Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
    É por isso que não percebo esta questão do turbo e volto a perguntar:

    fazer os primeiros ou útimos km de uma viagem em rotações baixas para o turbo não disparar não terá o mesmo efeito pretendido?
    Para tentar clarificar e aprender mais umas coisas quanto a isso, fiz uma pesquisa rápida mas só encontrei respostas de fóruns, nada de "oficial".

    A ideia generalizada é deixar arrefecer o turbo antes de desligar o carro. Obviamente, se ele não foi puxado deve arrefecer depressa, se andou em esforço demorará mais. Portanto, é uma questão de sensibilidade em saber quando o turbo tiver arrefecido. Mas a ideia que já tinha e que vi confirmada é que um minuto ou dois depois de estacionar será suficiente mesmo que ainda não tenha arrefecido nos últimos quilómetros.

    Comentário


      Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
      Não percebo nada de mecânica
      (...)
      Os cuidados que tenho com o motor do carro são os que tenho sempre ou seja deixar o motor aquecer sempre antes de arrancar.
      o motor deve ser aquecido em andamento suave e não parado. é o que diz em variadíssimos manuais de instruções.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
        Estás 5 minutos parado para o carro aquecer?

        O carro aquece melhor em andamento, desde que em ritmos calmos é assim que deve ser..

        Exacto. O meu nem aquece se estiver parado ...nem em 15 minutos. E mesmo a andar nas calmas chego a fazer 15 km e chego a casa com a temperatura do óleo abaixo dos 90 graus. Agora se começar a passar das 2500rpm aí aquece logo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          mas se o turbo nunca pára quando está ligado, não é por ficarem 1 minuto ou 15 minutos parados que o turbo vai deixar de rodar "em seco" quando o desligarem.
          a única coisa que interessa é aguardar um pouco (ou fazer condução mais suave antes de parar) para o turbo arrefecer um pouco, mas isto só é relevante quando estiveram a forçar muito o motor e o turbo aquece bastante.
          De facto o turbo não pára mas reduz "a sua" velocidade com o carro ao ralentin! A dita condução suave, pelas 2000, já implica que o turbo rode bem mais rápido do que ao ralentin...contudo é como dizes: se estivemos a apertar com o carro esperamos mais tempo caso contrário, menos tempo e a dita condução suave neste caso favorece para que esse tempo seja diminuto mas eu nunca opto por desligar mal para o carro...enquanto destranco as portas e solto a pequenota da cadeira faz tempo suficiente para depois o desligar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
            Não percebo nada de mecânica mas penso que durante a rodagem se for feita maioritáriamente com uma condução calma, mas com algumas aceleradelas valentes pelo meio, ou seja uma condução normal para a maioria, penso que não tem quaisquer consequências para o motor.
            Agora fazer os primeiros kms sempre a fundo, que acho que ninguem anda sempre assim é que trará algumas consequências para a máquina.
            Os cuidados que tenho com o motor do carro são os que tenho sempre ou seja deixar o motor aquecer sempre antes de arrancar.

            Cmps
            a pouca experiencia que tenho diz me que que se nao o puxar de vez em quando as mudancas ficam "presas" e nao desenvolve tao bem...

            julgo que cada um deve "ouvir" o seu carro para saber o que fazer...
            e claro que ninguem aqui vai puxar um redline depois de ligar ao carro, nem nos primeiros Km... mesmo porque os carros novos as mudancas sao um pouco "apertadas" e depois vao soltando com o tempo...dai que nao convem andares SEMPRE em baixas nem sempre em altas...fazes uma conducao linear e conforme aquilo que o carro "deixa fazer"...

            os valores de tal rpm para tal kilometragem sao muito genericos...depende de tudo imaos alguma coisa....nao so dos Km...o mesmo carro se andar sempre com 5 pessoas vai ser diferente do que so andar com 1...(obviamente)

            o que quero dser e que cada caso e diferente, e sinceramente axo que devemos jogar um pouco pelo seguro e nao abusar muito no inicio(o pistons tao muito apretadinhos ali dentro ainda )

            Comentário


              É lógico que não espero até que a temperatura esteja nos níveis normais. Espero um pouco parado até que o ponteiro se mexa um bocado por exemplo até a temperatura mínima, depois começo a andar muito lentamente tipo 30kmh até que o carro aqueça.

              As rotações que não se deve passar na rodagem de certeza que variam de carro para carro. Lembro-me do meu IMA ca de casa.O carro tem uma caixa muuuuito longa, sendo que ir às 3500rpm é muito diferente de ir às 3500rpm por exemplo do meu civic. No IMA aí já se sente que vai a esforçar mais o motor, enquanto que no civic 1.8 o carro vai sem qualquer esforço.
              Uma rodagem sem puxar nunca uma mundança deve deixar o carro bastante preso, que não acho muito bom para o motor.

