo daqueles bonus do sonic
    O motor diesel atmosférico ao início, sem ajudas, parece que equivale a um bloco a gasolinas bem mais pequeno. Depois entra o turbo e ganha o bónus


    O problema é que o bónus só dura algumas rpm e depois lá tem de meter uma acima. Se deixa cair no "poço" na relação seguinte, lá se tem de esperar por novo bónus. Quem vem da gasolina e passa para um motor turbo dependente, dá a sensação de conduzir aos solavancos e nem quase dá tempo para explorar cada relação da caixa porque esgotam rápido.
    Mas são gostos, quem gosta gosta mas o milagroso binário não se deve a ser diesel, deve-se ao turbo que interfere mais do muita gente pensa.
    As marcas começam a entrar numa má filosofia que é projectarem aquele desempenho ao certinho motor atmosférico + turbo. Depois isto traduz-se em solicitação constante do turbo, poços e solavancos. Conduzir um 1.9 Tdi (cujo bloco é de 8v) quee aguenta o andamento sem o turbo é uma coisa). Agora um 1.3 cdti, cujo bloco desde o ralenti não consegue mover a carroceria é um suplício e eu que o diga, entrando o turbo à bruta.
    Quem já experimentou que se pronuncie.


    Metam um atmosférico diesel 1.0, 1.1 ou 1.2 nos citadinos (os a gasolina andam pouco mas ao menos mexem-se) e fica evidente a total incapacidade de um motor diesel se mexer razoavelmente sem ajudas. Se o 1.9 sdi, o 1.9d e outros assim (mesmo sendo grandes blocos) não andam nada, quanto mais um 1.1 ou 1.2 atmosférico

    O 2.0 tsi bem explorado consegue atingir provavelmente 300cv e 500 Nm.
    Basta a VW querer arrumar com os seus Tdis para canto, o que para já não me parece

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
      Pois.... agora finge que não sabes do que estou a falar Ou será necessário elaborar?? É que já te vi N vezes a criticar qualquer um que queira um carro com um pouco mais potência (força) que o normal.... Dizes sempre que não é preciso e que chega sempre para todas as pessoas.....

      Só falta dizeres que carros potentes são prolongamentos da pilinha..... E agora criticas este motor (1.4 opel)... tss tss....Que ainda por cima dá ratada no teu dci.

      Um pouco mais de coerência ficava bem
      Estás um pouco confuso. Aquilo que eu digo é que o astra não anda nada. E que para o tipo de utilização que faço o clio é bem melhor. Tenho os 2 carros portanto não preciso de potência nenhuma. O que eu critico é a forma como se fala da potência. Ou seja alguém escolhe um carro e veem logo falar de versões mais potentes e repros. Quando uma pessoa escolhe sabe o uso que lhe vai dar.

      Comentário


        #93
        Astra gtc 90cv:
        2005 Opel Astra GTC 1.4 specs, specifications, tech specs - 3 door 1.4 litre (1364 cc) S4 90.2 PS, 5 speed manual


        Clio 1.5 dci 80cv:
        2003 Renault Clio II 1.5 dCi Generation 2004 specs, specifications, tech specs - 5 door 1.5 litre (1461 cc) S4 80.1 PS, 5 speed manual


        Compara os valores do peso do carro, ambos sem condutor.
        O Astra é efectivamente bem mais pesado que o clio, e nessa gama de motorização faz toda a diferença. Num 3.0 o peso do carro pode ficar para segundo plano, mas para um 1.4 faz muita diferença.
        Se o 1.4 fosse montado no teu clio, mesmo sem o turbo, acredita que era outra coisa nos arranques e em baixas por ter menos resistência do peso do carro.
        Agora imagina com turbo...
        Como motor atmosférico é bem superior, o 1.5 dci nem com o turbo consegue debitar mais potência (tem menos 10cv) e tem mais 100cc

        Comentário


          #94
          Bom o dci pode ter até mais cv depende da versão, os a gasolina por norma têm mais cv, esse dci não é exemplo, há um 1.3M-jet com 105cv, tal como há ottos 1.4 com 180cv.
          O DCI não consegue debitar mais potencia, mas a faixa "utilizavel" em cidade certamente é mais agradavel, e no dia-a-dia no geral, a não ser que se faça muita AE ou se ande com o astra sempre nas 6.000rpm.
          O diesel atmosférico não tem hipoteses contra um otto do mesmo tamanho, e já nem se vendem..
          Havia 1.4d e 1.5d dantes atmosféricos bastava levantar o pedal lá ia ele, não andavam muito mas eram muito fiaveis e eram montados em carros leves.

