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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

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    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
    Curioso...Honda em concessão Santogal, pelo menos até 2019, só metiam este Galp - Galp Formula fe mh 0w-20 ( 1 Lt ) (solostocks.pt)
    Pelo menos no meu ex-Jazz e no Civic 1.8 do meu pai, era esse que vinha nas faturas.
    Também conheço o mesmo, mas para a Hyundai.

    Salvo erro, também era assistido na Santogal. Aliás, acho que os lubrificantes recomendados no manual eram mesmo da Galp.

    Podem ser acordos estabelecidos cá em Portugal, enquanto no resto da Europa recomendavam Shell talvez também fruto da parceria no WRC.

    Já agora, eram a diesel?

    Edit: O carro era assistido no Entreposto e em questão ao óleo não tinha nada lá marcado a respeito de marcas, embora acho que já tenha visto na Kia ou Hyundai. Mas sim, acho que existia esse acordo cá em Portugal com o representante.
    Editado pela última vez por nferrari; 17 July 2023, 23:36.

    Comentário


      Isto funciona como mostram no youtube?

      Alguém que já tenha experimentado ou semelhante
      imagem.png
      https://www.liqui-moly.com/en/hydrau...0004.html#1009

      Comentário


        Ninguém?
        Isto é para "reduzir" o barulho das válvulas a bater

        Comentário


          Nunca usei, mas pelo que vejo serve para tirar sintomas de um problema

          Comentário


            Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
            Nunca usei, mas pelo que vejo serve para tirar sintomas de um problema
            É isto. E acrescento: conforme o problema, o produto pode ou não pode funcionar.

            Comentário


              Pessoal qual o melhor óleo para um motor dacia 0.9TCE 90cv bifuel? no manual só vejo a norma ACEA A3/B4, originalmente vem com 10w40 e nos ultimos 4 anos tem levado esse 10w40, este é o melhor? uns dizem para meter 5w30/40 outros 10w40 fico na duvida qual o melhor óleo, no caso o carro faz viagens curtas de 10km (cidade) 2 a 4x por dia e tem 65000km

              Costumo mudar o oleo a cada ano ronda sempre ali os 12000km +-
              Editado pela última vez por RYZON; 05 August 2023, 18:43.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ryzon Ver Post
                pessoal qual o melhor óleo para um motor dacia 0.9tce 90cv bifuel? No manual só vejo a norma acea a3/b4, originalmente vem com 10w40 e nos ultimos 4 anos tem levado esse 10w40, este é o melhor? Uns dizem para meter 5w30/40 outros 10w40 fico na duvida qual o melhor óleo, no caso o carro faz viagens curtas de 10km (cidade) 2 a 4x por dia e tem 65000km

                costumo mudar o oleo a cada ano ronda sempre ali os 12000km +-
                0w40/5w40
                acea a3

                Comentário


                  Originalmente Colocado por RYZON Ver Post
                  Pessoal qual o melhor óleo para um motor dacia 0.9TCE 90cv bifuel? no manual só vejo a norma ACEA A3/B4, originalmente vem com 10w40 e nos ultimos 4 anos tem levado esse 10w40, este é o melhor? uns dizem para meter 5w30/40 outros 10w40 fico na duvida qual o melhor óleo, no caso o carro faz viagens curtas de 10km (cidade) 2 a 4x por dia e tem 65000km

                  Costumo mudar o oleo a cada ano ronda sempre ali os 12000km +-
                  Ando com ACEA C3,com uma norma adicional MB 229.52,justamente num 0.9 Tce,mas não bifuel,mas a coisa sendo bifuel ou não,não tem nada a ver o óleo pode ser o mesmo.

                  Mas nos TCe a viscosidade mínima é de 5wXX.

                  10w a própria Renault teve uma nota interna a circular para não utilizar essa viscosidade aqui na europa.

                  Nesse motor também podes usar 5w30 RN17.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                    Ando com ACEA C3,com uma norma adicional MB 229.52,justamente num 0.9 Tce,mas não bifuel,mas a coisa sendo bifuel ou não,não tem nada a ver o óleo pode ser o mesmo.

                    Mas nos TCe a viscosidade mínima é de 5wXX.

                    10w a própria Renault teve uma nota interna a circular para não utilizar essa viscosidade aqui na europa.

                    Nesse motor também podes usar 5w30 RN17.
                    Não conseguimos ter acesso a essa informação da renault sobre a viscosidade 10w na europa certo?

                    5w40 que marca modelo recomendas ja agora para este motor?

                    Comentário













                      3701_Top_Tec_4100_5W_40_5l_f1b3.png




                      Alguns exemplos..

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RYZON Ver Post

                        Não conseguimos ter acesso a essa informação da renault sobre a viscosidade 10w na europa certo?

