Não tenho feedback sobre o modelo.
Mas em parte a questão do TerranoII é válida. Estás a pensar andar mais com ele fora de alcatrão?
O Patrol nem por isso... mas enquanto nao trato do restauro ficava com pneus para andar pouco com ele aqui e ali na medida legal, ja que vou tratar do seguro nos proximos dias. entretanto devo ter o Micra pronto e entra o Patrol em estágio de restauro ... que deve ser demorado.
A ideia de uns MT nessa medida é colocar os ditos nas jantes extra que tenho para o GV quando vier o inverno... mas por agora serviam para levar o Patrol à rua.
Depois so me falta cravar umas jantes 15 de um UMM e de uma assentada homologar medidas extra em 15 e 16 no Vitara porque pneus 235/75R15 já eu tenho cá...
Isto para mim é fácil... tenho máquina de montar pneus.
Orçamentos recebidos agora, para um par de pneus em 235/75 R15...
Cooper AT3 - 100€/cada
BF AT - 140€/cada
Que me dizem?
Dos BF não tou a par do preço, dos Cooper é o preço normal (incluindo montagem, calibração, ecovalor, bla bla). Eu ia para os Cooper. No mercado atual, e dos feedbacks que se vão vendo, os BF não são 40% melhores que os Cooper...mas nunca tive nenhum desses xD
Orçamentos recebidos agora, para um par de pneus em 235/75 R15...
Cooper AT3 - 100€/cada
BF AT - 140€/cada
Que me dizem?
Eu ia para os Cooper por causa do preço. São bons, não tenho queixa. O único ponto a ter em atenção é a lateral: é um bocado mole e cria barriga (pelo menos mais do que estava à espera). Pressão um bocadinho mais elevada e siga.
Dos BF não tou a par do preço, dos Cooper é o preço normal (incluindo montagem, calibração, ecovalor, bla bla). Eu ia para os Cooper. No mercado atual, e dos feedbacks que se vão vendo, os BF não são 40% melhores que os Cooper...mas nunca tive nenhum desses xD
Certo, mas a diferença é de 29%, quanto melhor pode ser e quantos mais kms duram?
Os meus BF já levam 72mil e ainda duram....
No entanto, terei a mesma dúvida quando tiver que mudar, será provavelmente entre BF ou Cooper e não chego nenhuma conclusão porque não conheço ninguém com o estilo de uso que lhes dou.
Editado pela última vez por rjpmendes; 25 July 2020, 18:42.
Certo, mas a diferença é de 29%, quanto melhor pode ser e quantos mais kms duram?
Os meus BF já levam 72mil e ainda duram....
No entanto, terei a mesma dúvida quando tiver que mudar, será provavelmente entre BF ou Cooper e não chego nenhuma conclusão porque não conheço ninguém com o estilo de uso que lhes dou.
Pá os Wrangler que coloquei da Goodyear supostamente tem garantia de 80000 milhas (!). E os relatos na NET de feedback vão nesse sentido. Se vão durar mesmo não sei. Aliás, é um pneu com excelente reputação na sua formulação mais recente.
A durabilidade é o último factor na lista de prioridades, dado que o Terrano fez apenas uns 40 mil km nos últimos 6 anos, 10 mil deles num mês.
A escolha recaiu sobre os Cooper, mais propriamente Discoverer AT3 Sport. Há a versão 4S, mas no site pareceu-me que a Sport será a versão mais adequada.
Agora é só esperar que o mecânico acabe a mudança de discos, pastilhas, rótulas e sinoblocos, para seguir para a casa de pneus. Assim os mesmos cheguem lá também...
A durabilidade é o último factor na lista de prioridades, dado que o Terrano fez apenas uns 40 mil km nos últimos 6 anos, 10 mil deles num mês.
A escolha recaiu sobre os Cooper, mais propriamente Discoverer AT3 Sport. Há a versão 4S, mas no site pareceu-me que a Sport será a versão mais adequada.
Agora é só esperar que o mecânico acabe a mudança de discos, pastilhas, rótulas e sinoblocos, para seguir para a casa de pneus. Assim os mesmos cheguem lá também...
São os que eu tenho. Bem jeitosos. A 4S é a versão seguinte. O padrão parece ser menos agressivo
Os Cooper são bons pneus, mas não são verdadeiros All-Terrain como os BF.
Têm paredes laterais menos reforçadas e fazem menos kms, possivelmente até menos de metade que os BF AT nas mesmas condições.
Se o TT não for prioritário os Cooper são a opção a fazer ainda mais num veículo que não roda muitos kms.
Os BF AT Ko2 também são pneus recentes da última geração.
Colocas BF e esqueces-te que tens pneus.