          Os diesel e os otto caminham para o mesmo, pequenos e turbinados, pelo menos os carros ditos normais.E os diesel já sao todos turbo os gasosas ainda não, estes 1.4 devem ser substituidos por 1.0cc turbo e por ai a baixo.

          Alias como podes ver o clio é mais rapido dos 0-100 mas tem menos ponta, eu quando falo no 1.4 é na caravan que conduzo nao me refiro a este gtc.
          A caravan deve ser ainda mais lenta dos 0-100 mas a ponta é de 175, tal como o meu GP e o clio o GP acelera dos 0-100 em 11.9sgs.

          Isto tudo no papel claro..
          Editado pela última vez por JoelM; 07 June 2010, 09:56.

          Comentário


            #95
            E voces a darem-lhe com o turbo e falta dele...

            Querem comparar potências ou motores???

            Para uma comparação minimamente justa o diesel tem de ter turbo e o gasolina nao o pode ter pq só assim se atingem valores equivalentes que vao ter influência nas prestações. Ou então, se o gasolina tiver turbo, que o tenha, no entanto com menos cilindrada.

            Para o DIA-A-DIA gsoleo, para DIVERSÃO, gasolina. Cada macaco no seu galho...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
              Astra gtc 90cv:
              2005 Opel Astra GTC 1.4 specs, specifications, tech specs - 3 door 1.4 litre (1364 cc) S4 90.2 PS, 5 speed manual


              Clio 1.5 dci 80cv:
              2003 Renault Clio II 1.5 dCi Generation 2004 specs, specifications, tech specs - 5 door 1.5 litre (1461 cc) S4 80.1 PS, 5 speed manual


              Compara os valores do peso do carro, ambos sem condutor.
              O Astra é efectivamente bem mais pesado que o clio, e nessa gama de motorização faz toda a diferença. Num 3.0 o peso do carro pode ficar para segundo plano, mas para um 1.4 faz muita diferença.
              Se o 1.4 fosse montado no teu clio, mesmo sem o turbo, acredita que era outra coisa nos arranques e em baixas por ter menos resistência do peso do carro.
              Agora imagina com turbo...
              Como motor atmosférico é bem superior, o 1.5 dci nem com o turbo consegue debitar mais potência (tem menos 10cv) e tem mais 100cc
              Esses pesos estão incorrentes, a diferença é menor. O clio pesa mais de 1000kg. Para mim a questão fundamental é que o astra não anda. Mesmo andando em altas o que faz bem mais ruido que o clio. Obviamente que um carro a gasolina sem turbo tem mais potência. Os diesel só com turbo tem prestações decentes. Tem a ver com as suas caracteristicas intrinsecas. Agora não me venham dizer que gasolina é um gozo para a condução porque este 1.4 da opel não o é.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                E voces a darem-lhe com o turbo e falta dele...

                Querem comparar potências ou motores???

                Para uma comparação minimamente justa o diesel tem de ter turbo e o gasolina nao o pode ter pq só assim se atingem valores equivalentes que vao ter influência nas prestações. Ou então, se o gasolina tiver turbo, que o tenha, no entanto com menos cilindrada.

                Para o DIA-A-DIA gsoleo, para DIVERSÃO, gasolina. Cada macaco no seu galho...
                Ou seja, o diesel tem de correr com as duas pernas, o otto para ser justo tem de ir de muletas e a mancar...
                Um bloco é um bloco, seja diesel seja otto. Se o diesel não é um motor concebido para performance, mas sim para tarefas de trabalho devido ao menor consumo de combustível, o otto não tem culpa.
                Erra regra é usada em competição, como no WTCC, para dar alguma hipótese aos Tdi do Leon.
                Não sei porque razão uns têm de competir com um atmosférico, e outros podem usar motores turbinados. Se o diesel atmosférico não se safa em competição tem bom remédio...a porta de saída tal como arruma para canto em todas as competições onde não é favorecido.
                Turbinar o 320 ou o Cruze dava uma trepa memorável ao Tdi. E ainda havia quem dissesse em reportagens que o diesel é que era, que ganhava corridas e saía rápido das curvas. Pudera, é grandemente favorecido!


                Leon 2.0 Tdi
                Turbocharged 4-cylinder in line, transversally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Compression ratio: 16:1. Displacement: 2000 cc. Bore x stroke: 81 x 95,5 mm. Maximum output: 280 bhp @ 4000 rpm. Maximum torque: 450 nm @ 2500 rpm. Particle filter: DOW. Lubrication: wet sump.



