Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Não sei se já passou por aqui mas o Mibel foi renovado até final do ano

    Comentário


      Originalmente Colocado por ASB Ver Post
      Boas,
      Acabei de efetuar contrato spot com a LUZBOA.
      Agora é acompanhar o mercado OMIE.
      Até média de 200€/mwh compensa face ao regulado.
      Tendo em conta a instabilidade e a velocidade a que tudo muda, não será difícil atingir este patamar.
      Temos de ir acompanhando à semana e saltar fora a tempo.
      E vocês o que acham?​
      O programa "Contas Poupança" de hoje no Jornal da Noite da SIC, falou exatamente sobre isso.
      Neste momento, essa é a solução mais económica.
      Em relação a chegar novamente aos 200€, pelas previsões que fazem no site da OMIE, não se prevê que isso aconteça, pelo menos, até ao final deste ano.
      Mas é ir acompanhando as variações (a própria app pode enviar alerta quando atingir um valor definido por nós).
      E o pessoal aqui mais atento, também pode ir avisando. eheheh.

      https://sicnoticias.pt/programas/con...ados--748e6ec6
      Editado pela última vez por trkicks; 29 March 2023, 22:33.

      Comentário


        A Luzboa (e por consequência todos que oferecem eletricidade no mercado indexado) vai ser de longe a melhor opcão durante o ano de 2023.
        Digo isso pura e simplesmente devido ao preço este ano da tarifa de acesso às redes. E isso está-me a fazer uma certa confusão...

        Aqui estão as tarifas de acesso às redes nos últimos anos (<20,7 kVA e tarifa simples, valores em euros/kWh):
        2023: -0,0958 (tarifa final EDP Comercial: 0,1516)
        2022: 0,0340 (tarifa final EDP Comercial: 0,1510)
        2021: 0,0786 (tarifa final EDP Comercial: 0,1545)
        2020: 0,0728 (tarifa final EDP Comercial: 0,1511)
        2019: 0,0716
        2018: 0,0935

        O valor a ser pago pela eletricidade, num resumo simples e grosso, consiste em "valor SPOT + taxa de acesso às redes".

        A ERSE (através do Governo?) definiu para este ano uma tarifa muito negativa com receio da guerra, e assim permitir preços mais baixos para consumidores e empresas... E é aqui que surge-me a grande questão: porquê o Governo não levanta a bandeira de que a eletricidade deveria estar muito mais barata já que estão a "subsidiar" a mesma durante este ano de 2023?

        Não consegui infelizmente o histórico dos preços do mercado SPOT para confirmar as minhas suspeitas, mas creio que o valor (retirando a subida momentanêa devido à guerra) não tenha alterado substancialmente.

        Assim sendo, as elétricas este ano estão a embolsar muito dinheiro ao manter as tarifas oferecidas ao consumidor praticamente ao mesmo preço quando há um delta na tarifa de acesso às redes de quase 20 cêntimos. Numa inferência bruta, se dissermos que em 2021 a parte que a EDP faturava era de 0,0759 euros/kWh (tarifa final - tarifa de acesso às redes), neste ano de 2023 o que ela fatura saltou para 0,2474 euros/kWh (assumindo preço médio SPOT inalterado).

        Sinceramente há aqui algo que não bate a bota com a perdigota, e gostaria muito que algum jornalista apanhasse isto e investigasse um pouco mais a fundo.
        E ainda fico mais surpreso ao ver que o Governo, tão preocupado em mostrar que os hipers estavam com margens altas nas cebolas e alhos, não falar nada em relação ao preço da eletricidade...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
          A Luzboa (e por consequência todos que oferecem eletricidade no mercado indexado) vai ser de longe a melhor opcão durante o ano de 2023.
          Digo isso pura e simplesmente devido ao preço este ano da tarifa de acesso às redes. E isso está-me a fazer uma certa confusão...

