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Originalmente Colocado por Strange Ver Post
O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostEstiver a ver este site e não percebi umas coisas.
O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?
Básicamente abrir o motor.
Em opção podes instalar um sistema de lubrificação de válvulas, o que supostamente faria o mesmo, ainda que nem sempre seja assim.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostEstiver a ver este site e não percebi umas coisas.
O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostGPI-L é injecção liquida, GPI-SP é a injecção em estado gasoso tal como é aplicada por cá. A Borel dantes recomendava a alteração das sedes das válvulas para carros com as sedes macias a serem convertidos para gpl, gnc ou e85, depois de testes com o Flashlube equipara essa modificação à aplicação de um kit valve saver
A modificação da cabeça é alterar as sedes das válvulas. Esta modificação pode ser evitada adicionando um lubrificante específico na admissão.
Hum...
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É curioso como pequenas alterações nos preços dos combustíveis alteram o rácio GPL / Diesel.
Hoje fui com a minha filha comprar gomas, e enquanto esperava dava para ver a Galp perto da minha casa, por isso tirei os valores para colocar em www.maisgasolina.com .
No fds passado fui almoçar a mais de 200 kms de casa.
Levei o meu 'novo' fumarento, e em ritmos idênticos ao que fazia com o accord 2.0 fiz 5,3 litros de consumo. O Accord fazia 8,8 na mesma situação.
Fazendo umas contas rápidas e arredondando o consumo do diesel para cima (5,5) e o aumento de consumo a GPL (1 litro a mais no accord se estivesse a gas) daria 9,8 litros.
Assim e aos preços correntes de hoje desta bomba, daria:
5,5 x 1.182 = 6.501 €
9,8 x 0.652 = 6.389 €
Ou seja, uma poupança de 11 cêntimos, fácilmente anulada pelo arranque a frio a gasolina.
Claro que cada caso é um caso, mas em Dezembro de 2007 a diferença era bem mais favorável ao GPL, nas contas que fiz na altura.
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Qual a melhor casa para instalar um kit GPL?
O carro em questão é um fiat marea 1.6 103cv. A ideia era meter o depósito no fundo da mala do carro...colado aos bancos portanto.
Agora as dúvidas...:P
Qual o preço +/- da instalação?
Como é q se abastece?
O aumento de consumo seria na ordem do 1 litro a mais do que o anunciado para gasolina ?
Qual o tamanho do depósito que posso por?
Como é q se alterna entre os dois combustiveis? um botão?
Sou da margem sul...algo por estas bandas ou lx seria o ideal para fazer a instalação
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rca33 agradecido, hoje já faço uma ronda aos postos para actualizar os preços de referência e alguns postos
Em relação à diferença, o gás agora vai aumentar novamente para que a diferença entre o gasóleo, gasolina e gpl se mantenham, é sempre assim todos os anos. Chega a Janeiro e toda a gente diz que o gasóleo e o gpl andam a aumentar muito e que já não vai compensar, em Agosto anda tudo a dizer o contrário
ElrOnD a "melhor casa" não existe, todos têm os seus defeitos e virtudes. O meu conselho é encontrar um instalador perto de casa que seja credênciado e que tenha bom feedback de outros utilizadores, podes consultar o fórum do Autogas ou fazer umas pesquisas pela net. É que um instalador longe de casa é muito bonito na altura da instalação, depois se for preciso afinar alguma coisa ou mudar o filtro do gás lá se vai a poupança nos quilómetros extra que se fazem.
O preço da instalação, para carros de injecção, ronda os €1600 (+/- €100).
Abastecer é relativamente simples, existe um pequeno adaptador (ou não se o carro tiver espaço ao pé do bocal da gasolina) que se enrosca num bocal mais pequeno. Depois é agarrar na pistola que têm uma patilha de segurança, ou atrás da pistola ou de lado. Carregamos nesse botão de segurança, empurramos o gatilho todo para a frente e encostamos a pistola ao bocal do gpl, depois puxamos o gatilho até ela prender. Agora andam aí umas pistolas em que temos de pressionar o botão de segurança do lado esquerdo para ela prender Depois é carregar no botão de enchimento na bomba. Para atestar é ir enchendo até que a válvula do depósito tranque. Aconselho umas luvas para as bombas sem borracha de protecção.
