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    http://www.borel.fr/General.fr.htm

    Comentário


      Originalmente Colocado por Strange Ver Post
      Estiver a ver este site e não percebi umas coisas.

      O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?

      Comentário


        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Estiver a ver este site e não percebi umas coisas.

        O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?
        É mudar a sede das válvulas e valvulas do motor.
        Básicamente abrir o motor.

        Em opção podes instalar um sistema de lubrificação de válvulas, o que supostamente faria o mesmo, ainda que nem sempre seja assim.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Estiver a ver este site e não percebi umas coisas.

          O que são GPI-L e GPI-SP? E o que é que se entende por "modificação da cabeça"?
          GPI-L é injecção liquida, GPI-SP é a injecção em estado gasoso tal como é aplicada por cá. A Borel dantes recomendava a alteração das sedes das válvulas para carros com as sedes macias a serem convertidos para gpl, gnc ou e85, depois de testes com o Flashlube equipara essa modificação à aplicação de um kit valve saver

          Comentário


            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
            GPI-L é injecção liquida, GPI-SP é a injecção em estado gasoso tal como é aplicada por cá. A Borel dantes recomendava a alteração das sedes das válvulas para carros com as sedes macias a serem convertidos para gpl, gnc ou e85, depois de testes com o Flashlube equipara essa modificação à aplicação de um kit valve saver
            Ou seja, cá só se instala GPI-SP (o que deixa de fora a maioria dos carros daquela tabela).

            A modificação da cabeça é alterar as sedes das válvulas. Esta modificação pode ser evitada adicionando um lubrificante específico na admissão.

            Hum...

            Comentário


              É curioso como pequenas alterações nos preços dos combustíveis alteram o rácio GPL / Diesel.

              Hoje fui com a minha filha comprar gomas, e enquanto esperava dava para ver a Galp perto da minha casa, por isso tirei os valores para colocar em www.maisgasolina.com .

              No fds passado fui almoçar a mais de 200 kms de casa.

              Levei o meu 'novo' fumarento, e em ritmos idênticos ao que fazia com o accord 2.0 fiz 5,3 litros de consumo. O Accord fazia 8,8 na mesma situação.

              Fazendo umas contas rápidas e arredondando o consumo do diesel para cima (5,5) e o aumento de consumo a GPL (1 litro a mais no accord se estivesse a gas) daria 9,8 litros.

              Assim e aos preços correntes de hoje desta bomba, daria:

              5,5 x 1.182 = 6.501 €

              9,8 x 0.652 = 6.389 €

              Ou seja, uma poupança de 11 cêntimos, fácilmente anulada pelo arranque a frio a gasolina.

              Claro que cada caso é um caso, mas em Dezembro de 2007 a diferença era bem mais favorável ao GPL, nas contas que fiz na altura.

              Comentário


                Qual a melhor casa para instalar um kit GPL?

                O carro em questão é um fiat marea 1.6 103cv. A ideia era meter o depósito no fundo da mala do carro...colado aos bancos portanto.
                Agora as dúvidas...:P


                Qual o preço +/- da instalação?
                Como é q se abastece?
                O aumento de consumo seria na ordem do 1 litro a mais do que o anunciado para gasolina ?
                Qual o tamanho do depósito que posso por?
                Como é q se alterna entre os dois combustiveis? um botão?

                Sou da margem sul...algo por estas bandas ou lx seria o ideal para fazer a instalação

                Comentário


                  rca33 agradecido, hoje já faço uma ronda aos postos para actualizar os preços de referência e alguns postos

                  Em relação à diferença, o gás agora vai aumentar novamente para que a diferença entre o gasóleo, gasolina e gpl se mantenham, é sempre assim todos os anos. Chega a Janeiro e toda a gente diz que o gasóleo e o gpl andam a aumentar muito e que já não vai compensar, em Agosto anda tudo a dizer o contrário

                  ElrOnD a "melhor casa" não existe, todos têm os seus defeitos e virtudes. O meu conselho é encontrar um instalador perto de casa que seja credênciado e que tenha bom feedback de outros utilizadores, podes consultar o fórum do Autogas ou fazer umas pesquisas pela net. É que um instalador longe de casa é muito bonito na altura da instalação, depois se for preciso afinar alguma coisa ou mudar o filtro do gás lá se vai a poupança nos quilómetros extra que se fazem.

