Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Astra J 1.7cdti - consumo extremamente elevado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
    viva,
    não dei conta de nenhum ruído anormal.
    reparo sim, em mudanças baixas (2 ou 3) quando troco ele faz um som tipo ventoinha. este som vem do lado do passageiro e junto ao vidro. no entanto ja dei conta deste mesmo som em mais 2 astras J, pelo que acho que deve ser normal
    Quando aceleras a frio? Eu tenho este astra aí há 1 mês.
    vim de um h com a mesma motorização mas de 100 cv só que negligenciado pelo stand que mo vendeu. Vê o meu diário de bordo e vê a manha daquele stand para que nunca mais ninguém caia nestas armadilhas.
    Este ruido segundo o que o tipo do stand me disse e provável que seja o escape com um defeito

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
      Boa noite,
      Por acaso de manha ou quando o carro esta frio, ao meter a trabalhar e quando arrancas, por acaso não notas um barulho tipo uma trepidação?
      É um barulho que é audivel até aos 90 graus e que se nota mais a partir das 2000rpm para cima. Parece um trrrr, depois disso cala-se e anda bem e não se nota nada no carro.
      Obrigado
      Viva amigo!

      Eu por acaso nunca notei isso no meu... Já notei para já poucas vezes, principalmente quando estou a sair da garagem, ao fechar a porta da mesma, escuto o famoso o ralenti instável. Creio que seja da EGR porque de vez em quando entre as 1500 e 2000 RPM o carro da um pequeno engasgo. E também já notei algumas vezes, mas já com carro quente, até quando estou a chegar a casa para abrir a garagem, em ralenti, escuto um ruído do motor que parece um motor 3 cilindros da VW ou as rotações do motor mais baixo que o normal... mas depois volta ao normal... Curioso que isto também chegou a acontecer no Astra H do meu Pai, com o mesmo motor...

      No primeiro mês que tive o carro, tive um problema em que se ouvia um grilar no compressor do AC, mas com a garantia o compressor foi substituído por um novo.

      Um abraço!
      Editado pela última vez por Farrael; 27 December 2015, 23:13.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Farrael Ver Post
        Viva amigo!

        Eu por acaso nunca notei isso no meu... Já notei para já poucas vezes, principalmente quando estou a sair da garagem, ao fechar a porta da mesma, escuto o famoso o ralenti instável. Creio que seja da EGR porque de vez em quando entre as 1500 e 2000 RPM o carro da um pequeno engasgo. E também já notei algumas vezes, mas já com carro quente, até quando estou a chegar a casa para abrir a garagem, em ralenti, escuto um ruído do motor que parece um motor 3 cilindros da VW ou as rotações do motor mais baixo que o normal... mas depois volta ao normal... Curioso que isto também chegou a acontecer no Astra H do meu Pai, com o mesmo motor...

        No primeiro mês que tive o carro, tive um problema em que se ouvia um grilar no compressor do AC, mas com a garantia o compressor foi substituído por um novo.

        Um abraço!
        No h que eu tive cheguei a reparar uma vez no ralenti instável e foi um caso isolado, mas neste foi substituída uma válvula que se estraga facilmente neste modelo.
        Também noto às vezes o barulho do motor a ralenti que faz uma espéciede toc toc toc, que é normal, pois estes motores têm um trabalhar rijo e o óleo incorrecto agrava o barulho.
        Agora este barulho a frio noto só quando acelero em andamento, quando desacelero para pôr uma mudança e volto a acelerar já o volto a ouvir novamente. Atingidos os 90 graus torna-se nulo o barulho referido e só se ouve o motor que também é bastante barulhento
        Mas grande 1.7, é uma maravilha no geral
        Abraço

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
          Quando aceleras a frio? Eu tenho este astra aí há 1 mês.
          vim de um h com a mesma motorização mas de 100 cv só que negligenciado pelo stand que mo vendeu. Vê o meu diário de bordo e vê a manha daquele stand para que nunca mais ninguém caia nestas armadilhas.
          Este ruido segundo o que o tipo do stand me disse e provável que seja o escape com um defeito
          O meu ruído tanto acontece a quente como a frio. Mas consegui ainda apurar a causa

          Comentário


            #35
            É o tal trrrr. Deve ser do escape à partida.
            O tipo do stand vai falar com o mecânico e quando souber partilho

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
              É o tal trrrr. Deve ser do escape à partida.
              O tipo do stand vai falar com o mecânico e quando souber partilho

              Boa boa

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                Paulo, desde já o meu muito obrigado.

