citação:Originalmente colocada por Eliselotus
num topico que podia fornecer mt de bom para o forum, veio logo gente com o biodiesel caseiro.
so digo 2 coisas:
a diferença entre um biodiesel "normal" e o caseiro é abismal! a ponto de o uso de biodiesel caseiro ser CRIME nalguns (muitos...) pontos do planeta
é um pouco como a diferença entre agua e agua rás. sao ambas transparentes, mas a 2ª quando bebida dá umas dores d estomago fortes:D
ja em tempos houve outro topico acerca desta coisa do biodiesel caseiro, onde ficou muitissimo bem demonstrada a falta de informaçao que ha sobre este combustivel (apesar de no google, logo o 1º link indicar muitissimo bem TUDO o que ha a saber).
obviamente que, mesmo os que sabem quais os seus problemas, se recusam a admitir essas desvantagens!! porque? porque reconhecer é dar parte fraca (algo impensavel) e, quase tao grave, doi na carteira.
num topico que podia fornecer mt de bom para o forum, veio logo gente com o biodiesel caseiro.
so digo 2 coisas:
a diferença entre um biodiesel "normal" e o caseiro é abismal! a ponto de o uso de biodiesel caseiro ser CRIME nalguns (muitos...) pontos do planeta
é um pouco como a diferença entre agua e agua rás. sao ambas transparentes, mas a 2ª quando bebida dá umas dores d estomago fortes:D
ja em tempos houve outro topico acerca desta coisa do biodiesel caseiro, onde ficou muitissimo bem demonstrada a falta de informaçao que ha sobre este combustivel (apesar de no google, logo o 1º link indicar muitissimo bem TUDO o que ha a saber).
obviamente que, mesmo os que sabem quais os seus problemas, se recusam a admitir essas desvantagens!! porque? porque reconhecer é dar parte fraca (algo impensavel) e, quase tao grave, doi na carteira.
A unica coisa que posso mesmo acrecentar é atenção em que carros usam o produto final. Os carros antigos têm uma tolerancia muito elevada a erros, seja combustiveis de menor qualidade seja agua ou impurezas. Os carros actuais nem por isso, vaporização mais fina a pressões mais elevadas, componentes mais sensiveis, etc, aliás a sua utilização só é recomendada a 5% e claro de um produto de qualidade controlada/comprovada mas se formos pensar bem quantas avarias é que existem de sistemas de injecção diesel devido a diesel de mercado com problemas, felizmente até à data nunca me tocou mas já passei por 3 mudanças antecipadas de filtros devido a diesel sujo.
Eu enquanto houver vazio legal o que parece que está para durar continuarei a utilizar oleos residuais, mais tarde se verá.
Até à data só faço pequenas quantidades e com uso até 50% e tenho que encontrar uma solução para o sub-produto, a glicerina
Os problemas existem realmente e se levar para a frente a unidade de processamento de 200 litros e continuar sem problemas no corsa muito provavelmente a Astra G de trabalho vai à vida e viro mais um a importar sucata alemã com mecanica antiga mas duradoura.
Outro problema sério é que o biodiesel não é viavel como solução alargada devido á impossibilidade agricola para se satisfazer o mercado, além que sou daqueles que acredita que antes de se desviar a agricultura para produzir combustivel á que tratar de outros problemas a nivel mundial do ramo alimentar.
Por outro lado seria bom para a restauração que esta solução fosse para a frente, porque existem leis a cumprir e muitas empresas de reciclagem fazem-se pagar pelas recolhas de algo que tem valor, pode ser que o custo dos cafés baixem desta forma ;)
Abraço
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