Já usei BF AT Ko1 em 2 veículos diferentes, Mud Terrain KM1 e atulamente os BF MT KM2 e dificilmente sairei desta marca. Nunca tive um furo em nenhum deles e todos fizeram muito TT.
Não estou a ser prepotente, basta dizer que no Terrano que passa mais tempo parado tem uns chineses Nakang FT4, não gosto mas chega par ao pouco uso que tem.
No último passeio oficial em Março
Os Cooper são bons pneus, mas não são verdadeiros All-Terrain como os BF.
Têm paredes laterais menos reforçadas e fazem menos kms, possivelmente até menos de metade que os BF AT nas mesmas condições.
Se o TT não for prioritário os Cooper são a opção a fazer ainda mais num veículo que não roda muitos kms.
Os BF AT Ko2 também são pneus recentes da última geração.
Colocas BF e esqueces-te que tens pneus.
Já usei BF AT Ko1 em 2 veículos diferentes, Mud Terrain KM1 e atulamente os BF MT KM2 e dificilmente sairei desta marca. Nunca tive um furo em nenhum deles e todos fizeram muito TT.
Não estou a ser prepotente, basta dizer que no Terrano que passa mais tempo parado tem uns chineses Nakang FT4, não gosto mas chega par ao pouco uso que tem.
No último passeio oficial em Março
Tranquilo...
Começando pelo fim. Esses FT4 parecem ser a opção budget no que se refere aos Terranos. O meu amigo que tem um curto de 93, colocou agora 4 novos, a substituir os 4 FT4 que lá vinham. Boa durabilidade e grip aceitável.
Não discuto que os BF sejam melhores, disso ninguém tem dúvida. Se para a minha utilização isso se justifica? Estou convicto que não.... Depois de quase 6 anos com os General Grabber AT, se ainda se produzissem, provavelmente até teria optado pelos mesmos. Este set, dos quais ainda fica um par, sobreviveram a uma grande prova de fogo, incluindo os já muitas vezes falados 200km numa linha do comboio. Vou trocar porque um deles levou um golpe com algo pontiagudo no "ombro" interior. Tem a lona à mostra... Provavelmente, aqui às voltinhas aquilo nem rebentaria, mas este carro às vezes faz umas centenas de km de alcatrão, e eu já vi uma KZJ 90 às cambalhotas por causa de um pneu rebentado...
Eu já vi BF AT, recente, a rebentar... KDJ 120 carregado com 4 pessoas, mais bagagens (apenas na bagageira), apanhou uma pedra pontiaguda num trilho pedregoso, abriu um rasgo do "ombro" à jante. Mas sem dúvida que têm laterias mais resistentes... Nos furos, epá quando tens que pisar um prego/parafuso, não há pneu que se desvie... é uma conjugação de factores entre o ângulo do objecto, comprimento do mesmo, altura do rasto e se acerta no rasto ou na carcaça.
Os Cooper são bons pneus, mas não são verdadeiros All-Terrain como os BF. Têm paredes laterais menos reforçadas e fazem menos kms, possivelmente até menos de metade que os BF AT nas mesmas condições.
Se o TT não for prioritário os Cooper são a opção a fazer ainda mais num veículo que não roda muitos kms.
Os BF AT Ko2 também são pneus recentes da última geração.
Colocas BF e esqueces-te que tens pneus.
Já usei BF AT Ko1 em 2 veículos diferentes, Mud Terrain KM1 e atulamente os BF MT KM2 e dificilmente sairei desta marca. Nunca tive um furo em nenhum deles e todos fizeram muito TT.
Não estou a ser prepotente, basta dizer que no Terrano que passa mais tempo parado tem uns chineses Nakang FT4, não gosto mas chega par ao pouco uso que tem.
No último passeio oficial em Março
Em novembro falei disso com o @brunopf. Quando baixamos as pressões no início os Insa Mountain ficaram com pouca barriga e os Cooper pareciam que estavam a 10 PSI
Originalmente Colocado por CoelhoImprudentVer Post
Em novembro falei disso com o @brunopf. Quando baixamos as pressões no início os Insa Mountain ficaram com pouca barriga e os Cooper pareciam que estavam a 10 PSI
A questão das paredes vê-se claramente no problema que o Mike agora tem do corte lateral, apesar do reforço que se fala ser interno, mas o composto externo também é afetado.
Pode não ser perceptível a olho nu mas a diferença está lá e a diferença é que existe sim um composto e e construção diferente, também porque como disse são pneus diferentes.
Pneus como o goodyear wrangler MTR são inclusive reforçados na lateral com Kevlar, o material que é aplicado nos coletes à prova de bala.
