Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudaça óleo ancipada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Exacto.
    Quando trabalhava em autocarros, também mudavamos o oleo aos 100mil (5-7 meses) e faziamos testes regulares para ver se o intervalo se mantinha adequado.

    Agora onde é que isto se aplica em carros? em lado nenhum.
    Se leres com atenção, verás que já disse que apenas não é feito porque o custo do teste ainda é elevado pelo que é mais fácil trocar, e também por claro hábito e pressão da indústria.

    O que não entendo é que antes escreveste que nenhum teste te dizia o que acabaste de escrever que presenciaste.

    A pressão ambiental vai obrigar a que tenhamos mais cuidado com trocas de lubrificante, aliás no USA como já referi já existem kits basicos que permitem aferir de forma simples o estado, cada vez mais teremos oleos mais caros e com maior periodo de utilização.

    Comentário


      #32
      Mudar o oleo após 21k e chamar antecipada e de mau gosto

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
        O que não entendo é que antes escreveste que nenhum teste te dizia o que acabaste de escrever que presenciaste.
        Tens razão, estava a falar de ovos com batatas....
        Aquela parte em que se distingue automóveis de maquinas agricolas, autocarros e afins não interessa. compreendo a confusão, não é fácil.

        Na europa também há kits desses. Se funcionassem com a exactidão que os carros modernos precisam, era o fim dos laboratórios e os seus testes caros.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
          Ou então é marketing. Isso é só ser inocente, a Opel há uns anos recomendava 50.000km entre mudas, achas isso aceitável? Quero ver um teste de um óleo com essa quilometragem e o crente que o usou! O óleo não é só para o motor, também é para os turbos! (ver: Renault 1.9DCI)
          O problema do 1.9 dCi não se deve ao óleo ou ao período entre revisões mas pronto, fiquem lá com essa...

          Comentário


            #35
            oleo velho rebenta qualquer turbo, não é preciso ser renault

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              O problema do 1.9 dCi não se deve ao óleo ou ao período entre revisões mas pronto, fiquem lá com essa...
              Contudo o período foi alterado...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                Contudo o período foi alterado...
                Da norma Euro III para a Euro IV, todos os Diesel da marca.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                  Tens razão, estava a falar de ovos com batatas....
                  Aquela parte em que se distingue automóveis de maquinas agricolas, autocarros e afins não interessa. compreendo a confusão, não é fácil.

                  Na europa também há kits desses. Se funcionassem com a exactidão que os carros modernos precisam, era o fim dos laboratórios e os seus testes caros.
                  O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agricola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro. Os kits e os parametros de avaliação os mesmos assim como o teste. Eu diria até que dos 7 parâmetros base analisados, 3 podem ser medidos numa perspectiva ok/n ok sem qualquer recurso a laboratório.
                  Os kits existem na Europa? Claro que existem, são feitos em Espanha e eu acredito que já hoje são capazes de dar um resultado ok/n ok, não permitem é prever a longevidade ainda presente no lubrificante, isso só com medição de parâmetros em laboratório, mas mesmo isso, nos USA já há quem faça. Exemplo típico deles, uma pick-up americana de motor de 6,75l Cummins leva entre 12 a 14 litros de óleo, isto significa 80 a 100 € só o lubrificante isto a preços de retalho, num concessionário vamos no minimo para o dobro, em Portugal iriamos para o quadruplo, desta forma os testes começam a ser economicamente competitivos.

                  Sobre este assunto podes tentar fazer as piadas parvas todas que quiseres, que eu tenho diversos anos de experiência no sector, e sei perfeitamente a diferença entre o lubrificante de um ligeiro, pesado, tractor, gerador ou navio e sei que os testes são os mesmos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agricola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro. Os kits e os parametros de avaliação os mesmos assim como o teste. Eu diria até que dos 7 parâmetros base analisados, 3 podem ser medidos numa perspectiva ok/n ok sem qualquer recurso a laboratório.
                    Os kits existem na Europa? Claro que existem, são feitos em Espanha e eu acredito que já hoje são capazes de dar um resultado ok/n ok, não permitem é prever a longevidade ainda presente no lubrificante, isso só com medição de parâmetros em laboratório, mas mesmo isso, nos USA já há quem faça. Exemplo típico deles, uma pick-up americana de motor de 6,75l Cummins leva entre 12 a 14 litros de óleo, isto significa 80 a 100 € só o lubrificante isto a preços de retalho, num concessionário vamos no minimo para o dobro, em Portugal iriamos para o quadruplo, desta forma os testes começam a ser economicamente competitivos.

                    Sobre este assunto podes tentar fazer as piadas parvas todas que quiseres, que eu tenho diversos anos de experiência no sector, e sei perfeitamente a diferença entre o lubrificante de um ligeiro, pesado, tractor, gerador ou navio e sei que os testes são os mesmos.
                    "O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agrícola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro", não é bem assim primeiro a quantidade de óleo no circuito é muito superior, segundo a rotação desses motores têm o vermelho às vezes antes das 2000rpm e por ultimo as temperaturas de funcionamento da camara de combustão são bem mais baixas que um carro ligeiro devido à arquitectura destes motores.

                    Não queiram generalizar camiões, tractores e motas com carros ligeiros...

                    Comentário


                      #40
                      ESPRIT, que óleo é que usava o 1.7 CDTI de 101cv para fazer os 50 mil kms? E quando dizes que custava uma fortuna, falamos de quanto?

                      Eu tive uma astra com esse motor, já com FAP e revisões a cada 30 mil kms/1ano. Aos 20 e poucos mil kms já tinha 1 litro a mais no cárter. Quotidiano estradista, zero regeneraçoes abortadas. Esta foi a minha experiência.

                      Acho que acima de tudo se deve adequar a manutenção (e não me refiro só ao óleo) ao uso que se dá ao carro. Dificilmente se acerta à primeira, mas podemos sempre rectificar na revisão seguinte, até se chegar a um ponto de equilíbrio. Esta é a minha opinião.

                      Comentário


                        #41
                        Continuo a achar um absurdo andar com o mesmo oleo 30k kms... a longo prazo vão aparecer consequencias. Perguntem ao Eblase

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          ESPRIT, que óleo é que usava o 1.7 CDTI de 101cv para fazer os 50 mil kms? E quando dizes que custava uma fortuna, falamos de quanto?

                          Eu tive uma astra com esse motor, já com FAP e revisões a cada 30 mil kms/1ano. Aos 20 e poucos mil kms já tinha 1 litro a mais no cárter. Quotidiano estradista, zero regeneraçoes abortadas. Esta foi a minha experiência.

                          Acho que acima de tudo se deve adequar a manutenção (e não me refiro só ao óleo) ao uso que se dá ao carro. Dificilmente se acerta à primeira, mas podemos sempre rectificar na revisão seguinte, até se chegar a um ponto de equilíbrio. Esta é a minha opinião.



                          Era o ECOService-Flex com a norma GM-LL-B-025

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Era o ECOService-Flex com a norma GM-LL-B-025
                            Desconhecia, obrigado.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Era o ECOService-Flex com a norma GM-LL-B-025
                              Ou seja pode ser o oleo GM 5w30 que custa abaixo dos 25€, num carro meu​ nunca fazia esses kms com o mesmo oleo.

                              GM Opel Dexos 2 5W30

                              Marca: GM
                              Aplicação: Oleo de Motor
                              Tipo: 100% Sintetico
                              Viscosidade: 5W30
                              Norma: BMW Longlife-04; VW 502 00 / 505 00 / 505 01; MB-Approval 229.51; GM-LL-A-025; GM-LL-B-025; GM Dexos 2

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Ou seja pode ser o oleo GM 5w30 que custa abaixo dos 25€, num carro meu​ nunca fazia esses kms com o mesmo oleo.

                                GM Opel Dexos 2 5W30

                                Marca: GM
                                Aplicação: Oleo de Motor
                                Tipo: 100% Sintetico
                                Viscosidade: 5W30
                                Norma: BMW Longlife-04; VW 502 00 / 505 00 / 505 01; MB-Approval 229.51; GM-LL-A-025; GM-LL-B-025; GM Dexos 2



                                À data a norma ainda não existia.

                                Mas sim.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Era o ECOService-Flex com a norma GM-LL-B-025
                                  A primeira geração do VW Touareg equipada com os motores R5 e V10PD TDI tinham também intervalos de substituição de óleo a cada 50.000km/2anos com óleo VW506.01.
                                  Penso que as gerações mais recentes já não será assim.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    "O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agrícola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro", não é bem assim primeiro a quantidade de óleo no circuito é muito superior, segundo a rotação desses motores têm o vermelho às vezes antes das 2000rpm e por ultimo as temperaturas de funcionamento da camara de combustão são bem mais baixas que um carro ligeiro devido à arquitectura destes motores.

                                    Não queiram generalizar camiões, tractores e motas com carros ligeiros...
                                    Ou não fui claro no que escrevi ou não percebeste. O que se mede no óleo, os parâmetros passiveis de avaliar são os mesmos, cabe aos técnicos por isso é que existem, sabendo os resultados da análise quantitativa e conhecendo a utilização da máquina em que o lubrificante é usado realizarem o relatório e indicarem conclusões ao cliente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      ESPRIT, que óleo é que usava o 1.7 CDTI de 101cv para fazer os 50 mil kms? E quando dizes que custava uma fortuna, falamos de quanto?