                Eu vivo na Póvoa de Santa Iria e trabalho na Bobadela. Faço todos os dias o trajeto normal povoa-Bobadela via estrada nacional 10.
                No entanto, todas as semanas vou e venho a Sintra e algumas vezes até vou ao Porto. No entanto vejo que o consumo anda sempre por valores muito elevados. Para ficares com uma ideia, experimentei fazer o mesmo trajeto com o carro do meu primo, e os consumos andaram na casa dos 5 l. Fiz este teste durante uma semana inteira e o consumo andou sempre nestes valores.

                Para ficares com uma ideia, até uma reclamação eu já enviei para Opel. Até agora ainda não tive resposta e já lá vão duas semanas.

                Vou tentar saber se alguma das oficinas com quem eu costumo trabalhar conseguem fazer algum tipo de diagnóstico diferente daquilo que a Opel fez. Ou, de alguma forma, consigam analisar alguns dados que a Opel não analisou.

                De tantas pesquisas que fiz em alguns fóruns, verifico que quase ninguém se queixa deste tipo de problemas. Inclusive não vejo ninguém que tenha consumo estão altos quanto eu. Realmente é muito estranho a própria marca não conseguir detetar qualquer erro. Segundo eles o carro está totalmente operacional e nos padrões normais de funcionamento. É confuso...
                Sou de perto de Alverca, os meus sogros do Forte.....por isso vês que conheço a zona.

                Se até fazes alguma AE, se vais ao Porto algumas vezes, o FAP podia não regenerar "hoje" mas regenerava "amanhã", por isso, acho que o FAP está bom.
                Estou é com a sensação que tens algo a mandar-te fuligem a mais para o FAP, logo, e anda sempre e regenerar.
                Na minha H andei meses a acender a luz de FAP entupido. Como andava sempre nas voltinhas, não dava por andar a beber gasóleo desalmadamente. Só quando nas férias bebeu meio deposito de Alverca a Monte gordo, pela nacional, nas calmas, S/AC é que vi que algo não andava bem.
                Afinal de contas, a tal válvula reguladora de pressão do gasóleo que causa o ralantie instável mas que em nada afecta o motor (sempre disseram isso....), afinal andava a mandar gasóleo a mais para o FAP.

                No teu lugar, como me parece que confias na oficina onde vais, mas não sabes o que tens lá posto, tentava averiguar 1º que óleo tens lá.
                Em caso de dúvida, mete o GM 5W30 dexos 2 C3 que é o recomendado e custa-te menos de 20€ a ires buscar tu em mão ~perto da tua casa.
                Depois, se o problema se mantiver, tens de ir à pesca, pois anda algo a queimar mais gasóleo que devia.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                  Sou de perto de Alverca, os meus sogros do Forte.....por isso vês que conheço a zona.

                  Se até fazes alguma AE, se vais ao Porto algumas vezes, o FAP podia não regenerar "hoje" mas regenerava "amanhã", por isso, acho que o FAP está bom.
                  Estou é com a sensação que tens algo a mandar-te fuligem a mais para o FAP, logo, e anda sempre e regenerar.
                  Na minha H andei meses a acender a luz de FAP entupido. Como andava sempre nas voltinhas, não dava por andar a beber gasóleo desalmadamente. Só quando nas férias bebeu meio deposito de Alverca a Monte gordo, pela nacional, nas calmas, S/AC é que vi que algo não andava bem.
                  Afinal de contas, a tal válvula reguladora de pressão do gasóleo que causa o ralantie instável mas que em nada afecta o motor (sempre disseram isso....), afinal andava a mandar gasóleo a mais para o FAP.

                  No teu lugar, como me parece que confias na oficina onde vais, mas não sabes o que tens lá posto, tentava averiguar 1º que óleo tens lá.
                  Em caso de dúvida, mete o GM 5W30 dexos 2 C3 que é o recomendado e custa-te menos de 20€ a ires buscar tu em mão ~perto da tua casa.
                  Depois, se o problema se mantiver, tens de ir à pesca, pois anda algo a queimar mais gasóleo que devia.
                  É isso. Tenho ver ver bem o óleo que lá esta. Sei que tenho a embalagem ainda comigo, porque comprei dois na altura.

                  Também já me falaram que pode ser do sensor de massa de ar... Mas é como dizes, é um andar a pesca
                  o estranho é as ferramentas da Opel não conseguirem detectar absolutamente nada.

                  Como é que tiveste conhecimento que no teu caso era essa valvula? Havia algum erro ou valores fora do normal que tivesses visto?

                  Abraco.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                    É isso. Tenho ver ver bem o óleo que lá esta. Sei que tenho a embalagem ainda comigo, porque comprei dois na altura.