                Chevrolet Cruze LT
                4-cylinder in line, transversally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Displacement: 1998 cc. Bore x stroke: 88 x 82 mm. Compression ratio: 11:1. Maximum output: 280 bhp @ 8500 rpm. Maximum torque: 260 nm @ 5800 rpm. Engine management: Motec. Lubrication: wet sump.



                BMW 320 si
                4-cylinder in line, longitudinally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Displacement: 1999 cc. Bore x stroke: 86 x 86 mm. Compression ratio: 11:1. Maximum output: 280 bhp @ 8300 rpm. Maximum torque: 245 nm @ 7250 rpm. Engine management: BMW Motorsport ECU 404. Lubrication: wet sump.


                No Le Mans, se não fosse a brutal turbinação do Audi Tdi (que é bem maior que a dos ottos) aliada a uma menor ida às boxes, lá se ia o milagre.

                Na vida real o otto poderia ser o carro de toda a gente como é nos EUA por exemplo e em grande parte do mundo. Nem tudo se resume aqui ao nosso pequeno país e diversão é otto, racionalidade é gasolina nos países onde esta é barata ou cá na Europa, onde é cara, resta o GPL.
                Se a gasolina custasse 60 centimos por litro o pessoal não queria saber nem de turbos nem de nada dessa treta. Era um 4000cc ou um 5000cc à americana e siga. Os explorados pelos preços dos combustíveis cá da Europa é que têm de fazer malabarismos para poupar.
                Se conhecerem alguém dos states podem crer que eles humilham os "nossos" TD até não poderem mais...

                Comentário


                  #98
                  Bom acho que a questao deste motor é, queres que ande? entao puxa por mim, e daqui a pouco vais à bomba por Gasolina que te lixas.

                  Mas à motores a gasolina pequenos que sao muito bons em baixas, é este motor é que é assim.

                  De qualquer forma nao me parece que seja ponde a caixa do 1.6, até porque o custo de o fazer não sei se compensa, e era só tirar e por a outra e já está? Não percebo muito desta parte de mecanica mas nao me parece que seja grande soluçao para por o carro a andar mais.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    Esses pesos estão incorrentes, a diferença é menor. O clio pesa mais de 1000kg. Para mim a questão fundamental é que o astra não anda. Mesmo andando em altas o que faz bem mais ruido que o clio. Obviamente que um carro a gasolina sem turbo tem mais potência. Os diesel só com turbo tem prestações decentes. Tem a ver com as suas caracteristicas intrinsecas. Agora não me venham dizer que gasolina é um gozo para a condução porque este 1.4 da opel não o é.
                    Eu não digo que é um gozo de conduzir o 1.4 porque é muito peso para o motor como disse. No livrete a do meu pai marca 1310 kg salvo erro ou mais!
                    Imagina o esforço do motor para mover aquilo. Não é uma questão do motor ser mau, é uma questão de estar muito desenquadrado.
                    O GTC é bem pesado para o carro que é, deve andar nos 1280kg com condutor! Portanto, são sempre mais uns 200kg que o clio com condutor e é muita diferença. Tens basicamente de ir com o carro lotado para estares em igualdade com ele, e aí ficava ela por ela.
                    Faz lembrar o Eos com o 1.6 FSI. Um monstro daqueles em termos de peso não pode ter grande performance.
                    Mas acredita que o 1.4 montado nesse clio ia surpreender. Acredita em mim...

                    Comentário


                      ´Muito provavelmente o clio com aquele motor andava mais, mas em algumas situações provavelmente perdia vitima de um binário inferior, provavelmente o dci ia continuar a preferir o 1.5dci.

                      Eu no meu caso preferia esse 1.4(tirando consumos) no meu carro, pois as baixas do meu sao muito fracas logo nao perdia nada, ao contrario do dci.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        Eu não digo que é um gozo de conduzir o 1.4 porque é muito peso para o motor como disse. No livrete a do meu pai marca 1310 kg salvo erro ou mais!
                        Imagina o esforço do motor para mover aquilo. Não é uma questão do motor ser mau, é uma questão de estar muito desenquadrado.
                        O GTC é bem pesado para o carro que é, deve andar nos 1280kg com condutor! Portanto, são sempre mais uns 200kg que o clio com condutor e é muita diferença. Tens basicamente de ir com o carro lotado para estares em igualdade com ele, e aí ficava ela por ela.
                        Faz lembrar o Eos com o 1.6 FSI. Um monstro daqueles em termos de peso não pode ter grande performance.
                        Mas acredita que o 1.4 montado nesse clio ia surpreender. Acredita em mim...
                        A diferença é bem menos que 200kg. Mas mesmo que fosse. O meu carregado com 5 pessoas mais bagagem ainda assim tem muito menores recuperações. Aliás ir numa nacional a 90-100 em 5ª e para fazer uma ultrapassem é so carregar um pouco no pedal e lá vai ele. Se apanhar uma estrada de curvas também dá gozo. é só usar 3ª e 4ª e lá vai ele. Portanto não percebo o gozo dos carros a gasolina. E depois temos o consumo. Clio 4,8 astra 7,2.

