Vai contrololando o nível e ve por fugas de óleo.
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Consumo de óleo mais fumo azulado a sair do escape
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Originalmente Colocado por tojeh Ver PostInfeliz vai ser quem apanhar o limão ...
Acontece que os sintomas (soliçar e fumaçada) ficaram resolvidos o terceiro (perca de óleo) só com o tempo é que se verá se ficou resolvido, ou se mesteriosamente continua a aparecer.
De qualquer das formas quem o levar leva um carro com 5 anos 100000kms e ainda 2 anos e/ou 50000kms de garantia ;)
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostLigaram agora a dizer que o carro tem 3 das 4 velas de pré-aquecimento queimadas e que precisa de levar as 4 velas, tudo 175€ sem IVA.
Este segundo eles é o problema do soluçar e da fumaçada.
Quanto ao óleo dizem que só vão repor porque não vêm nada de mal
Que dizem?
O que eu não acho normal, é que as vejas de incandescência já estejam "queimadas" ao fim de 5 anos e 100.000 kms.
Fuga de óleo para a câmara de combustão pode lixar as velas de incandescência.
Controla bem o nível do oleo agora. Uma forma de veres se o turbo está a largar oleo, é verificares uma tubagem do intercooler: se tiver pasta ou gordura no interior, o turbo precisa de ser revisto.
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Originalmente Colocado por murgto Ver PostTambém pode ser óleo sem ser o indicado, há um user no tópico do diário de bordo dos Ceed que deixou de fazer revisões na marca, porque insistiam em colocar óleo sem a especificação correcta e lixava o FAP.
Mais de 120.000 kms e não noto qualquer diferença na vareta entre as mudanças de óleo.
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostSegundo a KIA não tem, mesmo segundo um link da KIA onde se insere o VIN diz que o carro não tem FAP e é Euro IV
Tinha ideia que o FAP era obrigatório desde janeiro de 2010 altura em que entrou em vigor a norma EURO V... mas se calhar enganei-me...
retirado daqui:
http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/tag/dpf
"É um dispositivo recente, o seu uso passou a ser obrigatório a partir de Janeiro de 2010 para cumprir as normas anti-poluição Euro V, (embora seja já usado por alguns construtores, principalmente grupo PSA, desde o ano 2000)."
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostLigaram agora a dizer que o carro tem 3 das 4 velas de pré-aquecimento queimadas e que precisa de levar as 4 velas, tudo 175€ sem IVA.
Este segundo eles é o problema do soluçar e da fumaçada.
Quanto ao óleo dizem que só vão repor porque não vêm nada de mal
Que dizem?
Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post80mil e 1l de óleo a cada 5mil???
Muda de oficina urgentemente.
Originalmente Colocado por Alive Ver PostEspero que se resolva!
O que eu não acho normal, é que as vejas de incandescência já estejam "queimadas" ao fim de 5 anos e 100.000 kms.
Fuga de óleo para a câmara de combustão pode lixar as velas de incandescência.
Controla bem o nível do oleo agora. Uma forma de veres se o turbo está a largar oleo, é verificares uma tubagem do intercooler: se tiver pasta ou gordura no interior, o turbo precisa de ser revisto.
PS: 175€ para mudar velas?????????
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Originalmente Colocado por eblase Ver Post
PS: 175€ para mudar velas?????????
O carro está na garantia, a avaria foi detectada pelo concessionário, teve de pagar a conta, ou arriscava-se a ter chatices...
Eu na mesma situação perguntava se a garantia cobria, caso negativo fazia cá fora, mas nem todos são como eu.
Acho que por menos de 100€ se "faz a festa"...
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostSoluçar e fumaçada ficou resolvido com a troca de velas
Quanto ao óleo já levou 10W40, 5W40 e 5W30, no entanto o meu carro não tem FAP
170.76€ já com IVA para velas+mão de obra+pesquisa de avarias
Não é por ter ou deixar de FAP que usas 10W40 nesse motor. 5W30 all the way....
Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostO carro está na garantia, a avaria foi detectada pelo concessionário, teve de pagar a conta, ou arriscava-se a ter chatices...
Eu na mesma situação perguntava se a garantia cobria, caso negativo fazia cá fora, mas nem todos são como eu.
Acho que por menos de 100€ se "faz a festa"...
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostO carro está na garantia, a avaria foi detectada pelo concessionário, teve de pagar a conta, ou arriscava-se a ter chatices...
Eu na mesma situação perguntava se a garantia cobria, caso negativo fazia cá fora, mas nem todos são como eu.
Acho que por menos de 100€ se "faz a festa"...
Assim se algo acontecer a garantia está lá e não podem implicar por isso.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostSe no próximo bólide continuas com o uso errado de óleos, não venhas para aqui falar mal das marcas, ok?
