Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Maverick LWB - Projecto Overland

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    @Lokinhas,

    Lembraste daquele Maverick longo que eu vi duas vezes na A16 em que ficou aquela dúvida se a tenda estava fora da carroçaria?

    Nem de propósito, aparece neste vídeo:

    https://fb.watch/6d-PVDcXbu/

    Como andas sempre a ver ideias, talvez te dê jeito.
    Sim lembro-me, obrigado pelo link. Queria ver as jantes, mas as que tem montadas não são iguais às das fotos.

    O jipe está muita estranho... A combinação de cores não resulta, a grelha muito estranha com o interior azul, e existe uma coisa que não entendo, os frisos grandes nas portas não existem só nos Terranos? Mas prontos está ao gosto do dono, podem dizer o mesmo do meu...

    O Terrano com parte superior da carroçaria mais estreita e com RTT parece um cogumelo...

    Comentário


      E não é que o voltei a ver hoje... mas de manhã, é sempre a correr...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Ando a pensar fazer um destes passeios organizados...

        Estou de olho num aos Picos da Europa... mas parece me caro...
        Originalmente Colocado por swap Ver Post
        Se forem os da jipeavent… são mt bem organizados.
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
        O Paulo Alves (Soultravelexpeditions) anunciou datas para os Picos da Europa.

        É um tipo impecável e com MUITA experiência em TT.

        Curiosamente também já tinha andado de olho nesses do Pico da Europa, o que me afasta mais, além do preço, é a distância até o ponto de partida...

        A Jipeaventura e a Soultravelexpeditions não conhecia, obrigado pelo referências. O preço da Soultravel é do mais em conta que já encontrei, o que me chumba nisto é que para além dos dois adultos são mais duas crianças e o total da despesa fica puxado para uma aventura de 5 dias...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
          Acertaste.

          Até queria ir já em Junho mas calha no dia em que a minha mulher leva a 2a dose da vacina...

          Estou a estudar a hipótese de julho mas acho 500€/pessoa carote... pois na verdade... só 3 dias é que são a 100%. O primeiro é todo passado em Bragança ...

          Estou hesitante...
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Pois, foi o que pensei quando vi o programa. Nestas coisas, mais valia marcar ponto de encontro logo no início do 1o trilho.

          Um pormenor acerca do Paulo Alves... os jipes dele andam sempre com umas caixas de espumante baga. [emoji23]

          O preço é dificil ser mais baixo, porque só hotel podes contar sempre com 60€-80€ por casal é logo uma percentagem do preço, mais os jantares e depois têm que ganhar a parte deles. O fim de semana que passei em Sagres gastei 180€ em hotel e refeições (um almoço e um jantar)...

          O passeio tem mesmo que ser assim, porque abalar de Lisboa para Bragança e depois fazer o primeiro trilho num só dia é dose... É passeio turistico, não é expedição.

          Comentário


            Originalmente Colocado por 996 Ver Post
            Oh pah, reserva uns dias no final do ano e manda-te de cabeça como eu

            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            Essa é dura... já a fiz. Curiosamente no meu grupo ia um abas largas longo também.

            free image sharing

            Porra um gajo faz uma parte da Costa Vicentina fica todo amassado e estes gajos vão fazer expedições para África... Sinto-me muito menino...

            @Ruie foi nesta que tiveste os 5 furos num pneu? Esta é aquela que percorre o que era antigamente o Paris-Dakar? Foi quantos dias e quantos quilómetros por dia?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
              Não és meu amigo...

              Começar nestas andanças logo numa maratona... é abusar... até porque eu não quero fazer nada disto em autonomia, quero chegar ao fim do dia, alapar me a jantar e deitar o esqueleto num quarto de hotel decente...

              42 aninhos e a minha mulher uns qtos mais...

              Pouco a pouco, senão ainda se estraga o espírito!

              Mas tens aí uma bela aventura!
              Vrumm tenho menos 4 que tu, não me lixes. És um gajo novo!

              Já não vais fazer a Costa Vicentina? Olha esta não me parece nada mal, está bem divida e o preço também não acho exagerado.

              https://asdeir.pt/tour/fim-de-semana...4-26-setembro/

              Comentário


                Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                Sim, eu lembro me de ver isso na altura. Depois comecei a procurar um jipe

                Combinado

                Estás em grande! Vai ser uma bela passagem de Ano.

