a potencia anunciada nao e a potencia a roda, e a potencia do motor.
tanto nestes testes como nos ensaios da marca.
a forma como e medida e, de facto, diferente. pena que poucos consigam perceber a diferenca...
a potencia e ditada pela marca, seguindo A RISCA E SEM ERROS a norma em vigor. sem medos ou problemas ou sequer pensar no mercado em que o carro vai ser vendido.
ou mais.
existe uma norma no qual o valor anunciado e a media.
por isso num tdi130, por exemplo, has-de ter motores com 125 e outros com 135 (penso que ronda os 10%)
se um tdi130 aparece com 170cv, e IMEDIATAMENTE retirado da linha de montagem, nao entra num carro sequer. o controlo de qualidade e feito por ensaio a umas quantas unidades de um conjunto (tipo 5 em 100).
dependendo da politica da marca, se um desses motores falha o controlo, todo o conjunto e retirado. algumas analizam todos e retiram os defeituosos, outras simplesmente mandam td fora, outras mandam para outros departamentos que arranjam uma solucao rentavel para esses motores....mas certo e que nao entram em circulacao.
o mesmo acontece na poluicao, consumos, etc etc.
depois deste processo todo, ainda tens uma entidade designada pela UE que compra carros num stand e os analiza segundo a norma. tal e qual como a euroncap faz para os crashtests..
o que e espantoso e que TODOS os tdis e afins que por ai aparecem tem SEMPRE potencia a mais! o que da clara indicacao que, se a norma e seguida nesses testes, as marcas estao CLARAMENTE a nao cumprir a norma e a UE a deixa-los nao cumprir.
ou entao ate estao e nao ha mesmo cavalos escondidos em carro nenhum, seja em que pais for.
tanto nestes testes como nos ensaios da marca.
a forma como e medida e, de facto, diferente. pena que poucos consigam perceber a diferenca...
a potencia e ditada pela marca, seguindo A RISCA E SEM ERROS a norma em vigor. sem medos ou problemas ou sequer pensar no mercado em que o carro vai ser vendido.
um tdi de 130 acusa 130 ou menos tal como os outros...
tudo bem, é obvio que os construtores têm normas/regras a cumprir, mas certamente existe uma percentagem de tolerância. porque é de senso comum que não há dois motores iguais.
por isso num tdi130, por exemplo, has-de ter motores com 125 e outros com 135 (penso que ronda os 10%)
se um tdi130 aparece com 170cv, e IMEDIATAMENTE retirado da linha de montagem, nao entra num carro sequer. o controlo de qualidade e feito por ensaio a umas quantas unidades de um conjunto (tipo 5 em 100).
dependendo da politica da marca, se um desses motores falha o controlo, todo o conjunto e retirado. algumas analizam todos e retiram os defeituosos, outras simplesmente mandam td fora, outras mandam para outros departamentos que arranjam uma solucao rentavel para esses motores....mas certo e que nao entram em circulacao.
o mesmo acontece na poluicao, consumos, etc etc.
depois deste processo todo, ainda tens uma entidade designada pela UE que compra carros num stand e os analiza segundo a norma. tal e qual como a euroncap faz para os crashtests..
o que e espantoso e que TODOS os tdis e afins que por ai aparecem tem SEMPRE potencia a mais! o que da clara indicacao que, se a norma e seguida nesses testes, as marcas estao CLARAMENTE a nao cumprir a norma e a UE a deixa-los nao cumprir.
ou entao ate estao e nao ha mesmo cavalos escondidos em carro nenhum, seja em que pais for.
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