O aumento de consumo varia de carro para carro, nalguns é menos, noutros é mais, mas a média de aumento que tenho visto em consumo de gasolina/gpl nos carros de injecção ronda 1l/100km.
O depósito depende de onde o vai colocar ou de que tamanho dispõe a bagageira. O máximo é de 100 litros (80 litros úteis) para as viaturas ligeiras.
Para alternar entre combustíveis existe um comutador interior que indica se o carro está a gás, se está a gasolina, a quantidade de gás existente no depósito, indica se o gás acabou e ainda indica erros no sistema e quando atingimos um intervalo de manutenção.
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Em relação ao depósito, citando-me de umas páginas atrás...
Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostDá uma vista de olhos em www.stako.pl (Product > LPG Tanks for Multivalves > Toroydal) ou em www.atrama.lt/?id=36
É uma questão de medires o espaço disponível e veres qual o depósito que podes aplicar, também podes falar com o instalador para ver uma solução viável.
Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post(...)
Este é o bocal normal, que se costuma ver nas instalações...
http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/bocal01.jpg
Este é o adaptador enroscado no bocal, é quase do tamanho do bocal para gasolina e é aqui que encaixa a pistola do GPL.
http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/bocal02.jpg
As fotos não ficaram grande coisa mas com telemóvel é sempre assim, mas dá para ter uma ideia.
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostGPI-L é injecção liquida, GPI-SP é a injecção em estado gasoso tal como é aplicada por cá. A Borel dantes recomendava a alteração das sedes das válvulas para carros com as sedes macias a serem convertidos para gpl, gnc ou e85, depois de testes com o Flashlube equipara essa modificação à aplicação de um kit valve saver
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A maior desvantagem é o preço, porque é um equipamento mais caro. Depois a instalação não pode ser feita de qualquer forma, existe angulos e locais a respeitar para a colocação dos injectores, com a injecção gasosa normalmente em alguns instaladores é onde calha (até no meu ).
Depois existia o problema do congelamento da régua de injectores em temperaturas mais baixas, mas penso que isto já foi resolvido nos kits actuais.
Tirando isso, dá mais potência, reduz o consumo em relação à gasolina (não aumenta) e claro, tem emissões ainda mais baixas.
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostA maior desvantagem é o preço, porque é um equipamento mais caro. Depois a instalação não pode ser feita de qualquer forma, existe angulos e locais a respeitar para a colocação dos injectores, com a injecção gasosa normalmente em alguns instaladores é onde calha (até no meu ).
Depois existia o problema do congelamento da régua de injectores em temperaturas mais baixas, mas penso que isto já foi resolvido nos kits actuais.
Tirando isso, dá mais potência, reduz o consumo em relação à gasolina (não aumenta) e claro, tem emissões ainda mais baixas.
Já agora, sabes preços?
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Originalmente Colocado por sethplate Ver PostPelo que sei, qualquer motor que não seja injecção directa pode ser convertido. Mesmo a injecção directa é uma questão de meses até ser possível (pelo que me disseram).
EDIT: Motores a gasolina, claro! Diesel houve experiencias mas nada que mereça referir.
não é vdd! a toyota tem os VVT-I que são de injecção directa e com valvulas de variação continua precisa de flash lub! por isso o que disseste n se verifica! tem é de ser um bom instalador e de confiança... n pode ser o zé da esquina!
em relação ao espaço pode sempre por no lugar da roda suplente
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Originalmente Colocado por GJP Ver Postnão é vdd! a toyota tem os VVT-I que são de injecção directa e com valvulas de variação continua precisa de flash lub! por isso o que disseste n se verifica! tem é de ser um bom instalador e de confiança... n pode ser o zé da esquina!
(...)
Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostA única questão é se o carro for de injecção directa e for lean-burn ainda não pode ser convertido. Por enquanto os kits de injecção directa só se aplicam aos estequiométricos (a maioria).
(...)
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