                    Também já me falaram que pode ser do sensor de massa de ar... Mas é como dizes, é um andar a pesca
                    o estranho é as ferramentas da Opel não conseguirem detectar absolutamente nada.

                    Como é que tiveste conhecimento que no teu caso era essa valvula? Havia algum erro ou valores fora do normal que tivesses visto?

                    Abraco.
                    O relentie instável sempre o tive desde à 3 anos, tempo que tenho a astra. Nunca liguei pois diziam ser normal. Só que ultimamente piorou, chagava a um ponto que parecia que a carrinha ia a baixo.
                    Comecei a reparar que quando o relantir andava instavel, o consumo oscilava muito, tanto estava nos 0,2l como nos 1,5l ao relantie.
                    Sem certezas, tive de ir começando a anular hipoteses:

                    -Comecei por trocar o filtro do gasóleo e limpar o sistema com um aditivo.
                    -Depois, limpar a EGR.
                    -Trocar de marca de gasóleo.
                    -Fazer actualização software.(melhorou muito mas não resolveu)
                    -Por mim, troquei a válvula e já lá vão uns 4.000 kms sem erros.

                    Pelo que me tenho apercebido, por vezes os problemas são coisas ridículas, simples, mas que se demora muita a lá chagar.
                    Era bom que fosse tudo como uma vela: liga a luz de avaria»vela no x cilindro»troca-se a vela» apaga-se o erro» voilá.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                      O relentie instável sempre o tive desde à 3 anos, tempo que tenho a astra. Nunca liguei pois diziam ser normal. Só que ultimamente piorou, chagava a um ponto que parecia que a carrinha ia a baixo.
                      Comecei a reparar que quando o relantir andava instavel, o consumo oscilava muito, tanto estava nos 0,2l como nos 1,5l ao relantie.
                      Sem certezas, tive de ir começando a anular hipoteses:

                      -Comecei por trocar o filtro do gasóleo e limpar o sistema com um aditivo.
                      -Depois, limpar a EGR.
                      -Trocar de marca de gasóleo.
                      -Fazer actualização software.(melhorou muito mas não resolveu)
                      -Por mim, troquei a válvula e já lá vão uns 4.000 kms sem erros.

                      Pelo que me tenho apercebido, por vezes os problemas são coisas ridículas, simples, mas que se demora muita a lá chagar.
                      Era bom que fosse tudo como uma vela: liga a luz de avaria»vela no x cilindro»troca-se a vela» apaga-se o erro» voilá.
                      Normalmente, ou mesmo quase sempre, os problemas são fruto de uma única causa. A causa é sempre simples, é preciso é perceber como os sistemas funcionam e ter meios e conhecimentos para conseguir verificar a causa dos problemas.

                      No caso do relantim instável que foi aqui falado, neste motor em concreto, é causado por uma subida abrupta da pressão common rail. Esta subida abrupta pode ser visualizada utilizando uma simples ferramenta de comunicação, apesar de não ser a ferramenta ideal para isso, lendo o PID correspondente à voltagem (ou pressão) reportada pelo sensor de alta pressão. Se se verificar que o problema é então uma instabilidade da pressão de combustível, normalmente neste motor a causa costuma ser a da já falada válvula de controlo de sucção. Atenção que existem outras causas possíveis!

                      A subida abrupta não é causada diretamente pelo mau funcionamento da válvula, a valvula é sim atuada ao máximo (causando um aumentando repentino de pressão) como resposta a uma diminuição continua de pressão que não seria normal para o valor de controlo a que a válvula está sujeita. Como resposta o computador atua a válvula (temporariamente) ao máximo para recuperar a pressão. Não é possível visualizar este comportamento com o detalhe que referi utilizando uma ferramenta de comunicação, com esta ferramenta apenas é possível verificar se existe ou não uma instabilidade na pressão.

                      Normalmente não existem códigos em memória. Pode eventualmente surgir um dos códigos (p0087 ou p0088), mas o mais o comum é não existirem.

                      Quanto ao facto de na Opel não ter ser diagnosticado nada, isso é algo que não é espanto nenhum, seja na Opel ou em qualquer outro concessionário de outra marca ou oficina em Portugal. Os técnicos simplesmente não têm formação em diagnóstico. Têm formação com a ferramenta de comunicação que usam e dependem dela para identificar componentes danificados. Estão treinados para substituir o que estiver relacionado em códigos de avaria, e como já expliquei em outros posts, um código de avaria não significa diretamente que o problema seja do componente referido.
                      Se não existirem códigos de avaria, ou dizem que o carro não tem nada, ou então começam a dissertar sobre coisas que não sabem muito bem o papel delas e a culpar componentes (caros normalmente), mas avisando que não dão garantias. E o cliente é forçado ou a ir embora, ou a aceitar trocar componentes sem garantias na esperança de resolver o seu problema.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                        O relentie instável sempre o tive desde à 3 anos, tempo que tenho a astra. Nunca liguei pois diziam ser normal. Só que ultimamente piorou, chagava a um ponto que parecia que a carrinha ia a baixo.
                        Comecei a reparar que quando o relantir andava instavel, o consumo oscilava muito, tanto estava nos 0,2l como nos 1,5l ao relantie.
                        Sem certezas, tive de ir começando a anular hipoteses:

