Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tudo o que queria saber sobre GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estes kits de novos não têm nada, ao que parece já são comercializados desde 2000 ou 2001, mas a nossa legislação não o permite porque a bomba iria ficar dentro do depósito (tal como uma bomba de gasolina) e existe um limite em amperes para os equipamentos electrónicos dentro do depósito de gpl.

    Comentário


      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
      Estes kits de novos não têm nada, ao que parece já são comercializados desde 2000 ou 2001, mas a nossa legislação não o permite porque a bomba iria ficar dentro do depósito (tal como uma bomba de gasolina) e existe um limite em amperes para os equipamentos electrónicos dentro do depósito de gpl.
      Eu gosto mt do nosso país... mas cada vez mais é a nível climatérico e geográfico... e só!!!

      Um abraço e tks pelas infos... []'s

      Comentário


        Pela primeira vez em muito tempo (que eu me tenha apercebido), falaram hoje no telejornal da SIC no gpl, a propósito dos aumentos dos combustíveis.

        Até falaram nos preços de conversões e tudo.


        Acho muito bem, só foi pena terem dito "que há poucos locais para abastecer" dado que considero isso algo regional. Eu na minha zona não teria qualquer dificuldade em abastecer GPL.

        Disseram que o GPL tem estado a crescer (ganhar adeptos), o que acho bem.

        Desde que seja no conceito que o EduardoMaio e outros têm defendido (colocar GPL em carros pouco gastadores) acho que é um passo positivo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Pela primeira vez em muito tempo (que eu me tenha apercebido), falaram hoje no telejornal da SIC no gpl, a propósito dos aumentos dos combustíveis.

          Até falaram nos preços de conversões e tudo.


          Acho muito bem, só foi pena terem dito "que há poucos locais para abastecer" dado que considero isso algo regional. Eu na minha zona não teria qualquer dificuldade em abastecer GPL.

          Disseram que o GPL tem estado a crescer (ganhar adeptos), o que acho bem.

          Desde que seja no conceito que o EduardoMaio e outros têm defendido (colocar GPL em carros pouco gastadores) acho que é um passo positivo.
          Concordo plenamente (para variar, caro rca33).

          Para mim só há 2 combustíveis: Gasóleo e GPL.

          Comentário


            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Desde que seja no conceito que o EduardoMaio e outros têm defendido (colocar GPL em carros pouco gastadores) acho que é um passo positivo.
            Desculpa mas não percebi a ideia...

            Como assim colocar em carros pouco gastadores???

            Colocar apenas em carros pouco gastadores???

            Porquê já agora???

            Desculpa as perguntas, mas não percebi mesmo!

            Um abraço... []'s

            Comentário


              O problema é que muita gente olha para o preço do GPL, pensa "é barato" e compra uma máquina infernal que bebe como se não houvesse amanhã.

              Uma coisa é eu ter um V8 e converter esse carro para GPL, outra coisa é conduzir diariamente um 1.1i e comprar um 2.0 para converter para GPL. Aumenta o consumo do combustível e isto leva a um aumento dos preços, e claro que um aumento num carro que bebe 10 litros é superior ao mesmo aumento num carro que bebe 5.

              Acima de tudo, carros eficientes e poupados, banheiras a gasolina para converter nos dias que correm é uma decisão arriscada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por RastejantE Ver Post
                Desculpa mas não percebi a ideia...

                Como assim colocar em carros pouco gastadores???

                Colocar apenas em carros pouco gastadores???

                Porquê já agora???

                Desculpa as perguntas, mas não percebi mesmo!

                Um abraço... []'s
                O EduardoMaio já explicou.

                Não faz sentido nenhum alguém ter um 1.4 poupado e passar para um 2.5 a GPL só porque o combustível é barato.
                A poupança imediata vai-se no consumo e corre-se o risco de um aumento pequeno no combustível se traduzir num aumento grande de custo por 100 kms.

                Acho que cada vez mais temos de optar racionalmente, por veículos que consumam o menos possível.
                Talvez esteja na altura de pensarmos menos nas capacidades dos motores ao nível de prestações e olharmos mais para a sua eficiencia energética.