Obviamente a BF também se faz pagar bem, mas têm um excelente produto.
Comparativamente os BF MT face a uns Cooper STT Pro é a mesma coisa. O composto é diferente.
Os BF aguentam rasgos no piso e os gomos/tacos não saem ao contrário do que o pessoal reporta nos STT Pro. Mas lá está tudo depende da utilização.
Poderia-se falar que os BF serem maus em estrada ou o piso ser pouco flexível mas nem isso acontece, pois em rocha os BF MT também são superiores aos STT PRO, lá está uma vez mais pelo composto da borracha.
Também tem muito de Marketing a BF mas têm na mesma medida um bom produto desde à anos no mercado dos Todo terreno, equipando já muitas viaturas de origem.
Os Insaturbo ou Fedima têm esse problema, não lidam bem com pisos arenosos e fazem pouca barriga. Já tive insaturbo dakar e fedima f-mud. Os primeiros 235/75r15 e os segundos 31x10.r15, ambos no terrano. Gostei de ambos mais claro nos últimos pela altura e rasto adicional principalmente quando era para andar na lama, fora disso eram demasiado rígidos mesmo baixando drasticamente a pressão e em estrada nem eram maus de todo.
Agora a malta não tem de ter o "state of the art" existem muitos bons pneus mas neste caso dos TTs os BFs não é só fama.
Editado pela última vez por TerranoII; 12 August 2020, 11:00.
os Goodyear Wrangler AT Adventure também têm as laterais reforçadas com kevlar. Dentro da gama dos 100paus +/- foi uma das razões que me levou a optar por eles, além dos relatos de longevidade e de bom comportamento/relação estrada/offroad. A verdade é que estou satisfeito. 10 000km depois, parece que saíram ontem da loja. E nunca experienciei nada semelhante aqueles relatos de ter o carro a fugir nas rotundas ou afins (é o segundo carro, mas ainda faz bastante cidade). Em offroad, pressão para baixo e sempre a andar. Jeitoso em lama, top em pedra/terra secas.
Eu já vi BF AT, recente, a rebentar... KDJ 120 carregado com 4 pessoas, mais bagagens (apenas na bagageira), apanhou uma pedra pontiaguda num trilho pedregoso, abriu um rasgo do "ombro" à jante. Mas sem dúvida que têm laterias mais resistentes... Nos furos, epá quando tens que pisar um prego/parafuso, não há pneu que se desvie... é uma conjugação de factores entre o ângulo do objecto, comprimento do mesmo, altura do rasto e se acerta no rasto ou na carcaça.
Isso é outra coisa.
Existe muito negócio de pneus em 2ª mão e o pessoal tende a ignorar índices de carga e às acontecem esse tipo de coisas.
Muitas das vezes fala-se de determinado pneu e vamos a ver datas de produção e já têm mais de 15 anos...logo toda a conversa deixa de fazer sentido.
Cheguei a comprar pneus usados para o Terrano Yokohma Geolander AT, piso XPTO e com excelente aspeto, passados uns meses foram pró lixo, pois 2 deles rebentaram as lonas internas e fizeram bolha.
Acho que se existir uma marca que nos dá segurança é por ai que devemos ir. No caso do ML só entra Continental ou Michelin. Nos rasteirinhos Michelin, continental e Bridgestone.
Esta última nos TT para mim só se forem oferecidos.
Pior que a conversa dos pneus é falarmos de amortecedores
Isso é outra coisa.
Existe muito negócio de pneus em 2ª mão e o pessoal tende a ignorar índices de carga e às acontecem esse tipo de coisas.
Muitas das vezes fala-se de determinado pneu e vamos a ver datas de produção e já têm mais de 15 anos...logo toda a conversa deixa de fazer sentido.
Cheguei a comprar pneus usados para o Terrano Yokohma Geolander AT, piso XPTO e com excelente aspeto, passados uns meses foram pró lixo, pois 2 deles rebentaram as lonas internas e fizeram bolha.
Acho que se existir uma marca que nos dá segurança é por ai que devemos ir. No caso do ML só entra Continental ou Michelin. Nos rasteirinhos Michelin, continental e Bridgestone.
Esta última nos TT para mim só se forem oferecidos.
Pior que a conversa dos pneus é falarmos de amortecedores
No meu post todos os pneus que referi foram montados novos.