                        -Comecei por trocar o filtro do gasóleo e limpar o sistema com um aditivo.
                        -Depois, limpar a EGR.
                        -Trocar de marca de gasóleo.
                        -Fazer actualização software.(melhorou muito mas não resolveu)
                        -Por mim, troquei a válvula e já lá vão uns 4.000 kms sem erros.

                        Pelo que me tenho apercebido, por vezes os problemas são coisas ridículas, simples, mas que se demora muita a lá chagar.
                        Era bom que fosse tudo como uma vela: liga a luz de avaria»vela no x cilindro»troca-se a vela» apaga-se o erro» voilá.
                        acredita. Se fosse assim tão simples era perfeito. Eheeh


                        falaste em atualização... Que atualização?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                          Normalmente, ou mesmo quase sempre, os problemas são fruto de uma única causa. A causa é sempre simples, é preciso é perceber como os sistemas funcionam e ter meios e conhecimentos para conseguir verificar a causa dos problemas.

                          No caso do relantim instável que foi aqui falado, neste motor em concreto, é causado por uma subida abrupta da pressão common rail. Esta subida abrupta pode ser visualizada utilizando uma simples ferramenta de comunicação, apesar de não ser a ferramenta ideal para isso, lendo o PID correspondente à voltagem (ou pressão) reportada pelo sensor de alta pressão. Se se verificar que o problema é então uma instabilidade da pressão de combustível, normalmente neste motor a causa costuma ser a da já falada válvula de controlo de sucção. Atenção que existem outras causas possíveis!

                          A subida abrupta não é causada diretamente pelo mau funcionamento da válvula, a valvula é sim atuada ao máximo (causando um aumentando repentino de pressão) como resposta a uma diminuição continua de pressão que não seria normal para o valor de controlo a que a válvula está sujeita. Como resposta o computador atua a válvula (temporariamente) ao máximo para recuperar a pressão. Não é possível visualizar este comportamento com o detalhe que referi utilizando uma ferramenta de comunicação, com esta ferramenta apenas é possível verificar se existe ou não uma instabilidade na pressão.

                          Normalmente não existem códigos em memória. Pode eventualmente surgir um dos códigos (p0087 ou p0088), mas o mais o comum é não existirem.

                          Quanto ao facto de na Opel não ter ser diagnosticado nada, isso é algo que não é espanto nenhum, seja na Opel ou em qualquer outro concessionário de outra marca ou oficina em Portugal. Os técnicos simplesmente não têm formação em diagnóstico. Têm formação com a ferramenta de comunicação que usam e dependem dela para identificar componentes danificados. Estão treinados para substituir o que estiver relacionado em códigos de avaria, e como já expliquei em outros posts, um código de avaria não significa diretamente que o problema seja do componente referido.
                          Se não existirem códigos de avaria, ou dizem que o carro não tem nada, ou então começam a dissertar sobre coisas que não sabem muito bem o papel delas e a culpar componentes (caros normalmente), mas avisando que não dão garantias. E o cliente é forçado ou a ir embora, ou a aceitar trocar componentes sem garantias na esperança de resolver o seu problema.
                          Caríssimo, muito obrigado pela tua resposta.


                          É como tu dizes e muito bem, se nem a própria marca consegue detectar o erro como havemos nós de o fazer?

                          Chega a ser desesperante não saber o que mais posso fazer para baixar o consumo ...

                          O que me recomendas fazer?

                          Abraço.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                            Caríssimo, muito obrigado pela tua resposta.


                            É como tu dizes e muito bem, se nem a própria marca consegue detectar o erro como havemos nós de o fazer?

                            Chega a ser desesperante não saber o que mais posso fazer para baixar o consumo ...

                            O que me recomendas fazer?

                            Abraço.
                            As minhas recomendações para estes casos, costumavam ser instruções técnicas de como diagnosticar o problema de forma assertiva.