                Comentário


                  Acho que se devem fazer comparações de carros dentro do mesmo segmento. é claro que é no mínimo ridículo comparar um C2 HDI 1.4, com um 2.5 V6 a GPL. Mas se por exemplo, e foi o meu raciocínio na altura, tinha na balança um 156 1.9JTD com 115cvs que gastava a volta dos 7, 7.5L e um 2.0 a GPL com 155cvs que gasta 12, ou em AE ja gastou 9, a balança vai claramente para o GPL. num gasto cerca de 10€/100 no outro gasto gasto menos de 8. Alem de ter mais 40cvs disponiveis no 2.0

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                    Acho que se devem fazer comparações de carros dentro do mesmo segmento. é claro que é no mínimo ridículo comparar um C2 HDI 1.4, com um 2.5 V6 a GPL. Mas se por exemplo, e foi o meu raciocínio na altura, tinha na balança um 156 1.9JTD com 115cvs que gastava a volta dos 7, 7.5L e um 2.0 a GPL com 155cvs que gasta 12, ou em AE ja gastou 9, a balança vai claramente para o GPL. num gasto cerca de 10€/100 no outro gasto gasto menos de 8. Alem de ter mais 40cvs disponiveis no 2.0
                    Aì já entras na zona de risco.

                    Qualquer aumento do GPL faz-se sentir bem num carro que gasta 12 litros.

                    Se a procura de GPL aumentar substancialmente, o preço vai acompanhar, e num instante ficas com um carro caro por cada 100 kms.

                    Comentário


                      Posso-te dizer q o aumento de consumo do GPL n tem sido reflectido em proporção no preço.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Posso-te dizer q o aumento de consumo do GPL n tem sido reflectido em proporção no preço.
                        Vamos esperar que assim continue, mas é algo improvável que não se venha a sentir... ...e bem.

                        Comentário


                          Já houves booms de consumo de GPL-Auto e isso n aconteceu.
                          Acredito q vá agora subindo, mas sempre numa cadência mais real q os outros combustiveis.
                          Pela 3ª vez vou dizer que, o Propano/Butano subiu 40% nos mercados internacionais nos últimos 6 meses e essa súbida n se reflectiu em 40% no preço final.

                          Comentário


                            Alguém tem fotos do dispositivo que indica a quantidade de gás existente? Tipo aquilo em led's?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Aì já entras na zona de risco.

                              Qualquer aumento do GPL faz-se sentir bem num carro que gasta 12 litros.

                              Se a procura de GPL aumentar substancialmente, o preço vai acompanhar, e num instante ficas com um carro caro por cada 100 kms.
                              Sim, mas nessa altura, a quanto andará o diesel, ou mesmo a gasolina? Quando coloquei o sistema, o GPL estava a 0.57€ (6.84€/100) e o diesel a 1.06€ (7.95€/100 num carro que gaste 7.5L/100) Neste momento, o GPL está a 0.65 (7.80€/100) e o diesel está a 1.38€ (10.35€/100 no mesmo carro). Inicialmente havia uma diferença de 1.11€, neste momento essa diferença aumentou 230% (2.55€), e a tendencia é para aumentar ainda mais. É um risco? Pode ser, mas para ja vou tendo vantagens.

                              Comentário


                                Eu seja, voçês estão a falar no caso exacto de alguém que vai comprar carro, certo???

                                É que é assim, no meu caso, (não devo colocar mas pronto) tenho um 2.0 16v a gasolina. Porque é que teria que comprar outro carro??? Supostamente e tendo em conta o preço da gasolina, o GPL iria compensar sempre!

                                É isto que ainda não estou a conseguir perceber bem, desculpem lá o melganço...

                                Um abraço... []'s

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                  Alguém tem fotos do dispositivo que indica a quantidade de gás existente? Tipo aquilo em led's?
                                  Eu à noite meto aqui fotografia com os led's acesos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    Eu à noite meto aqui fotografia com os led's acesos.
                                    Só pra mostrar que tem o deposito cheio!!!

                                    Um abraço... []'s

                                    PS: Na brinca...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Eu à noite meto aqui fotografia com os led's acesos.
                                      Obrigado. E depois também queria perguntar se é fiável ou se quando indica que está a acabar ainda tens meio depósito.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                        Obrigado. E depois também queria perguntar se é fiável ou se quando indica que está a acabar ainda tens meio depósito.
                                        Supostamente n são fiaveis.
                                        Eu atribuiria isso também a uma certa dificuldade, em arranjar uma boa maneira de "acalmar" o fluido.

                                        Comentário


                                          Cada vez que abasteço ponho o contador a zeros, sei que cada depósito dá de certeza 400Km, é o mais simples.

                                          Nos primeiros 200Km apagam-se todas as luzes verdes e depois ando os outros 200 com a luz encarnada. Serve mesmo só para enfeitar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            O EduardoMaio já explicou.

                                            Não faz sentido nenhum alguém ter um 1.4 poupado e passar para um 2.5 a GPL só porque o combustível é barato.
                                            A poupança imediata vai-se no consumo e corre-se o risco de um aumento pequeno no combustível se traduzir num aumento grande de custo por 100 kms.

