Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pneus TT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em jeito de review final dos Fedima Scirocco.

    Este fim de semana terminava o período de empréstimo dos pneus.

    Aproveitei para ir dar uma volta maior fora de estrada para ficar com uma percepção de como eles se comportam no seu terreno de eleição. Andei por charcos de lama, trilhos rolantes e trilhos de pedra já bastante respeitosos.

    Nestes cenários os Fedima estão como peixe na água, é uma diferença BRUTAL para pneus de estrada e AT. São autênticas lagartas, havendo situações em que se agarram quase só com o rasto lateral, é brutal.
    Andei quase sempre em RWD apenas. Houve duas subidas mais complicadas em que liguei a artilharia toda e aí os bloqueios de diferencial ganham outro significado. O pneu que tem aderência faz efectivamente progredir o jipe sem qualquer hesitação ou patinagem

    Em estrada, mais uma vez o barulho, peso, dureza e feeling não são fáceis de conviver. A performance em piso seco não me choca, ainda dá para uma condução mais apressadinha, sabendo claro quais os limites.

    Se tivesse outro perfil em termos de utilização, por exemplo um jipe mais modesto para andar só aqui nas voltinhas nos montes da zona em que não se justificasse grande investimento em pneus, não tinha grande problema em instalar estes pneus.

    Ajudou a decidir, sem dúvidas, que vou para os MT. Só falta decidir marca e medidas.

    Como disse a minha patroa depois de ver o potencial do Pajero com os Fedima "Andar com pneus de estrada neste carro, é como meter o Ussain Bolt a correr de saltos altos"
    Editado pela última vez por 996; 19 April 2021, 09:54.

    Comentário


      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
      Se o barulho é importante então não vás para os MT. Eu já não ligo. Chateiam-me mais as vibrações que o ruído.
      Faz homologação dos 33x10.5. Esse modelo precisa de um pneu grande para completar a estética e eficácia TT.
      Pouco ou nada ganhas com os 31x10.5 face à medida de série. Uma sugestão: porque não passar a jante 16" e meteres uns 285/75R16 ?
      É algo que se fosse hoje faria no meu. Meter uma jante de maior diâmetro para ganhar folga entre as maxilas e as jantes, pois por vexes acumula lixo nessa zona. O HDJ80 acima no deserto tem 285/75R16 BF AT.
      Este fds os BF MT KM2 do Pajero levaram uma bela "massagem" de pedras bem afiadas. Tudo tranquilo.
      Depois de sentir o bicho com os Fedima fora de estrada, vou arriscar nuns MT. Depois logo vejo, se me incomodar vão para o mercado e compro outros.

      Não tinha ainda equacionado as 16. Mais uma variável

      Comentário


        MT é outra loiça. É raro ter o jipe a patinar em TT.
        Só se for provocado para isso e mesmo assim não é fácil.
        Por isso eu dizia que o barulho é relativo face a tudo o resto.

        Comentário


          Eu diria que para 80%, ou mais, das coisas que a generalidade das pessoas fazem uns bons pneus AT são mais do que suficientes e competentes, e não provocam os ruídos e vibrações que uns MT provocam.

          Quando tive o RRClassic foi a primeira coisa que fiz foi mudar os pneus (no dia seguinte à compra, porque os que trazia eram de estrada e estavam completamente carecas) e fui para uns BF AT em detrimento de uns MT e em nada me arrependi. Fiz 50.000kms com eles, em muitas viagens de estrada, algumas de AE, muitos passeios TT de norte a sul do país, e nunca senti necessidade dos MT.

          A questão é ser uns bons AT, porque há alguns de algumas marcas que têm um rasto que quase parecem ser uns pneus de estrada , mas com uns BF, uns GY Wrangler ou uns Cooper é outra coisa.

