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    #91
    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    aumentar a potencia e reduzir consumos é uma coisa que nunca percebi como se faz...nem eu nem as marcas que produzem os motores

    fumo=poluição???

    não...aquilo preto é oxigénio.
    Nota-se que deves ser um expert em repros para dizeres isso!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      aumentar a potencia e reduzir consumos é uma coisa que nunca percebi como se faz...nem eu nem as marcas que produzem os motores

      fumo=poluição???

      não...aquilo preto é oxigénio.
      Ai não...então vou tentar ajudar-te.
      A combustão envolve a mistura de combustivel ( gasolina ou gasóleo...) e...Oxigénio, entre outras variaveis !!!

      Pois bem, podes enriquecer a combustão aumentando o aporte de oxigénio nessa mistura.
      Ou seja, tens mais potência sem aumentar a «injecção» de combustível.
      Como o motor produz mais trabalho ( mais binário) com igual quantidade de combustivel, os consumos finais irão diminuir.

      Só uma curiosidade...há alguns anos, alguém conseguiu reduzir os consumos e, ao mesmo tempo, aumentar a potência de determinado motor, injectando...ÁGUA !!! ...na câmara de combustão.


      Só mais uma...já comparaste os consumos dum motor sem turbo com os consumos desse mesmo motor...com turbo?

      Estás a ver...mais potência com menos combustível...

      Como vês...nunca sabemos tudo.

      Consegui ajudar?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por RuiP Ver Post
        Ponto numero 1: TODOS os carros saem de fábrica com o motor em cerca de 70% das suas capacidades. Pk? é um ponto de equilíbrio entre a fiabilidade futura e as prestações. Qualquer pessoa pode aproximar esses 70% dos 100%, com as devidas responsabilidades inerentes. Agora, ninguém faz trabalho SOBRENATURAL!

        Ponto numero 2: Lembro-me que os TDI de 90cv chegaram aos 170cv se não me engano. Pelo menos até aos 150cv foi sempre o mesmo motor.
        Claro que não foi...

        Na melhor das hipóteses o bloco era o mesmo, eventualmente reforçado para as cargas extras.
        Mas de versão para versão mudaram quase tudo o que está à volta.

        Comentário


          #94


          Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
          com o aumento de potencia e de binario... o motor em algumas faixas de rotacao fica com mais binario logo vai fazer
          menos esforco... isso reduz os consumos do carro...
          sim mas o binario aparece donde? do céu? Nao! Esse binario extra vem do aumento da injecção de combustivel. Ja agora, podias ir ao Forum Geral e procurar um topico onde se discutem graficos de potencia/binario, e dar uma olhadela

          falo em andamento normal...em andamento apressado aka pe a fundo o consumo é superior.

          um carro que entre as 1500 e as 2000 tem binario de 180 e um que tenha binario de 240 na mesma faixa de rotacao em andamento normal o carro com mais binario..nessa rotacao..consome menos...
          mais binario significa mais potencia, mais consumo. Não é possivel arranjar potencia (ou binario, porque estão intrinsecamente ligados) sem aumentar o consumo, para um mesmo motor.

          no caso do meu carro... 1 2 3 tinha de puxar rotacao ate as 2500 para ele dps cair nas 1800 e conseguir andar...

          agora troco as 1800 caindo la pas 1300 e desenvolve bem...nao esforca tanto o motor e nao calcas o acelerador...
          bem neste ponto isso já depende do teu estilo de conduçao, e principalmente do carro. Mas se for a gasoleo, nenhum motor a gasoleo precisa de ir nas 1800 para puxar. O binario nesta nova saga de motores TD é enorme, e começa logo nas baixas, para facilitar a condução citadina.

          Secalhar o que tu querias mesmo era mais potencia porque achavas que ele se arrastava nas primeiras rotaçoes, e conseguiste adaptar o teu estilo de condução a esse binario extra, mas tal como eu disse com mais binario existe mais potencia e maiores consumos. Nao te esqueças que fizeste repro mas a caixa continua a mesma, por isso para manteres a mesma velocidade que mantinhas com o carro sem repro, por exemplo 120, tens de ir na mesma rotação nos dois casos, e com repro mais binario é mais consumo por isso nao vejo onde esteja essa diminuição de consumos.

          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
          Nota-se que deves ser um expert em repros para dizeres isso!
          Podias ter argumentado qualquer coisa...

          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
          Ai não...então vou tentar ajudar-te.
          A combustão envolve a mistura de combustivel ( gasolina ou gasóleo...) e...Oxigénio, entre outras variaveis !!!
          Bem obrigado! Não sabia que a combustão exigia combustivel e oxigenio! Transpiras conhecimento.

