Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu tenho muitas reservas em mudar para o indexado

    Primeiro que tudo por gostar de previsibilidade e de saber antecipadamente o que vou pagar

    Segundo porque o verão aproxima-se e caso não chova bastante neste mês é provável que voltemos a ter um verão seco e sem produção hídrica o que talvez faça subir a produção apartir de gás natural e consequentemente o Mibel, a produção eólica e solar são insuficientes por enquanto infelizmente

    Vamos andando e vamos vendo

    Comentário


      Originalmente Colocado por jogador Ver Post
      Eu tenho muitas reservas em mudar para o indexado

      Primeiro que tudo por gostar de previsibilidade e de saber antecipadamente o que vou pagar

      Segundo porque o verão aproxima-se e caso não chova bastante neste mês é provável que voltemos a ter um verão seco e sem produção hídrica o que talvez faça subir a produção apartir de gás natural e consequentemente o Mibel, a produção eólica e solar são insuficientes por enquanto infelizmente

      Vamos andando e vamos vendo
      É isto. Enquanto o mercado da energia não estabilizar não mudo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
        Eu fico no regulado, gosto de previsibilidade e não tenho tempo para andar a ver os preços todos os dias no indexado.
        Sem ofensa, mas a justificação da falta de tempo não "pega" vinda de alguém que ande por estes ambientes. Com o acompanhamento que há atualmente neste e outros fóruns, contas poupança e afins, quando se justificar sair do indexado os alertas vão ser às dezenas. Tens várias pessoas a monitorizar isso (de borla) por ti.

        Se tens receio ou te causa desconforto mudar, isso já é outra razão.

        Mas atualmente, nem entre os não-indexados o regulado é um tarifário competitivo! Usa o simulador da ERSE e verás.

        Comentário


          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
          Eu tenho muitas reservas em mudar para o indexado

          Primeiro que tudo por gostar de previsibilidade e de saber antecipadamente o que vou pagar

          Segundo porque o verão aproxima-se e caso não chova bastante neste mês é provável que voltemos a ter um verão seco e sem produção hídrica o que talvez faça subir a produção apartir de gás natural e consequentemente o Mibel, a produção eólica e solar são insuficientes por enquanto infelizmente

          Vamos andando e vamos vendo
          Assim sabes antecipadamente que pagas bastante

          Numa semana se muda de fornecedor. Os processos andam muito ágeis, pois anda tudo a mudar.

          P.S. Estou a assumir que não tens um tarifário antigo com preços ainda bastante bons.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

            Sem ofensa, mas a justificação da falta de tempo não "pega" vinda de alguém que ande por estes ambientes. Com o acompanhamento que há atualmente neste e outros fóruns, contas poupança e afins, quando se justificar sair do indexado os alertas vão ser às dezenas. Tens várias pessoas a monitorizar isso (de borla) por ti.

            Se tens receio ou te causa desconforto mudar, isso já é outra razão.

            Mas atualmente, nem entre os não-indexados o regulado é um tarifário competitivo!
            É também por isto.

            Comentário


              Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

              Assim sabes antecipadamente que pagas bastante

              Numa semana se muda de fornecedor. Os processos andam muito ágeis, pois anda tudo a mudar.
              Quando mudei para o regulado foi quase um mês e muitas chamadas telefónicas e não quero passar por isto novamente. Mas se agora está melhor, ainda bem. Mas não quero arriscar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

                Quando mudei para o regulado foi quase um mês e muitas chamadas telefónicas e não quero passar por isto novamente. Mas se agora está melhor, ainda bem. Mas não quero arriscar.
                Ok, é um receio válido.

                A minha mudança (da Endesa) para a Luzboa demorou uma semana.

                Comentário


                  Tenho outro contrato onde preciso de estabilidade, por isso assinei um contrato de 8 anos onde garantem o preço de cerca de 0,08€ até final.