                Quanto estás a calcular que te fique tudo? Uns 3000€, com inscrição, despesas várias e combustível?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                  Porra um gajo faz uma parte da Costa Vicentina fica todo amassado e estes gajos vão fazer expedições para África... Sinto-me muito menino...

                  @Ruie foi nesta que tiveste os 5 furos num pneu? Esta é aquela que percorre o que era antigamente o Paris-Dakar? Foi quantos dias e quantos quilómetros por dia?
                  Tens aqui o relato...

                  https://forum.motorguia.net/road-boo...post1068397654


                  14 dias até Dakar, e 5 para cima.

                  Sim, faz algumas pistas utilizadas pelo antigo Paris-Dakar. De qualquer forma, o percurso nunca é exatamente igual. Eles mudam algumas coisas todos os anos. No ano em que fiz foi o mais duro até então, porque na edição anterior a organização tinha ouvido algumas criticas que tinha sido demasiado soft.

                  Infelizmente as fotos já não estão online.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                    Estás em grande! Vai ser uma bela passagem de Ano.

                    Quanto estás a calcular que te fique tudo? Uns 3000€, com inscrição, despesas várias e combustível?
                    Eu metia mais uns mil €...

                    Ida e volta serão uns 10/11 mil km, e no 2.8 contaria com um consumo médio a rondar os 15L/100 km. Há dias em que vai beber 12, e outros de areia em que irá acima dos 20. Mais inscrição, um hotel ou outro que não estará incluído, outros em que é acampamento mas ele vai querer banho e colchão confortável. Uma pequena reparação ou outra que pode sempre aparecer...

                    Alimentação é barata ao longo do caminho.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                      Vrumm tenho menos 4 que tu, não me lixes. És um gajo novo!

                      Já não vais fazer a Costa Vicentina? Olha esta não me parece nada mal, está bem divida e o preço também não acho exagerado.

                      https://asdeir.pt/tour/fim-de-semana...4-26-setembro/
                      Talvez me tenha expressado mal.

                      Até gostava e estará nos meus planos um tour desse genero por Marrocos (sempre com hotel, nada em autonomia) mas primeiro quero começar com trajectos mais curtos e na Europa/Portugal para medir um pouco o espírito.

                      Já andei um dia inteiro a curtir de jipe e ao fim do dia estás maçado...

                      Essa da costa vicentina já pedi detalhes e tudo, parte da Comporta e vai até Sagres. Essa é muito provável que vá fazer

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Tens aqui o relato...

                        https://forum.motorguia.net/road-boo...post1068397654


                        14 dias até Dakar, e 5 para cima.

                        Sim, faz algumas pistas utilizadas pelo antigo Paris-Dakar. De qualquer forma, o percurso nunca é exatamente igual. Eles mudam algumas coisas todos os anos. No ano em que fiz foi o mais duro até então, porque na edição anterior a organização tinha ouvido algumas criticas que tinha sido demasiado soft.

                        Infelizmente as fotos já não estão online.

                        Já estive a ler, vai lá vai grande aventura! Aplaudo a tua coragem.

                        Ao menos deram-te uma colher para o cuscus... No Dubai comi arroz e borrego com a mão esquerda, numa quinta de camelos no meio do nada...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Eu metia mais uns mil €...

                          Ida e volta serão uns 10/11 mil km, e no 2.8 contaria com um consumo médio a rondar os 15L/100 km. Há dias em que vai beber 12, e outros de areia em que irá acima dos 20. Mais inscrição, um hotel ou outro que não estará incluído, outros em que é acampamento mas ele vai querer banho e colchão confortável. Uma pequena reparação ou outra que pode sempre aparecer...

                          Alimentação é barata ao longo do caminho.
                          E a nível de preparação do jipe e pessoal o que fizeste?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                            Talvez me tenha expressado mal.

                            Até gostava e estará nos meus planos um tour desse genero por Marrocos (sempre com hotel, nada em autonomia) mas primeiro quero começar com trajectos mais curtos e na Europa/Portugal para medir um pouco o espírito.

                            Já andei um dia inteiro a curtir de jipe e ao fim do dia estás maçado...

                            Essa da costa vicentina já pedi detalhes e tudo, parte da Comporta e vai até Sagres. Essa é muito provável que vá fazer
                            E fazes tu muito bem, é como estou a fazer, até porque quero incluir os miúdos nas aventuras e tem de ser com calma.

                            Se fizeres a Costa não te vais arrepender, recomendo-te só que marques hotel em Sagres para voltares depois no outro dia. E já sabes se quiseres um dia de formação na areia é dizeres.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                              Já estive a ler, vai lá vai grande aventura! Aplaudo a tua coragem.