          Pois bem, podes enriquecer a combustão aumentando o aporte de oxigénio nessa mistura.
          Ou seja, tens mais potência sem aumentar a «injecção» de combustível.
          Tens noçao da porcaria que acabaste de dizer?

          Quando adicionas ar tem de haver combustivel para essa quantidade!

          Essa quantidade é estequiométrica e tem de se manter para um mesmo motor!

          Sabes o que acontece quando ha ar em excesso num motor? A mistura fica demasiado rica (oxigenio em excesso) e o motor vai abaixo! Principios básicos da mecanica.

          Só uma curiosidade...há alguns anos, alguém conseguiu reduzir os consumos e, ao mesmo tempo, aumentar a potência de determinado motor, injectando...ÁGUA !!! ...na câmara de combustão.
          Não duvido. O motor é que nao deve ter gostado. Andam as gasolineiras a tentarem tudo por tudo para tirar a humidade dos seus combustiveis por alguma razão.


          Só mais uma...já comparaste os consumos dum motor sem turbo com os consumos desse mesmo motor...com turbo?

          Estás a ver...mais potência com menos combustível...
          Ora bem, esta generalização é muito má.

          Existem dois tipos de turbo. Baixa pressao e alta pressao.

          Os primeiros a serem adaptados foram de alta pressao, em carros a gasolina.

          A renault usou estes motores para as suas versões desportivas da decada de 80, e não, não eram muito economicos

          Os de baixa pressao surgiram mais tarde para motores a diesel, e de facto está provado que baixam o consumo para o mesmo motor sem turbo.

          Mas não o fazem porque metem ar em excesso para o motor para a mesma quantidade de combustivel!! Isso é falso! O motor tem SEMPRE de compensar mais entrada de ar com mais combustivel!

          Com estes sistemas electronicos é complicado entender isto, é tudo controlado por computador...

          Mas antes de aparecer a injecção electronica, eram os carburadores que faziam a gestão (mecanica) da entrada de combustivel (sendo o ar controlado pela borboleta que está ligada ao pedal do acelerador).

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Podias ter argumentado qualquer coisa...
            A um post de caca respondi com um post de caca!

            Se uma repro implica invariavelmente mais débito, logo maior consumo, então explica-me como é que no meu carro as médias baixaram de 6,5 para 5,5, sensivelmente... A condução é sempre feita pela mesma pessoa, +/- sempre às mesmas velocidades, mesmo percurso, mesma hora, mesmo afluxo de trânsito. A diferença é que no antes estava de origem e no depois tinha uma repro em cima.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post



              sim mas o binario aparece donde? do céu? Nao! Esse binario extra vem do aumento da injecção de combustivel. Ja agora, podias ir ao Forum Geral e procurar um topico onde se discutem graficos de potencia/binario, e dar uma olhadela



              mais binario significa mais potencia, mais consumo. Não é possivel arranjar potencia (ou binario, porque estão intrinsecamente ligados) sem aumentar o consumo, para um mesmo motor.



              bem neste ponto isso já depende do teu estilo de conduçao, e principalmente do carro. Mas se for a gasoleo, nenhum motor a gasoleo precisa de ir nas 1800 para puxar. O binario nesta nova saga de motores TD é enorme, e começa logo nas baixas, para facilitar a condução citadina.

              Secalhar o que tu querias mesmo era mais potencia porque achavas que ele se arrastava nas primeiras rotaçoes, e conseguiste adaptar o teu estilo de condução a esse binario extra, mas tal como eu disse com mais binario existe mais potencia e maiores consumos. Nao te esqueças que fizeste repro mas a caixa continua a mesma, por isso para manteres a mesma velocidade que mantinhas com o carro sem repro, por exemplo 120, tens de ir na mesma rotação nos dois casos, e com repro mais binario é mais consumo por isso nao vejo onde esteja essa diminuição de consumos.



              Podias ter argumentado qualquer coisa...



              Bem obrigado! Não sabia que a combustão exigia combustivel e oxigenio! Transpiras conhecimento.



              Tens noçao da porcaria que acabaste de dizer?

              Quando adicionas ar tem de haver combustivel para essa quantidade!

              Essa quantidade é estequiométrica e tem de se manter para um mesmo motor!

              Sabes o que acontece quando ha ar em excesso num motor? A mistura fica demasiado rica (oxigenio em excesso) e o motor vai abaixo! Principios básicos da mecanica.



              Não duvido. O motor é que nao deve ter gostado. Andam as gasolineiras a tentarem tudo por tudo para tirar a humidade dos seus combustiveis por alguma razão.




              Ora bem, esta generalização é muito má.

              Existem dois tipos de turbo. Baixa pressao e alta pressao.

