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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]
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Originalmente Colocado por Insignia Ver PostO mazda 2 de 2010 ainda não tinha motor Skyactiv. Usava o motor MZR.Originalmente Colocado por ka97 Ver PostDesde já peço desculpa por só agora ter tido oportunidade de vir aqui, o veículo é o 1.3 de 86cv. Obrigado pela ajudaOriginalmente Colocado por eblase Ver Post
Como foi o ano de transição, o motor 1.3 ZJ leva 5W30 ACEA C2 ou C3. Caso seja finais de 2010, é o motor MZR e leva PREFERENCIALMENTE 0W20 com norma ACEA C5 ou norma ILSAC GF-6A e em alternativa o mesmo 5W30 ACEA C2 ou C3.
O eblase já respondeu caso não seja então o Skyactiv... mas fica a info constante no manual, para os motores anteriores ao "Skyactiv"...
Retirado do manual de 2009:
imagem.png
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Originalmente Colocado por nto Ver Post
O eblase já respondeu caso não seja então o Skyactiv... mas fica a info constante no manual, para os motores anteriores ao "Skyactiv"...
Retirado do manual de 2009:
imagem.png
Penso que na marca usavam 5w30 A5 e 10w40
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Originalmente Colocado por Insignia Ver Post
Não fala em 0w20.
Penso que na marca usavam 5w30 A5 e 10w40
Originalmente Colocado por Insignia Ver Post
Ambas as versões (75 /86cv - diferença é a ECU ) são muito fiáveis e robustas.
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Ainda sobre o mazda 2, um DIY para o 1.3 75/86cv (no Japão tinha 90cv).
https://youtu.be/2t4Brn3m_5U?si=B8d-JQ8_hEp9_uhv
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Desde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.
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Originalmente Colocado por ka97 Ver PostDesde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.
Obrigado.
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Bom dia a todos,
Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.
Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.
Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.
Obrigado desde já!
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Originalmente Colocado por LEONFR Ver PostBom dia a todos,
Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.
Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.
Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.
Obrigado desde já!
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Originalmente Colocado por LEONFR Ver PostBom dia a todos,
Sei que este assunto já foi debatido por aqui, mas os resultados no aconselhamento de óleos de diversas marcas deixam-me na dúvida...tenho lá por casa um Peugeot 208 1.2 82CV do ano 2016 (motor HMZ) e como que aconselho um familiar na melhor opção para a manutenção de carro igual, mas do ano 2015. Nenhum destes carros tem filtro de particulas.
Certo é que tanto a Total, como a Castrol ( e outras marcas) para este motor e ano de fabrico continuam a aconselhar o 0w30 (tenho usado desde o inicio o Total Ineo First), mas mudam a recomendação a partir do ano de fabrico 2018 e mudança do código de motor para HMR para o 0w20.
Questão fulcral: devo mudar do 0w30 para o 0w20 nos carros com motor HMZ? o meu carro tem agora cerca de 50.000km (o estado da correia espreitando pelo bocal de enchimento parece-me absolutamente normal, sem rachadelas ou estrias) e o outro carro que acompanho tem cerca de 70.000KM.
Obrigado desde já!
Oficial.
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Originalmente Colocado por ka97 Ver PostDesde já agradeço a todos as informações. Quer dizer que posso escolher entre 0w20w ou 5w30w... é isso? posso adiantar que à uns 5 anos atrás o motor dele ao ralanti não fazia barulho nenhum e o oleo que me disseram que tinham posto era 0w20w! entretanto depois colocaram oleo 5w30 - foi o que me sugeriu o colaborador da feuvert - e ele começou a fazer barulho! daí para cá nunca mais "tive o silêncio" do motor que tinha tido à 5 anos, por isso a questão aqui colocada por mim. Isso intrigou-me... reitero o meu agradecimento a todos os que me ajudaram.
OPÇÕES DE ÓLEO DE MOTOR
Todas as temperaturas SAE 5W-20, SAE 5W-30 API/ACEA SL/A3, A5
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Originalmente Colocado por Insignia Ver PostOntem vi um video de um Honda Civic 1.0 turbo que entrou na oficina com a luz do óleo acessa.
Tinha o chupador do óleo entupido com fiapos da correia banhada a óleo.😑
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Originalmente Colocado por nto Ver Post
Outro que sofre desse male e já há mais de ano ou mais ainda, se tinha colocado informação nesse sentido.
Originalmente Colocado por mok Ver PostO teu motor não mudou por sair um novo...
Editado pela última vez por Master7; 12 October 2023, 17:09.
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Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
Os da honda tem se safado pelos pingos da chuva porque eles têm um plano de manutenção muito reduzido.
Olha que não se tem safado assim tanto quanto isso.
Se procurar, há relatos dos mesmos. Em tempos até se tinha também cá colocado a informação.
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Originalmente Colocado por nto Ver Post
Olha que não se tem safado assim tanto quanto isso.
Se procurar, há relatos dos mesmos. Em tempos até se tinha também cá colocado a informação.
Já no 1.2 da psa existem imensos relatos mesmo cumprindo todas as manutenções oficiais em stands oficiais de problemas.
Já agora por falar em oleo para 1.0 ,nem todos os oleos com a norma 948b dao no STJLR.03.5004 mas todos os da STJLR.03.5004 dao no 948B , posso considerar que os oleos que tem as duas normas são mais "avançados" nos requisitos , visto o 948 exigir A1/B1 mas nao requisitar C5 , mas o STJLR.03.5004 só aceita C5Editado pela última vez por Master7; 12 October 2023, 22:08.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostMas depois as correntes ou guias ganham folga...
Ah espera que isto ainda não é público 🫣
P.S.: Sobre os motores 1.3 TCE e A200...tens tido algum feedback de problemas? Sejam em que variante de potência for? Obrigado. 😉
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Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
Acredito...reduzem espessura nas correntes...reduzem material de desgaste nas guias...é tudo em nome da poupança da carteira das marcas 🤔
P.S.: Sobre os motores 1.3 TCE e A200...tens tido algum feedback de problemas? Sejam em que variante de potência for? Obrigado. 😉
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