                                      Eu tive uma astra com esse motor, já com FAP e revisões a cada 30 mil kms/1ano. Aos 20 e poucos mil kms já tinha 1 litro a mais no cárter. Quotidiano estradista, zero regeneraçoes abortadas. Esta foi a minha experiência.

                                      Acho que acima de tudo se deve adequar a manutenção (e não me refiro só ao óleo) ao uso que se dá ao carro. Dificilmente se acerta à primeira, mas podemos sempre rectificar na revisão seguinte, até se chegar a um ponto de equilíbrio. Esta é a minha opinião.
                                      Não me recordo de cor. Mas a proposta da nossa empresa punha-o acima do usado na altura para o VAG 2 anos/ 30000 kms, o preço ficava de tal ordem que não fizemos certificação e optámos por não vender.
                                      As pessoas ficam muito preocupadas com os carros fazerem 30.000 com o mesmo lubrificante, mas não entendem que ninguém faz isso, porque todos acabam por pedir troca aos 20 e qquer coisa.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Então se pede para trocar aos 20.000km com sensor de qualidade, e porque o óleo não aguentou os 30.000 ditados pela marca.

                                        Nada que já não tinha sido dito, dependendo dos percursos, só em condições ideais um carro faz 30.000km com o mesmo óleo. Portanto, usar o mesmo óleo 30.000km? Boa sorte com isso...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agricola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro. Os kits e os parametros de avaliação os mesmos assim como o teste. Eu diria até que dos 7 parâmetros base analisados, 3 podem ser medidos numa perspectiva ok/n ok sem qualquer recurso a laboratório.
                                          Os kits existem na Europa? Claro que existem, são feitos em Espanha e eu acredito que já hoje são capazes de dar um resultado ok/n ok, não permitem é prever a longevidade ainda presente no lubrificante, isso só com medição de parâmetros em laboratório, mas mesmo isso, nos USA já há quem faça. Exemplo típico deles, uma pick-up americana de motor de 6,75l Cummins leva entre 12 a 14 litros de óleo, isto significa 80 a 100 € só o lubrificante isto a preços de retalho, num concessionário vamos no minimo para o dobro, em Portugal iriamos para o quadruplo, desta forma os testes começam a ser economicamente competitivos.

                                          Sobre este assunto podes tentar fazer as piadas parvas todas que quiseres, que eu tenho diversos anos de experiência no sector, e sei perfeitamente a diferença entre o lubrificante de um ligeiro, pesado, tractor, gerador ou navio e sei que os testes são os mesmos.
                                          Tás quase a chegar lá. Tu consegues!!! Não é piada, é mesmo a sério.

                                          O teste é o mesmo mas os valores de referência são diferentes. Só podem ser iguais se o oleo fôr igual!!!!!! O que "só" quer dizer que andamos aqui a ser todos enganados há decadas com esta treta da viscosidade, normas e afins... lol

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            O meu kart nunca mudou o oleo, e fazia umas 18mil rpm!

                                            A bic que uso diariamente também não mudou, nem conheço nenhuma que tenha precisado de mudar, e escreve MUITO!
                                            Ou então podemos comparar o comparável.

                                            Podes não os ter lido, mas nenhum teste bem conduzido te diz que um oleo com 30mil kms feitos em situação normal está em boas condições e não é recomendável trocar.
                                            Pode não estar "no lixo", mas não está a cumprir a sua função adequadamente.
                                            Depois tens outro tipo de utilizações mais extremas (percursos muito curtos por exemplo, frequentes nas grandes cidades), que diminuem mesmo MUITO a vida útil do oleo. não dura 30 mil, talvez metade...talvez.
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            Exacto.
                                            Quando trabalhava em autocarros, também mudavamos o oleo aos 100mil (5-7 meses) e faziamos testes regulares para ver se o intervalo se mantinha adequado.

                                            Agora onde é que isto se aplica em carros? em lado nenhum.
                                            O que eu não entendo é como dizes coisas contrárias em diversos posts.
                                            Mas acho que já todos percebemos o teu estilo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
                                              A primeira geração do VW Touareg equipada com os motores R5 e V10PD TDI tinham também intervalos de substituição de óleo a cada 50.000km/2anos com óleo VW506.01.
                                              Penso que as gerações mais recentes já não será assim.


                                              Sim, também tinham esse plano, ainda que tenha sido "menos" referido, por existirem menos viaturas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Força... os vossos carros são cobaias.... façam os 30k ou 50k com ou mesmo óleo e depois reportem resultados ao fim de 200k...