                            Entretanto desisti de o fazer pois cheguei a conclusão que para maior parte das pessoas que pedem aqui ajuda o que pretendem é uma indicação da causa do problema à distância baseada em sintomas relativos. Isso não é possível, quanto muito pode-se obter um conjunto de causas mais ou menos prováveis, o que por vezes pode não ajudar na mesma. Ou então procuram a sugestão de algum sitio de confiança onde possam resolver a situação.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                              As minhas recomendações para estes casos, costumavam ser instruções técnicas de como diagnosticar o problema de forma assertiva.

                              Entretanto desisti de o fazer pois cheguei a conclusão que para maior parte das pessoas que pedem aqui ajuda o que pretendem é uma indicação da causa do problema à distância baseada em sintomas relativos. Isso não é possível, quanto muito pode-se obter um conjunto de causas mais ou menos prováveis, o que por vezes pode não ajudar na mesma. Ou então procuram a sugestão de algum sitio de confiança onde possam resolver a situação.

                              E acabas por ter razão
                              seja como for, vou utilizar os dados que me indicas para ver junto da tal oficina daqui da zona, a ver se eles fossem conseguem apurar mais alguma coisa.

                              Muito origado pela ajuda.

                              Comentário


                                #45


                                Neste video que fiz, o relantim parece-me estar certo e sem variações. o carro estava quente e tinha acabado de fazer o trajeto normal até casa.

                                Comentário


                                  #46
                                  como já referiram, o FAP a fazer regenerações diariamente é claramente sinal de que algo aí não bate certo, no mínimo uns 400 kms de intervalo...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                    Sou de perto de Alverca, os meus sogros do Forte.....por isso vês que conheço a zona.

                                    Se até fazes alguma AE, se vais ao Porto algumas vezes, o FAP podia não regenerar "hoje" mas regenerava "amanhã", por isso, acho que o FAP está bom.
                                    Estou é com a sensação que tens algo a mandar-te fuligem a mais para o FAP, logo, e anda sempre e regenerar.
                                    Na minha H andei meses a acender a luz de FAP entupido. Como andava sempre nas voltinhas, não dava por andar a beber gasóleo desalmadamente. Só quando nas férias bebeu meio deposito de Alverca a Monte gordo, pela nacional, nas calmas, S/AC é que vi que algo não andava bem.
                                    Afinal de contas, a tal válvula reguladora de pressão do gasóleo que causa o ralantie instável mas que em nada afecta o motor (sempre disseram isso....), afinal andava a mandar gasóleo a mais para o FAP.

                                    No teu lugar, como me parece que confias na oficina onde vais, mas não sabes o que tens lá posto, tentava averiguar 1º que óleo tens lá.
                                    Em caso de dúvida, mete o GM 5W30 dexos 2 C3 que é o recomendado e custa-te menos de 20€ a ires buscar tu em mão ~perto da tua casa.
                                    Depois, se o problema se mantiver, tens de ir à pesca, pois anda algo a queimar mais gasóleo que devia.

                                    Eh lá beber meio depósito na nacional até ao Algarve é demais.
                                    Quando tive o h de 100 cv bebeu meio deposito para o algarve sim mas em AE sempre a 130, 140 km/h.
                                    Mas o meu era de 2005, não tinha fap e era de 5v, o que o fez consumir mais nesse trajecto.
                                    Óleo indicado é como já foi referido, o 5w30 GMdexos 2.
                                    Um óleo correcto faz logo diferença no funcionanento do carro

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                      Óleo indicado é como já foi referido, o 5w30 GMdexos 2.
                                      Um óleo correcto faz logo diferença no funcionanento do carro
                                      estive a ver na net, e desculpa a ignorância da questão mas, estamos a falar de um oleo genuíno da GM? onde consigo comprar?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                                        estive a ver na net, e desculpa a ignorância da questão mas, estamos a falar de um oleo genuíno da GM? onde consigo comprar?
                                        Endereço: EN 10 - Centro Empresarial de Alverca, Vale da Erva - Armazém B8, 2615-187 Alverca do Ribatejo, é so procurar a loja online.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                          Endereço: EN 10 - Centro Empresarial de Alverca, Vale da Erva - Armazém B8, 2615-187 Alverca do Ribatejo, é so procurar a loja online.

                                          Muito Muito obrigado.
                                          já vou dar uma vista de olhos pelo site e tratar de comprar óleo e filtros novos. a ver se é desta ...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                                            estive a ver na net, e desculpa a ignorância da questão mas, estamos a falar de um oleo genuíno da GM? onde consigo comprar?
                                            Qualquer casa de peças e acessórios tem desse óleo. Aí na castanheira tens algumas onde procurar
                                            Forca aí companheiro
                                            Editado pela última vez por astramaniac; 28 December 2015, 22:05. Razão: engano

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                              Qualquer casa de peças e acessórios tem desse óleo. Aí na castanheira tens algumas onde procurar
                                              Forca aí companheiro
                                              A ver se é desta amigo, a ver se consigo encerrar esta telenovela

                                              Comentário


                                                #53
                                                Vai dando noticias, quando souber alguma coisa digo
                                                Vamos ver se é o último episódio do ano eheg

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                  Normalmente, ou mesmo quase sempre, os problemas são fruto de uma única causa. A causa é sempre simples, é preciso é perceber como os sistemas funcionam e ter meios e conhecimentos para conseguir verificar a causa dos problemas.