                        Comentário


                          Já agora fica o R10 TDI da Audi famoso pelo Le Mans:

                          Diesels racing at Le Mans

                          Audi's decision to use a diesel engine emphasizes the commercial success of Turbocharged Direct Injection (TDI) turbodiesel engine (and its competitors) on Europe's roads. Diesels have been successfully used in other forms of racing as well, as their broad power band and fuel economy can prove advantageous, while in turn, the higher weight and lower rotational speed of the engine requiring new power transmissions are the disadvantages. The rules had to accommodate the need for a high capacity engine with a turbocharger and high boost, whereas both possibilities are no longer allowed for gasoline engines, as these had developed over 1,000 hp (746 kW; 1,014 PS) in several race series of the past.


                          Entre outras "ajudas"...
                          O facto do R10 Tdi ganhar a Le Mans, seja a que custo for e com a competição completamente injusta face aos "castrados" modelos a gasolina, dá visibilidade comercial ao Tdi e é uma jogada de marketing.
                          Eles que deixem as outras marcas equiparem os deles com os mesmos "esteróides" e o resultado era explosivo, com mais de 1000cv atingidos como no passado. Ou então despem o R10 Tdi e tornam-no atmosférico, a ver o que aquele motor realmente vale ao pé dos outros...nada!
                          Tdi é melhor que o otto, desde que corra com as duas pernas e os outros de muletas e a mancar...
                          Basta ir buscar o Veyron stock para desfazer o R10 TDi, embora tenha de abastecer mais umas vezes

                          Audi R10 TDI - Wikipedia, the free encyclopedia

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            A diferença é bem menos que 200kg. Mas mesmo que fosse. O meu carregado com 5 pessoas mais bagagem ainda assim tem muito menores recuperações. Aliás ir numa nacional a 90-100 em 5ª e para fazer uma ultrapassem é so carregar um pouco no pedal e lá vai ele. Se apanhar uma estrada de curvas também dá gozo. é só usar 3ª e 4ª e lá vai ele. Portanto não percebo o gozo dos carros a gasolina. E depois temos o consumo. Clio 4,8 astra 7,2.
                            Isso do combustível que cada um usa já é uma questão pessoal, e eu como te disse sempre que saio de uma curva não me chora nadinha por chutar uma 2ª ou 3ª se necessário e acredita que recupra instantâneamente sem me preocupar com os consumos
                            Agora para quem se quiser manter fiel à gasolina, aos preços a que ela está, entendo que conduzir assim fique caro.
                            Apanha-te num Cupra R com combustível a 53 centimos (gasta o mesmo dinheiro que o teu clio) e depois falamos de gozo de condução inesgotável e linear, do ralenti até a rotações que te iam deixar contente
                            Quem não gostar de ir lá acima num bom carro não gosta de Ferraris, Porsches, Lambos, etc.
                            Não me digas uma coisa dessas!



                            Quem não iria lá acima??

                            Comentário


                              Querem um motor a gasolina que anda mesmo pouco? mesmo com jante 13 e pneu 155? 1.1 Hyundai getz! 16sgds aos 100 e 150km/h de maxima.

                              Já o 1.5crdi no accent aquilo parecia atmosferico, uma genica muito grande sempre cheio de força carregado ou nao sem lag nenhum, mas chegava aos 170 pouco mais dava já ia no maximo.(de ponteiro)

                              A condução é feita de sensações e cada carro cada motor e condutor tem gostos diferentes.
                              Já vimos que os gostos do GPL e do DCI são diferentes bem como a maneira como sentem a condução.

                              O DCI terá sempre a sua razao e o GPL a sua.

                              Eu gosto do kick e do binário a baixas dos diesel(há excepcoes como em tudo), isto para o dia-a-dia, se puder ter um "carro de brincar" será um gasosas, a não ser que o carro de brincar fosse para fazer TT que gostava muito, ai há poucas escolhas a gasolina tirando os samurai acho eu, que sao um excelente brinquedo.
                              Editado pela última vez por JoelM; 07 June 2010, 10:57.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                Isso do combustível que cada um usa já é uma questão pessoal, e eu como te disse sempre que saio de uma curva não me chora nadinha por chutar uma 2ª ou 3ª se necessário e acredita que recupra instantâneamente sem me preocupar com os consumos
                                Agora para quem se quiser manter fiel à gasolina, aos preços a que ela está, entendo que conduzir assim fique caro.
                                Apanha-te num Cupra R com combustível a 53 centimos (gasta o mesmo dinheiro que o teu clio) e depois falamos de gozo de condução inesgotável e linear, do ralenti até a rotações que te iam deixar contente
                                Quem não gostar de ir lá acima num bom carro não gosta de Ferraris, Porsches, Lambos, etc.
                                Não me digas uma coisa dessas!


                                Quem não iria lá acima??
                                Realmente que bela comparação sim sr. Eu pessoalmente para igualdade de potências prefiro sempre o diesel. Isso das reduções.... Se eu posso andar o mesmo sem andar com as reduções... Lá está são gostos. Por isso é que cá em casa fujo sempre de andar com o astra. Não me dá nenhum gozo. Já o clio....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Realmente que bela comparação sim sr. Eu pessoalmente para igualdade de potências prefiro sempre o diesel. Isso das reduções.... Se eu posso andar o mesmo sem andar com as reduções... Lá está são gostos. Por isso é que cá em casa fujo sempre de andar com o astra. Não me dá nenhum gozo. Já o clio....
                                  pois eu tambem evito andar com a astra, prefiro o manco, o corsa 1.2 ou o meu que apesar de ser uma miséria a baixas quando lhe sobe o sangue lá vai ele, já o astra tenho que esgana-lo até nao poder mais, mas lá está, é este motor especifico, o problema é que se está a generalizar...

                                  este 1.4 montado no astra é um caso, nao quer dizer que seja tudo assim, mas a verdade é, potencia identicas na utilização normal e sem ir a esganar os diesel actuais recuperam mais rapido e sobem mais rapido, e neste caso especifico já comparei na mesma subida a conduzir um e outro, e já comparei eu a levar o meu e outra pessoa a conduzir o astra, em subidas e recuperações a diferenca é grande..

                                  Ps: e eu nao me refiro a um GTC, refiro a uma caravan, mas prefiro andar com um 1.2 70cv ou 1.2 75cv do corsa em circuito urbano.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    Ou seja, o diesel tem de correr com as duas pernas, o otto para ser justo tem de ir de muletas e a mancar...
                                    Um bloco é um bloco, seja diesel seja otto. Se o diesel não é um motor concebido para performance, mas sim para tarefas de trabalho devido ao menor consumo de combustível, o otto não tem culpa.
                                    Erra regra é usada em competição, como no WTCC, para dar alguma hipótese aos Tdi do Leon.
                                    Não sei porque razão uns têm de competir com um atmosférico, e outros podem usar motores turbinados. Se o diesel atmosférico não se safa em competição tem bom remédio...a porta de saída tal como arruma para canto em todas as competições onde não é favorecido.
                                    Turbinar o 320 ou o Cruze dava uma trepa memorável ao Tdi. E ainda havia quem dissesse em reportagens que o diesel é que era, que ganhava corridas e saía rápido das curvas. Pudera, é grandemente favorecido!


                                    Leon 2.0 Tdi
                                    Turbocharged 4-cylinder in line, transversally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Compression ratio: 16:1. Displacement: 2000 cc. Bore x stroke: 81 x 95,5 mm. Maximum output: 280 bhp @ 4000 rpm. Maximum torque: 450 nm @ 2500 rpm. Particle filter: DOW. Lubrication: wet sump.



                                    Chevrolet Cruze LT
                                    4-cylinder in line, transversally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Displacement: 1998 cc. Bore x stroke: 88 x 82 mm. Compression ratio: 11:1. Maximum output: 280 bhp @ 8500 rpm. Maximum torque: 260 nm @ 5800 rpm. Engine management: Motec. Lubrication: wet sump.



                                    BMW 320 si
                                    4-cylinder in line, longitudinally installed. Distribution: two overhead camshafts, 16 valves. Displacement: 1999 cc. Bore x stroke: 86 x 86 mm. Compression ratio: 11:1. Maximum output: 280 bhp @ 8300 rpm. Maximum torque: 245 nm @ 7250 rpm. Engine management: BMW Motorsport ECU 404. Lubrication: wet sump.


                                    No Le Mans, se não fosse a brutal turbinação do Audi Tdi (que é bem maior que a dos ottos) aliada a uma menor ida às boxes, lá se ia o milagre.

                                    Na vida real o otto poderia ser o carro de toda a gente como é nos EUA por exemplo e em grande parte do mundo. Nem tudo se resume aqui ao nosso pequeno país e diversão é otto, racionalidade é gasolina nos países onde esta é barata ou cá na Europa, onde é cara, resta o GPL.
                                    Se a gasolina custasse 60 centimos por litro o pessoal não queria saber nem de turbos nem de nada dessa treta. Era um 4000cc ou um 5000cc à americana e siga. Os explorados pelos preços dos combustíveis cá da Europa é que têm de fazer malabarismos para poupar.
                                    Se conhecerem alguém dos states podem crer que eles humilham os "nossos" TD até não poderem mais...

                                    Ainda não li neste tópico algo do genero: em performance pura, o diesel é melhor que a gasolina. Só tu é que insistes em trazer a baila essa questão.
                                    Aqui fala-se em DIA-A-DIA. Vai ao youtube e procura um video em que o Jeremy conduz um lupo 1.4tdi e há outro gajo com um 1.4i. O que ele diz é que, mto bem, o 1.4i anda mais em termos globais, mas em termos especificos, o tdi se calhar até leva vantagem pq além de gastar bem menos, tem melhores recuperações. Já sei que vens com a história de que é o turbo o responsavel pelo binário e bla bla bla wiskas saquetas... Mas é o mercado que tens. E agora?
                                    Se ha pessoas que querem, além de consumos baixos ir dos 80 aos 120, relativamente rápido e só com um mero pisar de acelarador, e se estão dispostas a pagar por essa comodidade que queres que te faça???

                                    No entanto concordo, e referi isso atrás e refiro-o em todas as discuções deste genero, com a ideia de que em termos de performance pura, a gasolina é o combustivel de eleição.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                      Ainda não li neste tópico algo do genero: em performance pura, o diesel é melhor que a gasolina. Só tu é que insistes em trazer a baila essa questão.
                                      Aqui fala-se em DIA-A-DIA. Vai ao youtube e procura um video em que o Jeremy conduz um lupo 1.4tdi e há outro gajo com um 1.4i. O que ele diz é que, mto bem, o 1.4i anda mais em termos globais, mas em termos especificos, o tdi se calhar até leva vantagem pq além de gastar bem menos, tem melhores recuperações. Já sei que vens com a história de que é o turbo o responsavel pelo binário e bla bla bla wiskas saquetas... Mas é o mercado que tens. E agora?
                                      Se ha pessoas que querem, além de consumos baixos ir dos 80 aos 120, relativamente rápido e só com um mero pisar de acelarador, e se estão dispostas a pagar por essa comodidade que queres que te faça???

                                      No entanto concordo, e referi isso atrás e refiro-o em todas as discuções deste genero, com a ideia de que em termos de performance pura, a gasolina é o combustivel de eleição.

                                      Finalmente alguém percebe o que tenho tentado dizer.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Realmente que bela comparação sim sr. Eu pessoalmente para igualdade de potências prefiro sempre o diesel. Isso das reduções.... Se eu posso andar o mesmo sem andar com as reduções... Lá está são gostos. Por isso é que cá em casa fujo sempre de andar com o astra. Não me dá nenhum gozo. Já o clio....
                                        Eu pelos que experimentei até hoje não lhe chamaria gozo, presumo que entendes a minha dificuldade em extrarir gozo de um TD. E já andei num 320 cdi...
                                        Simplesmente apesar do kick e da força devido ao turbo, sinto sempre que aquilo dá a sensação de conduzir um veículo que não um carro. As relações curtinhas, os kicks constantes e solavancos, o som e a trepidação não me fazem lembrar em nada os meus carros de sonho e gosto de reduzir e jogar com a caixa de velocidades. Um Ferrari não te dá kicks, dá antes uma subida frenética e linear porque aquilo é 100% motor

                                        Para uma condução despreocupada sem explorar o carro acho que a solução é uma caixa automática num carro americano a gasolina de alta cilindrada (não é por acaso que lá são quase todos assim).
                                        YouTube - Felix Pailer - Sternberk 2007 - Onboard

                                        Isto que para mim é do mais puro gozo e prazer de condução, para ti pode ser um transtorno. Atenção que entendo o teu lado e o facto de gostares mais do teu TD face a um a gasolina de igual cilindrada.

