Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pneus TT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    [/B]

    Que cena isso do Pneu

    Também tenho uma Transalp, 650.
    Quais pneus Scorpion tens? E quanto duram? Atualmente tenho Dunlop Trailmax, mas o de trás desaparece num instante.

    Ando tentado a colocar os Rally STR ou os MT90, entre outros, que a oferta é muita mas o pneu perfeito não existe
    A minha é a Transalp 600 (PD06) de 1996 cp, 106mil andados e motor para muito mais
    Coloquei uns Pirelli Scorpion Trail .


    Têm 8mil feitos, e estão a meio piso.
    Eu tenho uma condução pouco agressiva, gosto de viajar em turismo, para ir conhecendo as regiões.
    A minha velocidade média deve andar entre os 100 e 120km/h. Penso que essa é a razão para conseguir que os pneus durem até aos 12mil.
    Na Cagiva, tinha de trocar de pneu de 4 em 4 mil, o que me ensinou a ter calma no punho para conseguir fazer com que os pneus durassem mais

    Comentário


      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
      Que sorte... Ainda bem que não rebentou em estrada a andar bem. Se num carro é mais fácil controlar, num TT é um perigo.

      Mas este é bom exemplo do porque é que não se deve facilitar nos pneus.
      ... Na auto-estrada, quando ouvi o barulho, reduzi a velocidade para os 80 e parei na primeira estação de serviço... fiquei nervoso principalmente porque tinha o puto no carro.
      ... Quando vi na garagem o que se tinha passado com o pneu, cairam-me ao chão a foto não mostra o estrago todo.

      Tenho colocado sempre pneus novos, mas estes últimos estiveram tempo demais ao serviço. Foram 8 anos e muito do tempo, estiveram parados.
      Editado pela última vez por fpniva; 15 May 2020, 10:23.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
        Não sei se já tens os pneus mas deixo aqui a minha experiência.

        Não sou nada favorável a meter pneus muito grandes. Nunca colocaria uns 33 num Terrano de origem. Mesmo alterado, só se fosse mesmo para rock crawl. As desvantagens são mais que as vantagens.
        Uns 33 vão "calar" muito esse motor, o material vai sofrer e vai ficar a gastar mais, vai ficar mais difícil de conduzir em estrada. Ficam com mais pinta, é fixe para mostrar aos amigos, mas pela minha experiência não há grandes vantagens. Por exemplo o 80 do meu irmão teve 33, e agora tem uma medida mais civilizada e ficou melhor em tudo. E estamos a falar de um 80 com bastantes pozinhos e tudo feito como deve ser.

        No meu 90 aumentei a medida (pouco!) e arrependi-me. Então com os MT, mais pesados, a perca de potencia era evidente e gastava mais uns 2 lts.
        Já tenho os pneus encomendados. Vou colocar a medida legal, até porque ultimamente tenho feito muita estrada.
        235 70 R16, é a medida que está averbada pela marca e é o que vou colocar

        Obrigado pela dica

        Comentário


          Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
          A minha é a Transalp 600 (PD06) de 1996 cp, 106mil andados e motor para muito mais
          Coloquei uns Pirelli Scorpion Trail .


          Têm 8mil feitos, e estão a meio piso.
          Eu tenho uma condução pouco agressiva, gosto de viajar em turismo, para ir conhecendo as regiões.
          A minha velocidade média deve andar entre os 100 e 120km/h. Penso que essa é a razão para conseguir que os pneus durem até aos 12mil.
          Na Cagiva, tinha de trocar de pneu de 4 em 4 mil, o que me ensinou a ter calma no punho para conseguir fazer com que os pneus durassem mais
          A minha ainda só tem 24 mil km's, fiz-lhe eu 8 mil em 1 ano, comprei-a nem 16 mil tinha.
          Troquei-lhe logo os pneus, que o da frente ainda era o de origem (04) e o de trás (07), e meti os Dunlop Trailmax, mas o de trás durou cerca de 5 mil km's, e este último já vai a meio uso. O da frente ainda tenho para pelo menos mais 1 jogo, mas gostava de experimentar outros modelos.
          Faço essencialmente estrada, uso no dia-a-dia, mas de vez enquanto também saio fora de estrada, e não queria perder isso.
          Já percebi que não deverei ir por exemplo para os Anakee Wild que gosto muito do aspecto, porque não os iria aproveitar, por isso ando a procura de algo mais 70/30, mas mais duráveis que os que tenho e se possível melhor à chuva
          Tenho ouvido falar bem dos STR, e tenho curiosidade dos novos Dunlop Trailmax Mission para uma utilização total.
          Uma limitação é que no Dua tenho 120/90r17, e muitos modelos só começam no 130/80r17

