eu ando no fiat com 5w30 norma Fiat e mudo de 15 em 15 mil km's
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Opel Corsa 1.3 cdti - partiu corrente de distribuição
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Olá a todos.
Tenho uma Astra 1.3cdti de 2006 com 180k.
Também já andei preocupado com isso da corrente, inclusive já cheguei a ouvir o tal matraquear ao ligar o carro a frio, durante 2 a 3 seg. Já várias pessoas me disseram (inclusive na opel) para andar sempre com o óleo no valor máximo, a verdade é que desde que me preocupo com isso nunca mais ouvi o tal matraquear. Faço as revisões de 30k em 30k e aos 15k mudo sempre o Oleo GM Dexos. Espero sinceramente não ter esse problema, pois a despesa ... upa upa
cumps
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Originalmente Colocado por pedro8 Ver PostCurioso que acontece mais na parte da Opel.
Btw, antes partir do que arder..
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Comprei recentemente um Corsa D 1.3CDTi 90cv e, a frio, nota-se um "ronrronar" vindo do motor durante uns segundos mas depois fica tudo certinho. Durante esse período o consumo instantâneo sobe um bocado (acima do 1l/h) e depois estabiliza num bem mais baixo (0,4/0,5).
É de Maio/07 mas deve ter ficado em stock algum tempo, é das primeiras séries. Foi comprado com 137.000km e já lhe fiz 3 mil. Ao contrário do que indica o livro, foi sempre assistido na Opel de 15 em 15 mil km.
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tambem tenho conhecimentos de correntes partidas em Puntos.
Eu tou perto dos 150 000 e tenho de fazer agora uma revisao. A minha corrente tambem ja tem folga que ao ligar o carro ela "bate" nas paredes e ao ralenti ja se ouve a sua folga.
Mas esta tudo controlado e devo trocar agora na revisao. So nao sei se a troco na Fiat ou nao. A revisao é na fiat a corrente logo se ve.
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Originalmente Colocado por HugoMJet Ver PostExacto, só tu é que estás bem!
Fazes-me lembrar aquele senhor...que "nunca se engana e raramente tem dúvidas"!! eheh
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostO sentimento de recalcamento é tão grande que não se consegue aguentar uma brincadeira sem vir com a boca do costume. Por mim até podem arder todos, não tenho nenhum desses nem ganho comissão nenhuma com a marca.
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostO sentimento de recalcamento é tão grande que não se consegue aguentar uma brincadeira sem vir com a boca do costume. Por mim até podem arder todos, não tenho nenhum desses nem ganho comissão nenhuma com a marca.
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
Eu diria que: O Mercedes 190 D, não é um caso à parte... mas sim, um carro à parte.
(Falando em termos de durabilidade e fiabilidade é claro.)
E o resto?
O resto são conversas à luz do canal história.
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
Confesso que não percebo nada de mecânica
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Ora bem eu tenho um grande punto de 02/2008, e já mudei a distribuição duas vezes, começou a fazer barulho aos 110 mil km e mudei logo, porque não quis arriscar, o problema foi o tensor que deixou de funcionar corretamente e a corrente já estava a roçar na própria tampa, voltei a ter de mudar aos 180 mil devido a um problema na bomba de óleo que desferrava e ao ligar o motor por vezes não queria funcionar, como não a mudei até que deixou de funcionar de vez, a distribuição começou a fazer um pouco de barulho e quando fui para trocar a bomba de óleo troquei tudo. Saliento que a causa para ela ter dado o berro aos 110 mil km foi segundo eu acho falha minha de ter deixado o óleo andar no mínimo (o carro no manual diz ter uma luz que avisa disto, mas a verdade é que a luz no painel não existe, disseram-me na FIAT), então no início da vida do carro isto aconteceu. Da segunda vez já expliquei, de momento rola com 220 mil km e parece estar tudo bem com o motor. Quero deixar aqui a minha opinião quanto ao óleo, em carros como o meu (MJET 90) o óleo tem de ser o 5w40 com norma FIAT, eu desde a última barracada que deu usei sempre este, já tinha experimentado o 5w30 e entretanto informei-me que este óleo a temperaturas mais elevadas perde viscosidade, ou seja a graduação é mais baixa, pelo que lubrifica pior a altas temperaturas, como eu tenho o carro reprogramado e ando bastante em autoestrada com boa velocidade, optei por colocar sempre este. Os 10w40, isso de mudar mais vezes é treta, podem até mudar de 1000 em 1000, que faz mal, porque são óleos muito espessos a frio, o que prejudica estes motores, uma prima minha tem uma Musa, e andava com óleo 10w40 e o carro em dias mais frios ao começar a andar fazia muito mais barulho e notava-se o motor mesmo preso, recomendei que deixasse de fazer essa asneira antes que estragasse tudo.