                        5w40 que marca modelo recomendas ja agora para este motor?
                        Essa info só a Renault e rede a têm.

                        5w40,se preferires essa viscosidade,qualquer uma com a norma RN 0710.

                        E de preferência se encontrares a RN 0710 junto com ACEA C3 será mais benéfico para os periféricos de despoluição de motor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                          Essa info só a Renault e rede a têm.

                          5w40,se preferires essa viscosidade,qualquer uma com a norma RN 0710.

                          E de preferência se encontrares a RN 0710 junto com ACEA C3 será mais benéfico para os periféricos de despoluição de motor.
                          Impecável, obrigado pelas ajudas vou optar pelo LIQUI MOLY TOP TEC 4100 5W40

                          Comentário


                            Óleo Travões,
                            Boas,
                            Preciso de atestar o óleo de travões num QQ de 2009.
                            Sempre usei o DOT 4
                            Agora parece que existe um 5.1
                            è melhor continuar pelo Dot4 e não inventar certo?
                            Obg

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ASB Ver Post
                              Óleo Travões,
                              Boas,
                              Preciso de atestar o óleo de travões num QQ de 2009.
                              Sempre usei o DOT 4
                              Agora parece que existe um 5.1
                              è melhor continuar pelo Dot4 e não inventar certo?
                              Obg
                              Existe aos anos e não convém misturar.

                              Podes sempre fazer uma purga e aplicar um DOT4+(quando tem esp e não só).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Existe aos anos e não convém misturar.

                                Podes sempre fazer uma purga e aplicar um DOT4+(quando tem esp e não só).
                                OBg,
                                Como é para atestar (está a 50%) vou continuar pelo 4.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ASB Ver Post

                                  OBg,
                                  Como é para atestar (está a 50%) vou continuar pelo 4.
                                  Cuidado que por ter baixado o nível no reservatório do óleo não significa que deva acrescentar 😉

                                  Se estiver tudo ok é sinal que tem desgaste nos calços e/ou discos...logo vai baixando o nível do óleo conforme vai havendo desgaste dos mesmo.

                                  Se estiver alguma coisa mal...fuga por exemplo...convém verificar antes de atestar.

                                  😉

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post

                                    Cuidado que por ter baixado o nível no reservatório do óleo não significa que deva acrescentar 😉

                                    Se estiver tudo ok é sinal que tem desgaste nos calços e/ou discos...logo vai baixando o nível do óleo conforme vai havendo desgaste dos mesmo.

                                    Se estiver alguma coisa mal...fuga por exemplo...convém verificar antes de atestar.

                                    😉
                                    Obg pelo aviso, mas duvido que seja uma fuga.
                                    já não comprava líquido de travões há mais de 7 anos!

                                    Isto é uma das coisas que nunca confirmam nas revisões.....
                                    Quem anda com o carro é a esposa, pelo que o desgaste nas pastilhas e óleo travões é superior

                                    Comentário


                                      Se dizes que não compras líquido há 7 anos e que não reparam nisso nas revisões , está é na altura de mudar o óleo (e não repor o nível).

                                      Comentário


                                        É recomendável trocar o óleo de travões a cada 2 anos...ou se tiver a "caneta de teste", ir verificando o estado real do mesmo.

                                        O óleo de travões não é um óleo que "evapora"...se baixou de nível só há duas causas possíveis, como indiquei acima:
                                        - desgaste dos calços e/ou discos
                                        - alguma fuga no sistema

                                        Se for por desgaste dos calços e/ou discos não é recomendável a sua reposição, já que quando aplicar novos calços e/ou discos, voltará a ter o nível onde estava.
                                        Se for fuga convém primeiro testar o sistema para detectar a possível fuga e a reparar.

                                        Nunca houve necessidade de "repor" o nível de óleo de travões no que quer que seja 😉


                                        P.S.: Atenção que numa grande maioria dos carros existentes, o óleo de travões também alimentar a bomba primária da embraiagem. Pode ter problemas/fuga nesse circuito o que causa o desaparecimento do mesmo.

                                        Comentário


                                          Obrigado a ambos pelos conselhos.
                                          Não percebo muito disto. Ao olhar para o depósito aquilo pareceu-me a meio entre o Min e o Max, daí querer atestar até ao Max.
                                          A verdade é que fui atestar e a embalagem tem 500 ml, nem 50 ml deve ter posto, pois ficou logo no MAX!
                                          Depois das férias vou mandar trocar o óleo dos travões e o liquido de refrigeração.
                                          Posso estar enganado, mas a grande maioria do Pessoal (a não ser aquele mais entendido e que gosta muito de carros) não muda o óleo dos travões e o liquido de refrigeração. è atestar se necessário e siga......

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ASB Ver Post
                                            Obrigado a ambos pelos conselhos.
                                            Não percebo muito disto. