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Titanio
Pelo que tenho vindo a ler e de toda a organica à volta do assunto, o xenon terá obrigatoriamente que ter niveladores e láva-faróis. Mesmo assim, creio que é necessário proceder à homologação na DGV, que de resto é o procedimento normal para qualquer alteração a um veículo.
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Originalmente Colocado por Titanio Ver PostPelo que tenho vindo a ler e de toda a organica à volta do assunto, o xenon terá obrigatoriamente que ter niveladores e láva-faróis. Mesmo assim, creio que é necessário proceder à homologação na DGV, que de resto é o procedimento normal para qualquer alteração a um veículo.
Essas características são seguidas pelos construtores segundo leis de outros países, não do nosso.
Em Portugal, o máximo que podem fazer numa IPO é dizerem que o carro não está original.
Portaria n.º 851/94 de 22 Setembro
Destaco o mais importante:
Luzes mínimos
Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
Luzes médios
Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)
Sobre luzes de xénon, nada!
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostIsso está definido onde?
Essas características são seguidas pelos construtores segundo leis de outros países, não do nosso.
Em Portugal, o máximo que podem fazer numa IPO é dizerem que o carro não está original.
Portaria n.º 851/94 de 22 Setembro
Destaco o mais importante:
Luzes mínimos
Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
Luzes médios
Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)
Sobre luzes de xénon, nada!
"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."
Regulamentação ECE 48 e países aderentes:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_F...le_Regulations
Como podes ver, Portugal é um dos aderentes à regulamentação, por isso é que todos os veículos legalizados aqui em Portugal têm esses sistemas.
Estou a falar de questões legais e não se concordo ou não com a lei em vigor. Quanto a esses sistemas, pelo menos o reflector concordo que seja diferente.
O autonivelamento não é obrigatório nos estados unidos, só na europa.
Agora o que não sei é se meter somente as lâmpadas e os balastros pode constituir uma modificação das características originais do veículo, mas a nível de homolgação, parece não haver dúvidas.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostPara que tires as dúvidas, tirado da wikipedia:
"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."
R99 — Gas-discharge light sources for use in approved gas-discharge lamp units of power-driven vehicles
E voltando à conversa do nivelador e lava-faróis serem obrigatórios, existem modelos que não têm um ou outro componente (nivelador ou lava-faróis) nos seus modelos homologados.
O que eu sei é que num centro de IPO (ou numa operação stop) o inspector/agente da autoridade só pode chumbar/multar o carro com um kit xénon afertmarkt por duas razões:
- Não é original (simples, pode "arrumar" qualquer um com esta...)
- Não está alinhado ou a intensidade da luz é excessiva.
- A luz emitida (especialmente para quem anda com kits de 8000k) não é branca ou amarela.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostEu não vi esta frase no link que colocaste da wikipédia, vi sim isto:
R99 — Gas-discharge light sources for use in approved gas-discharge lamp units of power-driven vehicles
E voltando à conversa do nivelador e lava-faróis serem obrigatórios, existem modelos que não têm um ou outro componente (nivelador ou lava-faróis) nos seus modelos homologados.
O que eu sei é que num centro de IPO (ou numa operação stop) o inspector/agente da autoridade só pode chumbar/multar o carro com um kit xénon afertmarkt por duas razões:
- Não é original (simples, pode "arrumar" qualquer um com esta...)
- Não está alinhado ou a intensidade da luz é excessiva.
- A luz emitida (especialmente para quem anda com kits de 8000k) não é branca ou amarela.
Também não são brancas nem amarelas...
O problema é que as autoridades em Portugal, em TUDO interpretam como lhes apetece a lei...
O alinhamento é o mais importante, a óptica está preparada? Se sim, pede-se homologação...
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostEu não vi esta frase no link que colocaste da wikipédia, vi sim isto:
R99 — Gas-discharge light sources for use in approved gas-discharge lamp units of power-driven vehicles
E voltando à conversa do nivelador e lava-faróis serem obrigatórios, existem modelos que não têm um ou outro componente (nivelador ou lava-faróis) nos seus modelos homologados.
O que eu sei é que num centro de IPO (ou numa operação stop) o inspector/agente da autoridade só pode chumbar/multar o carro com um kit xénon afertmarkt por duas razões:
- Não é original (simples, pode "arrumar" qualquer um com esta...)
- Não está alinhado ou a intensidade da luz é excessiva.
- A luz emitida (especialmente para quem anda com kits de 8000k) não é branca ou amarela.
Ponto 4.3, parágrafo 6.
Mais não posso fazer.
Já sei que a seguir vais dizer que está mal, que não deveria ser assim, que não atrapalha ninguém e que não faz mal usar.
Todos os que não têm xénon de origem e o colocam dizem o mesmo.
Como já disse, podia-se facilitar num ou noutro ponto (lava faróis, por ex), mas lei é lei.
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Originalmente Colocado por dsac23 Ver PostHá carros com luz de 8000k de origem... esses são multados?