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Amigo Ciber007 se o motor foi feito e testado pelo fabricante para andar com oleo 5w30 não se deve usar oleo 10w40 por uma questão de precaução.
No manual do meu corsa C 1.3cdti em momento algum diz que se pode usar óleo 10w40 nesse motor.
Já agora peço esclarecimento para uma duvida. Onde é que o sr. obteve a informação de que o óleo 5w30 no Corsa pode fazer 30.000km ou 2 anos dentro do motor?Editado pela última vez por VascoC; 31 July 2013, 22:01.
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O motor 1.3Mjet sem FAP deve utilizar óleo de graduação 5w40, com mudanças/intervalos de 30000kms/2 anos. Na Opel desconheço.
Quanto ao que o CSousa7, concordo plenamente, um 5w30 perde mais capacidade de protecção por stress térmico do que um 5w40 (em regra), basta atender ao valor HTHS nas fichas técnicas dos óleos em apreço. Quanto mais elevado este valor melhor! Todavia, quando este aumenta também a viscosidade pode ter tendência a ser maior, o que eventualmente não será tão bom. O ideal é um equilíbrio de ambos. Contudo, usem um óleo que cumpra a norma que a marca recomenda!
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Hugo, quanto à graduação ser maior ter maior tendencia a ser mais viscoso, estás a falar a frio? Como são ambos 5w, a frio serão idênticos... o que interessa no caso dos motores com fap serão alguns aditivos que o óleo terá para evitar que se degrade tão rapidamente como um óleo normal, isto sou eu a supor, e obviamente que os motores devem ter outro tipo de gestão eletrónica de forma a funcionarem a temperaturas mais baixas, para poderem levar um w30
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A protecção a altas temperaturas não tem só a ver com o HTHS e a viscosidade cinemática, o mais importante é mesmo os aditivos e esses só se encontram em óleos de qualidade, os óleos 5W30 long life tem a mesma protecção a quente que um ...W40.
Desde que usem um óleo de qualidade e que cumpra a norma do fabricante podem andar descansados, agora se andam com o motor com repro... o ideal será usar um óleo de alta qualidade, de competição ou similar.
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Originalmente Colocado por VascoC Ver PostAmigo Ciber007 se o motor foi feito e testado pelo fabricante para andar com oleo 5w30 não se deve usar oleo 10w40 por uma questão de precaução.
No manual do meu corsa C 1.3cdti em momento algum diz que se pode usar óleo 10w40 nesse motor.
Já agora peço esclarecimento para uma duvida. Onde é que o sr. obteve a informação de que o óleo 5w30 no Corsa pode fazer 30.000km ou 2 anos dentro do motor?
O calendário das revisões da Opel para este motor há uns anos era esse. Até chegaram a ter 50mil kms ou 2 anos mas como é óbvio deu barraca pois não acredito que haja algum óleo capaz de trabalhar tanto tempo e ainda para mais sempre com a sujidade a circular pelo motor todo. Depois os turbos rebentam...são logo os primeiros a queixarem-se desses prazos de manutenção.
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por After Ver PostA protecção a altas temperaturas não tem só a ver com o HTHS e a viscosidade cinemática, o mais importante é mesmo os aditivos e esses só se encontram em óleos de qualidade, os óleos 5W30 long life tem a mesma protecção a quente que um ...W40.
Desde que usem um óleo de qualidade e que cumpra a norma do fabricante podem andar descansados, agora se andam com o motor com repro... o ideal será usar um óleo de alta qualidade, de competição ou similar.
Concordo After, porém eu também tinha referido: "em regra", e efectivamente um bom 5w40 tem tendencialmente esse factor melhor que um 5w30. Depois tem é um teor de cinzas e chumbo mais elevado e menos bom para o FAP!
Csousa7, realmente referia-me a viscosidade a quente...
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostDepende, se já tiver filtro de partículas não pode mas se não tiver pode usar um 10w40 sim.
O calendário das revisões da Opel para este motor há uns anos era esse. Até chegaram a ter 50mil kms ou 2 anos mas como é óbvio deu barraca pois não acredito que haja algum óleo capaz de trabalhar tanto tempo e ainda para mais sempre com a sujidade a circular pelo motor todo. Depois os turbos rebentam...são logo os primeiros a queixarem-se desses prazos de manutenção.
Cumprimentos.
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Epah não concordo com a expressão que já foi aqui usada de que "todos vão partir"!
Existem inúmeros casos de motores com quilometragens elevadas sem problema algum!
Eu acho que a maioria dos casos se resume a negligência com a qualidade do óleo/nível e/ou tratamento do carro...
Mas pronto, se o meu partir, eu depois venho para cá armar barraca!Editado pela última vez por REDLINER; 03 August 2013, 06:14.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEpah não concordo com a expressão que já foi aqui usada de que "todos vão partir"!
Existem inúmeros casos de motores com quilometrsgens elevadas sem problema algum!
