Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por ADF

    Audi A4 1.9 TDi, 1999, 170.000 KM
    e gasto Shell Helix ULTRA 5w-40.

    Até aos 15.000 km, não gasta uma pinga.
    Então, não devia gastar ???
    Isto não é "mau sinal" ???

    ( Se me desleixar e fizer 20.000 Km, gasta 1/2 litro, nos últimos 5.000 )

    Obg. Jeff qualquer dia tens que começar a cobrar as consultas
    Gastar gasta sempre, mais não seja 0,0001...:D
    Nem todos os motores têm o mesmo comportamento, mesmo sendo o mesmo. Agora que é "normal" um pequeno consumo nos Tdi, é. O Shell é um pouco mais "grosso" que outros 5W40 no mercado e talvez não consiga chegar aos topos das camisas e não chega à camara de combustão. Se não gasta mesmo nada, não é tão bom sinal quanto isso, agora se gastar um minimo (0,1 Lts) já é um bom sinal. Esse consumo após os 15000 é mesmo normal.
    Um abraço.

    Comentário


      Jeff,
      Venho por este meio colocar a seguinte questão :
      Tenho um IBIZA TDI 110cv de 2000, ao principio usava Mobil One 0W-40,
      depois mudei para o BP Visco 7000 5W-40, ultimamente uso Elf TD 10w-40. o carro tem 162.000 KM.
      Devido a desconto que arranjo, vou mudar para óleo Galp.
      Qual me recomenda um 5w-40 ou 10w-40, e da Galp ir para os Formula ou para os Energy ?

      Nelson

      Comentário


        Uma pergunta dirigida ao jeff, que pelos visto tem conhecimentos profundos sobre os óleos.
        Tenho um Kia Shuma II de 2003, no representante o óleo usado desde o primeiro dia é o BP Visco 5000. Faltam 4000Km para a revisão dos 60000, devo manter este óleo ou será vantajoso mudar para outro com características diferentes.
        Desde já obrigado pela resposta.

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por LM

          Uma pergunta dirigida ao jeff, que pelos visto tem conhecimentos profundos sobre os óleos.
          Tenho um Kia Shuma II de 2003, no representante o óleo usado desde o primeiro dia é o BP Visco 5000. Faltam 4000Km para a revisão dos 60000, devo manter este óleo ou será vantajoso mudar para outro com características diferentes.
          Desde já obrigado pela resposta.
          Deve manter o mesmo oleo, pois está muito bem aplicado. Um abraço.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por nvilhena

            Jeff,
            Venho por este meio colocar a seguinte questão :
            Tenho um IBIZA TDI 110cv de 2000, ao principio usava Mobil One 0W-40,
            depois mudei para o BP Visco 7000 5W-40, ultimamente uso Elf TD 10w-40. o carro tem 162.000 KM.
            Devido a desconto que arranjo, vou mudar para óleo Galp.
            Qual me recomenda um 5w-40 ou 10w-40, e da Galp ir para os Formula ou para os Energy ?

            Nelson
            Que grande salgalhada ai vai...
            Após tudo isso acho que deve usar o 10W40 Formula, mas não devia andar a saltar tanto de graduações. Não é nada bom.
            Um abraço.

            Comentário


              Opel corsa 1.5 TD com 169 mil Km's e uso Texaco 10W40.
              Faço a mudança de óleo aos 10 mil Km's mas acaba sempre por consumir 300/400ml de óleo`.É normal consumir tanto óleo?

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Nelson Pires

                Opel corsa 1.5 TD com 169 mil Km's e uso Texaco 10W40.
                Faço a mudança de óleo aos 10 mil Km's mas acaba sempre por consumir 300/400ml de óleo`.É normal consumir tanto óleo?
                É normalissimo! Não é muito. Esse motor deve estar bom.
                Um abraço.

                Comentário


                  Jeff,
                  Mais uma ajuda se possível.
                  Nissan Patrol GR 2.8TD com 155.000 Km uso (Castrol Protection 15W-40)
                  Tou a mudar para Galp, qual será mais aconselhado :
                  - Galp Fórmula TD (sintético) SAE 10W-40
                  - Galp Fórmula D 2000 (Mineral) SAE 15W-50

                  ?