          Uns pneus MT em muitos casos é mais para o showoff que outra coisa, mas estes bons AT também já dão um pouco de cenário, se for o caso

          Comentário


            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
            Eu diria que para 80%, ou mais, das coisas que a generalidade das pessoas fazem uns bons pneus AT são mais do que suficientes e competentes, e não provocam os ruídos e vibrações que uns MT provocam.

            Quando tive o RRClassic foi a primeira coisa que fiz foi mudar os pneus (no dia seguinte à compra, porque os que trazia eram de estrada e estavam completamente carecas) e fui para uns BF AT em detrimento de uns MT e em nada me arrependi. Fiz 50.000kms com eles, em muitas viagens de estrada, algumas de AE, muitos passeios TT de norte a sul do país, e nunca senti necessidade dos MT.

            A questão é ser uns bons AT, porque há alguns de algumas marcas que têm um rasto que quase parecem ser uns pneus de estrada , mas com uns BF, uns GY Wrangler ou uns Cooper é outra coisa.

            Uns pneus MT em muitos casos é mais para o showoff que outra coisa, mas estes bons AT também já dão um pouco de cenário, se for o caso
            Concordo com tudo, aproveito para recomendar também os YOKOHAMA GEOLANDAR A/T. Tive uma ótima experiência com estes pneus num Pajero 3.2 DiD

            Comentário


              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
              Eu diria que para 80%, ou mais, das coisas que a generalidade das pessoas fazem uns bons pneus AT são mais do que suficientes e competentes, e não provocam os ruídos e vibrações que uns MT provocam.

              Quando tive o RRClassic foi a primeira coisa que fiz foi mudar os pneus (no dia seguinte à compra, porque os que trazia eram de estrada e estavam completamente carecas) e fui para uns BF AT em detrimento de uns MT e em nada me arrependi. Fiz 50.000kms com eles, em muitas viagens de estrada, algumas de AE, muitos passeios TT de norte a sul do país, e nunca senti necessidade dos MT.

              A questão é ser uns bons AT, porque há alguns de algumas marcas que têm um rasto que quase parecem ser uns pneus de estrada , mas com uns BF, uns GY Wrangler ou uns Cooper é outra coisa.

              Uns pneus MT em muitos casos é mais para o showoff que outra coisa, mas estes bons AT também já dão um pouco de cenário, se for o caso
              Pior que pneus para o showoff são os jipes para o showoff

              Comentário


                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                Pior que pneus para o showoff são os jipes para o showoff





                Ah, esqueci-me de referir que, por exemplo, em areia uns pneus MT são piores porque cavam mais e a tendência a atascar é um ligeiramente maior.

                Comentário


                  Acabei por optar pelos Cooper Evolution MTT em 31 x 10.5 R 15.

                  Fiquei pelos 31 pois gosto bastante da dinâmica "solta" do jipe com pneus mais pequenos. Bem sei que eles aguentam bem os 33, mas nunca é a mesma coisa em termos de desenvoltura e dinâmica.

                  Optei por estes Cooper por supostamente serem uns MT menos agresivos que os STT e que o BF MT. Até ver estou agradado. Já fizeram muitos kms fora de estrada e bastante estrada.

                  São silenciosos e confortáveis QB, não incomodam.

                  Em fora de estrada, já fizeram a diferença para uns BF AT também novinhos que equipavam um jipe igual numa passagem em lama. O meu passou, o outro ia atascando e teve de voltar para trás.

                  Até ver, nada arrependido.

                  Comentário


                    Viva,

                    Descobri recentemente que o meu GR tem as jantes empenadas e os 4 pneus ovalizados sendo essa a razão para as vibrações que sinto na direção.

                    Quando comprei o carro a versão que me contaram foi que os pneus tinham 3000kms no máximo... de aspecto bate certo mas a verdade é que a data de produção dos Cooper que tenho montados é 2014...

                    Posto isto, la vai mais uma facturinha porreira para resolver esta porra...

                    A minha medida é 28575R16.