          Aqui estão as tarifas de acesso às redes nos últimos anos (<20,7 kVA e tarifa simples, valores em euros/kWh):
          2023: -0,0958 (tarifa final EDP Comercial: 0,1516)
          2022: 0,0340 (tarifa final EDP Comercial: 0,1510)
          2021: 0,0786 (tarifa final EDP Comercial: 0,1545)
          2020: 0,0728 (tarifa final EDP Comercial: 0,1511)
          2019: 0,0716
          2018: 0,0935

          O valor a ser pago pela eletricidade, num resumo simples e grosso, consiste em "valor SPOT + taxa de acesso às redes".

          A ERSE (através do Governo?) definiu para este ano uma tarifa muito negativa com receio da guerra, e assim permitir preços mais baixos para consumidores e empresas... E é aqui que surge-me a grande questão: porquê o Governo não levanta a bandeira de que a eletricidade deveria estar muito mais barata já que estão a "subsidiar" a mesma durante este ano de 2023?

          Não consegui infelizmente o histórico dos preços do mercado SPOT para confirmar as minhas suspeitas, mas creio que o valor (retirando a subida momentanêa devido à guerra) não tenha alterado substancialmente.

          Assim sendo, as elétricas este ano estão a embolsar muito dinheiro ao manter as tarifas oferecidas ao consumidor praticamente ao mesmo preço quando há um delta na tarifa de acesso às redes de quase 20 cêntimos. Numa inferência bruta, se dissermos que em 2021 a parte que a EDP faturava era de 0,0759 euros/kWh (tarifa final - tarifa de acesso às redes), neste ano de 2023 o que ela fatura saltou para 0,2474 euros/kWh (assumindo preço médio SPOT inalterado).

          Sinceramente há aqui algo que não bate a bota com a perdigota, e gostaria muito que algum jornalista apanhasse isto e investigasse um pouco mais a fundo.
          E ainda fico mais surpreso ao ver que o Governo, tão preocupado em mostrar que os hipers estavam com margens altas nas cebolas e alhos, não falar nada em relação ao preço da eletricidade...
          Ora nem mais,
          Dá a impressão que isto foi uma "prenda" do governo às comercializadoras de eletricidade para manterem o preço estável (ainda que alto) e ganhar muitos milhões.

          Comentário


            Eu enviei a documentação para alteração do contrato do meu pai para a Luzboa indexado, no dia 28 em que confirmei o contrato no site deles. Disseram que demoraria até cinco dias úteis para se efectuar a mudança (da EDP Comercial).
            Vamos ver se é realmente rápido.


            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
            Não sei se já passou por aqui mas o Mibel foi renovado até final do ano
            Gostava de perceber melhor isto.
            Significa que os preços vão ser subsidiados até ao final do ano? Ou que a parcela mibel na fatura da electricidade vai continuar a aparecer?
            Ou as duas?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
              Eu enviei a documentação para alteração do contrato do meu pai para a Luzboa indexado, no dia 28 em que confirmei o contrato no site deles. Disseram que demoraria até cinco dias úteis para se efectuar a mudança (da EDP Comercial).
              Vamos ver se é realmente rápido.
              Rápido é.
              Fiz a adesão a 28/03 e hoje 30/03 já está como meu comercializador na E-redes.
              Agora vamos ver quanto demoram a enviar os acessos ao portal deles.

              Comentário


              • Macavenco
                Macavenco commented
                Editing a comment
                Na e-redes ainda não estava alterado. Vamos ver quanto demora.

              Originalmente Colocado por trkicks Ver Post

              O programa "Contas Poupança" de hoje no Jornal da Noite da SIC, falou exatamente sobre isso.
              Neste momento, essa é a solução mais económica.
              Em relação a chegar novamente aos 200€, pelas previsões que fazem no site da OMIE, não se prevê que isso aconteça, pelo menos, até ao final deste ano.
              Mas é ir acompanhando as variações (a própria app pode enviar alerta quando atingir um valor definido por nós).
              E o pessoal aqui mais atento, também pode ir avisando. eheheh.

              https://sicnoticias.pt/programas/con...ados--748e6ec6

              nessa reportagem que mandaste em Janeiro vários clientes chegaram a receber dinheiro

              incrível !!!!