                                                Esquecem-se que nos outros países europeus as pessoas trocam de carro como de roupa, por isso os carros não chegam a dar problemas derivado disso e se derem toca a comprar novo pois simplesmente podem....

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  Força... os vossos carros são cobaias.... façam os 30k ou 50k com ou mesmo óleo e depois reportem resultados ao fim de 200k...

                                                  Esquecem-se que nos outros países europeus as pessoas trocam de carro como de roupa, por isso os carros não chegam a dar problemas derivado disso e se derem toca a comprar novo pois simplesmente podem....
                                                  Já vou no terceiro carro profissional e segundo particular em sistema long life e ainda não tive nenhum problema que a isso possa associar. E os de utilização profissional todos passam dos 150kkms. Também é verdade que como já aqui disse, os profissionais o maximo que já fizeram sem pedir troca foi 27kkms e os particulares acabam por mudar por tempo (2 anos).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    O que eu não entendo é como dizes coisas contrárias em diversos posts.
                                                    Mas acho que já todos percebemos o teu estilo.
                                                    Afirmações contrárias sobre assuntos diferentes?! estás muito bem

                                                    Acabei de almoçar no mcdonalds e as batatas estavam um bocado ranhosas. Nunca vi aquele edificio a mudar de sitio, portanto aquele oleo não tem de certeza 100mil kms, ou sequer 30mil. tem tão poucos kms que nem vale a pena testar!
                                                    Ah, se calhar não é bem a mesma coisa, mas isso não interessa.

                                                    Quanto ao meu ultimo post, não te deu jeito, compreendo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                      Afirmações contrárias sobre assuntos diferentes?! estás muito bem

                                                      Acabei de almoçar no mcdonalds e as batatas estavam um bocado ranhosas. Nunca vi aquele edificio a mudar de sitio, portanto aquele oleo não tem de certeza 100mil kms, ou sequer 30mil. tem tão poucos kms que nem vale a pena testar!
                                                      Ah, se calhar não é bem a mesma coisa, mas isso não interessa.

                                                      Quanto ao meu ultimo post, não te deu jeito, compreendo.
                                                      Exactamente o que fizeste. E continuas com piadas que metem graça para ti. Em relação ao tópico, zero.

                                                      Percebes tanto do assunto que nem sabes que nos testes não há valores de referência, daí ser necessário a análise e diagnóstico por um técnico. Mas gostas de parecer que percebes de tudo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Tens razão, novamente.
                                                        Eu pensava que o tópico era sobre automóveis, erro meu, admito, confirmando assim que não percebo nada disto. Agora já sei que é sobre alfaias agricolas, obrigado.

                                                        E de facto em relação aos testes aos oleos, também estás certo. um teste ao oleo é um teste ao oleo, ponto. O tecnico é que sabe, com os seus conhecimentos infinitos, se está bom ou não. Nem sequer usam os testes anteriores como base de comparação, para ver se há alterações ou evoluções.

                                                        Que vale que os grandes fabricantes de oleos não têm acesso ao AHO, senão mandavam já foram anos e anos de investigação e mantinham só os tecnicos, sem qualquer acesso a bases de dados. Ou sabem ou sabem.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Já vou no terceiro carro profissional e segundo particular em sistema long life e ainda não tive nenhum problema que a isso possa associar. E os de utilização profissional todos passam dos 150kkms. Também é verdade que como já aqui disse, os profissionais o maximo que já fizeram sem pedir troca foi 27kkms e os particulares acabam por mudar por tempo (2 anos).
                                                          Então admites que não fazem 30.000km com o mesmo óleo correcto?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                            Tens razão, novamente.
                                                            Eu pensava que o tópico era sobre automóveis, erro meu, admito, confirmando assim que não percebo nada disto. Agora já sei que é sobre alfaias agricolas, obrigado.

                                                            E de facto em relação aos testes aos oleos, também estás certo. um teste ao oleo é um teste ao oleo, ponto. O tecnico é que sabe, com os seus conhecimentos infinitos, se está bom ou não. Nem sequer usam os testes anteriores como base de comparação, para ver se há alterações ou evoluções.

                                                            Que vale que os grandes fabricantes de oleos não têm acesso ao AHO, senão mandavam já foram anos e anos de investigação e mantinham só os tecnicos, sem qualquer acesso a bases de dados. Ou sabem ou sabem.
                                                            Mais uma vez não tens grande jeito para figuras de estilo.

                                                            E demonstras que não sabes como funciona a interpretação de um teste nem como são realizados.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                              Então admites que não fazem 30.000km com o mesmo óleo correcto?
                                                              Fazem, da mesma forma que os carros fazem os consumos declarados pelo fabricante. Em condições ideais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X