Não é por ter ou deixar de FAP que usas 10W40 nesse motor. 5W30 all the way....
Menos!! Bem menos!!
Eu não falei mal da marca. E esses óleos não foram aplicados por mim mas sim pela marca, por isso se algo está à conta do óleo problema da marca.
Quanto ao valor das velas de pré-aquecimento acho que custam à volta de 20€ cada mais mão de obra, acho que não conseguia muito menos que 100€ nesta intervenção.
A menos que fosse sem fatura. Mas como eu gosto de faturas ;)
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostQuanto ao valor das velas de pré-aquecimento acho que custam à volta de 20€ cada mais mão de obra, acho que não conseguia muito menos que 100€ nesta intervenção.
A menos que fosse sem fatura. Mas como eu gosto de faturas ;)
Por acaso ainda não me dei ao trabalho de ver a marca das que vêm de origem...
Mas, já agora, dado que o meu tem mais anos e mais kms e ainda não precisou das velas, será que não andas a fazer nada que as queime prematuramente?
É que há certos pormenores que podem fazer muita diferença...
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostNão percebi a parte de falar mal da marca...
Eu não falei mal da marca. E esses óleos não foram aplicados por mim mas sim pela marca, por isso se algo está à conta do óleo problema da marca.
Em parte sim, se der problema dentro da garantia, mas se der problema depois de terminar a garantia é problema teu.
Como o uso de óleo pode aumentar ou diminuir o desgaste do motor, é uma questão a que dou bastante importância.
Eu preferi que o carro andasse com o óleo correto... e pagar menos também...
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostHá de vários preços, desde uns 8 até 30 ou 40 (pelo que vi há tempos)... varia de marca para marca.
Por acaso ainda não me dei ao trabalho de ver a marca das que vêm de origem...
Mas, já agora, dado que o meu tem mais anos e mais kms e ainda não precisou das velas, será que não andas a fazer nada que as queime prematuramente?
É que há certos pormenores que podem fazer muita diferença...
A minha condução é calma, um ou outro esticanço de longe a longe.
Mas o carro tanto faz trajetos muito variados, tanto ando eu com p carro como no dia seguinte é a Maria, depende dos horários dela.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostVelas de incandescência tem desgaste prematuro quando há estas condições:
- injector(spray) defeituoso
- ponto de distribuição errado
- óleo na câmara de combustão
- aperto deficiente ou excessivo
- alternador/relé avariado
Ou seja, os mecânicos sabem que elas vão queimar novamente e que vão ganhar mais 175 € daqui a algum tempo, seja ele ou outro a pagar...
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver PostPois... e por vezes basta ver as velas queimadas para saber de onde vem o problema, mas quase de certeza que ele nem as viu, nem os mecânicos se preocuparam com isso.
Ou seja, os mecânicos sabem que elas vão queimar novamente e que vão ganhar mais 175 € daqui a algum tempo, seja ele ou outro a pagar...
Elas não duram para sempre. Hoje tanto mudei a um com as 4 nas lonas como a outro que ainda funcionvam mas longe de estarem perfeitas. O carro soluçava e elas ainda ligavam. Não davam era o calor que deviam
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostElas não duram para sempre.
Somado com o desaparecimento do óleo, acho que anda por ali algum segmento "marado" a deixar passar o óleo para a câmara de combustão.
Eu acho que ele também desconfia disso... já decidiu vender o carro... quem o comprar é que vai ter de se chatear com a garantia, porque duvido que eles paguem a reparação do motor...
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostHoje tanto mudei a um com as 4 nas lonas como a outro que ainda funcionvam mas longe de estarem perfeitas. O carro soluçava e elas ainda ligavam. Não davam era o calor que deviam
Se os calços estiverem perto do fim vai levar calços e discos também (à frente)...
Só pago as peças, o serviço faço eu, a não ser as velas que vou a uma oficina de um amigo para ele trocar, tenho medo de partir alguma e fazer asneira...
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É lá onde isto já vai...
Vamos por pontos;
1) a troca de carro nada tem a ver com o que aconteceu. Já estava prevista.
2) não faço ideia o que provocou a queima das velas, não me foi explicado e eu não questionei
3) eu não desconfio de nada porque pouco percebo de mecânica
4) o carro será dado à troca como tal não vou enganar ninguém, o stand que faça o que lhe compete
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Já agora, alguém me sabe dizer se é normal o carro ter um aumento de consumo após a substituição das velas de pré-aquecimento?
É que desde a troca em 92 kms que fiz em cidade fiquei com uma média de 10.2l :X (o normal é 6.2 nestes trajetos)
Amanhã vou fazer AE e vou ver como se comporta...
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