Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor TDI, perda de potência, turbo não funciona

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    vi-o...

    o meu os 58 mil e tal na AE em modo perseguiçao (ia a acompanhar outro igual a uns 170 ou 180 - belos tempos de juventude!) e de repente deixo-o fugir. nem em 6ª, 5, 4ª, nao passava de 120. saí da AE, desliguei-o, liguei-o e ele tinha a força toda, mas um silvar diferente. passei esse f-d-s (era uma 6ª, acho) e na 2 foi à marca, tinha o carro 1 ano e meio. na 6ª estava pronto. "só levou um turbo novo", assumido por eles. tentaram arranjar, mandaram pra barcelona e eles lá disseram que não tinha conserto. mandaram de volta um turbo novo e até hoje, 8 anos depois e quase 200 mil depois, continua forte. se o teu não estiver "carregado" com 180 ou 190cv, então provavelmente ainda poderás salvar o teu turbo.

    já agora, para descarbonizar ficou-te em quanto? qual o valor normal?

    queria fazer isso ao meu, que é conduzido peloa minha mulher e só de longe a longe é que "estica as pernas"...

    Comentário


      #32
      Já vi uma situação em que se viu tubos do vácuo, maf, N75, sensor map, geometria do turbo, intercooler e tudo que tem a ver com a sobrealimentação em que o cliente gastou uma nota preta e no final o defeito era na bomba injectora.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
        Pergunta a alguém que tenha uma ibiza assim " Que carro tens?"
        Vê se te responde: "tenho um ibiza" ou "tenho uma ibiza"
        Ou quando vai a falar sobre a ibiza ele começa por "O meu ibiza" ou " A minha ibiza".
        Pergunta-me a mim que eu digo-te que tenho UM Ibiza.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por valtersp Ver Post
          Nunca tive nenhum TDI mas conheço 2 casos de Golf IV 150 cv ambos passavam mais tempo na oficina que na garagem do dono um deles até era da psicóloga da escola secundaria de ourém viu-o la inumeras vezes com um papel no vidro a dizer avariado tanta vez que ela despachou o e comprou um mazda mx-5 novo.
          Era solteira? É que um mx5 não tem nada a ver com um golf :D

          Comentário


            #35
            Ora, como o meu user name indica tenho um desses motores no meu carro. Quase 150.000km, com a força e genica que sempre teve

            Quanto ao problema em causa, e antes de gastar mais dinheiro, isso precisa de um log's com o vag-com. MAF se estiver meio marada não acusa erro na centralina. Já tive esse problema (ainda em garantia) e não tinha qualquer erro registado. EGR, pode até ser, mas retirando o tubo de borracha imediatamente antes dá para ter uma ideia quanto obstruída possa estar. Outra causa poderão ser mesmo os tubos que fazem a ligação entre os diversos sensores...um tubo estalado, que com o calor do motor fica mais maleável...e pode originar uma fuga. No entanto, se fossem os tubos, o desligar/ligar o carro não iria resolver nada.

            No entanto, a minha primeira dica seria mesmo a N75. Já me aconteceu num outro TDI (90cv) e só com uma válvula nova o problema desapareceu. Atenção que o PD150cv tem duas N75...estão mesmo juntas uma à outra e se trocaram só uma...podem ter trocado a errada. MAs o mau funcionamento da N75 deixa registo na centralina, de desvio na pressão do turbo.

            Volto a dizer, isso precisa de ser ligado ao vag-com e de uns logs a alguns sensores. Com poucos €€€ fica-se com uma ferramenta muito boa para ir despistando possíveis problemas.

            Já agora, de que carro estamos a falr? Golf? Leon? Bora? e com que quilometragem?

            Comentário


              #36
              Ola LEONFR

              O carro tem 115000 Kms. À partida, não ponho em causa (nem sei se faço bem ou mal) a troca da N75 errada, pois o carro está a ser analisado penso que por uma vag-com, não o estivesse eu a levar à oficina da marca.
              Inicialmente aparecia erro da N75, mas desde que foi trocada dizem-me que esse erro já não aparece.
              Estamos a falar de uma Seat Alhambra.

              Comentário


                #37
                Se está a ser visto na marca, a máquina de diagnóstico que eles usam é o VAS ( o vag-com é um emulador desse software). No entanto, tive algumas peripécias com a marca e um suposto "não problema" no meu carro, que afinal se veio a provar que eu tinha razão...porque os dados que eles tiravam da máquina não estavam a ser bem analisados...

