Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
    Desde já peço desculpa por só agora ter tido oportunidade de vir aqui, o veículo é o 1.3 de 86cv. Obrigado pela ajuda
    Como foi o ano de transição, o motor 1.3 ZJ leva 5W30 ACEA C2 ou C3. Caso seja finais de 2010, é o motor MZR e leva PREFERENCIALMENTE 0W20 com norma ACEA C5 ou norma ILSAC GF-6A e em alternativa o mesmo 5W30 ACEA C2 ou C3.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
      Desde já peço desculpa por só agora ter tido oportunidade de vir aqui, o veículo é o 1.3 de 86cv. Obrigado pela ajuda
      Ambas as versões (75 /86cv - diferença é a ECU ) são muito fiáveis e robustas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Insignia Ver Post
        O mazda 2 de 2010 ainda não tinha motor Skyactiv. Usava o motor MZR.
        Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
        Desde já peço desculpa por só agora ter tido oportunidade de vir aqui, o veículo é o 1.3 de 86cv. Obrigado pela ajuda
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post

        Como foi o ano de transição, o motor 1.3 ZJ leva 5W30 ACEA C2 ou C3. Caso seja finais de 2010, é o motor MZR e leva PREFERENCIALMENTE 0W20 com norma ACEA C5 ou norma ILSAC GF-6A e em alternativa o mesmo 5W30 ACEA C2 ou C3.


        O eblase já respondeu caso não seja então o Skyactiv... mas fica a info constante no manual, para os motores anteriores ao "Skyactiv"...

        Retirado do manual de 2009:



        imagem.png

        Comentário


          Originalmente Colocado por nto Ver Post







          O eblase já respondeu caso não seja então o Skyactiv... mas fica a info constante no manual, para os motores anteriores ao "Skyactiv"...

          Retirado do manual de 2009:



          imagem.png
          Não fala em 0w20.
          Penso que na marca usavam 5w30 A5 e 10w40

          Comentário


            Esse motor pode trabalhar à vontade com 5w30 / 0W30 ACEA C2 / C3 ; A5/B5

            0W20 ILSAG GF4/5/6 ; ACEA C5 / C6

            Comentário


              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
              Esse motor pode trabalhar à vontade com 5w30 / 0W30 ACEA C2 / C3 ; A5/B5

              0W20 ILSAG GF4/5/6 ; ACEA C5 / C6
              image.png​total

              Comentário




                Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

                Não fala em 0w20.
                Penso que na marca usavam 5w30 A5 e 10w40
                Desde de quando os concessionários usam sempre o melhor? Quando comecei esta frase?

                Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

                Ambas as versões (75 /86cv - diferença é a ECU ) são muito fiáveis e robustas.
                Mais coisitas..

                Comentário


                  Ainda sobre o mazda 2, um DIY para o 1.3 75/86cv (no Japão tinha 90cv).
                  https://youtu.be/2t4Brn3m_5U?si=B8d-JQ8_hEp9_uhv

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

                    image.png​total
                    Já vai há uma boa década que é a Total quem fornece a Mazda aqui na Europa.

                    Comentário


                      Desde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                        Esse motor pode trabalhar à vontade com 5w30 / 0W30 ACEA C2 / C3 ; A5/B5

                        0W20 ILSAG GF4/5/6 ; ACEA C5 / C6


                        Ora nem mais.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                          Desde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.
                          Manda a matrícula por mensagem privada para verificar se pode levar 0W20 conforme o código do motor.

                          Obrigado.

                          Comentário


                            Bom dia a todos,
                            Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.

                            Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.

                            Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.

                            Obrigado desde já!

                            Comentário


                              O teu motor não mudou por sair um novo...
                              ​​​​​

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                Bom dia a todos,
                                Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.

                                Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.

                                Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.

                                Obrigado desde já!
                                O HMZ(EB2F) continua a usar 0W30 B712312.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  O HMZ(EB2F) continua a usar 0W30 B712312.
                                  Obrigado!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Insignia Ver Post

                                    image.png​total


                                    Já agora se queres mais imagens...



                                    imagem.png


                                    imagem.png

                                    Comentário


                                      Algumas dessas marcas nem conheço 😄 (SANY)

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                        Bom dia a todos,
                                        Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.

                                        Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.

                                        Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.

                                        Obrigado desde já!
                                        Aqui tens o recomendado.