Eu acho que a maioria dos casos se resume a negligência com a qualidade do óleo/nível e/ou tratamento do carro...
Mas pronto, se o meu partir, eu depois venho para cá armar barraca!
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostJá agora, porquê?
Volto a repetir, a minha prima tem uma lancia musa 1.3 MJET, e o que acontece além do maior ruído é que pura e simplesmente tem que deixar um bom bocado ao ralenti até conseguir subir uma rampa íngreme para sair da garagem, pura e simplesmente não consegue, quando colocou 5w40 o problema desapareceu, eu próprio senti a diferença.Editado pela última vez por csousa7; 01 August 2013, 22:19.
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Foi a corrente que partiu? Não terá sido o tensor que ficou sem força?
Já vi em vários 1.3cdti que o motor fica cheio de borra quando se fazem as revisões como a Opel indica, ou seja, 30000km. No meu caso deixei de usar o óleo da Opel e passei a usar o BP Visco 7000c 5w40 e a fazer as revisões a cada 15-20000km.
O meu já leva 188 000km e está para as curvas.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostDepende, se já tiver filtro de partículas não pode mas se não tiver pode usar um 10w40 sim.
O calendário das revisões da Opel para este motor há uns anos era esse. Até chegaram a ter 50mil kms ou 2 anos mas como é óbvio deu barraca pois não acredito que haja algum óleo capaz de trabalhar tanto tempo e ainda para mais sempre com a sujidade a circular pelo motor todo. Depois os turbos rebentam...são logo os primeiros a queixarem-se desses prazos de manutenção.
Cumprimentos.
Agora deixe que lhe diga que existe aqui uma grande confusão.
No manual do meu Corsa C diz que o óleo 5w30 é para mudar em intervalos de 1 ano ou 15.000km no maáimo.
No manual do meu Corsa C está escrito que para intervalos de 2 anos ou 30.000km o óleo tem de ser 0w30.
Conclusão: se as pessoas andam a fazer revisões a cada 30.000km ou 2 anos com óleo 5w30 estão a cometer um erro grave. Depois não se admirem das avarias.
Para concluir é preciso que as pessoas também percebam que nestes carros mais modernos é o próprio computador do carro que depois de analizar uma serie de parametros vai pedir a mudança de óleo do motor. Isto acontece porque estes intervalos de mudança de óleo que as marcas falam de 15.000km, 30.000km, 50.000km só são atingidos se todo o funcionamento do motor fosse feito de uma forma perfeita, coisa que no dia a dia não aconteçe. O numero de arranques a frio, as altas rotações, o tempo que está parado a trabalhar ao relantim, etc, etc tudo issso são factores que o computador do carro vai levar em conta para antecipar a mudança de óleo.
O meu Corsa está programado para intervalos de 15.000km, mas na ultima muda de óleo aos 13.500km já me estava a pedir a mudança de óleo isto porque as condições de condução que eu fiz não foram as ideais para poder atingir os 15.000km.
Outra coisa que as pessoas tem de ter muito cuidado é terem a noção da qualidade do óleo que as oficinas metem no motor dos carros. O carro até pode ter o computador programado para pedir a mudança de óleo aos 15.000km, mas se a oficina meter um óleo no motor tipo 10w40, se o condutor ficar á espera da mensagem do computador do carro para mudar o óleo vai ser desastre certo porque esse óleo 10w40 nunca deve fazer 15.000km dentro do motor porque teoricamente tem uma qualidade inferior a um óleo 5w40 / 5w30.
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O manual do meu Corsa C referia o 10w40 como podendo ser utilizado neste motor e nem vejo razões para tal não ser possível.
Problemas na lubrificação a frio? Em Portugal? Se ainda fosse uma Noruega!!!
Até vos digo mais, as correntes gostam de viscosidade e o 10w40 é muito melhor do que esses que parecem "água". Já vi um motor com 10w40 mudado de 10mil em 10mil desde novo e o bloco até brilha por dentro! É que por mais XPTO que o óleo seja, não deixa de andar ali 30mil kms a "mastigar" porcaria.
Isto dos óleos dá muito que falar mas só vos digo uma coisa: cuidado que os marketings são muito traiçoeiros .
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostO manual do meu Corsa C referia o 10w40 como podendo ser utilizado neste motor e nem vejo razões para tal não ser possível.
Problemas na lubrificação a frio? Em Portugal? Se ainda fosse uma Noruega!!!
Até vos digo mais, as correntes gostam de viscosidade e o 10w40 é muito melhor do que esses que parecem "água". Já vi um motor com 10w40 mudado de 10mil em 10mil desde novo e o bloco até brilha por dentro! É que por mais XPTO que o óleo seja, não deixa de andar ali 30mil kms a "mastigar" porcaria.
Isto dos óleos dá muito que falar mas só vos digo uma coisa: cuidado que os marketings são muito traiçoeiros .
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