                  O preço da instalação, para carros de injecção, ronda os €1600 (+/- €100).

                  Abastecer é relativamente simples, existe um pequeno adaptador (ou não se o carro tiver espaço ao pé do bocal da gasolina) que se enrosca num bocal mais pequeno. Depois é agarrar na pistola que têm uma patilha de segurança, ou atrás da pistola ou de lado. Carregamos nesse botão de segurança, empurramos o gatilho todo para a frente e encostamos a pistola ao bocal do gpl, depois puxamos o gatilho até ela prender. Agora andam aí umas pistolas em que temos de pressionar o botão de segurança do lado esquerdo para ela prender Depois é carregar no botão de enchimento na bomba. Para atestar é ir enchendo até que a válvula do depósito tranque. Aconselho umas luvas para as bombas sem borracha de protecção.

                  O aumento de consumo varia de carro para carro, nalguns é menos, noutros é mais, mas a média de aumento que tenho visto em consumo de gasolina/gpl nos carros de injecção ronda 1l/100km.

                  O depósito depende de onde o vai colocar ou de que tamanho dispõe a bagageira. O máximo é de 100 litros (80 litros úteis) para as viaturas ligeiras.

                  Para alternar entre combustíveis existe um comutador interior que indica se o carro está a gás, se está a gasolina, a quantidade de gás existente no depósito, indica se o gás acabou e ainda indica erros no sistema e quando atingimos um intervalo de manutenção.

                  Comentário


                    No meu caso o ideal era msm um depósito de 100 litros...ha bagageira para isso

                    Então o abastecimento é feito pelo bocal normal?o mesmo da gasolina?

                    A comutação de combustivel é feita de forma manual ou automática? se tiver a gás e o gás acabar, ele muda sozinho?

                    Comentário


                      O bocal de abastecimento é pequeno e normalmente cabe ao lado do da gasolina, portanto tapado pela portinhola.

                      Quando acaba o gás muda automaticamente para gasolina. Assim como quando se liga o carro ele inicia a gasolina e quando atinge a temperatura devida muda para GPL.

                      Comentário


                        Em relação ao depósito, citando-me de umas páginas atrás...

                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        Dá uma vista de olhos em www.stako.pl (Product > LPG Tanks for Multivalves > Toroydal) ou em www.atrama.lt/?id=36
                        É uma questão de medires o espaço disponível e veres qual o depósito que podes aplicar, também podes falar com o instalador para ver uma solução viável.
                        E em relação ao bocal de enchimento, novamente citando-me de umas páginas atrás...

                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        (...)
                        Este é o bocal normal, que se costuma ver nas instalações...
                        http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/bocal01.jpg

                        Este é o adaptador enroscado no bocal, é quase do tamanho do bocal para gasolina e é aqui que encaixa a pistola do GPL.
                        http://stuff.eduardomaio.net/406coupe/bocal02.jpg

                        As fotos não ficaram grande coisa mas com telemóvel é sempre assim, mas dá para ter uma ideia.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          GPI-L é injecção liquida, GPI-SP é a injecção em estado gasoso tal como é aplicada por cá. A Borel dantes recomendava a alteração das sedes das válvulas para carros com as sedes macias a serem convertidos para gpl, gnc ou e85, depois de testes com o Flashlube equipara essa modificação à aplicação de um kit valve saver
                          Há tempos sugeriste que a injecção líquida tb terá as suas desvantagens. podes adiantar algumas?

                          Comentário


                            A maior desvantagem é o preço, porque é um equipamento mais caro. Depois a instalação não pode ser feita de qualquer forma, existe angulos e locais a respeitar para a colocação dos injectores, com a injecção gasosa normalmente em alguns instaladores é onde calha (até no meu ).

                            Depois existia o problema do congelamento da régua de injectores em temperaturas mais baixas, mas penso que isto já foi resolvido nos kits actuais.