              Este tópico da para reparar que tirando o que os manuais dizem não há um grande conhecimento técnico nos cuidados a ter com os carros quer seja em rodagem ou fora dela, principalmente nos carros turbionados.

              Comentário


                Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                É lógico que não espero até que a temperatura esteja nos níveis normais. Espero um pouco parado até que o ponteiro se mexa um bocado por exemplo até a temperatura mínima, depois começo a andar muito lentamente tipo 30kmh até que o carro aqueça.

                .
                Além disso o aquecimento do motor tem várias variáveis em jogo, Varia com a cidade em que se está, a altura do ano, etc. Mas por exemplo numa noite fria sou bem capaz de estar cerca de 5m a espera que o motor aqueça um pouco

                Cmps

                Comentário


                  Mas em termos técnicos qual o problema de conduzir acima das 2500rpm com o carro a frio?!

                  Outra questão que telho lido e fiquei confuso: Mas o turbo não "dispara" só acima de uma certa rotação? Ou mesmo a 30 à hora o turbo está a funcionar?!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
                    Outra questão que telho lido e fiquei confuso: Mas o turbo não "dispara" só acima de uma certa rotação? Ou mesmo a 30 à hora o turbo está a funcionar?!
                    o turbo está sempre ligado

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Hugo RSF Ver Post
                      Mas em termos técnicos qual o problema de conduzir acima das 2500rpm com o carro a frio?!

                      Outra questão que telho lido e fiquei confuso: Mas o turbo não "dispara" só acima de uma certa rotação? Ou mesmo a 30 à hora o turbo está a funcionar?!
                      experimenta deitar agua na fervura...e efeito e semelhante...

                      o oleo ainda nao ta quente, logo nao tem a viscosidade dita "apropriada", se vais apertar com o motor com ele frio "queimas" as peças do motor porque o oleo nao faz a sua funcao...
                      a temperatura do oleo e FUNDAMENTAL e tenho pena de muitos carros actualmente ja nao terem termometro

                      mesmo se reparares se alguma vez fizeres isso vais reparar que o motor soa mais ronco...puxar ao red line i rebentas o motor

                      se tiver enganado alguem me corrija

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        o turbo está sempre ligado
                        simplesmente dependendo das rotacoes e do teu pe no acelerador ele "faz mais pressao" ou nao
                        e o ""disparar" do turbo nao e quando ele arranca, e qd esta a fazer forca e dps (por exemplo de uma 3ª a fundo pa uma 4ª) "cai", aquele "pfsss" (ahah, lindo nao?) e que e o disparar... ;)
                        Editado pela última vez por jAmobil; 08 February 2008, 16:54.

                        Comentário


                          Rodagem: qual a abordagem correcta?

                          Acho que existem várias teorias, mas não sei se existe um consenso:

                          1) Um motor diesel deve ser "poupado" na rodagem ou não? (há quem diga que os motores de hoje estão prontos de fábrica e que o único cuidado é ter o motor quente antes de "apertar" com ele)

                          2) Com que nº de km deve ser trocado o óleo pela primeira vez? (há a teoria que deveria ser cedo, pois esse óleo é que contém as impurezas do processo de fabrico do motor)

                          E então, qual a vossa opinião?

                          Comentário


                            pesquisa que há por aí muitos tópicos a falar disso mesmo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por lmmo Ver Post
                              Acho que existem várias teorias, mas não sei se existe um consenso:

                              1) Um motor diesel deve ser "poupado" na rodagem ou não? (há quem diga que os motores de hoje estão prontos de fábrica e que o único cuidado é ter o motor quente antes de "apertar" com ele)

                              2) Com que nº de km deve ser trocado o óleo pela primeira vez? (há a teoria que deveria ser cedo, pois esse óleo é que contém as impurezas do processo de fabrico do motor)

                              E então, qual a vossa opinião?
                              bem eu n percebo muito bem disto mas aqui vai a ideia, corrijam-me se enganado
                              1)qualquer motor deve ser um pouco estimado na rodagem, porque e aqui que se observa problemas provenientes de fabrica (ex:barulhos esquisitos) e também e vital para as peças acamarem
                              uma ideia que confundem é que os carros vêm com a rodagem de fabrica MENTIRA!, eles cada vez + vem com folgas + apertadas, logo e preciso - rodagem para as peças acamarem
                              na minha CBR eu nos primeiros tempos fui devagar mas quando sentia a mota um pouco presa ia para a autoestrada que libertava o carvão todo.
                              2)essa do oleo foi a primeira vez que ouvi, mas penso que mudando o oleo na altura indicada pelo fabricante e o + indicado, se tiverem medo mudar + cedo, n nos esqueçamos que os "filtros são para se usar". na minha "trotineta" a muda de oleo vai ser na próxima revisão e ainda esta na rodagem, visto o mecânico n alertar para isso.
                              "Honda the power of dreams"