                  Comentário


                    Jeff, esqueci-me desta !!
                    Ouvi falar o seguinte :

                    "os oleos sintéticos não são recomendados devido ao poder de
                    refrigeração ser inferior aos minerais."

                    Qual a tua opinião quanto a isso ?

                    Nelson

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por nvilhena

                      Jeff,
                      Mais uma ajuda se possível.
                      Nissan Patrol GR 2.8TD com 155.000 Km uso (Castrol Protection 15W-40)
                      Tou a mudar para Galp, qual será mais aconselhado :
                      - Galp Fórmula TD (sintético) SAE 10W-40
                      - Galp Fórmula D 2000 (Mineral) SAE 15W-50

                      ?


                      Boas. Acho que vais fazer uma má opção em trocar. Mas cada um é que sabe. A mudar usa então esse Formula D 2000. Não é com essa quilometragem que se muda. Um abraço.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por nvilhena

                        Jeff, esqueci-me desta !!
                        Ouvi falar o seguinte :

                        "os oleos sintéticos não são recomendados devido ao poder de
                        refrigeração ser inferior aos minerais."

                        Qual a tua opinião quanto a isso ?

                        Nelson
                        O poder de refrigeração nada está relacionado como o lubrificante é obtido (base sintectica ou mineral). O segredo está na aditivação complementar e no objectivo a atingir. Como já foi dito neste topico existem oleos com a mesma viscosidade (com as mesmas temperaturas de funcionamento) dos minerais mas de base sintectica(quimica). Isso depende dos aditivos quimicos, pois que eu saiba a natureza ainda não consegue refinar sozinha os oleos.:D

                        Comentário


                          Boas
                          Aqui estou eu mais uma vez para chatear o Jeff
                          Numa Alhambra TDI 130cv com 75.000Km q sp usou oleo BP Visco Special V, posso meter o Castrol TXT Softec?

                          No caso de n dar, qual recomendas Jeff?

                          Abraço
                          Hasta

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

                            Boas
                            Aqui estou eu mais uma vez para chatear o Jeff
                            Numa Alhambra TDI 130cv com 75.000Km q sp usou oleo BP Visco Special V, posso meter o Castrol TXT Softec?

                            No caso de n dar, qual recomendas Jeff?

                            Abraço
                            Hasta
                            Não dá. Continua a usar esse ou o Cepsa Tdi synth. Um abraço.

                            Comentário


                              Boas
                              Mais uma vez obrigado.
                              Qual é melhor na tua opinião, o Special V ou o Cepsa Tdi synth?

                              No caso de ser o Cepsa, onde posso encontrar esse oleo?

                              Abraço
                              Hasta

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

                                Boas
                                Mais uma vez obrigado.
                                Qual é melhor na tua opinião, o Special V ou o Cepsa Tdi synth?

                                No caso de ser o Cepsa, onde posso encontrar esse oleo?

                                Abraço
                                Hasta
                                São na pratica o mesmo produto, é comprar o mais barato. Um abraço.

                                Comentário


                                  Boas
                                  Mto obrigado pela ajuda mais uma vez.
                                  Só fiz a pergunta, pq o Special V apenas respeita a norma B3 e na a B4 como acontece com outros oleos.

                                  Abraço
                                  Hasta

                                  Comentário


                                    Olá Jeff !

                                    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
                                    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
                                    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
                                    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

                                    Obrigado e um Abraço!

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

                                      Olá Jeff !

                                      Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
                                      Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
                                      mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
                                      parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

                                      Obrigado e um Abraço!
                                      Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

                                      Comentário


                                        citação:Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.
                                        Dentro desse estilo o que aconselha ? Cepsa Star Sythetic ou MEga Sythetic ? BP Visco 7000 ?

                                        Julgo que a Shell lubrificantes continua a operar em Portugal, pois
                                        na oficina onde vou continuam a usar Shell.

                                        Abraço e obrigado ;)

                                        PS O Jeff parece o pai e a gente crianças com 5 anos na idade dos "porques"? :D

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

                                          citação:Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.
                                          Dentro desse estilo o que aconselha ? Cepsa Star Sythetic ou MEga Sythetic ? BP Visco 7000 ?

                                          Julgo que a Shell lubrificantes continua a operar em Portugal, pois
                                          na oficina onde vou continuam a usar Shell.