                  Comparando com o actual preço do regulado:
                  Vazio - 0,08€ - 0,103€
                  Cheio - 0,08€ - 0,167€
                  Ponta - 0,24€ - 0,231€

                  Comentário


                  • JRJordao
                    JRJordao commented
                    Editing a comment
                    É desligar tudo no horário de ponta

                  Também posso falar da minha experiência (com o serviço em casa do meu pai) com a mudança para a Luzboa e foi surpreendentemente "fácil" e rápido até agora.

                  Imaginem se fosse assim no serviço das telecomunicações.... Ahahahahah
                  Editado pela última vez por Macavenco; 01 April 2023, 19:04. Razão: Erro ortográfico

                  Comentário


                    Malta, uma pequena dúvida: Tenho tarifa simples na SU Electricidade, no entanto com a mudança do contador não estou a conseguir perceber as leituras do contador; Por exemplo tenho:
                    1.8.1: 2 kwh
                    1.8.2: 2 kwh
                    1.8.3. 6 kwh

                    Ontem tinha assim:
                    1.8.1: 1 kwh
                    1.8.2: 0 kwh
                    1.8.3. 4 kwh​


                    Ora isto para um dia dá um total de 10 Kwh para hoje. Para um consumo diário parece-me irreal (o dobro do que sempre registei antes deste novo contador), nunca na vida consumi este valor com a antigo contador (no máximo chegava aos 6 Kwh/dia - fevereiro por causa do aquecedor, apenas 1 hora/dia). Cheira-me que existe aldrabice aqui. Ou sou eu que estou a ler os valores completamente errados?

                    O meu record de todo o meu histórico de consumos foi 170 Kwh num mês, mas já foi à muito tempo.
                    Editado pela última vez por SilverCoconut; 01 April 2023, 18:05.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
                      Malta, uma pequena dúvida: Tenho tarifa simples na SU Electricidade, no entanto com a mudança do contador não estou a conseguir perceber as leituras do contador; Por exemplo tenho:
                      1.8.1: 2 kwh
                      1.8.2: 2 kwh
                      1.8.3. 6 kwh

                      Ontem tinha assim:
                      1.8.1: 1 kwh
                      1.8.2: 0 kwh
                      1.8.3. 4 kwh​

                      Ora isto para um dia dá um total de 10 Kwh para hoje.
                      (2 + 2 + 6) - (1 + 0 + 4) = 5 kWh de consumo

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                        (2 + 2 + 6) - (1 + 0 + 4) = 5 kWh de consumo
                        Entretanto cheguei a essa conclusão, mas fiquei logo em pânico por terem colocado um contador novo (o pânico de estar a ser gamado por estarem a contar de mais falou mais alto ). Gracias na mesma Assim já está mais de acordo com os meus consumos habituais.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                          Eu tenho muitas reservas em mudar para o indexado

                          Primeiro que tudo por gostar de previsibilidade e de saber antecipadamente o que vou pagar

                          Segundo porque o verão aproxima-se e caso não chova bastante neste mês é provável que voltemos a ter um verão seco e sem produção hídrica o que talvez faça subir a produção apartir de gás natural e consequentemente o Mibel, a produção eólica e solar são insuficientes por enquanto infelizmente

                          Vamos andando e vamos vendo
                          Mibel há em todas (excepto SU e Goldenergy).
                          Mesmo que no verão o mercado SPOT aumente (e é natural que aumente) só deixa de compensar se estoirar uma nova guerra.

                          Ponham uma coisa na cabeça: o Governo anda a subsidiar a energia para 2023 mas as unicas empresas que estão a repassar isso para os consumidores são as indexadas...

                          Vejam a resposta 1743 neste tópico que eu já falei sobre isso... (https://forum.motorguia.net/forum/mo...8#post14250628)

                          Comentário


                            [Contas Poupança (facebook)] Amanhã a eletricidade no mercado indexado não está de graça... ESTÁ NEGATIVA 7 CÊNTIMOS.

                            image.png

                            Comentário


                              Este preço negativo também beneficia a Mobilidade elétrica. Usando um tarifário indexado é possível fazer carregamento rápido a 0,20€/kWh no Lidl.