          Comentário


            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            A minha ainda só tem 24 mil km's, fiz-lhe eu 8 mil em 1 ano, comprei-a nem 16 mil tinha.
            Troquei-lhe logo os pneus, que o da frente ainda era o de origem (04) e o de trás (07), e meti os Dunlop Trailmax, mas o de trás durou cerca de 5 mil km's, e este último já vai a meio uso. O da frente ainda tenho para pelo menos mais 1 jogo, mas gostava de experimentar outros modelos.
            Faço essencialmente estrada, uso no dia-a-dia, mas de vez enquanto também saio fora de estrada, e não queria perder isso.
            Já percebi que não deverei ir por exemplo para os Anakee Wild que gosto muito do aspecto, porque não os iria aproveitar, por isso ando a procura de algo mais 70/30, mas mais duráveis que os que tenho e se possível melhor à chuva
            Tenho ouvido falar bem dos STR, e tenho curiosidade dos novos Dunlop Trailmax Mission para uma utilização total.
            Uma limitação é que no Dua tenho 120/90r17, e muitos modelos só começam no 130/80r17
            Os meus são 130... embora 120 é o que está averbado.
            Já pensei em questionar a averbação à honda, pois o manual de utilizador da transalp indica os 130 (por isso os coloquei).
            Eu faço mais estrada com ela, e na terra é sempre em estradão em velocidade moderada, por isso não tenho cardados.

            Quando os comprei, andei a ver outras marcas, inclusive os STR e os Dunlop. Já não me recordo bem, mas os Dunlop acho que eram mais duros, e os STR bem mais caros, dai escolher os Pirelli.
            Passa no forum Transalp, tenho por lá o relato da escolha (e assim não ficamos a falar de motos num forum de jipes ainda somos banidos )

            Comentário


              Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
              Os meus são 130... embora 120 é o que está averbado.
              Já pensei em questionar a averbação à honda, pois o manual de utilizador da transalp indica os 130 (por isso os coloquei).
              Eu faço mais estrada com ela, e na terra é sempre em estradão em velocidade moderada, por isso não tenho cardados.

              Quando os comprei, andei a ver outras marcas, inclusive os STR e os Dunlop. Já não me recordo bem, mas os Dunlop acho que eram mais duros, e os STR bem mais caros, dai escolher os Pirelli.
              Passa no forum Transalp, tenho por lá o relato da escolha (e assim não ficamos a falar de motos num forum de jipes ainda somos banidos )
              Estamos a falar de veículos TT, e pneus, a diferença é em vez de 4 rodas serem 2

              Tenho de ir ver, por acaso não estou registado no fórum Transalp, mas já lá tenho ido consultar às vezes e tenho ideia de estar mais morto que outra coisa, infelizmente.
              Acompanho é no grupo do Facebook, tal como o da AT, mas a informação acaba por se perder ao fim de algum tempo, mas é o que está a dar agora.

              Comentário


                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                Estamos a falar de veículos TT, e pneus, a diferença é em vez de 4 rodas serem 2

                Tenho de ir ver, por acaso não estou registado no fórum Transalp, mas já lá tenho ido consultar às vezes e tenho ideia de estar mais morto que outra coisa, infelizmente.
                Acompanho é no grupo do Facebook, tal como o da AT, mas a informação acaba por se perder ao fim de algum tempo, mas é o que está a dar agora.
                Tens razão, o forum da Transalp está mais morto do que vivo ... Como perdi por completo o hábito do Facebook, não acompanho.
                Continuo a preferir os "velhinhos" foruns.

                Comentário


                  Eu também prefiro os fóruns, mas à parte este aqui que continua ativo e com afluência, os monomarca ou de determinado modelo já perderam força, e sem gente não há fórum que funcione.
                  A mesma coisa para os blogs, que mudaram muito nos últimos tempos. Agora é mais redes sociais e YouTube, sendo que este último começa cada vez mais a ter canais com muita qualidade, mesmo sem ser de profissionais.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                    Deve ter rebentado por dentro com alguma pancada.
                    Toda a borracha que saltou tinha uns 20cm de comprimento, e havia mais uns 15 ou 20cm onde se percebe que estava a borracha solta.
                    Mas aquilo já estava bastante ressequido potenciando esse resultado
                    Já tive Pirelli Scorpian STR no Tucson 4x4 e gostei bastante

