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Opel Corsa 1.3 cdti - partiu corrente de distribuição

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    #31
    Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
    Não é só na Mercedes e na BMW... na Saab também é assim, na Opel com motores em condições também é assim, e provavelmente em TODAS as marcas com motores de corrente dos anos 90 também é assim... O problema é a gestão começar a meter-se demasiado no meio da engenharia e só olhar a custos - este é o problema. Depois a qualidade vai de vela...

    Eu nunca ouvi falar de manutenção ou de problemas com a distribuição por corrente do motor do meu carro, e já vi alguns com mais de 500 mil kms...
    Tudo dito. Infelizmente é assim. Depois é ver os electrodomésticos que andam aí na estrada.

    Aliás, mesmo a Mercedes sofre desse mal. Ainda à menos de um mês um carro com menos de ano e 15 mil km lá teve que ir de reboque porque a válvula que faz disparar a ventoinha foi à vida, e o motor já estava a aquecer.
    Boa qualidade sem dúvida.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
      Se substituissem o tensor por um destes se calhar tinham menos problemas.
      [ATTACH]116541[/ATTACH]

      Cheguei a partir algumas mesmo com esse carreto/macaco.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Pois, o motor é FIAT, quando muito será a FIAT a tentar partilhar a mistica da BMW. E não, não estou a defender a Opel, mas apenas a corrigir o que tem que ser corrigido

        Eu sou "o pessoal da Opel", vou no 3º em 16 anos, e sou um usuário satisfeito. Conheço um caso de um Astra 1.3 que esteve prestes a partir a corrente com apenas 50 mil Kms e muito pouco tempo após passar a garantia. A Opel não assumiu nada, e fez o serviço fora da marca. Vendeu-o já com mais de 200 mil Kms, e fora as revisões, só teve que trocar a embraiagem+bimassa. Diria que só a corrente é que foi anormal. E realço a atitude de m..rda da marca que não ajudou um cliente fiel que lá fazia as revisões e tinha lá comprado o carro. Perderam um cliente. Agora tem outra marca.

        O curioso é que o fabricante é o mesmo das guias de corrente do N47, mas por algum motivo partem menos e deve haver mais 1.3 CDTI/Multijet/etc que N47s.
        se calhar ate vou dizer uma asneira, mas o motor 1.3 multijet da Fiat tras corrente, agora nao sei se é em todos ou nao. se o 1.3 cdti tras correia talvez tenha sido a opel a fazer essa alteracao.. e tambem ja ouvi dizer que as alteracoes que a opel decidiu fazer nos 1.3 estao a dar barraca. mas é como se diz quem me disse foi o "primo da tia da minha avo"

        Comentário


          #34
          As correntes antigas eram vitalícias ou seja duravam o mesmo do motor, mas as atuais não o são.
          tal como a correias, tem tensores e guias que tem desgaste e tem de ser substituídos, a corrente da Mazda 6 2.2 também tem problemas é substituída aos 40.000km e tem garantia vitalícia por parte da Mazda desde a folga seja verificado por eles todos os 20.000km.
          Fora disso há os Mercedes e Mitsubishi com transmissão por carretos.
          Editado pela última vez por vitorpaulo; 27 July 2013, 10:37.

          Comentário


            #35
            Olá a todos,
            Se me permitem, mais do que conclusões sobre durarem menos etc e tal, e mm com alguma razão da parte desse ponto de vista, leiam o que escrevi acima com alguma atenção e acho que dá para perceber que o factor uso ou humano conta muito também. Há que ver os problemas em todas as perspectivas.

            Em relação ao S&S sem dúvida que não ajuda nada.
            Tenho ideia que a FIAT pelo menos já actualizou o sensor, ou seja teoricamente já foi melhorad,o contudo não tenho feedback sobre a actualização.

            Outra cena importante é o facto de não me parecer um problema enorme ou em grande escala, ainda para mais para os milhares de motores destes que há no mercado.

            Acho eu...