                Se o erro da N75 já não aparece, nem qualquer erro associado a desvios de pressão de turbo, descartava a hipótese de N75 e tubos de vácuo rotos. Apontava para a MAF, e uma boa maneira de diagnosticar isso era ir para a estrada fazer uns logs com o vag-com (que por poder ser instalado num portátil permite fazer testes em movimento com posterior analise de dados, coisa que as máquinas oficiais não permitem por não serem portáteis....). Testar a MAF com o carro parado não vai dar os valores mais correctos e que permitam dizer se efectivamente é daí...

                Com esses quilometros, parece-me pouco para um turbo carbonizado, mas tudo depende do tipo de condução e de percursos...como este motor "explode" com facilidade por volta das 1900/2000rpm, é fácil ir mantendo o turbo limpinho...

                Comentário


                  #38
                  Limitei-me a confiar em que percebe do assunto.
                  Mas neste momento preciso de perceber algumas coisas, daí o pedir a ajuda ao pessoal do forum ante de ir novamente à oficina.
                  Obrigado pelas respostas

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                    Era solteira? É que um mx5 não tem nada a ver com um golf :D
                    não sei... mas tem razão não tem nada haver e quando a vi chegar nele fiquei mesmo não sou grande apreciador do mx-5 mas aquele ate tava porreiro branco brutais jantes e discos de travão gigantes.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por valtersp Ver Post
                      não sei... mas tem razão não tem nada haver e quando a vi chegar nele fiquei mesmo não sou grande apreciador do mx-5 mas aquele ate tava porreiro branco brutais jantes e discos de travão gigantes.
                      Até porque um MX-5 não é nada pratico para o dia a dia.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por zyon Ver Post
                        Próximas palavras chave: MAF e EGR.
                        Espero que fique por aqui. Esta semana já passo novamente na oficina.

                        Qual das duas deverá ser primeiro? Ou seja qual delas tem a maior probabilidade de ter problemas?
                        O carro está entrar em safe, porquê?
                        Desvio de pressão? Positivo ou negativo?

                        Duvido que o diagnostico esteja a ser feito em condições.

                        Comentário


                          #42
                          Hoje consegui "provocar" esse efeito por duas vezes.
                          -Uma delas em descida, em baixa rotação e com uma mudança alta acelerei em vez de meter uma mudança abaixo. Assim que chegou ao ponto do turbo entrar, já não entrou e ficou novamente assim.
                          - A outra, foi numa subida longa com bastante inclinação em 5ª chegou na boa aos 120 Kms/h e continuava a desenvolver, passados 1 minuto (nem tanto) ficou na mesma e tive de fazer o resto da subida em 3ª a 60 Kms/h pois não dava para mais.

                          Amanhã vou à oficina com estes dados e com as dicas que vocês me deram aqui.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por zyon Ver Post
                            Hoje consegui "provocar" esse efeito por duas vezes.
                            -Uma delas em descida, em baixa rotação e com uma mudança alta acelerei em vez de meter uma mudança abaixo. Assim que chegou ao ponto do turbo entrar, já não entrou e ficou novamente assim.
                            - A outra, foi numa subida longa com bastante inclinação em 5ª chegou na boa aos 120 Kms/h e continuava a desenvolver, passados 1 minuto (nem tanto) ficou na mesma e tive de fazer o resto da subida em 3ª a 60 Kms/h pois não dava para mais.

                            Amanhã vou à oficina com estes dados e com as dicas que vocês me deram aqui.

                            Como disse acima, já vi isso, num outro motor tdi (90cv), sem tirar nem pôr...e era a N75. Isso são sintomas de falta de controlo na pressão do turbo, o solenoide que está dentro da N75 não consegue controlar o pico de pressão que o turbo faz (e que neste carro faz na boa 1.75bar) e deixa de actuar...a partir daí só com o reset da N75 (com o desligar do carro) ela volta a funcionar. Esse teste que fizeste...fiz a subida da A1, sentido Torres Vedras-Leiria a 60km/h...de pata no fundo...daí em diante, até à área de serviço mais próxima, não passei dos 100km/h...

                            Estou como diz o kpt, esse diagnóstico parece-me que está a ser mal feito...e duvido que a centralina não esteja a registar um erro por desvio na pressão do turbo. Vê bem isso na oficina, pois eles estão a cobrar-se por um serviço que me parece estar a ser mal feito...

                            Comentário


                              #44
                              Já tive um problema do genero num A4 110 cv fez-se varios testes em andamento e a varias velocidades com o vag ligado e no PC acusava sempre os valores corretos daquele lixo todo.