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      Mas aquilo já estava bastante ressequido potenciando esse resultado
                      Já tive Pirelli Scorpian STR no Tucson 4x4 e gostei bastante
                      Vou amanhã instalar os ditos... e vou fazer 160km para tirar goma

                      Comentário


                        Já cá rolam os meninos.
                        Fizeram 320km este fim-de-semana para tirar a goma

                        Mesmo indicados para me deixarem num qualquer lamaçal

                        Comentário


                          compra lá uma lata de spray e dá uma volta nessas jantes

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                            Que sorte... Ainda bem que não rebentou em estrada a andar bem. Se num carro é mais fácil controlar, num TT é um perigo.

                            Mas este é bom exemplo do porque é que não se deve facilitar nos pneus.
                            Há uns anos (quando o rally de portugal era no Algarve), eu tinha comprado uns pneus BF de estrada (bem usados) para utilizar na época em que não se pode andar no monte.

                            Tinha os pneus montados e depois de jantar pus-me a caminho de Lisboa onde, no dia seguinte iria ver a especial em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

                            Ali depois da área de serviço da Mealhada e um pouco antes da saída para Coimbra, chego-me para a faixa da esquerda para ultrapassar um carro e de repente "PUUUM". O carro dá um salto, descai para a direita (foi a minha sorte), mas lá consegui controlar.

                            Encostei na berma, exactamente com o mesmo pensamento "o que é que caiu do carro?"... Pego na lanterna, vou dar uma vista de olhos por baixo do carro e tudo aparentemente normal.

                            Entro no carro, arranco devagarinho e estou sempre a ouvir uns barulhos estranhos, como se estivesse a pisar aquelas lombas antes das passadeiras.

                            Mais uma vez, por sorte, estava perto da saída para Coimbra e saí. Parei logo depois das portagens e fui ver melhor e não é que a borracha do piso do pneu traseiro esquerdo tinha saído na totalidade? Descolou completamente! Só tinha ficado a lateral.

                            Com medo dos restantes pneus, lá meti o suplente e fiz o resto da viagem até Lisboa a 80-90 km/h. No dia seguinte, logo pela manhã, liguei para uma casa de pneus em Lisboa e meti uns Insa Turbo A/T que deram para fazer o resto da viagem e voltar ao Porto.

                            No dia seguinte ao regresso, pu-los à venda...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Real Ver Post
                              Há uns anos (quando o rally de portugal era no Algarve), eu tinha comprado uns pneus BF de estrada (bem usados) para utilizar na época em que não se pode andar no monte.

                              Tinha os pneus montados e depois de jantar pus-me a caminho de Lisboa onde, no dia seguinte iria ver a especial em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

                              Ali depois da área de serviço da Mealhada e um pouco antes da saída para Coimbra, chego-me para a faixa da esquerda para ultrapassar um carro e de repente "PUUUM". O carro dá um salto, descai para a direita (foi a minha sorte), mas lá consegui controlar.

                              Encostei na berma, exactamente com o mesmo pensamento "o que é que caiu do carro?"... Pego na lanterna, vou dar uma vista de olhos por baixo do carro e tudo aparentemente normal.

                              Entro no carro, arranco devagarinho e estou sempre a ouvir uns barulhos estranhos, como se estivesse a pisar aquelas lombas antes das passadeiras.

                              Mais uma vez, por sorte, estava perto da saída para Coimbra e saí. Parei logo depois das portagens e fui ver melhor e não é que a borracha do piso do pneu traseiro esquerdo tinha saído na totalidade? Descolou completamente! Só tinha ficado a lateral.

                              Com medo dos restantes pneus, lá meti o suplente e fiz o resto da viagem até Lisboa a 80-90 km/h. No dia seguinte, logo pela manhã, liguei para uma casa de pneus em Lisboa e meti uns Insa Turbo A/T que deram para fazer o resto da viagem e voltar ao Porto.

                              No dia seguinte ao regresso, pu-los à venda...
                              Em 2003 vj isso acontecer num KZJ95, à minha frente, na A2. Com uns Michelin de estrada... o rasto descolou e o jipe, que ia a uma velocidade considerável, despistou-sensata fora da AE, capotando e enrolando-se na rede ovelheira da AE. Um milagre não ter morrido ninguém, principalmente quando a passageira do banco traseiro na levava cinto de segurança.