                              Ao menos deram-te uma colher para o cuscus... No Dubai comi arroz e borrego com a mão esquerda, numa quinta de camelos no meio do nada...
                              Olhando para trás, não tinha a noção ao que ia. Mas isso também é positivo... viver dia a dia aquela experiência e absorver cada momento.

                              Esse tipo de experiências, como a cena dos couscous, é do que mais valorizo. Porque é isso que considero enriquecedor o contacto com os locais.

                              Não me lembro se também lá está relatado, mas tivemos um jantar muito fixe em Azougui/Atar, quando "ficámos para trás" devido a avaria. Durou 2 ou 3 horas, onde foi possível ficar a conhecer melhor a cultura muçulmana e a realidade em que eles viviam naquela cidade. Custou-me cara aquela transmissão, mas confesso que me soube bem descansar aquele dia e meio e interagir com as pessoas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                E a nível de preparação do jipe e pessoal o que fizeste?
                                Comprámos o jipe em Abril de 2014, já a contar fazer a viagem, mas em Agosto um problema de saúde grave de um familiar colocou tudo em suspenso. Quando já estava a ver tudo a ir por água abaixo, a 7 de Dezembro percebi que tinha uma "aberta" que dava para sair a 27 de Dezembro e chegar a 14 de Janeiro. Portanto, não houve grande preparação...

                                Consegui meter:
                                - Pneus (General Grabber AT 235/75R15), os traseiros ainda são os que fizeram a viagem;
                                - Revisão geral (lubrificantes, filtros e correias);
                                - Termostato (assim que o comprei);
                                - Sinoblocos traseiros dos triângulos inferiores;
                                - Duas meias de senhora na admissão de ar original. .

                                Os 2 problemas principais que o carro deu fora devido a coisas insignificantes:
                                - Sinoblocos dos triângulos superiores desfizeram-se e o jipe "abriu" as rodas;
                                - Saltaram os foles das transmissões, e uma acabou por lixar o estriado;

                                A bomba injectora acabou por morrer já cá em cima, devido a combustível com água, e o cubo automático morreu por velhice.

                                Hoje, tanto eu como o carro estaríamos melhor preparados para enfrentar uma viagem destas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Olhando para trás, não tinha a noção ao que ia. Mas isso também é positivo... viver dia a dia aquela experiência e absorver cada momento.

                                  Esse tipo de experiências, como a cena dos couscous, é do que mais valorizo. Porque é isso que considero enriquecedor o contacto com os locais.

                                  Não me lembro se também lá está relatado, mas tivemos um jantar muito fixe em Azougui/Atar, quando "ficámos para trás" devido a avaria. Durou 2 ou 3 horas, onde foi possível ficar a conhecer melhor a cultura muçulmana e a realidade em que eles viviam naquela cidade. Custou-me cara aquela transmissão, mas confesso que me soube bem descansar aquele dia e meio e interagir com as pessoas.
                                  Lá está, se um gajo começa a pensar muito em todas as possibilidades de correr mal não tira os pés da cama...

                                  As viagens que fiz foram sempre em trabalho, duas vezes ao Dubai (4 dias de cada vez), Argélia (4 ou 5 dias) e Chile (15 dias) e as cenas que me marcaram e recordo são mesmo as de contacto com locais. Como ocidental e europeu tens que desligar a tua percepção do que é normal

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Comprámos o jipe em Abril de 2014, já a contar fazer a viagem, mas em Agosto um problema de saúde grave de um familiar colocou tudo em suspenso. Quando já estava a ver tudo a ir por água abaixo, a 7 de Dezembro percebi que tinha uma "aberta" que dava para sair a 27 de Dezembro e chegar a 14 de Janeiro. Portanto, não houve grande preparação...

                                    Consegui meter:
                                    - Pneus (General Grabber AT 235/75R15), os traseiros ainda são os que fizeram a viagem;
                                    - Revisão geral (lubrificantes, filtros e correias);
                                    - Termostato (assim que o comprei);
                                    - Sinoblocos traseiros dos triângulos inferiores;
                                    - Duas meias de senhora na admissão de ar original. .

                                    Os 2 problemas principais que o carro deu fora devido a coisas insignificantes:
                                    - Sinoblocos dos triângulos superiores desfizeram-se e o jipe "abriu" as rodas;
                                    - Saltaram os foles das transmissões, e uma acabou por lixar o estriado;

                                    A bomba injectora acabou por morrer já cá em cima, devido a combustível com água, e o cubo automático morreu por velhice.