            Comentário


              #36
              Atenção que o problema deste motor é completamente diferente do N47, o N47 tem um defeito de concepção, neste motor o defeito é do tensor, entretanto já corrigido.

              Comentário


                #37
                After,

                Eu tenho essa ideia também. O tensor actualmente deve ter tensão hidráulica e tensão por intermédio de uma "mola", ou seja, tensão "física" também. Sei por exemplo que a blueprint tem um kit de substituição que "resolve" o problema original. Por curiosidade é este:

                http://www.blue-print.com/pt/partsdi...PT_Feb2011.pdf

                Na pagina 6!

                Comentário


                  #38
                  Já agora, e aproveitando que tenho registo no site:

                  http://www.blueprint-adl.com/newweb/...K873500_PT.pdf

                  Aí está a correcção em detalhe.

                  Comentário


                    #39
                    A dos martelos não conhecia, mas vou investigar...Sempre a aprender, sem dúvida! ;)

                    Comentário


                      #40
                      After e PeterISEL, corrijam-me se tiver errado, mas este problema dos tensores, a grosso modo, pós 2008 já está corrigido certo?

                      Não olvida que aconteça se existir negligência no óleo e manutenção, mas tecnicamente foi erradicado certo? Especialmente nos de 95CV´s!
                      Editado pela última vez por REDLINER; 27 July 2013, 15:05.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        After e PeterISEL, corrijam-me se tiver errado, mas este problema dos tensores, a grosso modo, pós 2008 já está corrigido certo?

                        Não olvida que aconteça se existir negligência no óleo e manutenção, mas tecnicamente foi erradicado certo? Especialmente nos de 95CV´s!
                        Não te garanto, sei que agora todos os motores 1.3cdti nos corsas C e D levam o mesmo kit de distribuição, agora de fábrica não tenho a certeza quando receberam as novas peças.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                          Não te garanto, sei que agora todos os motores 1.3cdti nos corsas C e D levam o mesmo kit de distribuição, agora de fábrica não tenho a certeza quando receberam as novas peças.
                          Tenho quase a certeza que o problema foi sanado (ou pelo menos debelado), mas de certeza que já aparece alguém para falar sobre isso!

                          De qualquer maneira, eu não comprava um 1.3 Mjet / CDTi antes de 2008-2009...

                          Comentário


                            #43
                            Sintomas de problemas no motor 1.3 cdti? Ruídos? Vibrações?

                            O aqui de casa tem 67mil km e muita esfraga. Acho que nunca verificaram essa situação...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Sintomas de problemas no motor 1.3 cdti? Ruídos? Vibrações?

                              O aqui de casa tem 67mil km e muita esfraga. Acho que nunca verificaram essa situação...
                              Primeiro de tudo, é de que ano?

                              Comentário


                                #45
                                Por isso é que é importante usar um bom óleo para evitar a fricção da corrente.

                                O meu 1.3 CDT-i, tem 230.000 kms, levou sempre Dexos 5w40 (óleo recomendado pelo fabricante para este motor) e aos 200.000 mudou a corrente de distribuição por uma melhor que a da marca

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Sintomas de problemas no motor 1.3 cdti? Ruídos? Vibrações?

                                  O aqui de casa tem 67mil km e muita esfraga. Acho que nunca verificaram essa situação...
                                  Volante de motor e coluna de direcção, ambos se notam com ruído em andamento, o primeiro quando de desembraia e o segundo quando passas numa estrada tipo calçada. a EGR também suja muitas vezes e tem que ser limpa, nestes casos o ideal é desactiva-la.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Primeiro de tudo, é de que ano?
                                    O meu é de 12/2003, leva esfrega também e nunca se queixou. Mas tem revisão a tempo e horas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                      O meu é de 12/2003, leva esfrega também e nunca se queixou. Mas tem revisão a tempo e horas.
                                      Ora aí está um excelente exemplo que a manutenção correcta é fundamental!