                                            Acho que cada vez mais temos de optar racionalmente, por veículos que consumam o menos possível.
                                            Talvez esteja na altura de pensarmos menos nas capacidades dos motores ao nível de prestações e olharmos mais para a sua eficiencia energética.
                                            Isso que disseste é verdade!
                                            Por isso é que agora esta-se a procurar mais o 1.6cc! Como se diz: "É no meio que está a virtude!"

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Supostamente n são fiaveis.
                                              Eu atribuiria isso também a uma certa dificuldade, em arranjar uma boa maneira de "acalmar" o fluido.
                                              E não são!

                                              Por exemplo no indicador de LED's quando começa a piscar eu sei que aínda consigo fazer mais 100 a 130km's e se eu for ver no depósito, ele indica-me mais 1/4 ou 1/3 que aínda tenho disponível!

                                              Comentário


                                                Os CB's dos carros deixam de funcionar quando estes andam a GPL? Deixam de fazer contas ás médias e autonomia?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                                                  Os CB's dos carros deixam de funcionar quando estes andam a GPL? Deixam de fazer contas ás médias e autonomia?
                                                  Continuam a fazer a leitura, mas fazem de maneira errada! O CB assume que o carro está a funcionar a gasolina e não a GPL, por isso façe ao que o carro indica no consumo, é de meter mais 1L ao que é indicado!

                                                  Comentário


                                                    Hum...esclarecido.

                                                    Outra coisa, que o "tó" tem que ter 17x12cm já sei, agora:

                                                    - Sabem se os "srs.guardas" medem isso à regua? Ou 15x10 é logo multa?
                                                    - Existe local específico? Lado direito, esquerdo, chapa, vidro?

                                                    Comentário


                                                      A foto foi com o telemóvel e ficou uma grande treta...



                                                      Mas dá para ter uma ideia, do lado direito são 5 leds, 4 verdes e 1 vermelho. O vermelho supostamente é a reserva, mas a mim não acende, acaba antes de lá chegar.

                                                      Do lado esquerdo tens dois leds, um amarelo que indica que está a GPL, outro vemelho em cima que indica que está a gasolina.

                                                      No meu caso os leds até são fiáveis, dentro do possível. Os primeiros 3 leds dão para cerca de 100km cada um, o último dá para 150km +/-

                                                      De qualquer forma o contador parcial de quilómetros dá uma ideia mais precisa, ou em último caso vai-se ao depósito ver a leitura na válvula.

                                                      Em relação ao autocolante não existe lugar especifico, o antigo decreto de lei obrigava a estar na traseira, agora nem isso. Em relação a medidas, eu fui multado recentemente e estavam sem o autocolante e não quiseram saber. O mesmo noutras operações stop... De qualquer forma a multa são €50. Grave é abastecer sem o autocolante, especialmente em AE, porque normalmente aí não perdoam.

                                                      Originalmente Colocado por RastejantE Ver Post
                                                      Só pra mostrar que tem o deposito cheio!!!

                                                      Um abraço... []'s

                                                      PS: Na brinca...
                                                      Por acaso está a meio, ehehe
                                                      Editado pela última vez por eduardomaio; 20 May 2008, 19:37.

                                                      Comentário


                                                        Obrigado pelos esclarecimentos

                                                        Comentário


                                                          Boas... excelente tópico, li na diagonal... e continuo com uma duvida....

                                                          é verdade que os motores convertidos tendem a avariar mais facilmente passado um determinado tempo!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por alekpt Ver Post
                                                            Boas... excelente tópico, li na diagonal... e continuo com uma duvida....

                                                            é verdade que os motores convertidos tendem a avariar mais facilmente passado um determinado tempo!
                                                            Não.

                                                            Quanto muito o GPL ao ser sensível pode fazer notar mais rápidamente um problema, o que é diferente. Isto aplica-se sobretudo à parte eléctrica (velas, cabos vela, bobines, etc).

                                                            De resto tens uma maior duração do óleo teórica, porque por um lado é menos contaminado, mas por outro lado sofre temperaturas superiores.

                                                            As válvulas de alguns carros poderão ter um desgaste adicional (que pode ou não ser eficazmente travado com lubrificadores de válvulas), mas de resto penso que até é benéfico para o motor, dado quase não haver acumulação de carvão.

                                                            Há relatos de carros com imensos kms (mais de 200.000 kms) a gpl sem problemas.

                                                            Comentário


                                                              Ponho ou não a GPL?

                                                              Um hipotetico cenário:
                                                              Viatura de 4 lugares com bancos rebativeis mas tem uma mala reduzida (300 Litros +-) e de acesso dificil.
                                                              O consumo urbano anda na casa dos 10Litros, eu faço cerca de 1000km/mês e 95% circuito urbano.
                                                              Raramente vou pra fora e são poucas as vezes que dou uso á bagajeira do meu actual citadino.

                                                              Vocês punham esta viatura a GPL?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X