Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    uma coisa boa é não haver fidelizações, e podemos sempre mudar, ao contrário das malditas telecomunicações
    há uns tempos o presidente do regulador veio dizer que é um absurdo a manutenção das fidelizações

    Só que tens lobbies.

    Ainda que sejam proibidos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

      Preenchi a 26 e recebi o email de confirmação a 27. Que só confirmei à noite.

      Vou ser o Spam. Isto ficou em nome da minha mulher e já estou a ver que ela não deve estar com atenção.
      Se não estiver lá a mensagem com os dados de acesso, encontrei isto noutro fórum
      quem tiver dificuldades em ter acesso pela 1º vez ao balcão digital, é só enviar um email para o apoioaocliente e eles enviam o numero de cliente e password para poderem aceder. (foi de um dia para outro)

      Comentário


        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

        Sim. Neste momento qualquer um pode mudar para o regulado.
        Obg

        Comentário


          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

          Recebeste logo no dia o email com link para confirmar a adesão, certo?
          Depois costumam ser 4 ou 5 dias úteis para receber os dados de acesso.
          Vai vendo na pasta "Spam"
          E tinhas razão... Estava no Spam.

          Mas agora é a página deles que não funciona.

          Comentário


            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

            E tinhas razão... Estava no Spam.

            Mas agora é a página deles que não funciona.
            Tem acontecido com imensas pessoas.

            Estou a conseguir aceder (https://clientes.luzboa.pt:444/)

            Comentário


            • SilverArrow
              SilverArrow commented
              Editing a comment
              Não estou a conseguir num PC, mas deu no Telemóvel.
              Deve ser uma questão de DNS.

            Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post
            a média do mês ainda vai negativa...

            https://contaspoupanca.pt/2023/04/23...a-24-de-abril/

            Alguém tem um excel com a formula para calculo na Luzboa?

            Os valores vou acompanhando aqui: https://www.dgeg.gov.pt/pt/estatisti...nismo-iberico/

            Comentário


              Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
              Alguém tem um excel com a formula para calculo na Luzboa?

              Os valores vou acompanhando aqui: https://www.dgeg.gov.pt/pt/estatisti...nismo-iberico/
              Em anexo (dentro de um zip, por exigência do fórum).

              Atenção que o valor "perdas" utilizado no cálculo nem sempre é exatamente o indicado.

              Também podes obter o preço médio do MWh em https://www.omie.es/pt/spot-hoy
              Ficheiros anexados

              Comentário


              Eu instalei a app e vou controlando de vez em quando.

              Tenho uma questão, se alguém souber responder. Os preços variam ao longo do dia, mas o que nós consumidores pagamos é exactamente esse preço na altura do consumo (refiro-me às horas que consumimos) ou pagamos uma média diária ou até outro de tipo de cálculo?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Eu instalei a app e vou controlando de vez em quando.

                Tenho uma questão, se alguém souber responder. Os preços variam ao longo do dia, mas o que nós consumidores pagamos é exactamente esse preço na altura do consumo (refiro-me às horas que consumimos) ou pagamos uma média diária ou até outro de tipo de cálculo?
                Na Luzboa é faturado o nosso consumo com base na média mensal. Mesmo que consumas tudo no dia 01 e tenhas a casa fechada nos outros 29/30 dias, vais pagar a média mensal.
                Em outras empresas pagas o que realmente consomes na hora...

                Comentário


                  Já agora qual é a conta dos 200€ MegaWatt Hora = 15 cêntimos kWh ?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Os preços variam ao longo do dia, mas o que nós consumidores pagamos é exactamente esse preço na altura do consumo (refiro-me às horas que consumimos) ou pagamos uma média diária ou até outro de tipo de cálculo?
                    Depende da empresa e da configuração.

                    A Luzboa usa o preço médio ao longo dos dias faturados. É indiferente quanto se consome em cada dia/hora.

                    Outras empresas faturam conforme o preço horário quando o contador é inteligente e lhes é dada (no balcão digital e-redes) autorização de acesso aos dados de consumo. Não estou a par dos detalhes.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Já agora qual é a conta dos 200€ MegaWatt Hora = 15 cêntimos kWh ?
                      Vê no anexo do meu post de ontem às 21:05.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                        Vê no anexo do meu post de ontem às 21:05.
                        Ah ok, é o valor final. Mas isso é "enganador" porque já sabemos que o "apoio" vai mudar, por isso a referência de 200MW = 15kW vai ficar desajustada.