                    Eu até gostei bastante dos meus Cooper mas agora queria experimentar o Santo Graal dos pneus TT... os BF Goodrich.

                    No Pajero montei 4 A/T e, confesso que, em termos de estectica ficam, imho, abaixo dos Cooper que tenho actualmente.

                    Serei doido por estar a olhar para uns M/T? Visualmente são muito mais interessantes e em fora de estrada dao ainda mais conta do recado.

                    O que é que acham?

                    Entre pneus, arranjar as jantes, montagem, calibragem e alinhamentos... estamos a falar de cerca de 1000paus nesta brincadeira.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Viva,

                      Descobri recentemente que o meu GR tem as jantes empenadas e os 4 pneus ovalizados sendo essa a razão para as vibrações que sinto na direção.

                      Quando comprei o carro a versão que me contaram foi que os pneus tinham 3000kms no máximo... de aspecto bate certo mas a verdade é que a data de produção dos Cooper que tenho montados é 2014...

                      Posto isto, la vai mais uma facturinha porreira para resolver esta porra...

                      A minha medida é 28575R16.

                      Eu até gostei bastante dos meus Cooper mas agora queria experimentar o Santo Graal dos pneus TT... os BF Goodrich.

                      No Pajero montei 4 A/T e, confesso que, em termos de estectica ficam, imho, abaixo dos Cooper que tenho actualmente.

                      Serei doido por estar a olhar para uns M/T? Visualmente são muito mais interessantes e em fora de estrada dao ainda mais conta do recado.

                      O que é que acham?

                      Entre pneus, arranjar as jantes, montagem, calibragem e alinhamentos... estamos a falar de cerca de 1000paus nesta brincadeira.
                      Com 7 anos estão novos... Um dos problemas dos jipes é que quando andam pouco o composto dos pneus começa a secar e começam a estalar, aumenta também o ruído e diminui o desempenho.

                      Em relação aos AT vs MT, primeiro que tudo tens que ser sincero contigo mesmo e determinar que tipo de utilização vais dar, se vais andar mais fora de estrada do que em estrada e em terrenos de pouca aderência então MT sem dúvida, se vais andar mais fora de estrada mas em estradões então AT servem-te bem, se vais andar meio por meio AT mais uma vez... Isto pensando só em tipo de utilização, agora se o aspecto é também importante (acho que é mas para mim não deve ser decisivo) então MT.

                      Pondera bem e como disse pensa na utilização que vais dar, porque entre AT e MT vai alguma diferença de preço.

                      Comentário


                        Os meus devem ser dessa idade e já levam 90mil e ainda duram sem problemas de maior.

                        De resto é como diz o lokinhas.

                        Perceber qual o melhor compromisso para o teu estilo de utilização.
                        De AT para MT, ganhas aderência em pisos mais complicados e mais enlameados. Dá mais tracção fora de estrada de forma geral.
                        Pioras em areia, em alcatrão, faz mais barulho de rolamento (piora com o desgaste) e gastam-se mais depressa.

                        Quem faz muitos kms opta geralmente por AT ou Hibridos, quem anda mais a brincar vai para os MT.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                          Os meus devem ser dessa idade e já levam 90mil e ainda duram sem problemas de maior.

                          De resto é como diz o lokinhas.

                          Perceber qual o melhor compromisso para o teu estilo de utilização.
                          De AT para MT, ganhas aderência em pisos mais complicados e mais enlameados. Dá mais tracção fora de estrada de forma geral.
                          Pioras em areia, em alcatrão, faz mais barulho de rolamento (piora com o desgaste) e gastam-se mais depressa.

                          Quem faz muitos kms opta geralmente por AT ou Hibridos, quem anda mais a brincar vai para os MT.
                          Os teus são de que marca? Guardas o carro em garagem? Estou a perguntar porque tenho ums Cooper Discoverer AT3 de 2017, e já estão a ficar cheios de pequenas estaladelas nas laterais.
                          Editado pela última vez por lokinhas; 28 May 2021, 07:00.