              Comentário


                Mais uma factura da Endesa bem mais baixa que a homóloga do ano passado. A taxa Mibel foi resídual (20cts+iva). Assim continue.

                Comentário


                  [Contas Poupança] Poupar na eletricidade: o que são os tarifários indexados?

                  Comentário


                    Acabei de mudar também para o LUZBOA Spot, vamos lá ver como corre a transição

                    Comentário


                      Fui ver hoje de manhã ao site da e-redes e já aparece a Luzboa como comercializador, com data de começo do contrato de 30-03.

                      Vamos ver agora o acerto final da EDP.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post

                        Vamos ver agora o acerto final da EDP.
                        o mês do acerto é a doer

                        este mês de Março tive que pagar mais de 130 euros à Endesa, só para os acertos no gás

                        no próximo, em Abril, vou pagar 20 de gás e 45 de luz à Endesa

                        Comentário


                        • JRJordao
                          JRJordao commented
                          Editing a comment
                          Se não comunicares leitura no(s) dia(s) após o pedido de mudança, eles farão uma estimativa bastante generosa, como prenda de despedida (para eles).

                        • Joseba
                          Joseba commented
                          Editing a comment
                          Pois, o melhor é após pedir mudança de operador dar leituras diárias ou então de 2 em 2 dias...
                          Já estive nesse barco das leituras generosas por parte das operadoras....

                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                        o mês do acerto é a doer

                        este mês de Março tive que pagar mais de 130 euros à Endesa, só para os acertos no gás

                        no próximo, em Abril, vou pagar 20 de gás e 45 de luz à Endesa
                        Alteraste o contrato de energia para a Luzlisboa?

                        Qual o preço de Kwh? Não consegui visualizar no site as tarifas do kwh, falam apenas do preço indexado.

                        Comentário


                        Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post

                        Alteraste o contrato de energia para a Luzlisboa?

                        Qual o preço de Kwh? Não consegui visualizar no site as tarifas do kwh, falam apenas do preço indexado.

                        não, mantive na Endesa

                        tenho descontos e o preço por kw/h não é mau

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post

                          Alteraste o contrato de energia para a Luzlisboa?

                          Qual o preço de Kwh? Não consegui visualizar no site as tarifas do kwh, falam apenas do preço indexado.
                          Vê o post 1649 deste mesmo tópico (https://forum.motorguia.net/forum/mo...8#post14240658)...

                          Tens lá o preço kWh com base na média do SPOT...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                            o mês do acerto é a doer

                            este mês de Março tive que pagar mais de 130 euros à Endesa, só para os acertos no gás

                            no próximo, em Abril, vou pagar 20 de gás e 45 de luz à Endesa
                            No caso do meu pai é apenas electricidade e julgo que se guiam pelos valores reais, pelo menos o contador é dos novos e na e-redes está lá tudo, portanto será apenas o consumido até à data de fim com a EDP.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post

                              No caso do meu pai é apenas electricidade e julgo que se guiam pelos valores reais, pelo menos o contador é dos novos e na e-redes está lá tudo, portanto será apenas o consumido até à data de fim com a EDP.
                              Julgo que o meu contador também já é dos novos, como se processa o acesso do contador na e-redes?

                              Comentário


                              Instalaram na semana passada um contador destes novos e fiz hoje o registo. No entanto não recebi um tal SMS da E-Redes a falar "sobre o acesso ao sistema". Para que me serve então ter o balcão digital se não tenho acesso às leituras correntes (e é preciso pagar 15€ para isso )

                              Comentário


                              • JRJordao
                                JRJordao commented
                                Editing a comment
                                Pagar para ter acesso às leituras?
                                Podes ter agora um contador inteligente, mas se a rede não estiver ainda preparada, não haverá comunicação automática de leituras. Eu tive contador inteligente alguns anos antes de ter leituras automáticas.