                                    Hoje, tanto eu como o carro estaríamos melhor preparados para enfrentar uma viagem destas.

                                    Aplaudo! E material suplente levaste o que?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                      Lá está, se um gajo começa a pensar muito em todas as possibilidades de correr mal não tira os pés da cama...

                                      As viagens que fiz foram sempre em trabalho, duas vezes ao Dubai (4 dias de cada vez), Argélia (4 ou 5 dias) e Chile (15 dias) e as cenas que me marcaram e recordo são mesmo as de contacto com locais. Como ocidental e europeu tens que desligar a tua percepção do que é normal
                                      Tal e qual, eu chamo-lhe "mudar o chip".

                                      Voltei a Marrocos em trabalho, em finais de 2019. Foram menos de 24h, entre Casablanca e Berrechid... No fim do trabalho feito, pedi ao meu interlocutor... "Agora vais-me levar a um restaurante que não seja para turista, para comer uns belos couscous, ou um Tajine!!"

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                        Aplaudo! E material suplente levaste o que?
                                        5L óleo, 2 ou 3L de valvolina, 5L anticongelante (que abri para ajudar um Defender no último dia), filtros de óleo e ar (estupidamente não levei de gasóleo), lâmpadas, fusíveis e abraçadeiras.

                                        Que me lembre foi isto... Quanto mais coisas levares, mais peso carregas e mais vais esforçar a mecânica.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                          E fazes tu muito bem, é como estou a fazer, até porque quero incluir os miúdos nas aventuras e tem de ser com calma.

                                          Se fizeres a Costa não te vais arrepender, recomendo-te só que marques hotel em Sagres para voltares depois no outro dia. E já sabes se quiseres um dia de formação na areia é dizeres.
                                          Sim, se o fizer, a ideia será mais uma noite antes, quero j estar perto da Comporta quando for o primeiro dia e depois uma noite no final em Sagres para recuperar o fôlego.

                                          Depois regresso tranquilo pela Nacional.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Tal e qual, eu chamo-lhe "mudar o chip".

                                            Voltei a Marrocos em trabalho, em finais de 2019. Foram menos de 24h, entre Casablanca e Berrechid... No fim do trabalho feito, pedi ao meu interlocutor... "Agora vais-me levar a um restaurante que não seja para turista, para comer uns belos couscous, ou um Tajine!!"

                                            Fogo comi isso na Argélia... É só massa e vegetais cozidos...

                                            Fomos a uma feira integrados numa comitiva do AICEP, tínhamos connosco um Tunisino que nos tinha acompanhado num projecto na Tunísia (antes da minha entrada na empresa), e era nosso tradutor árabe, o gajo fez amizade com um segurança do recinto da feira que nos fazia o câmbio de moeda a taxas melhores. Esse segurança foi uma noite buscar-nos e levou-nos a um restaurante na cidade, para o qual o convidamos a nos acompanhar no jantar, o gajo recusou o convite, porque achava que não tinha direito a estar à mesa connosco... Insistimos mas não ficou... Ficamos de boca aberta...

                                            Levamos barrete no restaurante com peixe no sal mal cozinhado, o gajo ficou muita mal. No outro dia disse que nos dava o almoço! A mulher cozinhou uma Tajine de cuscus com vegetais e um pouco de carne (as possibilidades financeira não davam para mais) e trouxe numa Tajine muito ornamentada, que parecia aquelas que ficam de herança, para o recinto da feira para almoçarmos. Foi o rir com os locais e os restantes tugas super admirados de estarmos na feira a comer os cuscus. Grande gesto do gajo, mas não gostei daquilo...
                                            Editado pela última vez por lokinhas; 21 June 2021, 10:36.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              5L óleo, 2 ou 3L de valvolina, 5L anticongelante (que abri para ajudar um Defender no último dia), filtros de óleo e ar (estupidamente não levei de gasóleo), lâmpadas, fusíveis e abraçadeiras.

                                              Que me lembre foi isto... Quanto mais coisas levares, mais peso carregas e mais vais esforçar a mecânica.
                                              É instalar um pré-filtro de gasóleo, são caros mas safam essas situações.

                                              É um balanço difícil, mas pelas fotos que já vi levavas o jipe bem carregado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                Fogo comi isso na Argélia... É só massa e vegetais cozidos...