                                                  No caso do relantim instável que foi aqui falado, neste motor em concreto, é causado por uma subida abrupta da pressão common rail. Esta subida abrupta pode ser visualizada utilizando uma simples ferramenta de comunicação, apesar de não ser a ferramenta ideal para isso, lendo o PID correspondente à voltagem (ou pressão) reportada pelo sensor de alta pressão. Se se verificar que o problema é então uma instabilidade da pressão de combustível, normalmente neste motor a causa costuma ser a da já falada válvula de controlo de sucção. Atenção que existem outras causas possíveis!

                                                  A subida abrupta não é causada diretamente pelo mau funcionamento da válvula, a valvula é sim atuada ao máximo (causando um aumentando repentino de pressão) como resposta a uma diminuição continua de pressão que não seria normal para o valor de controlo a que a válvula está sujeita. Como resposta o computador atua a válvula (temporariamente) ao máximo para recuperar a pressão. Não é possível visualizar este comportamento com o detalhe que referi utilizando uma ferramenta de comunicação, com esta ferramenta apenas é possível verificar se existe ou não uma instabilidade na pressão.

                                                  Normalmente não existem códigos em memória. Pode eventualmente surgir um dos códigos (p0087 ou p0088), mas o mais o comum é não existirem.

                                                  Quanto ao facto de na Opel não ter ser diagnosticado nada, isso é algo que não é espanto nenhum, seja na Opel ou em qualquer outro concessionário de outra marca ou oficina em Portugal. Os técnicos simplesmente não têm formação em diagnóstico. Têm formação com a ferramenta de comunicação que usam e dependem dela para identificar componentes danificados. Estão treinados para substituir o que estiver relacionado em códigos de avaria, e como já expliquei em outros posts, um código de avaria não significa diretamente que o problema seja do componente referido.
                                                  Se não existirem códigos de avaria, ou dizem que o carro não tem nada, ou então começam a dissertar sobre coisas que não sabem muito bem o papel delas e a culpar componentes (caros normalmente), mas avisando que não dão garantias. E o cliente é forçado ou a ir embora, ou a aceitar trocar componentes sem garantias na esperança de resolver o seu problema.
                                                  Boas.

                                                  Foi muito bom ler o teu post e poder aprender um pouco mais.
                                                  Dá para ver à distancia que sabes mais a dormir que eu acordado, por isso, não tenho argumentos para manter esta conversa contigo.

                                                  Sobre o teu ultimo post, não podia estar mais de acordo, tanto na oficina multi marcas como na própria I.S.CAR em VFX, a resolução do meu erro: P242F - Diesel Particulate Filter Overloaded , era meter um DPF novo.
                                                  Se tivesse ido na conversa dessa gente, tinha gasto 1280+Iva só pela DPF, fora M.O., e ficava na mesma, pois mais tarde veio-se a verificar que o problema em nada tinha a ver com o DPF. Como prova, o DPF "danificado" ainda lá anda.

                                                  Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                    As minhas recomendações para estes casos, costumavam ser instruções técnicas de como diagnosticar o problema de forma assertiva.

                                                    Entretanto desisti de o fazer pois cheguei a conclusão que para maior parte das pessoas que pedem aqui ajuda o que pretendem é uma indicação da causa do problema à distância baseada em sintomas relativos. Isso não é possível, quanto muito pode-se obter um conjunto de causas mais ou menos prováveis, o que por vezes pode não ajudar na mesma. Ou então procuram a sugestão de algum sitio de confiança onde possam resolver a situação.
                                                    É verdade. E na minha opinião pior que isso tudo, é quando já estão desenrascado não vêm aqui dar o seu feedback, dizer como resolveram, onde foram, passos que deram, etc... Isto para quem vier atrás pode ser ajudado tal como o ajudaram a ele quando necessitou.

                                                    Tenho sempre a preocupação de dizer o que fiz para poder ajudar o próximo.