                        Comentário


                        • Joseba
                          Joseba commented
                          Editing a comment
                          Até final de Junho é o que há, e o que temos que fazer é aproveitar.
                          Em Julho quando puserem em prática as novas TAR's aí fazemos contas. Ainda nem sequer divulgaram os novos valores (e olha que estamos a mês e meio da entrada dos novos valores, acho isso inadmissível, parece que brincam com as vidas das pessoas).
                          De qualquer forma em teoria a subida das TAR's afectariam de igual modo a todos, visto ser tipo a Euribor da eletricidade.
                          Mas como já foi muitas vezes aqui falado, as grandes vão é reduzir a enorme margem que estão a comer neste momento e manter os preços estáveis...
                          Em suma: quando publicarem os preços e mais próximo de Julho logo se vê quais as melhores ofertas do mercado.
                          Neste momento indexado sem pensar duas vezes...

                        • SilverArrow
                          SilverArrow commented
                          Editing a comment
                          Sim, neste momento é indexado sem dúvida.
                          As novas TAR já ouvi numa baixa de 2 cêntimos. Ou seja passaria a -7 centimos. O que continuar a compensar e muito.
                          O que queria dizer foi que refere-se que 200€ MW = 0.15€ o kW, mas há mais componentes nessa conta e vão mudar. Era só essa a minha questão.

                        • JRJordao
                          JRJordao commented
                          Editing a comment
                          Quem dera que a alteração na TAR fosse tão reduzida. Já ouvi passar a -2 centimos.
                          Essa relação 200€ MW => 0.15€ kW refere-se especificamente à Luzboa tarifário simples com a TAR e MIBEL atuais. Logo que se saiba a nova TAR há que adaptar o cálculo.

                        Estou a tentar adicionar o meu contracto na pagina online da EDP SU, pede-me o numero de conta, já vi a fatura toda e não encontro tal numero, alguém me consegue dizer onde encontro esse número? Dizem que está junto ao numero de cliente mas não vejo lá nada...

                        Comentário


                          Bendito vento dos ultimos dias....
                          Eletricidade ao preço da uva mijona

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                            E para o teu fornecedor anterior que diferença há?
                            Contas mto por alto rondaria os 120€.

                            Comentário


                              Eu não percebo como é que mantêm TAR negativas, com o custo do gás natural relativamente baixo, e o custo da energia no OMIE também muito baixo.

                              Não faz qualquer sentido.

                              Comentário


                                Publicação antiga,

                                Sacada agora do Twitter.

                                😝




                                91EE0C1A-6491-4665-B359-502E431D965F.jpg

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Eu não percebo como é que mantêm TAR negativas, com o custo do gás natural relativamente baixo, e o custo da energia no OMIE também muito baixo.

                                  Não faz qualquer sentido.
                                  A TAR tradicionalmente é calculada uma vez por ano e entra em vigor a 1 de janeiro.

                                  Como é já evidente, as previsões feitas no final de 2022 não bateram minimamente certas. Não foi possível prever a quantidade de chuva do fim do ano, nem a evolução do gás.

                                  Por esse facto haverá uma revisão extraordinária a meio do ano que previsivelmente deverá em larga medida acabar com a atual borla que existe no mercado indexado, caso contrário em 2024 teria que haver uma compensação de dimensões significativas.

                                  Comentário


                                    A Endesa deve estar a perder muitos clientes no gás

                                    ligaram-me há dias a dizer que têm baixado o preço, aproximando-se do regulado, e que até ao final do ano contam ter boas propostas para oferecer

                                    espero que não me chateiem muito

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                      A TAR tradicionalmente é calculada uma vez por ano e entra em vigor a 1 de janeiro.

                                      Como é já evidente, as previsões feitas no final de 2022 não bateram minimamente certas. Não foi possível prever a quantidade de chuva do fim do ano, nem a evolução do gás.

                                      Por esse facto haverá uma revisão extraordinária a meio do ano que previsivelmente deverá em larga medida acabar com a atual borla que existe no mercado indexado, caso contrário em 2024 teria que haver uma compensação de dimensões significativas.
                                      Só tenho pena que as condições excepcionais do preço da energia elétrica no primeiro semestre não cheguem à maioria dos consumidores finais.

                                      Vão directamente para os comercializadores.

                                      Dos casos mais chocantes é mesmo o regulado elétrico que pratica um preço como se estivessemos numa grave crise energética.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por marcopns Ver Post

                                        Essa menção é obrigatória, mesmo que seja desfavorável.
                                        Olha o que poupas por seguir o fórum 😁
                                        Sim e não.

                                        Ainda em Janeiro/Fevereiro andavam aqui dizer que vinha aí o diabo, primeiro em Março e depois em Agosto e que o regulado era a melhor opção e não sei quê.