                                      Agora, atenção que dessa data, julgo que ainda pode ser dos contemplados com o tensor defeituoso...A não ser que já esteja corrigido por ti!

                                      Pelo que me estive a informar, supostamente a partir de 2004, esse problema está corrigido, sendo que no Mjet II, nem sequer se deveria colocar essa hipotese!

                                      Agora, esfregas, óleo com graduação errada, nível de óleo baixo, manutenção/verificação descuidada, podem
                                      sempre potenciar barracada...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                        Não é de todo verdade.. É de saber geral que o apesar do bloco ser igual, têm existidos mais problemas no CDTI que no Multijet.

                                        Quando quis comprar carrito para as voltas, tive indeciso entre carros com ambas as motorizações e fiz o trabalho de casa.

                                        Nas correntes não sei mas de injectores sim, haviam problemas nos CDTI que não utilizavam os Magneti Marelli que a fiat colocava.

                                        Portanto, se existem sequer culpas a serem atribuídas, não é justo culpar uma só marca.
                                        Eu sei disso tudo, mas o facto é que o motor é fiat, e apesar da opel lhe ter trocado alguns periféricos e dado uma gestão electrónica diferente, não invalida que a base do projecto (corrente incluída) foi da autoria da fiat. Era só um preciosismo e nada tem a ver com estipular culpas, não foi com essa intenção que disse o que disse.

                                        É um facto que os 1.3 cdtis deram mais problemas que os 1.3 multijet. Nada a dizer aí.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                                          se calhar ate vou dizer uma asneira, mas o motor 1.3 multijet da Fiat tras corrente, agora nao sei se é em todos ou nao. se o 1.3 cdti tras correia talvez tenha sido a opel a fazer essa alteracao.. e tambem ja ouvi dizer que as alteracoes que a opel decidiu fazer nos 1.3 estao a dar barraca. mas é como se diz quem me disse foi o "primo da tia da minha avo"
                                          São todos de corrente. Mas a opel não mexeu na corrente, ainda bem, porque a ver a barraca que deu nos periféricos, havia de ser bonito, havia...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Atenção que culpar a Fiat pode ser, no mínimo, exagerado,pois este "1.3" é produzido em muitas fabricas diferentes com múltiplos fornecedores locais ou não!

                                            Até na India são produzidos...Os dos 500 por exemplo,são feitos na Polónia, logo assumo que os 1.3 Tdci dos Ka, também são polacos "and so on"!

                                            Agora onde a Opel produz os seus 1.3 Cdti, eu não sei..Até podem ser fornecidos directamente pela FPT, mas não me parece...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu não tenho dados para garantir que o problema foi erradicado, mas acredito que tenha sido actualizado o tensor sem dúvida.

                                              O meu é um punto 1.3 mjet sound é de 09/2005 e tem 210kkms actualmente.
                                              Sempre andou com Selenia, mais recentemente com Shell e a última muda foi com Fuchs Titan, sempre com a norma da FIAT. Nunca mudei o óleo prematuramente, ou seja, ou tem feito sempre 30kkms ou então muito próximo disso. vejo mensalmente o óleo e entre manutenções, dependendo do uso, raramente leva mais que ~ 20cl, isto para estar sempre a nível.

                                              Se a malta quiser posso fazer um video do arranque do motor, para assim se ouvir no arranque e dps uns segundos a funcionar. Eu posso fazer na boa e posso até tentar gravar o do meu amigo que precisa de mudar urgentemente, para ouvirem a diferença. Que dizem? Mais alguém alinha a fazer tb nos opel?

                                              See you!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                Primeiro de tudo, é de que ano?
                                                2007/2008, sem certeza. Não tenho aqui o carro para ver.

                                                Manutenção Opel acabou há muito tempo depois da barracada do FP/óleo contaminado...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Ninguém está a culpar ninguém...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    2007/2008, sem certeza. Não tenho aqui o carro para ver.