                              Comentário


                                A ideia de que um pneu com rasto está bom...
                                Existe muito pneu a rolar com mais de 15 ou 20 anos e as pessoas não têm noção que pode ser mesmo muito perigoso.

                                Comentário


                                  Mesmo. Foi o meu erro.

                                  Olhei para o pneu que já apresentava algumas gretas, mas tinha rasto e como era para usar só no Verão, comprei.

                                  Depois disso, voltei a comprar uns BF AT usados, mas estes verifiquei bem o estado e não desiludiram.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                    Mesmo. Foi o meu erro.

                                    Olhei para o pneu que já apresentava algumas gretas, mas tinha rasto e como era para usar só no Verão, comprei.

                                    Depois disso, voltei a comprar uns BF AT usados, mas estes verifiquei bem o estado e não desiludiram.
                                    Os do meu Terrano estão nessas condições
                                    Também já estão gretados se bem que o rasto está porreiro.
                                    Ah e tal anda pouco...o problema é que um destes dias lixo-me

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      compra lá uma lata de spray e dá uma volta nessas jantes
                                      Pois ... A ideia antes desta troca era a de comprar um conjunto de Jantes+pneus numa casa em Cascais e tratar destas jantes de ferro... estava a pensar pintar de branco e colocar uns pneus mais para terra... Assim tinha dois conjuntos para as eventualidades

                                      Agora, é continuar a negociar, com o extra de trocar estes pneus para para as jantes novas quando vierem

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        A ideia de que um pneu com rasto está bom...
                                        Existe muito pneu a rolar com mais de 15 ou 20 anos e as pessoas não têm noção que pode ser mesmo muito perigoso.
                                        Uma vez ensinaram-me a ver a data de fabrico nos pneus, mas já não me recordo.
                                        Comprar pneus em segunda mão tenho receio. Sempre fui de comprar novo... (excepto os Fedima que costumava comprar quando fazia pouca estrada e era mais passeio TT, e até gostava daqueles pneus)

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Os do meu Terrano estão nessas condições
                                          Também já estão gretados se bem que o rasto está porreiro.
                                          Ah e tal anda pouco...o problema é que um destes dias lixo-me
                                          Eu andava assim, a pensar que tinha de trocar, mas a adiar... ainda não tinha encontrado o negócio certo, e de repente, tive de trocar mesmo...

                                          Comentário


                                            Pneus TT

                                            Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                            Uma vez ensinaram-me a ver a data de fabrico nos pneus, mas já não me recordo.
                                            Comprar pneus em segunda mão tenho receio. Sempre fui de comprar novo... (excepto os Fedima que costumava comprar quando fazia pouca estrada e era mais passeio TT, e até gostava daqueles pneus)
                                            Na lateral do pneu encontras um rectângulo com 4 números. Por exemplo 2519, foi fabricado na semana 25 de 2019.

                                            Os meus General Grabber AT, da 2a metade de 2014, vão a meio uso e até agora sem gretas.

                                            Ontem tive que pôr um a remendar, devido a um parafuso espetado no rasto.

                                            Meti-os a “medo”, porque só conhecia a BF, mas têm-me surpreendido. Não é qualquer pneu que faz cerca de 200 km em cima de uma linha de comboio. [emoji2]

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Na lateral do pneu encontras um rectângulo com 4 números. Por exemplo 2519, foi fabricado na semana 25 de 2019.

                                              Os meus General Grabber AT, da 2a metade de 2014, vão a meio uso e até agora sem gretas.

                                              Ontem tive que pôr um a remendar, devido a um parafuso espetado no rasto.

                                              Meti-os a “medo”, porque só conhecia a BF, mas têm-me surpreendido. Não é qualquer pneu que faz cerca de 200 km em cima de uma linha de comboio. [emoji2]
                                              Obrigado pela dica. Eu sabia que era simples, mas nunca me preocupei em fixar como se lia a data
                                              ... A linha de comboio não é para maquinas com rodas em aço??????

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                                Obrigado pela dica. Eu sabia que era simples, mas nunca me preocupei em fixar como se lia a data
                                                ... A linha de comboio não é para maquinas com rodas em aço??????
                                                Sim, e cruzei-me com várias máquinas dessas. Uma delas até parou para falar comigo.

                                                Falo da linha ente Marrocos e Mauritania. Hoje mete graça, mas estava tao farto do carro, que atascou pela última vez à entrada dos bungalows de destino e deixei-o lá... foi tirado por uns nativos em busca de uns trocos. [emoji2]

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Sim, e cruzei-me com várias máquinas dessas. Uma delas até parou para falar comigo.