                              Mais tarde optei por meter uma MAF nova mesmo o mecanico dizendo que a que lá estava apresentava valores corretos e o problema desapareceu por completo

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                Como disse acima, já vi isso, num outro motor tdi (90cv), sem tirar nem pôr...e era a N75. Isso são sintomas de falta de controlo na pressão do turbo, o solenoide que está dentro da N75 não consegue controlar o pico de pressão que o turbo faz (e que neste carro faz na boa 1.75bar) e deixa de actuar...a partir daí só com o reset da N75 (com o desligar do carro) ela volta a funcionar. Esse teste que fizeste...fiz a subida da A1, sentido Torres Vedras-Leiria a 60km/h...de pata no fundo...daí em diante, até à área de serviço mais próxima, não passei dos 100km/h...

                                Estou como diz o kpt, esse diagnóstico parece-me que está a ser mal feito...e duvido que a centralina não esteja a registar um erro por desvio na pressão do turbo. Vê bem isso na oficina, pois eles estão a cobrar-se por um serviço que me parece estar a ser mal feito...

                                Torres Novas

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Torres Novas
                                  isso mesmo

                                  Comentário


                                    #47
                                    O problema continua.

                                    Apesar de ter sido trocada a N75, na oficina ligado à maquina continua informação do erro na N75 a dizer que está avariada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Sabes dizer o nr de erro OBD? PXXXX?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Ola kpt

                                        Não sei, mas assim que for novamente à oficina vou perguntar isso.

                                        Vale a pena eu comprar um cabo vag-com para poder analisar estes erros? (Poderá custar quanto?)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Na minha opinião, por somente um erro/problema, não vale a pena comprar um cabo vag-com.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por zyon Ver Post
                                            O problema continua.

                                            Apesar de ter sido trocada a N75, na oficina ligado à maquina continua informação do erro na N75 a dizer que está avariada.
                                            Como já disse acima, existem duas N75...será que os tipos da Seat não sabem disso????? se trocaram só uma, é claro que o erro continua a aparecer... Ou será que é preciso ir mostrar-lhes e dizer como resolver os problemas? Já não era a primeira vez que o tive de fazer...competência técnica no seu esplendor

                                            Realmente seria útil saber o número do erro OBD, mas duvido que na oficina o digam...

                                            Na tua zona de residência será que não haverá alguém com o vag-com que te veja isso? O cabo para versões até à 409.01 do vag-com fica barato....

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ola LEONFR
                                              Eu falei nisso. Disseram que uma N75 é da EGR (está boa, não dá erro) e a outra é a que foi trocada.
                                              Tem lógica trocar o medidor de massa de ar mesmo estando a dar este erro?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não te ponhas a trocar componentes sem pelo menos fazer uns logs e ver o erro.

                                                O erro é do componente N75 ou estão a assumir que seja isso por haver um desvio de pressão? Abertura de geometria é actuada pela N75 se o actuador da geometria e se a própria geometria assim o permitir.

                                                O carro tem que fazer 1.55b @ 2000rpms, se faz um pouco mais ou um pouco menos entra em safe. Pode até ser do sensor MAP que não está a ler valores correctos.

                                                Essa "N75 da EGR" é a N18, chamaram-lhe N75 da EGR?

                                                Um log nisso e alguns testes e davamos logo com o gato.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  vai na volta é daqueles casos em que uns simples tubinhos de borracha estão rotos. já tive isso no meu.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Os tubos foram todos verificados e não têm fugas.

                                                    Não sei se coincidência ou se ha alguma razão para isso. As vezes fico com a impressão que essa entrada em safe mode acontece quando o tempo está mais húmido, tempo de chuva etc. Estará alguma coisa relacionada? Ou é pura coincidência ou impressão minha?

                                                    KPT, esse sensor MAP, tem nada haver com o medidor de massa de ar?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      sensor map é o que lê a pressão de turbo, o medidor de massa de ar lê o caudal de ar

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        só um aparte senhor Kpt, não se actualiza o DB? anda preguiçoso.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Poderá ser o sensor pressão absoluta! Nos lybras, quando esse sensor já não está muito bem, o carro entra sem safe-mode e não passa das 3000rpm.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            só um aparte senhor Kpt, não se actualiza o DB? anda preguiçoso.
                                                            Ando um bocado sim

                                                            Entre pouca disponibilidade e outros carros não tem sobrado tempo para o meu, e o trabalho no meu também não é remunerado, mas é só ter algum tempo disponível até porque já tenho o material em casa para algumas acções de manutenção, logo que possível depois partilho

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Costumo conduzir um Skoda 1.9 tdi que tem esse problema, é daqueles difíceis de resolver, vai varias vezes a oficina, ja foi visto tudo e mais alguma coisa e volta e meia acontece. O carro vai com 206000 e a primeira vez que foi diagnosticado foi aos 120000.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X