                                                    Manutenção Opel acabou há muito tempo depois da barracada do FP/óleo contaminado...
                                                    Com essa idade não deveria...Desde que tenhas o óleo a nível e com a graduação necessária (para FAP também) não deverás ter problemas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Ninguém está a culpar ninguém...
                                                      Claro, mas eu "culpo", pelo menos até o problema ter sido corrigido com os as molas dos tensores! Depois disso..?

                                                      Posso estar a ser um pouco papista, mas o que é certo é que a grande maioria dos casos que conheço (pessoalmente) de carros a necessitarem de arranjos, ou são de empresas, ou de pessoas que que os tratam "abaixo de cão" literalmente!

                                                      Não se pode esqucer que é "apenas" um 1250 Diesel, não um 3.0 V6...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                        Eu não tenho dados para garantir que o problema foi erradicado, mas acredito que tenha sido actualizado o tensor sem dúvida.

                                                        O meu é um punto 1.3 mjet sound é de 09/2005 e tem 210kkms actualmente.
                                                        Sempre andou com Selenia, mais recentemente com Shell e a última muda foi com Fuchs Titan, sempre com a norma da FIAT. Nunca mudei o óleo prematuramente, ou seja, ou tem feito sempre 30kkms ou então muito próximo disso. vejo mensalmente o óleo e entre manutenções, dependendo do uso, raramente leva mais que ~ 20cl, isto para estar sempre a nível.

                                                        Se a malta quiser posso fazer um video do arranque do motor, para assim se ouvir no arranque e dps uns segundos a funcionar. Eu posso fazer na boa e posso até tentar gravar o do meu amigo que precisa de mudar urgentemente, para ouvirem a diferença. Que dizem? Mais alguém alinha a fazer tb nos opel?

                                                        See you!

                                                        Eu acho que poderia ajudar muita gente, nem que seja pela projecção que o fórum tem

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                          Claro, mas eu "culpo", pelo menos até o problema ter sido corrigido com os as molas dos tensores! Depois disso..?

                                                          Posso estar a ser um pouco papista, mas o que é certo é que a grande maioria dos casos que conheço (pessoalmente) de carros a necessitarem de arranjos, ou são de empresas, ou de pessoas que que os tratam "abaixo de cão" literalmente!

                                                          Não se pode esqucer que é "apenas" um 1250 Diesel, não um 3.0 V6...
                                                          O que eu disse é que não culpei ninguém porque não tenho as bases para o fazer. Neste tópico já aprendi mais qualquer coisa, que não sabia, mas mesmo assim não consigo apontar o dedo ao utilizador do carro, ou a qualquer das marcas envolvidas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                            After e PeterISEL, corrijam-me se tiver errado, mas este problema dos tensores, a grosso modo, pós 2008 já está corrigido certo?

                                                            Não olvida que aconteça se existir negligência no óleo e manutenção, mas tecnicamente foi erradicado certo? Especialmente nos de 95CV´s!
                                                            Penso e espero que sim. É que o meu é de 03-2008

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                                              Eu não tenho dados para garantir que o problema foi erradicado, mas acredito que tenha sido actualizado o tensor sem dúvida.

                                                              O meu é um punto 1.3 mjet sound é de 09/2005 e tem 210kkms actualmente.
                                                              Sempre andou com Selenia, mais recentemente com Shell e a última muda foi com Fuchs Titan, sempre com a norma da FIAT. Nunca mudei o óleo prematuramente, ou seja, ou tem feito sempre 30kkms ou então muito próximo disso. vejo mensalmente o óleo e entre manutenções, dependendo do uso, raramente leva mais que ~ 20cl, isto para estar sempre a nível.

                                                              Se a malta quiser posso fazer um video do arranque do motor, para assim se ouvir no arranque e dps uns segundos a funcionar. Eu posso fazer na boa e posso até tentar gravar o do meu amigo que precisa de mudar urgentemente, para ouvirem a diferença. Que dizem? Mais alguém alinha a fazer tb nos opel?

                                                              See you!
                                                              Era muito interessante, acho que todos agradecemos se o fizeres.

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