                            Tirando isso, dá mais potência, reduz o consumo em relação à gasolina (não aumenta) e claro, tem emissões ainda mais baixas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              A maior desvantagem é o preço, porque é um equipamento mais caro. Depois a instalação não pode ser feita de qualquer forma, existe angulos e locais a respeitar para a colocação dos injectores, com a injecção gasosa normalmente em alguns instaladores é onde calha (até no meu ).

                              Depois existia o problema do congelamento da régua de injectores em temperaturas mais baixas, mas penso que isto já foi resolvido nos kits actuais.

                              Tirando isso, dá mais potência, reduz o consumo em relação à gasolina (não aumenta) e claro, tem emissões ainda mais baixas.
                              Resumindo: É mais caro!

                              Já agora, sabes preços?

                              Comentário


                                Se a diferença for a mesma que lá fora (que têm instalações mais caras), em vez de €1600 deve rondar os €1900 a €2000.

                                Comentário


                                  clio 1.2 TCE 100cv. GPL??

                                  Será possível a converção deste motor para GPL?
                                  E já agora, que outros modelos podem equiparar-se a este?
                                  Obrigado

                                  Comentário


                                    Pelo que sei, qualquer motor que não seja injecção directa pode ser convertido. Mesmo a injecção directa é uma questão de meses até ser possível (pelo que me disseram).

                                    EDIT: Motores a gasolina, claro! Diesel houve experiencias mas nada que mereça referir.

                                    Comentário


                                      Penso que é possivel , agora atenção há garantia ...

                                      Comentário


                                        Não tenho a certeza mas parece-me que li algures que seria 3000€

                                        Comentário


                                          A propria Reno é capaz de fazer isso.
                                          É perguntar. Visto eles terem tido alguns modelos a GPL.
                                          Depois de for novo, o desconto obtido no IA deve dar quase para pagar a instalação.

                                          Seria uma excelente opção!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                            Penso que é possivel , agora atenção há garantia ...

                                            Ah pois é baby... a garantia vai logo com os porcos!

                                            Comentário


                                              E espaço para a botija?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                E espaço para a botija?
                                                Fica no lugar do pneu suplente .


                                                Problema só vejo na garantia ... a Renualt nao faz transformações para GPL .

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  E espaço para a botija?
                                                  Mas qual botija?!

                                                  Comentário


                                                    Estas modernices.

                                                    Comentário


                                                      Mete a botija no sitio do pneu suplente, se tiver.

                                                      Comentário


                                                        Não é botija ... é um deposito ...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por sethplate Ver Post
                                                          Pelo que sei, qualquer motor que não seja injecção directa pode ser convertido. Mesmo a injecção directa é uma questão de meses até ser possível (pelo que me disseram).

                                                          EDIT: Motores a gasolina, claro! Diesel houve experiencias mas nada que mereça referir.


                                                          não é vdd! a toyota tem os VVT-I que são de injecção directa e com valvulas de variação continua precisa de flash lub! por isso o que disseste n se verifica! tem é de ser um bom instalador e de confiança... n pode ser o zé da esquina!




                                                          em relação ao espaço pode sempre por no lugar da roda suplente

                                                          Comentário


                                                            Muito gosta esta malta de botijas...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                              não é vdd! a toyota tem os VVT-I que são de injecção directa e com valvulas de variação continua precisa de flash lub! por isso o que disseste n se verifica! tem é de ser um bom instalador e de confiança... n pode ser o zé da esquina!

                                                              (...)
                                                              Calma aí que andas a trocar as coisas E eu já tinha respondido na página anterior a isso, existe apenas um tipo de injecção directa que pode ser convertido. A Toyota se usa injecção directa é agora, os VVT-i não tinham injecção directa.

                                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                              A única questão é se o carro for de injecção directa e for lean-burn ainda não pode ser convertido. Por enquanto os kits de injecção directa só se aplicam aos estequiométricos (a maioria).
                                                              (...)
                                                              E já agora, ninguém anda com uma botija às costas, existem sim depósitos, e se um 107 tem espaço para um depósito grande e não tem pneu suplente, não vejo porque é que um Clio não ia ter espaço para tal.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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