                                        SenhorPedrom, não vou entrar na conversa do GPL mas com o preço a menos de metade do gasóleo, o leque de escolha é muito grande e facilmente compras um carro com o dobro do desempenho e o mesmo custo por km. Daí eu ser fanboy do GPL porque é a única alternativa que tenho para alimentar o tipo de motor que gosto. Não sou fanboy de nenhuma marca e estou-me a lixar, mas para defender o gás milagroso estou cá eu
                                        Nunca na vida comprava um 1.4 Tdi quando posso ter um carro bem mais potente com o mesmo custo de combustível. Tirei a carta num Ibiza e não gostei nada, nadinha da turbo dependência e dos kicks e o som era insuportável.
                                        No lupo o 1.4 Tdi é uma coisa, mas num carro mais pesado fica feio...
                                        Mas são gostos, para quem passa muitas horas no trânsito por semana é complicado. O silêncio é de ouro como se diz...

                                        Mas isso já vai de cada um. Como dizes é o mercado que tenho, e neste mercado ainda tenho alternativa ao diesel. E ainda bem!
                                        Editado pela última vez por GPL; 07 June 2010, 11:36.

                                        Comentário


                                          E é isto mais ou menos, o mercado nao quer esganar o motor ou mexer muito na caixa para o carro andar, dai o diesel ter subido tanto as suas vendas.

                                          Claro que para brincar ou ouvir o ronco do motor, prefiro o 1.4 155cv do mito (isto falando de motores pequenos gasosas), no entanto, o 1.6 120cv jtd tem mais kick(sensaçao plo menos) e no dia-a-dia "anda mais", eu tive a sorte de poder brincar com um 155cv, mas para usar dia-a-dia sem pensar em preco de combustivel poluicao isso tudo, escolhia o diesel.

                                          Para brincar, adorei aquele ronco do 1.4 t-jet.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Finalmente alguém percebe o que tenho tentado dizer.
                                            Fogo eu tambem já tinha percebido e tu nao disseste nada .

                                            No gozo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                              Para uma condução despreocupada sem explorar o carro acho que a solução é uma caixa automática num carro americano a gasolina de alta cilindrada (não é por acaso que lá são quase todos assim).

                                              (Para mim as caixas automáticas são um atrofio. Não gosto mesmo. O diesel dá para uma condução despreocupada sem grandes trocas de mudança, mas também dá para explorar com trocas de mudança e fazer um condução desportiva e com bastante gozo)

                                              Isto que para mim é do mais puro gozo e prazer de condução, para ti pode ser um transtorno. Atenção que entendo o teu lado e o facto de gostares mais do teu TD face a um a gasolina de igual cilindrada.

                                              (não é igual cilindrada mas igual potência)

                                              O silêncio é de ouro como se diz...

                                              (Essa do silêncio... O clio é mais silencioso que o astra. Se tens de puxar pelas rotações onde fica o silêncio??)
                                              Pequenos comentários

                                              Comentário


                                                GPL em relação ao silencio o meu a 140 nao ouves o motor, arrisco dizer 160 e ouves muito pouco, mesmo no transito a quente mal o ouves, e com musica entao, pronto acabou o matraquiar diesel.


                                                Mas como já disse, percebo os 2 lados e acho que no fundo tudo depende dos motores em questão, dos carros e dos gostos das pessoas!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Para já o clio pesa bem mais que 980kg. não parece mas pesa. a diferença são 100kg. E mais o clio completamente carregado continua a andar bem melhor que o astra. Então como se comparam os carros? não é pela potência? como queres comparar?
                                                  Através de uma série de parâmetros, como a disponibilidade, por exemplo...

                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Finalmente alguém percebe o que tenho tentado dizer.
                                                  Acho que toda a gente já tinha percebido o que querias dizer. Só que isso era óbvio e uma questão de gosto. Não tem discussão. Estar a criticar as desvantagens de um gasolina face a um turbo diesel é um bocado ridículo. Toda a gente as conhece, não é preciso vires dizer-nos que é assim e que por causa disso, preferes um diesel.
                                                  Depois a conversa foi levada para o facto de dizeres que o Astra não anda nada, nem em baixas nem em altas. Isso aí é que me parece esquisito, porque os que conheço andam. Existe a tal moleza em baixas mas depois, anda e bem. Também não sei a que motor te referes. O GTC teve dois motores 1.4, pelo menos. Mas não sei se seriam assim tão diferentes. Um carro a gasolina atmosférico nunca terá aquilo que aprecias tanto no diesel.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                    Depois a conversa foi levada para o facto de dizeres que o Astra não anda nada, nem em baixas nem em altas. Isso aí é que me parece esquisito, porque os que conheço andam. Existe a tal moleza em baixas mas depois, anda e bem. Também não sei a que motor te referes. O GTC teve dois motores 1.4, pelo menos. Mas não sei se seriam assim tão diferentes. .
                                                    Sei que é o 1.4 de 90cv. o carro é de 2006. Quando digo que não anda é pk não anda mesmo. Em nenhuma rotação. È pior que o lag dos turbo diesel. È tipo acelerar e esperar que ande. Só usei o exemplo do clio para reforçar essa falta de andamento. Sempre disse que o diesel era uma questao de gosto e reforcei que era a minha opinião.