                                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                    como já referiram, o FAP a fazer regenerações diariamente é claramente sinal de que algo aí não bate certo, no mínimo uns 400 kms de intervalo...
                                                    No meu DPF, nunca chego a fazer mais de 300 kms entre regenerações.
                                                    É verdade que faço maioritariamente cidade.
                                                    Ainda ontem liguei o op-com e tinha 68€ saturação e 286 kms desde a última regeneração. Assim que eu lhe der condições vai regenerar.
                                                    Carrinha de 2008, DPF de origem, tipo de quotidiano, é capaz de o DPF já não estar no seu melhor estado.


                                                    Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                                    Eh lá beber meio depósito na nacional até ao Algarve é demais.
                                                    Quando tive o h de 100 cv bebeu meio deposito para o algarve sim mas em AE sempre a 130, 140 km/h.
                                                    Mas o meu era de 2005, não tinha fap e era de 5v, o que o fez consumir mais nesse trajecto.
                                                    Óleo indicado é como já foi referido, o 5w30 GMdexos 2.
                                                    Um óleo correcto faz logo diferença no funcionanento do carro
                                                    É verdade. Fiz 300 kms e bebeu-me meio depósito, Isso foi o motivo para eu ver que a carrinha andava a beber muito gasóleo. A partir dai foi mais fácil ir à procura do problema "DPF obstruído". Algo andava a deixar passar gasóleo a mais.
                                                    Como andava sempre no pára-arranca, regenerações atrás de regenerações, regenerações forçadas, não era fácil aperceber-me que andava a beber muito.

                                                    O óleo não tem de ser o GM. É verdade que o GM tem ula relação preço/qualidade imbativél, mas existem muitas outras opções, tem é de ser C3 com a norma Dexos2. Não é obrigatório ser 5W, podes usar um 0W por ex. Consulta o teu manual.
                                                    A verdade é que o 5W30 é oa mais banal hoje em dia, logo, encontra-se já uma vasta variedade e a um preço competitivo.

                                                    Só tenho usado 5W30 C3 dexos 2, mas já levou:
                                                    -Veio da garantia com Shell (penso que o profissional)
                                                    -Depois meti o GM.
                                                    -Mais tarde meti o Shell AG.
                                                    -Agora anda com o Motul specific.
                                                    Tudo hipoteses válidas entre muitas mais outras disponíveis.


                                                    Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                                                    estive a ver na net, e desculpa a ignorância da questão mas, estamos a falar de um oleo genuíno da GM? onde consigo comprar?
                                                    Sei que não se pode fazer pub aqui mas só quero ajudar.
                                                    http://texoleo.com/product/gm-opel-dexos-2-5w-30-5l-1


                                                    Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                                    Qualquer casa de peças e acessórios tem desse óleo. Aí na castanheira tens algumas onde procurar
                                                    Forca aí companheiro
                                                    És desta zona?

                                                    Nem é preciso ir à castanheira. Se tem lojas junto a ele que vende: casa de peças em Alverca, roady de Sta Iria mesmo junto a ele etc....são é ao triplo que compra on line.
                                                    Ainda ontem estive na roady com o Total 9000 energy 5W40 que custava 54€.
                                                    Por coincidência, deve de me estar a bater à porca uma encomenda em que vem lá esse óleo mas que comprei "um pouco" mais em conta, 19,05€.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                                                      acredita. Se fosse assim tão simples era perfeito. Eheeh


                                                      falaste em atualização... Que atualização?
                                                      Actualização se software.
                                                      Nem eu sabia muito bem o que erra isto.
                                                      Pelo pouco que sei, são actualizações que a marca vai lançado depois dos carros saírem para o mercado.
                                                      Quando fui a um mecanico que basicamente é perigo em Opel, ele informou-me que a minha carrinha de 2008, tem a ultima actualização de 2010. Em 2012 tinha saido uma nova mas eu não tinha (pois, em 2012 foi quando a comprei e eu nunca a meti na Opel para não pagar 100€ pelo óleo da Galp).
                                                      Como esse mecânico tem licença GM (paga), fez-me a actualização e eu paguei por isso.
                                                      Já ouvi aqui relatos de pessoal dizer que quando vai à Opel fazer a revisão por ex, eles fazem esta actualização gratuita. Se é assim.....

                                                      Se não fosse este mecanico ainda hoje anda à procura do problema e já com um DPF novo e mais um monte de peças trocadas. (€€€)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ricardozina Ver Post
                                                        Caríssimo, muito obrigado pela tua resposta.


                                                        É como tu dizes e muito bem, se nem a própria marca consegue detectar o erro como havemos nós de o fazer?

                                                        Chega a ser desesperante não saber o que mais posso fazer para baixar o consumo ...

                                                        O que me recomendas fazer?

                                                        Abraço.
                                                        Acredita que imagino pelo que estás a passar.