                                        Oficial.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                                          Desde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.
                                          Conforme MP,

                                          OPÇÕES DE ÓLEO DE MOTOR
                                          Todas as temperaturas SAE 5W-20, SAE 5W-30 API/ACEA SL/A3, A5
                                          Em alternativa, pode usar 10W40 mas não recomendo. O equilibrado ainda é o 5W30 com as normas supracitadas ou superiores.

                                          Comentário


                                            Ontem vi um video de um Honda Civic 1.0 turbo que entrou na oficina com a luz do óleo acessa.
                                            Tinha o chupador do óleo entupido com fiapos da correia banhada a óleo.😑

                                            Comentário


                                              Isto de correias banhadas a óleo ou no óleo 🤐 até mete medo...

                                              Bem dita Renault e Mercedes que no meu 1.3TCE só usaram corrente/correntes 😇

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Insignia Ver Post
                                                Ontem vi um video de um Honda Civic 1.0 turbo que entrou na oficina com a luz do óleo acessa.
                                                Tinha o chupador do óleo entupido com fiapos da correia banhada a óleo.😑
                                                Outro que sofre desse male e já há mais de ano ou mais ainda, se tinha colocado informação nesse sentido.

                                                Comentário


                                                  Mas depois as correntes ou guias ganham folga...


                                                  Ah espera que isto ainda não é público 🫣

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Mas depois as correntes ou guias ganham folga...


                                                    Ah espera que isto ainda não é público 🫣


                                                    Sem sombra de dúvidas que de há uns anos para cá, sejam umas soluções ou outras, as marcas só fizeram borradas...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post

                                                      Outro que sofre desse male e já há mais de ano ou mais ainda, se tinha colocado informação nesse sentido.
                                                      Os da honda tem se safado pelos pingos da chuva porque eles têm um plano de manutenção muito reduzido.

                                                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                      O teu motor não mudou por sair um novo...
                                                      ​​​​​
                                                      ​O motor nao mudou mas nao iria ser a primeira ver que as marcas atualizavam o oleo do mesmo motor , conheco de perto o 1.0 da ford que inicialmente saiu com a norma 945A e foi atualizado para a 948B e desde ai os problemas da correia desapareceram, incluindo reduziram o prazo , de 240 mil km para 160 para a troca da correia .
                                                      Editado pela última vez por Master7; 12 October 2023, 17:09.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

                                                        Os da honda tem se safado pelos pingos da chuva porque eles têm um plano de manutenção muito reduzido.



                                                        Olha que não se tem safado assim tanto quanto isso.

                                                        Se procurar, há relatos dos mesmos. Em tempos até se tinha também cá colocado a informação.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post



                                                          Olha que não se tem safado assim tanto quanto isso.

                                                          Se procurar, há relatos dos mesmos. Em tempos até se tinha também cá colocado a informação.
                                                          Até à poucos anos nao vi nenhum relato disso, o problema que acontece muito, por exemplo, nos ecoboost, é irem ao mecânico da esquina e mete la para dentro qualquer oleo, e depois o problema já é do motor.
                                                          Já no 1.2 da psa existem imensos relatos mesmo cumprindo todas as manutenções oficiais em stands oficiais de problemas.

                                                          Já agora por falar em oleo para 1.0 ,nem todos os oleos com a norma 948b dao no STJLR.03.5004 mas todos os da STJLR.03.5004 dao no 948B , posso considerar que os oleos que tem as duas normas são mais "avançados" nos requisitos , visto o 948 exigir A1/B1 mas nao requisitar C5 , mas o STJLR.03.5004 só aceita C5​
                                                          Editado pela última vez por Master7; 12 October 2023, 22:08.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Mas depois as correntes ou guias ganham folga...


                                                            Ah espera que isto ainda não é público 🫣
                                                            Acredito...reduzem espessura nas correntes...reduzem material de desgaste nas guias...é tudo em nome da poupança da carteira das marcas 🤔

                                                            P.S.: Sobre os motores 1.3 TCE e A200...tens tido algum feedback de problemas? Sejam em que variante de potência for? Obrigado. 😉

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post

                                                              Acredito...reduzem espessura nas correntes...reduzem material de desgaste nas guias...é tudo em nome da poupança da carteira das marcas 🤔

                                                              P.S.: Sobre os motores 1.3 TCE e A200...tens tido algum feedback de problemas? Sejam em que variante de potência for? Obrigado. 😉
                                                              Só nas cablagens e é porque que os ratos gostam delas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X