                                                Fomos a uma feira integrados numa comitiva do AICEP, tínhamos connosco um Tunisino que nos tinha acompanhado num projecto na Tunísia (antes da minha entrada na empresa), e era nosso tradutor árabe, o gajo fez amizade com um segurança do recinto da feira que nos fazia o câmbio de moeda a taxas melhores. Esse segurança foi uma noite buscar-nos e levou-nos a um restaurante na cidade, para o qual o convidamos a nos acompanhar no jantar, o gajo recusou o convite, porque achava que não tinha direito a estar à mesa connosco... Insistimos mas não ficou... Ficamos de boca aberta...

                                                Levamos barrete no restaurante com peixe no sal mal cozinhado, o gajo ficou muita mal. No outro dia disse que nos dava o almoço! A mulher cozinhou uma Tajine de cuscus com vegetais e um pouco de carne (as possibilidades financeira não davam para mais) e trouxe numa Tajine muito ornamentada, que parecia aquelas que ficam de herança, para o recinto da feira para almoçarmos. Foi o rir com os locais e os restantes tugas super admirados de estarmos na feira a comer os cuscus. Grande gesto do gajo, mas não gostei daquilo...
                                                Depende de como é confeccionado, e da fome que tens também.

                                                Por acaso nunca comi tajine de couscous... Ou couscous, ou tajine de frango e vaca.

                                                Em restaurantes, o mais original foi a peixaria de Boujdour com a laje de tecto fissurada e segura por extensores . 1 peixe grelhado + 1 peixe frito + salada de tomate + bebidas = 6€ (batatas fritas compradas à parte na mercearia).

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                  É instalar um pré-filtro de gasóleo, são caros mas safam essas situações.

                                                  É um balanço difícil, mas pelas fotos que já vi levavas o jipe bem carregado.
                                                  Sim, levava roupas, material de mecânica, material de campismo (tenda, colchão, sacos cama, cadeiras, mesa) e de cozinha, pneu suplente, geleira refrigerada, comida (conservas e instantâneos). Levava cerca de 50L de água (lavagens e beber) e nalguns momentos tinha que levar 40L de gasóleo, devido à autonomia em longas etapas de areia.

                                                  Hoje em dia levaria menos coisas, mas mesmo assim neste tipo de expedição não há muito por onde cortar

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Sim, se o fizer, a ideia será mais uma noite antes, quero j estar perto da Comporta quando for o primeiro dia e depois uma noite no final em Sagres para recuperar o fôlego.

                                                    Depois regresso tranquilo pela Nacional.

                                                    A noite antes podes poupar o dinheiro, é só mesmo a questão de estares cedo (8h30) na Comporta. Da Comporta a Milfontes é tranquilo, são 87km, é a parte mais tranquila da viagem. Vais da Comporta até à Muda por alcatrão que são 16km, entras no Gasoduto até as Fontainhas e fazes depois Fontainhas até à praia de Melides por alcatrão mais 16km. Da praia de Melides vais até à Lagoa de Santo André, depois andas um misto de areia/pinhal alcatrão até Sines. De Sines até Milfontes é misto de alcatrão (maior percentagem) e terra batida.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Depende de como é confeccionado, e da fome que tens também.

                                                      Por acaso nunca comi tajine de couscous... Ou couscous, ou tajine de frango e vaca.

                                                      Em restaurantes, o mais original foi a peixaria de Boujdour com a laje de tecto fissurada e segura por extensores . 1 peixe grelhado + 1 peixe frito + salada de tomate + bebidas = 6€ (batatas fritas compradas à parte na mercearia).


                                                      Não era marroquino mas era como isto

                                                      https://www.panelinha.com.br/receita/tagine-de-legumes-cuscuz-marroquino

                                                      Comentário


                                                        lokinhas, obrigado por teres estraido mais alguns dados do Rui, neste momento absorvo tudo

                                                        O TransPortugal foi uma espécie de "primeiro teste" a ver qual o feedback do jipe e da Maria. Como correu tudo bem, inscrevi-me para este que era o grande objectivo. Já ando para fazer isto há anos!

                                                        Ainda vou fazer mais alguma manutenção no jipe, principalmente a nível de casquilharia. Não está a precisar de nada, mas a idade está lá. Como ainda vai ser um esticão, prefiro prevenir.