                          Comentário


                            São BF KO1. Também começo a ter estrias, mas mais nas zonas dos gomos, mas não considero problemas de maior em pneus que levam imensa porrada.

                            Comentário


                              Entretanto já tenho o GR e... la deram um jeito à maneira e ... o carro está muito melhor que ao que foi (era essa a ideia! ).

                              A vibração não tendo desaparecido, está muitíssimo menor! Particularmente na velocidade que é o sweet spot destes carros, ali entre os 80 e os 100.

                              As vibrações eram demasiado, cheguei a pensar que podia ter a ver com a coluna de direccao...

                              Rodaram os pneus e calibraram 2x.

                              Está muito melhor... e assim sendo, acho que vou deixar rolar mais uns tempos a ver como evolui.

                              Os MT era mesmo pela parte estectica, os AT da BF são bastante mais “discretos” e menos “encorpados” que os meus actuais Cooper.

                              Parece que os 1000paus vão ficar mais uns tempos no bolso, sempre boas notícias!

                              Comentário


                                É usar ao máximo! Quando vens do barro eles também já não estão calibrados.
                                Entretanto reparei que andas com equivalente a 33", pensei que fosse menor.

                                Comentário


                                  Com os MT vais ter sempre vibrações

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                    É usar ao máximo! Quando vens do barro eles também já não estão calibrados.
                                    Entretanto reparei que andas com equivalente a 33", pensei que fosse menor.
                                    A partir de agora, barro vai ser mais difícil de encontrar. Vai é comer muito pó e areia, seguramente.

                                    Com o veredicto que me tinham dado, estava desanimado e queria avançar... aquele nível de trepidação era insustentável...

                                    Esta incomparavelmente melhor!

                                    Incrível o mau serviço que existe por aí em termos de casas de pneus...

                                    Comentário


                                      Ui, o que não falta por aí é mau serviço a nível de tudo o que se relaciona com carros...

                                      É uma sorte arranjar alguém em quem confiar.

                                      Comentário


                                        Já é dificil calibrar pneus num jipe, nem toda a gente o faz bem, agora imagina fazeres o mesmo a uns MT com algum uso.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Com os MT vais ter sempre vibrações
                                          Estes Cooper já são bastante “cardados” apesar de serem S/T...

                                          Não sei se os BF AT terão o grip em fora de estrada que estes Cooper me transmitem. O que é que achas?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                            Ui, o que não falta por aí é mau serviço a nível de tudo o que se relaciona com carros...

                                            É uma sorte arranjar alguém em quem confiar.
                                            Amen to that!!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                              Estes Cooper já são bastante “cardados” apesar de serem S/T...

                                              Não sei se os BF AT terão o grip em fora de estrada que estes Cooper me transmitem. O que é que achas?
                                              Os cooper são mais baratos e mais perto do que chamamos um pneu hibrido (entre AT e MT), e os BF apresentam melhor revestimento lateral e são mais maleáveis).

                                              BF tem:
                                              KO2 »»» Sem gama »»» KM3

                                              Cooper tem:
                                              AT3 »»» ST MAXX »»» STT PRO


                                              Esta história de pneus é bastante antiga, e nunca vi nenhuma conclusão que se diga "epá... é mesmo isso".
                                              Editado pela última vez por rjpmendes; 28 May 2021, 11:42.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                                Os cooper são mais baratos e mais perto do que chamamos um pneu hibrido (entre AT e MT), e os BF apresentam melhor revestimento lateral e são mais maleáveis).

                                                BF tem:
                                                KO2 »»» Sem gama »»» KM3

                                                Cooper tem:
                                                AT3 »»» ST MAXX »»» STT PRO


                                                Esta história de pneus é bastante antiga, e nunca vi nenhuma conclusão que se diga "epá... é mesmo isso".
                                                Até porque nós tempos recentes diz se que marcas como Maxxis, Falken, e a velha Goodyear se estão a aproximar, enquanto alguns relatos das últimas séries BF não têm sido simpáticos.