                                                        É tramado andar com o carro a gastar 8L/100 km.
                                                        Mas é muito mais tramado:
                                                        -Andar com a luz a acender constantemente, tipo de 150 em 150 kms.
                                                        -Ir à oficina a fazerem a regeneração forçada.
                                                        -Voltar ao mesmo e...."Ah e tal deve de ser o sensor dos gases de escape. Dá cá mais 70€". (para o lixo claro...)
                                                        -Ter de comprar o op-com e andar com este nas férias para assim que a luz acende eu poder apagá-la e continuar viagem.
                                                        -Corr€r oficinas multi marcas; Opel e ninguém me dizer nada de novo: "Ou anulas o DPF ou metes um novo."

                                                        Queimar gasóleo atrás de gasóleo com estas historias, fazer kms para ir ás oficinas, pagar M.O para o boneco, meter peças para o boneco, contaminar óloe novo, ter de trocar óleo com 6 meses e 5/6 k/kms,....
                                                        Não foi muito, só andei desde Maio até Outubro com esta Novela.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Chegaste a ver se o óleo que estavas a utilizar tinha as tais normas? Se não tinha garantidamente que o problema das regenerações constantes é daí. O problema de consumir muito está em parte ou totalmente relacionado! Eu com um único mês com um óleo errado dei cabo da minha FAP. Como te tinha dito as regenerações eram diárias e várias ao dia. O consumo também aumentou e muito, claro está associado às muitas regenerações (se não for o óleo indicado para as FAP vão ser produzidas mais cinzas, logo mais regenerações). Deu pelo menos para aprender. Nunca mais nenhum filho do mãe meteu óleo no meu carro sem eu o ver primeiro.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                            É verdade. E na minha opinião pior que isso tudo, é quando já estão desenrascado não vêm aqui dar o seu feedback, dizer como resolveram, onde foram, passos que deram, etc... Isto para quem vier atrás pode ser ajudado tal como o ajudaram a ele quando necessitou.


                                                            Tenho sempre a preocupação de dizer o que fiz para poder ajudar o próximo.



                                                            No meu DPF, nunca chego a fazer mais de 300 kms entre regenerações.
                                                            É verdade que faço maioritariamente cidade.
                                                            Ainda ontem liguei o op-com e tinha 68€ saturação e 286 kms desde a última regeneração. Assim que eu lhe der condições vai regenerar.
                                                            Carrinha de 2008, DPF de origem, tipo de quotidiano, é capaz de o DPF já não estar no seu melhor estado.



                                                            É verdade. Fiz 300 kms e bebeu-me meio depósito, Isso foi o motivo para eu ver que a carrinha andava a beber muito gasóleo. A partir dai foi mais fácil ir à procura do problema "DPF obstruído". Algo andava a deixar passar gasóleo a mais.
                                                            Como andava sempre no pára-arranca, regenerações atrás de regenerações, regenerações forçadas, não era fácil aperceber-me que andava a beber muito.

                                                            O óleo não tem de ser o GM. É verdade que o GM tem ula relação preço/qualidade imbativél, mas existem muitas outras opções, tem é de ser C3 com a norma Dexos2. Não é obrigatório ser 5W, podes usar um 0W por ex. Consulta o teu manual.
                                                            A verdade é que o 5W30 é oa mais banal hoje em dia, logo, encontra-se já uma vasta variedade e a um preço competitivo.

                                                            Só tenho usado 5W30 C3 dexos 2, mas já levou:
                                                            -Veio da garantia com Shell (penso que o profissional)
                                                            -Depois meti o GM.
                                                            -Mais tarde meti o Shell AG.
                                                            -Agora anda com o Motul specific.
                                                            Tudo hipoteses válidas entre muitas mais outras disponíveis.



                                                            Sei que não se pode fazer pub aqui mas só quero ajudar.
                                                            http://texoleo.com/product/gm-opel-dexos-2-5w-30-5l-1



                                                            És desta zona?

                                                            Nem é preciso ir à castanheira. Se tem lojas junto a ele que vende: casa de peças em Alverca, roady de Sta Iria mesmo junto a ele etc....são é ao triplo que compra on line.
                                                            Ainda ontem estive na roady com o Total 9000 energy 5W40 que custava 54€.
                                                            Por coincidência, deve de me estar a bater à porca uma encomenda em que vem lá esse óleo mas que comprei "um pouco" mais em conta, 19,05€.

                                                            Viva amigo, sou de perto da zona

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por astramaniac Ver Post
                                                              Viva amigo, sou de perto da zona
                                                              Eheh só pessoal da minha zona e eu nem imaginava.
                                                              Isso quer é uma "cafezada" para o ano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X