                                        Faz lembrar o discurso mais ou menos na mesma altura que o governo ia e tinha que alterar a remuneração dos CA pq isto e pq aquilo, tudo argumentos sem sentido nenhum mas que ganharam tração ampliados por uma CS ignorante.

                                        Comentário


                                          Tenho contrato com Luzboa desde 12.04 e não me enviam factura...no balcão digital não tenho lá nada...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                            Tenho contrato com Luzboa desde 12.04 e não me enviam factura...no balcão digital não tenho lá nada...
                                            Acontece com frequência a primeira fatura englobar mais de 4 semanas. Depois as seguintes já serão "regulares".

                                            Sabes qual o teu dia de ciclo e-redes (podes ver no balcão digital)? Em princípio a fatura englobará até esse dia deste ou do próximo mês.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                              Tenho contrato com Luzboa desde 12.04 e não me enviam factura...no balcão digital não tenho lá nada...
                                              Aqui igual...

                                              Comentário


                                                A endesa ontem ligou-me a oferecer novas condições para voltar a ser cliente deles. Ainda me tentaram convencer com argumentos para ignorantes (isto por causa do mercado indexado). Se querem voltar a angariar clientes, então que o façam pelas propostas e não dessa forma. Fez-me lembrar a política.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  A endesa ontem ligou-me a oferecer novas condições para voltar a ser cliente deles. Ainda me tentaram convencer com argumentos para ignorantes (isto por causa do mercado indexado). Se querem voltar a angariar clientes, então que o façam pelas propostas e não dessa forma. Fez-me lembrar a política.
                                                  Agora devem começar a (tentar) assustar com o aumento da TAR em julho. Só que esse aumento pode bem refletir-se também nos preços deles; só não será assim se absorverem o custo extra na margem generosa atual.

                                                  Comentário


                                                  • Joseba
                                                    Joseba commented
                                                    Editing a comment
                                                    Que vai ser o que vai acontecer sob o mantra do "somos fiéis aos nossos clientes ao não repassar o aumento do custo para o preço final"...

                                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                  Agora devem começar a (tentar) assustar com o aumento da TAR em julho. Só que esse aumento pode bem refletir-se também nos preços deles; só não será assim se absorverem o custo extra na margem generosa atual.
                                                  Mas nem foi por aí. As condições que me ofereceram até eram boas, só que agora o indexado está imbatível.

                                                  Comentário


                                                    Ainda sobre as novas TAR's e o que vai acontecer....

                                                    Vou recuperar um post antigo para acrescentar dados (https://forum.motorguia.net/forum/mo...8#post14250628)

                                                    Aqui estão as tarifas de acesso às redes nos últimos anos (<20,7 kVA e tarifa simples, valores em euros/kWh):
                                                    2023: -0,0958 (tarifa final EDP Comercial: 0,1516)
                                                    2022: 0,0340 (tarifa final EDP Comercial: 0,1510)
                                                    2021: 0,0786 (tarifa final EDP Comercial: 0,1545)
                                                    2020: 0,0728 (tarifa final EDP Comercial: 0,1511)
                                                    2019: 0,0716 (não tenho dados mas creio que o preço deve ser o mesmo)
                                                    2018: 0,0935 (não tenho dados mas creio que o preço deve ser o mesmo)

                                                    Preço anual médio OMIE (eur/MWh) (fonte:https://www.omie.es/pt/market-result...=interannual):
                                                    2023: 89 (até ao dia de hoje)
                                                    2022: 204
                                                    2021: 118
                                                    2020: 40
                                                    2019: 53
                                                    2018: 64

                                                    Se usarmos a fórmula da Luzboa, os preços "justos ao longo desses seis anos seriam (eur/kWh):
                                                    2023: 0,0191
                                                    2022: 0,2847
                                                    2021: 0,2277
                                                    2020: 0,1298
                                                    2019: 0,1439
                                                    2018: 0,1788​

                                                    Por isso sim, as grandes vão reduzir as margens e não vão aumentar os preços. Estão neste momento a embolsar o que perderam nos anos de 2021 e 2022. Em ambiente normal (sem guerra), ficam elas por elas.... É aproveitar enquanto as TAR's estão abaixo da média histórica.
                                                    O preço médio histórico do OMIE também não é muito alto (https://tradingeconomics.com/spain/electricity-price)
                                                    espelepri_com.jpg

                                                    É aproveitarmos enquanto "esta vaca dá leite"...
                                                    Editado pela última vez por Joseba; 17 May 2023, 11:13.

                                                    Comentário


                                                      Primeira factura Luzboa... 13,40€ muito bom comprando com a media que costumava pagar na Goldenergy (65€)

                                                      É aproveitar enquanto der...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X