                              • Joseba
                                Joseba commented
                                Editing a comment
                                Eu também tenho contador inteligente mas não estou numa zona de rede inteligente, por isso não serve de grande coisa.
                                Pelo que entendi no site deles uma rede torna-se inteligente quando há na mesma região vários contadores inteligentes. Estou numa cidade, por isso não sei o que é que me faz não ter rede inteligente...

                              Obrigado a ambos pelas respostas! Não é na opção " Acesso aos dados do contador" que se tem acesso às leituras? Ou isto é para outras coisas mais técnicas?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
                                Obrigado a ambos pelas respostas! Não é na opção " Acesso aos dados do contador" que se tem acesso às leituras? Ou isto é para outras coisas mais técnicas?
                                Eu no site vejo em Os meus locais > Leituras > Consultar histórico

                                image.png

                                Comentário


                                  Se tens contador novo, penso que deverá ter uma luz verde acesa a indicar que tem a comunicação remota activa.
                                  Penso que é isto, certo? Alguém que me confirme ou desminta, sff.

                                  Comentário


                                    Pensava que dava para ver em tempo real. O histórico já eu tenho.

                                    Comentário


                                    • JRJordao
                                      JRJordao commented
                                      Editing a comment
                                      Agora não tenho acesso para confirmar, mas penso que exportando para excel tem-se os valores para intervalos de 15 minutos (a frequência de leitura automática). Mas só são disponibilizados algum tempo depois, eventualmente no dia seguinte.

                                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                    Curiosidade....
                                    Essa rede inteligente é em Lisboa?

                                    Comentário


                                    • JRJordao
                                      JRJordao commented
                                      Editing a comment
                                      Não, em Leiria

                                    Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                    Curiosidade....
                                    Essa rede inteligente é em Lisboa?
                                    O meu é Odivelas e já tem essa rede inteligente com leitura diária. Da última vez que tinha dado leitura através da app, recebi sms a dizer que "O contador já recolhe leituras automaticamente".

                                    Comentário



                                      Primeira fatura do indexado.
                                      Vazio a 0,035€
                                      Cheio 0,101€

                                      Com carro elétrico deu uma média de 0,40€ aos 100km.
                                      Editado pela última vez por marcopns; 01 April 2023, 00:34.

                                      Comentário


                                      • Joseba
                                        Joseba commented
                                        Editing a comment
                                        Essa tua fatura é de qual empresa?

                                      Esta foi mesmo á maluca, há 1h nem pensava em trocar de comercializador (mercado regulado SU), vim aqui e já sou cliente Luzboa Spot.

                                      Comentário


                                        😁

                                        Ainda por cima no regulado da electricidade, e sem (por enquanto!) Mibel relevante, mais diferença notavas.

                                        Vamos ver se o preço se mantém apetecível.

                                        Para vender é que não vou ganhar praticamente nada.

                                        Comentário


                                          Eu fico no regulado, gosto de previsibilidade e não tenho tempo para andar a ver os preços todos os dias no indexado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
                                            Eu fico no regulado, gosto de previsibilidade e não tenho tempo para andar a ver os preços todos os dias no indexado.
                                            Não é necessário seguir todos os dias. Activa as notificações neste tópico que por cá vai-se falando das melhores opções.

                                            Eu também estive uns meses no regulado, mas diferença de preço face ao indexado começou a ser abismal.
                                            Só para relembrar o preço do regulado…
                                            Editado pela última vez por marcopns; 01 April 2023, 13:26.

                                            Comentário


                                              Só tenho pena de não conseguir carregar o carro a partir do meu quadro.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X