                              Comentário


                                Preço do kWh na Luzboa neste ano de 2023 (devido à taxa de acesso às redes negativa durante este ano):

                                Janeiro:
                                Média SPOT 69,35 euros
                                kWh -0,0047 euros

                                Fevereiro:
                                Média SPOT 134,23 euros
                                kWh 0,0714 euros

                                Março:
                                Média SPOT 89,96 euros
                                kWh 0,0195 euros

                                Comentário


                                  Recebi SMS da Galp a informar que iriam baixar, em média, 15% no valor e que poderia consultar os novos preços no site a partir de 1 de abril. Hoje é dia 2 e continua com os preços de janeiro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                    Este preço negativo também beneficia a Mobilidade elétrica. Usando um tarifário indexado é possível fazer carregamento rápido a 0,20€/kWh no Lidl.
                                    Algum que aconselhes em especial?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                      Algum que aconselhes em especial?
                                      Eu vi o preço com o Ceme Miio e os posto do Lidl, nem sei se há outro operador com tarifa indexada.
                                      Preço de 10kw- 1,98€
                                      Editado pela última vez por marcopns; 02 April 2023, 10:12.

                                      Comentário



                                        Já agora , só para autorizar simples envio de leitura , qual a diferença entre 1 e 2 ??

                                        Mais um na Luzboa Spot.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por WD40 Ver Post

                                          Já agora , só para autorizar simples envio de leitura , qual a diferença entre 1 e 2 ??

                                          Mais um na Luzboa Spot.
                                          O 1 é suficiente.

                                          O 2 dá acesso a porta HAN do contador que pode ser usada pelo comercializador ou por nós próprios com dispositivos compatíveis.
                                          É uma solução pouco conhecida porque fica muito mais barato comprar um Shelly.

                                          https://www.eot.pt/loja.html

                                          Comentário


                                            Obrigado, bem me queria parecer que a primeira opção era suficiente para o que se pretende .

                                            Assim as comercializadoras que se entendam com as leituras da E-REDES e vice versa certo ??

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
                                              Obrigado, bem me queria parecer que a primeira opção era suficiente para o que se pretende .

                                              Assim as comercializadoras que se entendam com as leituras da E-REDES e vice versa certo ??
                                              Sim certo. Podem aceder às leituras que é o que lhes interessa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                Sem ofensa, mas a justificação da falta de tempo não "pega" vinda de alguém que ande por estes ambientes. Com o acompanhamento que há atualmente neste e outros fóruns, contas poupança e afins, quando se justificar sair do indexado os alertas vão ser às dezenas. Tens várias pessoas a monitorizar isso (de borla) por ti.

                                                Se tens receio ou te causa desconforto mudar, isso já é outra razão.