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lmmo Ver Post
                                Acho que existem várias teorias, mas não sei se existe um consenso:

                                1) Um motor diesel deve ser "poupado" na rodagem ou não? (há quem diga que os motores de hoje estão prontos de fábrica e que o único cuidado é ter o motor quente antes de "apertar" com ele)

                                2) Com que nº de km deve ser trocado o óleo pela primeira vez? (há a teoria que deveria ser cedo, pois esse óleo é que contém as impurezas do processo de fabrico do motor)

                                E então, qual a vossa opinião?
                                Tenho amigos que mudaram o óleo logo aos 5000km em casa para retirar algumas limalhas mas já me disseram que só se resolve mudando o filtro também, entretanto já há bujões magnetizados em que agarram todas as limalhas de ferro e que depois são limpos na revisão (atenção que agarram as limalhas de ferro mas muitos motores hoje em dia têm muitas peças em aluminio e essas só saiem pelo filtro e óleo).

                                Comentário


                                  Rodagem - Qual a melhor forma ?

                                  Olá a todos !

                                  Penso ainda nao haver nenhum topico acerca de qual a melhor forma de efectuar a Rodagem a um veículo novo, pelo que gostaria que pudéssemos aqui relatar as nossas experiencias, e opiniões, se se deve efectuar devagar, devagarinho, ou se lhe devemos dar GÁS logo de inicio !

                                  Eu penso que os motores hoje em dia já vêm "rodados"... mas em qualquer dos casos vamos aqui discutir o assunto, até porque há muito boa gente que "ainda" vai comprando carros novos !!

                                  Eu por mim, conheço individuos ( e eu proprio ) que andaram ali sem passar as 3000rpm nos primeiros 1500 kms e o motor ficou pastelão !

                                  E conheço outros que foi sempre "prego na chapa" desde inicio e os motores ficaram brutais em termos de desempenho !

                                  Comentário


                                    Lá em casa, os primeiros 1000 kms com calma, sem abusar na rotação. Depois começamos gradualmente puxar pela rotação durante uns 500 kms / 700 kms +/- , ou seja, nunca há uma passagem brusca de baixos para altos regimes.

                                    É regra em todos os carros novos que passam por casa e até agora nenhum ficou pastelão. Bem pelo contrário.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                      Lá em casa, os primeiros 1000 kms com calma, sem abusar na rotação. Depois começamos gradualmente puxar pela rotação durante uns 500 kms / 700 kms +/- , ou seja, nunca há uma passagem brusca de baixos para altos regimes.

                                      É regra em todos os carros novos que passam por casa e até agora nenhum ficou pastelão. Bem pelo contrário.

                                      Olá

                                      Quando dizes o que está a Bold, referes-te concretamente a que faixa de rotação ? Ou seja, não passas por exemplo das 2000rpm ? 3000 ?

                                      Comentário


                                        O importante é que nao haja brusquidao em termos de motor..

                                        Tudo o resto é teoria..a doutrina divide-se e muito, mesmo quando debatida entre os maiores engenheiros da industria..

                                        Nao te esqueças é que o motor é apenas uma componente do automovel a fazer a rodagem e a acamar..

                                        Uma travagem á campeao logo ao km 2..é capaz de nao dar bom resultado...

                                        Comentário


                                          Eu evito andar em baixa rotação a não ser nas descidas.

                                          Em baixa rotação o motor produz menos potência e consequentemente fica com o trabalho (de puxar pelo carro) mais dificultado. ...e não gosto de dificultar o trabalho à mecânica, principalmente nos primeiros Kms.

                                          Michael

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                            Olá a todos !

                                            Penso ainda nao haver nenhum topico acerca de qual a melhor forma de efectuar a Rodagem a um veículo novo, pelo que gostaria que pudéssemos aqui relatar as nossas experiencias, e opiniões, se se deve efectuar devagar, devagarinho, ou se lhe devemos dar GÁS logo de inicio !

                                            Eu penso que os motores hoje em dia já vêm "rodados"... mas em qualquer dos casos vamos aqui discutir o assunto, até porque há muito boa gente que "ainda" vai comprando carros novos !!

                                            Eu por mim, conheço individuos ( e eu proprio ) que andaram ali sem passar as 3000rpm nos primeiros 1500 kms e o motor ficou pastelão !

                                            E conheço outros que foi sempre "prego na chapa" desde inicio e os motores ficaram brutais em termos de desempenho !
                                            Em rodagem, a unica coisa que se deve evitar é acelarar com o motor frio e atingir rotaçõs elevadas.
                                            De resto, pode-se fazer uma condução completamente normal.