                                                    Comentário


                                                      Como já aqui foi dito, este motor equipa e equipou ao longo dos tempos (desde 1991 que me lembre) vários modelos. Cada um com a sua tara.

                                                      O Corsa actual e anterior tem uma tara baixa.

                                                      O Astra tem vindo ver a sua tara aumentada e anda actualmente no 1.200 kg (astra anterior ao que saiu este ano).

                                                      O meu Meriva tem uma tara de 1300 kg. Mas apesar disso o motor pode com ele e o motor ao fim de 55.000 km está de boa saúde. Como já disse, em auto estrada é só pisar o acelerador. Como também já foi dito está-se a dizer bem quando o "burro" é leve e a crucificar o motor quando o "burro" é pesado.

                                                      Quanto ao ser mau em 2ª deve-se também ao facto do binário máximo só ser atingido às 4.000 rpm.

                                                      Claro se tivesse um turbo a disparar às 1.800 rpm (por exemplo) era melhor. Eu fiz um test drive a um 1.3 CDTI de 75 CV muito bom em baixas e que literalmente desaparecia de cena entre os 120 e 130 km/h. Prefiro então uma 2ª insossa e quando vou para a estrada andar à vontade não ter que comer uma posta mirandesa para que o pequeno diesel com turbo ande o mínimo dos mínimos.

                                                      Mas já andam ai 1.4 TSI de 122 CV e outras potências e vêm ai os 1.2 TSI de 85 e 105 CV e 1.2 TCE de 100CV. OTTO com turbo!

                                                      Só para concluir, comparar Diesel com Otto é ficar sempre com um motor mais ruidoso e mais desconfortável no primeiro caso.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Quando digo que não anda é pk não anda mesmo. Em nenhuma rotação. È pior que o lag dos turbo diesel. È tipo acelerar e esperar que ande.
                                                        Então essa unidade deve ter um problema qualquer. Se reparares, a opinião geral é bastante homogénea: o motor 1.4 da Opel é fraco em baixas mas relativamente bom em rotações médias e altas.

                                                        Estaremos todos errados e tu é que estás certo?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
                                                          Só para concluir, comparar Diesel com Otto é ficar sempre com um motor mais ruidoso e mais desconfortável no primeiro caso.
                                                          Comparando os carros que tenho em casa o otto é mais ruidoso e mais desconfortável.
                                                          Qunato ao meriva andar bem.... Se o astra que é mais leve e aerodinâmico o carro não anda... AE não serve para aquilatar das capacidades de um motor. Aí até um fiat 127 que tive andava a 160.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                            ...



                                                            Acho que toda a gente já tinha percebido o que querias dizer. Só que isso era óbvio e uma questão de gosto. Não tem discussão. Estar a criticar as desvantagens de um gasolina face a um turbo diesel é um bocado ridículo. Toda a gente as conhece, não é preciso vires dizer-nos que é assim e que por causa disso, preferes um diesel.
                                                            Depois a conversa foi levada para o facto de dizeres que o Astra não anda nada, nem em baixas nem em altas. Isso aí é que me parece esquisito, porque os que conheço andam. Existe a tal moleza em baixas mas depois, anda e bem. Também não sei a que motor te referes. O GTC teve dois motores 1.4, pelo menos. Mas não sei se seriam assim tão diferentes. Um carro a gasolina atmosférico nunca terá aquilo que aprecias tanto no diesel.
                                                            é inegável que o turbo diesel tem mais torque, e isso conta.

                                                            Comentário


                                                              Eu acho que o motor em altas só nao é melhor porque.. é um 1.4 90cv.

                                                              Em Ae os ottos e diesel em ruido acho que andam equilibrados actualmente, depois depende como já disse do otto, o manco 1.2 tem um som horrivel e bem audivel e neste caso prefiro um diesel, no entanto o 1.4tdi ainda era pior.

                                                              Acho que o 1.4 90cv anda de ponta o mesmo que outros diesel e outros ottos com a mesma potencia, mais coisa menos coisa, é é um bocado fraco em baixas plo menos montado no astra. é o defeito que lhe vejo assim maior, e depois se o queremos por a andar lá vao consumos, ruido etc, mas pronto é defeito do motor montado no burro pesado como já disseram.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X