                                                Mas atualmente, nem entre os não-indexados o regulado é um tarifário competitivo! Usa o simulador da ERSE e verás.
                                                Eu tenho tempo para ler umas coisas e não mudo do regulado. Neste momento compensa o privado, mas, é certo como a morte que mais cedo ou mais tarde não vai compensar. Já tivemos um dos últimos meses do ano passado com pessoas a pagarem absurdos de energia com a taxa MIBEl.
                                                E tu dirás, muda-se. OK, o que coloco em cima da mesa é que provavelmente, o acesso ao regulado irá, à semelhança dos últimos anos, ficar quase impossível de se obter. E nessa altura, (à semelhança dos últimos anos) o mercado privado de energia não vai ser tão meigo como tem sido nestes últimos meses.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                                  Eu tenho tempo para ler umas coisas e não mudo do regulado. Neste momento compensa o privado, mas, é certo como a morte que mais cedo ou mais tarde não vai compensar. Já tivemos um dos últimos meses do ano passado com pessoas a pagarem absurdos de energia com a taxa MIBEl.
                                                  E tu dirás, muda-se. OK, o que coloco em cima da mesa é que provavelmente, o acesso ao regulado irá, à semelhança dos últimos anos, ficar quase impossível de se obter. E nessa altura, (à semelhança dos últimos anos) o mercado privado de energia não vai ser tão meigo como tem sido nestes últimos meses.
                                                  Isso da mudança para o regulado não está regulamentada por decreto lei, assim "garantindo" (salvo nova alteração legal) o acesso até daqui a uns anos? Não investiguei, mas tinha ideia que sim.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                    Isso da mudança para o regulado não está regulamentada por decreto lei, assim "garantindo" (salvo nova alteração legal) o acesso até daqui a uns anos? Não investiguei, mas tinha ideia que sim.
                                                    Não sei como é que está regulamentado.
                                                    Sei que até aqui era praticamente impossível voltar ao regulado, e que nestes últimos anos que se deixou ficar pelo regulado foi tendo quase sempre melhores condições. Imagino que mais cedo ou mais tarde o acesso volte a ficar vedado, porque o regulado é para acabar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                                      Não sei como é que está regulamentado.
                                                      Sei que até aqui era praticamente impossível voltar ao regulado, e que nestes últimos anos que se deixou ficar pelo regulado foi tendo quase sempre melhores condições. Imagino que mais cedo ou mais tarde o acesso volte a ficar vedado, porque o regulado é para acabar.
                                                      Numa pesquisa muito rápida, encontrei isto
                                                      Estou no mercado livre. Posso voltar ao regulado?
                                                      Sim, até 2025 é possível mudar para a tarifa regulada de eletricidade e gás natural​
                                                      fonte: https://www.santander.pt/salto/merca...e-eletricidade

                                                      Se assim for, não parece haver pressa.

                                                      Estás a optar por pagar bastante mais agora (março: Luzboa 0,02€/kWh vs regulado 0,16€/kWh), apenas por uma probabilidade de no futuro poderes pagar menos. Como dizem os idosos, para o ano sei lá se ainda cá estou

                                                      E aparentemente poderias voltar ao regulado até 2025.
                                                      Editado pela última vez por JRJordao; 04 April 2023, 13:12.

                                                      Comentário


                                                        E o mercado regulado, neste caso de electricidade, vai existir até quando? Para sempre? Ou existe alguma condição que, quando verificada, faça o regulado desaparecer?
                                                        Existe alguma coisa definida nesse sentido?

                                                        Quanto à questão da estabilidade, no meu ver não é questão porque vejam.
                                                        Em termos de alteração do contrato do serviço, mudança de comercializador, enviei a documentação para a Luzboa no dia 27 de Março.
                                                        No dia 28 enviaram o contrato para confirmação. Confirmei.
                                                        No dia 31 fui ver ao site da e-redes e já tinha o comercializador alterado para o novo.
                                                        O meu pai recebeu o valor da EDP, na aplicação, desde a última fatura até ao final do contrato.
                                                        Ontem, dia 3 Abril, recebi os dados de acesso à área do cliente no site.
                                                        E agora é esperar pela fatura do novo serviço

                                                        Portanto, neste momento deve ser das coisas mais fáceis de fazer e além disso, rápido.
                                                        Caso o valor da energia vá subindo muito, epá, muda-se. Sim, muda-se.
                                                        Tal como se muda de banco para o empréstimo, se se encontrar melhores condições, etc. Ainda o fiz no final do ano, por exemplo.


                                                        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                        Eu enviei a documentação para alteração do contrato do meu pai para a Luzboa indexado, no dia 28 em que confirmei o contrato no site deles. Disseram que demoraria até cinco dias úteis para se efectuar a mudança (da EDP Comercial).
                                                        Vamos ver se é realmente rápido.

                                                        (...)
                                                        Bem, em relação à mudança para a Luzboa, serviço spot, já recebi as credenciais de acesso ao balcão digital deles. Mas ainda não existem dados, naturalmente.
                                                        Ficou registado o início a 31-03-2023.