              Os primeiros a serem adaptados foram de alta pressao, em carros a gasolina.

              A renault usou estes motores para as suas versões desportivas da decada de 80, e não, não eram muito economicos

              Os de baixa pressao surgiram mais tarde para motores a diesel, e de facto está provado que baixam o consumo para o mesmo motor sem turbo.

              Mas não o fazem porque metem ar em excesso para o motor para a mesma quantidade de combustivel!! Isso é falso! O motor tem SEMPRE de compensar mais entrada de ar com mais combustivel!

              Com estes sistemas electronicos é complicado entender isto, é tudo controlado por computador...

              Mas antes de aparecer a injecção electronica, eram os carburadores que faziam a gestão (mecanica) da entrada de combustivel (sendo o ar controlado pela borboleta que está ligada ao pedal do acelerador).
              Rendo-me á tua sabedoria, no entanto, lamento profundamente a tua falta de Civilidade.

              Depois do teu longo post, que li com muita atenção, fico contente, pois aquilo que defendo esta correcto.

              Comentário


                #97
                entao como e que a minha conducao é a mesma... e faxo mais km agora... do que quando tava de origem...sempre com a mesma quantidade de gasoleo..40 litros no deposito

                Comentário


                  #98
                  O colega Diogo_Coelho deu uma boa explicação de como e possival aumentar a potencia e gastar menos.
                  A nivel de fumo, tambem nao noto mais fumo, está no mesmo.
                  Atenção, que não fiz uma repro maluca, apenas meti mais 30 ou 40 CV. O objectivo foi o carro ficar com mais binario, assim, atinge a velocidade de de cruseiro mais rapido, consequentemente consume menos.
                  Editado pela última vez por romeiroa; 29 February 2008, 14:32.

                  Comentário


                    #99
                    Se querem duvidar de pessoas como eu e o Diogo que já fizemos a experiência força...

                    Agora nao percebo o porquê de duvidar...

                    Comentário


                      Estas conversas vão acabar sempre no mesmo!

                      Mas vamos tentar explicar algo que ainda não parece claro na cabeça de muitos.

                      REPROGRAMAÇÕES DO CONSTRUTOR/MARCA
                      Uma marca raramente lança/apresenta um novo motor recorrendo apenas a uma reprogramação dos mapas. Quando o faz é sempre acompanhado por uma série de evoluções/modificações/adaptações, mesmo que sejam “invisíveis, ou quando são aumentos de apenas 5cv.
                      Os aumentos de potência feitos à posteriori devem-se a recalls ou a pedido do cliente, e esses aumentos nunca são grandes.

                      REPROGRAMAÇÕES DO IMPORTADOR
                      Alguns importadores mantêm a garantia dos carros que comercializa, quando os mesmos fazem acordos com casas conceituadas de tuning/chiptuning. Os casos mais conhecidos/falados são a ABT (SIVA) e Schnitzer (Baviera).
                      Estas reprogramações são conservadoras e raramente ultrapassam o limite do seguro para esse motor. São consideradas seguras e mantém-se a fiabilidade num bom nível.

                      REPROGRAMAÇÕES DO CONCESSIONÁRIO
                      Pois, aqui tanto podem apanhar uma pessoa que saiba bem o que está a fazer, como podem apanhar um sapateiro…
                      A única vantagem é a manutenção da garantia…. se forem sempre aquele concessionário.

                      Quanto ao consumo, se há menos carga de acelerador, gasta menos, tão simples como isto.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por romeiroa Ver Post
                        Ola,

                        Ja fiz a repro no meu 1.7 cdti 100cv.
                        Agora esta com cerca de 140 CV.
                        Nas baixas, parece outro carro. Um espectaculo.
                        Foi feito pela MBPOWER e custou 250 Euros.
                        quem conheces da MB?

                        Comentário


                          Repros... Pq nao de origem?

                          Conheco o Engenheiro Miguel Patrocinio.

                          Veio ao Açores fazer umas quantas repros. O preço não foi mau, porque ele fez várias. Sabes como é... quantidade baixa o preço.
                          Ele disse que o motor do 1.7 é uma "besta".

                          Só te posso dizer que... é como se tivesse outro carro. Agora tenho mesmo prazer em conduzir a máquina.
                          Com relativamente pouco dinheiro, está quase igual ao de 150 CV, que custava na altura que comprei o meu 1.7 100CV, mais quase 5000 mil euros.
                          Por isso, estou MARAVILHADO !

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por romeiroa Ver Post
                            Veio ao Açores fazer umas quantas repros. O preço não foi mau, porque ele fez várias. Sabes como é... quantidade baixa o preço.
                            o preço não tá mau?!
                            tá excelente... nem sei como conseguiste esse preço!

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