                                          Abraço e obrigado ;)

                                          PS O Jeff parece o pai e a gente crianças com 5 anos na idade dos "porques"? :D

                                          Já respondeu à sua pergunta :D Mas o Visco tem que ser o 7000 sport

                                          Comentário


                                            Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Pcustodio

                                              Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!
                                              Os produtos são os mesmos, mas agora actualizaram as aprovações...
                                              Como a maioria das companhias.

                                              Comentário


                                                Boas...
                                                Sr. Jeff
                                                Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
                                                Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
                                                Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

                                                Obrigado e um Abraço

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por RF

                                                  Boas...
                                                  Sr. Jeff
                                                  Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
                                                  Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
                                                  Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

                                                  Obrigado e um Abraço
                                                  Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por jeff

                                                    citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

                                                    Olá Jeff !

                                                    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
                                                    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
                                                    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
                                                    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

                                                    Obrigado e um Abraço!
                                                    Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

                                                    Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI .
                                                    A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
                                                    Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
                                                    Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
                                                    Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

                                                    Obrigado pelas respostas Jeff.

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                                      citação:Originalmente colocada por jeff

                                                      citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

                                                      Olá Jeff !

                                                      Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
                                                      Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
                                                      mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
                                                      parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

                                                      Obrigado e um Abraço!
                                                      Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

                                                      Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI .
                                                      A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
                                                      Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
                                                      Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
                                                      Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

                                                      Obrigado pelas respostas Jeff.
                                                      Boas. A diferença está no tratamento primario do motor, quando vem de fabrica. Isto porque as companhias querem manter uma certa garantia, a Ford optou por utilizar o 5W30 e a Psa opta pelo 5W40. Foi-me dito já há algum tempo que há diferenças entre os escalonamentos da caixa que no caso do grupo Psa leva a que o motor trabalhe em mais esforço, logo para precaver uma menor proteção usam um 40. Mas a nivel de consumo de combustivel é melhor o 5W30 bem como manter uma suavidade de rolamento. Tambem o 5W40 tem uma menor duração de funcionamento qualitativo, ou seja, dura um pouco menos por ter mais atrito comparativamente ao 5W30. A diferença na [u]pratica é minima</u>, mas o 5W30 tem tendencia a ter um consumo maior. Usar oleo demais e 1,5 lts é muito, pode danificar com gravidade o catalizador, mas é um pormenor que só dá de si com alguns kms. Vai afectar a durabilidade do catalizador e sistema de escape. Fizeste bem em retirar.
                                                      Um abraço.

                                                      Comentário


                                                        Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

                                                        Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
                                                        Agora baralhaste-me.
                                                        No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
                                                        Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                                          Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

                                                          Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
                                                          Agora baralhaste-me.
                                                          No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
                                                          Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

                                                          Abraço

                                                          Calma...
                                                          O 5W40 é mais viscoso logo não permite um "escorregar" tão facil como o 5W30. O 5W30 como é mais fluido,"fino", chega mais facilmente à camara de combustão e gasta-se mais, ao desaparecer nos gases de escape. O que devia ser era usar o 5W30 sempre nas mudanças mas gasta-se bastante e é desperdiçar um bom oleo ainda a meio uso, mas para bem da carteira (se fosse minha), voltava a colocar o 10W40 Cepsa aos 30000 e aos quarenta mudava definitivamente para um 5W30, para intervalos de 20 mil mas sempre com os olhos no nivel da vareta.
                                                          Um abraço.

                                                          Comentário


                                                            Ok!
                                                            Assim farei, estava era com pressa de me livrar deste oleo, mas tb nao e por ai que o gato vai as filhós.

                                                            Abraço

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por jeff

                                                              citação:Originalmente colocada por RF

                                                              Boas...
                                                              Sr. Jeff
                                                              Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
                                                              Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
                                                              Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

                                                              Obrigado e um Abraço
                                                              Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.
                                                              Muito obrigado Jeff, embora a viscusidade não seja a correcta já fico mais descansado em relação a qualidade que era o que me estava a preocupar verdadeiramente.
                                                              Questionei o meu mecanico também em relação a viscudsidade e ele disse que meteu aquela por ser a unica da marca Amalie que respeita a norma da Opel ( OPEL GM LL-B-025 ).
                                                              Não sendo dos melhores também não é dos piores e tb por pouco mais de 40 Eurois por 5L ...

                                                              Jeff, mais uma vez obrigado e um abraço[^][^]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X