                                            Eu devo ser um gajo com sorte, pois os meus carros sempre foram bem puxados logo desde novos e nunca tive nenhum problema com eles.

                                            Comentário


                                              A melhor recomendação para uma boa rodagem é:

                                              Aproveitar para fazer a rodagem em AE ou a velocidades superiores a 70 km/h.
                                              Não abusar muito do acelerador ou do conta-rotações em subidas (não se deve ultrapassar o meio do curso do acelerador ou as 3.200rpm - motor a gasolina).
                                              Aproveitar, após os primeiros 500-1000km, todas as descidas para aumentar a rotação do motor sem grande recurso ao acelerador.
                                              Deve levar-se, de vez em quando, o motor a rotações mais elevadas, mas só em descidas, aproveitando a força da gravidade.

                                              Estes cuidados deverão manter-se até, pelo menos, os 2.000km.
                                              Após essa quilometragem deverá começar-se a introduzir uma condução normalizada (sem constrangimentos).

                                              Recomendo, por fim, que após os primeiros 5.000km se mude o óleo e o filtro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                A melhor recomendação para uma boa rodagem é:

                                                Aproveitar para fazer a rodagem em AE ou a velocidades superiores a 70 km/h.

                                                Ilustre, podes discorrer um pouco mais sobre o "quid" desta sugestao?

                                                Sendo a caixa e as transmissoes componentes vitais do veiculo, nao seria melhor leva-los a acamar de forma progressiva, dando-lhes assim utilizaçao?
                                                Editado pela última vez por FON; 20 June 2008, 18:38.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                  A melhor recomendação para uma boa rodagem é:

                                                  Aproveitar para fazer a rodagem em AE ou a velocidades superiores a 70 km/h.
                                                  Não abusar muito do acelerador ou do conta-rotações em subidas (não se deve ultrapassar o meio do curso do acelerador ou as 3.200rpm - motor a gasolina).
                                                  Aproveitar, após os primeiros 500-1000km, todas as descidas para aumentar a rotação do motor sem grande recurso ao acelerador.
                                                  Deve levar-se, de vez em quando, o motor a rotações mais elevadas, mas só em descidas, aproveitando a força da gravidade.

                                                  Estes cuidados deverão manter-se até, pelo menos, os 2.000km.
                                                  Após essa quilometragem deverá começar-se a introduzir uma condução normalizada (sem constrangimentos).

                                                  Recomendo, por fim, que após os primeiros 5.000km se mude o óleo e o filtro.

                                                  Então e para os Turbo-Diesel ?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                    A melhor recomendação para uma boa rodagem é:
                                                    ...diferente da minha.

                                                    ...ainda assim, tivémos carros iguais com rodagens diferentes que andavam o mesmo.


                                                    Michael

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                      Então e para os Turbo-Diesel ?
                                                      Esse é um mundo que eu, por enquanto, desconheço...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por FON Ver Post
                                                        Ilustre, podes discorrer um pouco mais sobre o "quid" desta sugestao?

                                                        Sendo a caixa e as transmissoes componentes vitais do veiculo, nao seria melhor leva-los a acamar de forma progressiva, dando-lhes assim utilizaçao?
                                                        Distinto,

                                                        A tua chamada de atenção é pertinente. Nunca pensei o que disse acima quanto ao motor relativamente à caixa de velocidades.
                                                        Faz todo o sentido.
                                                        É uma questão que se resolve no regresso a casa depois da volta na AE, isto para quem vive na cidade...(por exemplo com uns semáforos).

                                                        De qualquer modo, acho mais importante (e merecedor de atenção e todo o cuidado) a rodagem do motor...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                          ...diferente da minha.

                                                          ...ainda assim, tivémos carros iguais com rodagens diferentes que andavam o mesmo.


                                                          Michael
                                                          É verdade.
                                                          Sinceramente, acho que uma rodagem deve ser feita com bom senso ou seja sem grandes abusos.
                                                          Contudo, a aquisição duma viatura nova, com 0km, provoca em mim um sentimento de protecção e de cuidado extremo, o que será talvez desnecessário, considerando o facto de os motores virem rodados de fábrica.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                            Então e para os Turbo-Diesel ?
                                                            No caso do meu 1.5 Dci não passámos das 2500rpm durante os primeiros 1000 kms (ai o que custou fazer Lisboa/Porto/Lisboa nessas condições!!!!)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                              Então e para os Turbo-Diesel ?
                                                              O mesmo que para os Otto-turbo

                                                              Não acelerar a frio, não fazer acelerações rapidas e evitar altas rotações

                                                              O mais importante é ter cuidado com a lubrificação do turbo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X