Mas sim, aqui há tempos quiseram vender uns usados com 15 anos ao meu amigo que tem o Terrano.
os Goodyear Wrangler AT Adventure também têm as laterais reforçadas com kevlar. Dentro da gama dos 100paus +/- foi uma das razões que me levou a optar por eles, além dos relatos de longevidade e de bom comportamento/relação estrada/offroad. A verdade é que estou satisfeito. 10 000km depois, parece que saíram ontem da loja. E nunca experienciei nada semelhante aqueles relatos de ter o carro a fugir nas rotundas ou afins (é o segundo carro, mas ainda faz bastante cidade). Em offroad, pressão para baixo e sempre a andar. Jeitoso em lama, top em pedra/terra secas.
Isso é algo que tem de se fazer. Jogar com as pressões. Tanto para estrada como para TT.
É o ideal como fazes, adaptar conforme os casos.
Mas atenção um pneu novo é sempre um pneu novo.
Da mesma maneira que tens amortecedores que valem mais ou menos 40% do que outros.
Existem conjuntos que custam 4 amortecedores 300 € e depois tens marcas e modelos que custam mais do que isso cada amortecedor.
Obviamente a prestação não pode ser idêntica.
O problema para o meu é a falta de medidas...
Ainda assim tenho achado estes que tenho no meu, muito bons.
Esta conversa dos pneus dá azo a opiniões completamente diferentes.
Basta ver os tópicos no forum geral disso, dá sempre confusão.
O mesmo pneu, com a mesma medida, marca e modelo aplicado numa Viatura A e Viatura B tem comportamentos idstintos, logo a percepçãoqw ue cad aum tem altera-se nesse sentido.
Já tive essa experiência. Num veículo era um FWD e noutro um RWD. Um Segmento C e um Segmento D.
No segmento C FWD eram pneus de excelentes prestações na segmento D rwd eram uma desgraça.
Um pneu com um corte lateral como o teu em tão pouco tempo não classificaria de muito bom ou eventualmente está a ser utilizado para uma situação que não é a ideal ou foi mesmo azar.
Podemos estar indefinidamente nisto.
Seja como for um bom AT para quem usa o jipe com frequência no fora de estrada é essencial e depois trabalhar pressões.
Na minha opinião atualmente os MT já permitem também um uso sem stresses em alcatrão, contudo por vezes estão limitados em medidas e índices de velocidade e há o estigma do ruído.
O problema para o meu é a falta de medidas...
Ainda assim tenho achado estes que tenho no meu, muito bons.
Sim, isso e uma certeza. Os pneus não existem todos nas mesmas medidas e isso é um fator que pesa na escolha, especialmente quando não podemos/queremos legalizar outros tamanhos.
Esta conversa dos pneus dá azo a opiniões completamente diferentes.
Basta ver os tópicos no forum geral disso, dá sempre confusão.
O mesmo pneu, com a mesma medida, marca e modelo aplicado numa Viatura A e Viatura B tem comportamentos idstintos, logo a percepçãoqw ue cad aum tem altera-se nesse sentido.
Já tive essa experiência. Num veículo era um FWD e noutro um RWD. Um Segmento C e um Segmento D.
No segmento C FWD eram pneus de excelentes prestações na segmento D rwd eram uma desgraça.
Um pneu com um corte lateral como o teu em tão pouco tempo não classificaria de muito bom ou eventualmente está a ser utilizado para uma situação que não é a ideal ou foi mesmo azar.
Podemos estar indefinidamente nisto.
Seja como for um bom AT para quem usa o jipe com frequência no fora de estrada é essencial e depois trabalhar pressões.
Na minha opinião atualmente os MT já permitem também um uso sem stresses em alcatrão, contudo por vezes estão limitados em medidas e índices de velocidade e há o estigma do ruído.
Acho que o problema do corte lateral no pneu é mesmo a jante.
Com a pancada que deu, lascou a jante e aquilo está tipo lâmina e com a fricção está a cortar aos poucos...
Claro que há pneus muito melhores, não é isso que estou a colocar em causa, mas estes que tenho têm casado muito bem com o que faço com o GV.
Mas como já disse muitas vezes quem me podera poder ter comprado uns BF [emoji7]
Acho que o problema do corte lateral no pneu é mesmo a jante.
Com a pancada que deu, lascou a jante e aquilo está tipo lâmina e com a fricção está a cortar aos poucos...
Claro que há pneus muito melhores, não é isso que estou a colocar em causa, mas estes que tenho têm casado muito bem com o que faço com o GV.
Mas como já disse muitas vezes quem me podera poder ter comprado uns BF [emoji7]
é possível mas também é possível que a mesma pedra tenha feito o dano ao mesmo tempo na jante e no pneu.
O melhor em caso de dúvida não é desviar da pedra mas passar com o centro da roda mesmo em cima dela, se fores com a lateral é meio caminho andado para isso que te aconteceu.
é o tipo de situação mais usual no tt no que se refere a danos nos pneus.
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