                                                Eu pondero isto em 4 vetores

                                                Preço
                                                Qualidade (real ou assumida/reputação)
                                                Aspecto
                                                Praticabilidade (ou disponibilidade se assim quiserem, desde medidas a stock)

                                                Comentário


                                                  Os americanos também gostam muito dos Toyo Open Country MT e dos General Tire Grabber X3.

                                                  Comentário


                                                    Brevemente vou substituir os meus BF All-Terrain pelos KO2. Ainda tem rasto que chegue, mas noto que estao vidrados e no molhado nao estao grande espingarda.

                                                    Estou a pensar aumentar a medida, mas ainda tenho de ir tirar umas medidas, em especial a entrada do shopping, a ver se consigo continuar a entrar

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                      Estes Cooper já são bastante “cardados” apesar de serem S/T...
                                                      Não sei se os BF AT terão o grip em fora de estrada que estes Cooper me transmitem.
                                                      O que é que achas?
                                                      BF será sempre a minha marca de eleição no que a pneus bons em TT se referem.
                                                      Os atuais BF AT até estão bastante agressivos a nível de piso e acho que são uma boa escolha.
                                                      Os AT pela durabilidade só tem o problema de vidrarem se não andares com eles, mas isso vai acontecer a qualquer um.
                                                      Não existe nada como enfiar um pneu novo e ter borracha nova.
                                                      Não irias perder nada fora de estrada, até porque sendo os BF mais maleáveis podes sempre jogar com as pressões.
                                                      Mesmo os BF MT já não são um verdadeiro pneu de lama.
                                                      Se fazes alguma estrada pelo meio acha que ficas bem servido com pneus AT, obviamente se a ideia for inventar um bocadinho em vindo as chuvas os MT dão outra confiança.
                                                      Agora em seco um AT chega para tudo e com resistência para caminhos duros.
                                                      Das marcas em geral os Goodyear Wrangler também são bons.
                                                      Uns pneus que me dão alguma curiosidade são os Falken WILDPEAK. Começam a ser muito usados nos states.
                                                      Seja como for isto esbarra sempre tudo quando pedes algo diferente nas casas de pneus.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                        Ui, o que não falta por aí é mau serviço a nível de tudo o que se relaciona com carros...

                                                        É uma sorte arranjar alguém em quem confiar.
                                                        eu que o diga
                                                        A última vez que lá fui ficou uma bela m**!1!?"?"...

                                                        Comentário


                                                          Qualquer pneu de estrada safa bem em TT com piso seco. O problema são os furos e a degradação do piso se for algo contínuo.
                                                          O ML tem muitos kms fora de estrada com pneus 100% estradistas e tirando situações de lama onde é preciso abusar do acelerador para por o ETS a trabalhar de resto é melhor em tudo que um AT ou MT, pois quase sempre por trás de uma viagem com trilhos TT está uma viagem com muito alcatrão. O problema é mesmo a degradação do rasto do pneu nas pedras e ter um ritmo mais moderado para evitar furos.

                                                          Comentário


                                                            Eu gosto muito dos meus AT. Já começam a ter algumas lascas, mas para a coça que têm levado têm se aguentado muito bem e para além disso em estrada, molhado ou seco nunca me falharam

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                              Eu gosto muito dos meus AT. Já começam a ter algumas lascas, mas para a coça que têm levado têm se aguentado muito bem e para além disso em estrada, molhado ou seco nunca me falharam
                                                              Mesmo esses AT não são mesmo AT, são mais estradistas. Diria que uns 70/30 face a uns 50/50 de uns BF AT.
                                                              Os BF AT e outros pneus AT não se desfazem em lascas isso são mais características de alguns pneus de estrada.
                                                              Já tive uns Michelin Latitude no ML que começou a acontecer isso e eram para aí uns 90/10.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X