13:55 - automóvel
O balanço da passagem no CP1
Luc Alphand consegue o melhor tempo intermédio no CP1, com 2’29’’ de vantagem sobre Villiers, 4’57’’ sobre Sainz, 7’35’’ sobre Saby e 12’45’’ sobre Magnaldi. Guerlain Chicherit, que tinha saído para a especial imediatamente atrás de Alphand, passou o CP1 com 23’54’ de atraso.
Esta manhã, às 10h00, no km 25 da especial da 13ª etapa, entre Labé e Tambacounda, a cerca de 6 quilómetros da aldeia de Kourahoye, um jovem rapaz , Boubacar Diallo, que tinha vindo com os seus pais assistir à passagem do rali, foi atingido pelo veículo nº 420 da categoria de automóveis, quando atravessava a estrada.
Foi imediatamente socorrido pelas equipas médicas do rali e evacuado de helicóptero para Labé. Infelizmente, o jovem faleceu durante a viagem.
A organização do rali apresenta, à família de Boubacar Dilallo, a expressão dos seus mais profundos sentimentos.
A morte de um jovem rapaz guineense, atropelado por uma equipa do rali no percurso da especial, volta a mergulhar a caravana numa grande tristeza (ver comunicado especial).
Na corrida de motos, a etapa foi ganha por Giovanni Sala (KTM – nº6) mas Marc Coma (KTM – nº2) continua a liderar a classificação geral. Nos carros, Luc Alphand (MIT – nº302) alcança o seu segundo sucesso consecutivo e torna ainda mais confortável a sua posição de líder da classificação geral.
Marc Coma e Cyril Despres (KTM – nº1) continuam numa batalha pelo comando da geral. Na especial do dia, o detentor do título melhorou ligeiramente, uma vez que ganhou 1’23’’ ao piloto espanhol. A vantagem de Coma, que se contenta em controlar o seu perseguidor, deverá ser suficiente, se entretanto não houver surpresas, para lhe assegurar o primeiro degrau do pódio no Lac Rose. A sua margem de manobra é de 31’16’’.
Giovanni Sala nunca esteve em posição de aspirar à vitória final neste rali mas faz tudo o que está ao seu alcance para defender o seu 3º lugar na classificação geral. Chris Blais (KTM – nº9) aproximou-se dele durante a etapa de ontem, mas o italiano arredou um pouco esta ameaça conquistando sua 9ª vitória de etapa da sua carreira no Dakar. De momento Blais necessitaria de recuperar 31’34’’ para ficar ao lado de Sala.
A competição ficou hoje privada da presença de Jean de Azevedo (KTM – nº7), que sofreu uma queda umas centenas de metros após a partida. Na corrida feminina, Ludivine Puy (YAM – nº30), a motard mais rápida da caravana, foi igualmente obrigada a abandonar devido a uma queda. A piloto da Euromaster foi transferida para o hospital de Dakar por causa de um traumatismo craniano e um ferimento na perna.
O sousa está entre os melhores pilotos e carros do Dakar.
É pena não etr uma máquina daquelas. A VW podia ter pegado nele. Ou a Mitsubishi tinha lhe dado um EVO.
Mas o Sousa chegou a andar com um EVO, mas apenas o queriam para outros campeonatos... ou seja, trabalhar para os colegas irem ao Dakar vencer. Como não estavam a contar com o Sousa para o Dakar... o Sousa foi-se e muito bem embora, e só espero que um dia dê um grande tabefe de luva branca nesses Mitsu's se é que não dá já nesta edição [8D]
Com o aproximar do final do Lisboa-Dakar as desistências sucedem-se, mas a caravana portuguesa mantém-se incólume nos derradeiros dias e a subir posições.
- Carlos Sousa / Jean Marie Lurquin - Nissan Pick Up - 8º etapa / 7º geral
Carlos Sousa está isolado na 7ª posição de uma forma que só um azar mecânico seu ou dos adversários pode alterar algo. "A classificativa correu-nos relativamente bem, principalmente no início, que estávamos bastante rápidos. Passei o Schlesser perto do quilómetro sessenta, que facilitou a manobra, depois o Miller e o Chevrolet do Vigouroux, também numa boa toada, sem problemas. No entanto, um pouco mais à frente comecei a sentir a traseira do carro a escorregar mais do que o normal, e decidimos parar para verificar o eixo traseiro. Parámos um bocadinho para nos certificarmos se tudo estava ok e reparámos que as reacções do carro deviam estar relacionadas com um sobreaquecimento dos amortecedores, nada demais. Este sétimo lugar é para nós uma posição muito boa, tendo em conta que com os pilotos que estão à nossa frente, dificilmente conseguiríamos melhor. Estamos no nosso lugar que espero pelo menos manter até chegar a Dakar. Agora é só ter cuidado e cabeça fria. Deve ser o Dakar que teve mais equipas à chegada, são todos uns heróis, porque este rali foi muito difícil e eles e elas, todos, vamos fazer uma barulheira no Domingo no pódio em Dakar. Vai ser uma grande festa”.
- Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - Nissan Pathfinder - 24º etapa / 22º geral
Mais uma subida de 2 lugares para a dupla campeã nacional de TT apesar das dificuldades sentidas. "O dia correu mal. Desde o quilómetro 80 que o motor veio a aquecer ao ponto de eu próprio achar que a minha continuidade na prova estava em causa. Não sabemos ainda o que se passou e só espero que uma vez que chagámos ao final, a equipa de assistência possa resolver o problema. Estamos a um dia de Dakar, pelo que o meu objectivo nesta participação está quase atingido. Não gostava de ter nenhuma surpresa nesta fase da prova."
- Joaquim Adelio Machado / Laurent Flament - Toyota Land Cruiser - 50º etapa / 38º geral
Apesar dos problemas sentidos, Adélio Mchado subiu 5 lugares na geral, sendo de realçar a ajuda prestada por Lino Carrapeta. "Sabíamos da dureza da etapa e estávamos precavidos dos males que nos poderiam causar caso não tivesse-mos cuidados redobrados. Poupamos ao máximo o carro e não quisemos correr riscos. Um curto-circuito fez-nos perder bastante tempo na especial, e tivemos de nos socorrer do nosso conhecimento de alguma mecânica para resolver o problemas e voltar a por o carro em andamento. Faltam agora apenas duas etapas para a chegada às areia da praia mais falada dos últimos dias, e assim cumprir o nosso objectivo. O dia de amanhã ainda pode trazer algumas dificuldades, pelo que vamos levar o carro «ao colo» para que nada de anormal nos possa acontecer nesta derradeira etapa em ritmo mais competitivo, já que a especial de domingo, a ultima, será de festa e consagração para os mais felizes com a chegada a Dakar”
- Ricardo Leal dos Santos - Mitsubishi Pajero - 34º etapa / 43º geral
Leal dos santos subiu 9 lugares, apesar de uma luta curiosa com o Kamaz de Vladimir Chaguine. "O dia não começou bem, já que havia uma enorme confusão no trânsito e no acesso ao início da especial estavam milhares de pessoas. Não penalizei, mas acabei por partir uns três ou quatro minutos fora da minha hora e, pior do que isso, atrás do Kamaz do Tchaguine. Estes camiões são muito difíceis de ultrapassar, porque andam muito depressa em linha recta e nas zonas mais sinuosas é quando não existe espaço para passar. A determinada altura colei a buzina durante uns minutos e ele lá encostou para me deixar passar. Mais tarde vim a ser ultrapassado de novo por ele, numa zona de muito mau piso que, pelos vistos, para ele não era, tal a forma como passou por mim. Há também uma justificação, que eu tentei minorar mas não consegui. A suspensão estava muito dura e esta etapa tinha partes de verdadeiro trial. Precisava de a ter mais macia, mas não consegui colocá-la como eu queria. De resto não perdi tempo e apenas parei durante um bocado para dar água ao piloto espanhol de Quad, que estava parado."
- Lino Carrapeta / Ricardo Cortiçadas - Bowler Wildcat - 54º etapa / 45º geral
Uma subida de dois lugares para esta dupla nacional que hoje teve o azar de capotar.
- Nuno Inocêncio / Pedro Nuno - Mitsubishi Pajero Did - 19º etapa / 47 geral
Um excelente 18º tempo na epecial valeu-lhe a subida de 4 lugares na geral.
- Pedro Gameiro / Pascal Gambillon - Nissan Patrol GR - 36º etapa / 51º geral
Pedro Gameiro subiu mais 6 lugares na geral depois de ter passado finalmente uma etapa sem problemas. "A etapa era demasiado dura e destrutiva para o carro, pelo que andámos a poupar o carro para não sermos surpreendidos uma vez mais. Apesar de estar satisfeito com a minha prestação de hoje, estou ciente que poderia ter feito melhor, pois perdi demasiado tempo nas ultrapassagens que nem sempre eram facilitadas. Mas parece que estamos a conseguir atingir o nosso objectivo. A chegada a Dakar está por dois dias. Estou confiante que até lá não nos vai acontecer nada e que vamos atingir os objectivos propostos à saída de Lisboa."
- Luis Ferreira / José Madaleno - Land Rover Defender - 59º etapa / 58º geral
- Carlos Matos / José Magalhães - Land Rover Defender - 58º etapa / 59º geral
- Carlos Martins / Nuno Rosado - Land Rover Defender - 59 etapa / 58 geral
Os portugueses dos Land Rover continuam a sua caminhada até Dakar. Hoje subiram 6 lugares na geral.
- Maria Pires de Lima / Arnaldo Marques - Toyota Land Cruiser - 44º etapa / 67º geral
Um bom crono na etapa valeu uma subida de 6 lugares para a unica piloto lusa em prova. "Estou muito feliz por ter chegado até aqui e ter conseguido andar entre os primeiros portugueses. É preciso não esquecer que ainda faltam duas etapas para o fim da prova, e então aí é que posso fazer a festa e abrir o champagne."
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