                                                        Ora bem, fiz a confirmação do contrato no dia 28 (Terça-feira), dia 31 já tinha o comercializador alterado, ontem dia 3 recebi os dados de acesso.
                                                        Portanto os prazos deles foram cumpridos.

                                                        Como disse atrás numa mensagem, tomara que todos os serviços tivesse este nível de eficácia e rapidez.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                          Numa pesquisa muito rápida, encontrei isto

                                                          fonte: https://www.santander.pt/salto/merca...e-eletricidade

                                                          Se assim for, não parece haver pressa.

                                                          Estás a optar por pagar bastante mais agora (março: Luzboa 0,02€/kWh vs regulado 0,16€/kWh), apenas por uma probabilidade de no futuro poderes pagar menos. Como dizem os idosos, para o ano sei lá se ainda cá estou

                                                          E aparentemente poderias voltar ao regulado até 2025.
                                                          Sempre foi possível voltar ao mercado regulado, o procedimento necessário é que o quase impossibilitava, porque eram necessárias inclusive declarações do comercializador provado onde o consumidor fosse cliente.
                                                          Quando entras na lei mencionada na noticia podes ler:

                                                          "O mesmo decreto-lei determinou, ainda, um regime transitório, nos termos do qual os comercializadores de último recurso devem continuar a fornecer gás natural a clientes finais com consumos anuais inferiores ou iguais a 10 000 m3 que não exerçam o direito de mudança para um comercializador de mercado livre, até data a definir mediante portaria do membro do Governo responsável pela área da energia, ouvida a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Essa data, fixada no artigo 4.º da Portaria n.º 97/2015, de 30 de março, na redação que lhe foi dada pela Portaria n.º 83/2020, de 1 de abril, é 31 de dezembro de 2025.​"

                                                          Ora quer isto apenas dizer que para já, o mercado regulado termina a 31 de dezembro de 2025, tem sido constantemente adiada esta data. Não determina as condições de retorno ao mercado regulado. O que aconteceu, é que a situação excepcional vivida por estes tempos, abriu uma brecha no retorno, nada nos diz que o procedimento para retornar ao mercado regulado não volte a ser o mesmo que há uns meses atrás já amanhã.

                                                          Eu entendo perfeitamente os argumentos de quem vai comprar ao mercado privado, apenas não concordo com eles, entendo que são argumentos apenas válidos a curto prazo e que nos prejudicam a todos a médio e longo prazo. Aliás, actualmente o mercado privado só está a vender energia aos preços que está porque uns tantos como eu migraram para o regulado e as campainhas soaram alto nas empresas privadas e foi necessária uma estratégia musculada de retenção de clientes, quando no passado recente mostravam práticas completamente opostas levadas a cabo por estas empresas. Olha a mudança para o regulado estava inclusive dependente de um documento que deveria ser emitido por estas empresas (que obviamente não emitiam a não ser coagidos legalmente a tal). Eu como em tudo na vida, guio-me por princípios +- duradouros e tendo a não lidar bem com este tipo de práticas +- coercivas, sempre que posso dar o troco, dou, mesmo perdendo alguns € ganho sempre paz de espírito.
                                                          Olha os últimos a quem isto aconteceu foi na CGD com o CH, quando confirmei que ia transferir já me davam melhores condições do que as que tinha pedido na negociação, azar o deles que tenho princípios, mas neste caso, para além da paz de espirito também ganhei €.

                                                          Comentário


                                                            Discordo.
                                                            Neste momento seja o regulado seja o livre estão com os mesmos preços de sempre, e isso quando temos uma tarifa de acesso às redes negativa.
                                                            As únicas empresas que estão a repassar esse financiamentos ao consumidor são as que oferecem tarifa indexada. As outras todas estão a embolsar dinheiro que deveria ser teu!

                                                            Mas pronto é uma escolha tua e há que respeitar. Só espero que estejas a fazer bem as contas e a saber que numa conta de 300kWh na SU pagas cerca de 70 euros e na Luzboa/indexada a mesma fatura em Março rendeu 18 euros...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X