Também não são brancas nem amarelas...
O problema é que as autoridades em Portugal, em TUDO interpretam como lhes apetece a lei...
O alinhamento é o mais importante, a óptica está preparada? Se sim, pede-se homologação...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostJá sei que a seguir vais dizer que está mal, que não deveria ser assim, que não atrapalha ninguém e que não faz mal usar.
Todos os que não têm xénon de origem e o colocam dizem o mesmo.
Como já disse, podia-se facilitar num ou noutro ponto (lava faróis, por ex), mas lei é lei.
A maior parte dos carros que andam com esses kits afectam-me muito, principalmente pela MÁ REGULAÇÃO e não pela IMPOSSIBILIDADE de os aplicar em ópticas de reflector desenhadas para halogéneo.
E digo isso porque já tive (em 2005, ainda nem os kits chineses existiam por cá...) um kit xenon da Hella 4300k aplicado, e desde o momento em que foi devidamente afinado não encadeava NINGUÉM. Claro que com esta afinação perdi "alcance" (o que muitos não querem...) mas continuei a ter mais e melhor luz do que as lâmpadas de halogéneo.
A questão que levanto (desde 2005) é que existe um vazio legal em Portugal sobre este tipo de kits montados em ópticas não desenhadas para o efeito.
Actualmente tenho o mesmo kit (4300k) aplicado na minha A4 e NUNCA recebi um único sinal de luzes pela má regulação dos faroís!
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostNem com 6000ºK quanto mais... 4300ºK ou 5000ºK
Em todo o caso elas são de origem, posso é estar a ver mal, mas são brancas com um toque azulado se não são de 8k Kelvin são de 6k kelvin...
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Mas afinal as luzes de xenon azuis são legais ou ilegais???
Encandeiam que se farta!!!
Mas devem de ser legais que cada vez há mais carros com essas luzes de origem... e duvido que um condutor de 60 anos com o seu novo mercedes de mais de 100k € ande a dar no xuning ou alguem num laguna novinho. Tb já vi BMs deve ser de origem em carros de gama alta.
E o Lidl estava a vender Teslas de xenon azuis por €3.90 o par. 12v H4 e H7. Na embalagem dizia sem UV.
Será que quer dizer que há luzes desse tipo com Ultra Violetas???
Esta malta para ganhar dinheiro cega a própria mãe... tsss tsss tss
Devem dar jeito para enxotar os turistas da faixa da esquerda e do meio.
Mas deixam um tipo cego quando se apanham dessas luzes de frente ou nos retrovisores. Já as senti nas minhas retinas.
Se meter umas no meu chaço a policia ficará muito zangada???
Sei que ficariam fulos se eu mandasse escurecer os vidros para evitar ficar encandeado.
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Por acaso ontem estive na conversa com um colega que tem um desses kits no carro mas não sei quanto custou nem o tipo de lâmpadas.
Estivemos a falar da questão dos lava-faróis que o carro tinha e do nivelamento automático (que não tinha). O que ele me disse é que tem os mesmos cuidados que tinha antes. Ou seja, com o carro carregado, baixa os faróis. Se anda sozinho ou com a mala vazia, deixa andar na posição 1 ( a mais alta é o 0). Isto será suficiente ? Não tive oportunidade de ver o carro em andamento, de frente, mas assim parado a luz parecia ser branca e não azulada.
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PowerSlide isso deve ser feito sempre mas existe muita gente que não sabe para que serve o botão interior do nivelador dos faróis...
Eu vi uma carrinha com um kit xénon que deveria ser 8000ºK ou 10000ºK que a luz era quase roxa e não iluminava nada, o meu carro ao lado dele além de maior alcance iluminava mais porque a luz estava focada onde devia Imagino hoje com o nevoeiro que está, não deve ver nada à frente
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Speedy
Olá pessoal!
Venho aqui desabafar....já estou farto da malta que põe o kit xénon, alguns por uma questão meramente estética!!
Já há alguns carros que de série encandeiam os outros, mas com esta moda, toda a gente instala e 90% das vezes é um lixo!!! Encandeiam mais os outros ( ou seja espalham mais a luz ) do que devem de iluminar em condições a estrada.
Será que não há fiscalização para isto?
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Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver PostEntao vá... assim bem explicadinho para tu perceberes a minha pergunta:
Um kit que seja feito com material da philips, como disse o eduardomaio que custa 450€ é legal ou não?
Não!
Mete um BlueVision ou extreme power, que ficam mais barato!
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostPowerSlide isso deve ser feito sempre mas existe muita gente que não sabe para que serve o botão interior do nivelador dos faróis...
Eu vi uma carrinha com um kit xénon que deveria ser 8000ºK ou 10000ºK que a luz era quase roxa e não iluminava nada, o meu carro ao lado dele além de maior alcance iluminava mais porque a luz estava focada onde devia Imagino hoje com o nevoeiro que está, não deve ver nada à frenteEditado pela última vez por PowerSlide; 05 December 2007, 11:46.
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