                                                  Falo da linha ente Marrocos e Mauritania. Hoje mete graça, mas estava tao farto do carro, que atascou pela última vez à entrada dos bungalows de destino e deixei-o lá... foi tirado por uns nativos em busca de uns trocos. [emoji2]
                                                  Imagino... só não devem ter tirado o que não conseguiram

                                                  Comentário


                                                    Pneus TT

                                                    Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                                    Imagino... só não devem ter tirado o que não conseguiram
                                                    Eles sacaram de lá o carro e não roubaram nada... só me lembro de ver um a acelerar a fundo, 2 com pás e mais uns quantos a empurrar o jipe. No fim dei-lhes o equivalente a uns 8€ e abalaram todos contentes.

                                                    Nesse dia atasquei 3 vezes, furei um pneu e fiquei preso numa agulha da linha do comboio, onde andei. No fim do dia vínhamos completamente desmoralizados... quando vou a entrar no acampamento o o jipe atascou, tirei o que me fazia falta para passar a noite e fui embora.

                                                    O jipe tinha uma transmissão “partida”.

                                                    Eu nem queria olhar para o carro, e a minha mulher queria apanhar um avião para Portugal. Problema? Estava em
                                                    Azougui!! [emoji2]

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                                      Pois ... A ideia antes desta troca era a de comprar um conjunto de Jantes+pneus numa casa em Cascais e tratar destas jantes de ferro... estava a pensar pintar de branco e colocar uns pneus mais para terra... Assim tinha dois conjuntos para as eventualidades

                                                      Agora, é continuar a negociar, com o extra de trocar estes pneus para para as jantes novas quando vierem

                                                      Umas de liga leve do modelo davam um ar mais jovial.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        Umas de liga leve do modelo davam um ar mais jovial.
                                                        Estava a negociar umas originais do TD5... mas o preço não altera por ser só as jantes (não preciso daqueles pneus agora)...
                                                        Vou continuar a procurar no mercado OLX

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Eles sacaram de lá o carro e não roubaram nada... só me lembro de ver um a acelerar a fundo, 2 com pás e mais uns quantos a empurrar o jipe. No fim dei-lhes o equivalente a uns 8€ e abalaram todos contentes.

                                                          Nesse dia atasquei 3 vezes, furei um pneu e fiquei preso numa agulha da linha do comboio, onde andei. No fim do dia vínhamos completamente desmoralizados... quando vou a entrar no acampamento o o jipe atascou, tirei o que me fazia falta para passar a noite e fui embora.

                                                          O jipe tinha uma transmissão “partida”.

                                                          Eu nem queria olhar para o carro, e a minha mulher queria apanhar um avião para Portugal. Problema? Estava em
                                                          Azougui!! [emoji2]
                                                          Nem imagino... Deve ter sido um dia em altas de stress

                                                          Comentário


                                                            Boas
                                                            Aproveitando o topico
                                                            Tenho uma isuzo campo 2500D de 1990 4x4.
                                                            Gostaria de saber que pneus e em que medidas aconselhavam para futuramente trocar.
                                                            Ela tem 2 medidas no livrete
                                                            205r16
                                                            225/75/15
                                                            Actualmente tem cooper discovery A/T em 205/80 16
                                                            A utilização da carrinha seria 50/50 pinhal/alcatrão, de vez enquando ser carro de dia a dia e dar uns passeios pelo pinhal.
                                                            Qual a vossa opinião de uns pneus mais em conta e outros melhorzitos.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Cristiano4 Ver Post
                                                              Boas
                                                              Aproveitando o topico
                                                              Tenho uma isuzo campo 2500D de 1990 4x4.
                                                              Gostaria de saber que pneus e em que medidas aconselhavam para futuramente trocar.
                                                              Ela tem 2 medidas no livrete
                                                              205r16
                                                              225/75/15
                                                              Actualmente tem cooper discovery A/T em 205/80 16
                                                              A utilização da carrinha seria 50/50 pinhal/alcatrão, de vez enquando ser carro de dia a dia e dar uns passeios pelo pinhal.
                                                              Qual a vossa opinião de uns pneus mais em conta e outros melhorzitos.
                                                              Conforme o que pretendas gastar.
                                                              Eu já tive reconstruídos e tirando algum ruido de rolamento até têm uma boa relação preço/qualidade
                                                              A nível de pneus melhores recomendo os BF e agora começam também a entrar os Falken, muito usados nos states.
                                                              é importante teres em atenção ao índice de carga

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X