                                                        Quanto a custos, não tenho grande ideia do valor final. Julgo que não vai passar os 5, mas se vão ser 3, ou 4.5, não tenho grande experiência para dizer.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                                          lokinhas, obrigado por teres estraido mais alguns dados do Rui, neste momento absorvo tudo

                                                          O TransPortugal foi uma espécie de "primeiro teste" a ver qual o feedback do jipe e da Maria. Como correu tudo bem, inscrevi-me para este que era o grande objectivo. Já ando para fazer isto há anos!

                                                          Ainda vou fazer mais alguma manutenção no jipe, principalmente a nível de casquilharia. Não está a precisar de nada, mas a idade está lá. Como ainda vai ser um esticão, prefiro prevenir.

                                                          Quanto a custos, não tenho grande ideia do valor final. Julgo que não vai passar os 5, mas se vão ser 3, ou 4.5, não tenho grande experiência para dizer.
                                                          Tu pergunta o que quiseres!!

                                                          Vai fazendo esses testes à mecânica do carro, e depois uma boa revisão antes de irem.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                                            lokinhas, obrigado por teres estraido mais alguns dados do Rui, neste momento absorvo tudo

                                                            O TransPortugal foi uma espécie de "primeiro teste" a ver qual o feedback do jipe e da Maria. Como correu tudo bem, inscrevi-me para este que era o grande objectivo. Já ando para fazer isto há anos!

                                                            Ainda vou fazer mais alguma manutenção no jipe, principalmente a nível de casquilharia. Não está a precisar de nada, mas a idade está lá. Como ainda vai ser um esticão, prefiro prevenir.

                                                            Quanto a custos, não tenho grande ideia do valor final. Julgo que não vai passar os 5, mas se vão ser 3, ou 4.5, não tenho grande experiência para dizer.

                                                            Não há nada como ter alguém com experiência a dar indicações, aproveita bem.

                                                            O peso a par do consumo, vão ser os teus maiores inimigos, o Pajero à partida é logo 130kg mais pesado que o Terrano, depois com 2 pneus suplentes mais o gasóleo suplementar (obrigatório segundo o regulamento) são logo pelo menos 100kg... Vais ter que gerir isso muito bem... No teu lugar removia os bancos de trás, ficas com mais espaço e menos peso.

                                                            Quanto à revisão, o pré-filtro de gasóleo para mim é obrigatório. Depois uma coisa que muita gentes ignora é o estado das tubagens, nomeadamente tubos de vácuo, de gasóleo, de óleo... É que muitas vezes não têm rachadelas/marcas mas estão duros e partem subitamente.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                              Não há nada como ter alguém com experiência a dar indicações, aproveita bem.

                                                              O peso a par do consumo, vão ser os teus maiores inimigos, o Pajero à partida é logo 130kg mais pesado que o Terrano, depois com 2 pneus suplentes mais o gasóleo suplementar (obrigatório segundo o regulamento) são logo pelo menos 100kg... Vais ter que gerir isso muito bem... No teu lugar removia os bancos de trás, ficas com mais espaço e menos peso.

                                                              Quanto à revisão, o pré-filtro de gasóleo para mim é obrigatório. Depois uma coisa que muita gentes ignora é o estado das tubagens, nomeadamente tubos de vácuo, de gasóleo, de óleo... É que muitas vezes não têm rachadelas/marcas mas estão duros e partem subitamente.
                                                              Eu removi os bancos traseiros do Terrano, deitei a fila do meio e mandei fazer um estrado de madeira para nivelar o fundo do habitáculo.

                                                              O gasóleo suplementar só se coloca nas etapas em que vai ser necessário.

                                                              Não estou a ver como é que o pré-filtro resolve o que me aconteceu... gasóleo adulterado com água, e não gasóleo que apanhou humidade.

                                                              996, se o teu carro tiver filtro de habitáculo, quase de certeza terá. leva também um ou outro suplente. O pó do deserto é lixado, e depois quando precisas realmente do AC, aquilo só vai mandar pó pelas condutas .

                                                              No outro dia, quando fui ao bate-chapas ver o meu carro em desmontagem, é que deu para ver que nas entranhas está cheio daquele pó amarelado/alaranjado típico do deserto.

                                                              Relativamente às etapas, são por norma longas, pelo que exigem muitas horas de condução diária. Se fores devagar de mais, chegas muito tarde, se apertares muito, a máquina pode "deitar-se". Há que encontrar um meio termo. Não vás formatado só para areia, porque também se apanha MUITA pedra.
                                                              Editado pela última vez por Ruie34; 21 June 2021, 12:50.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X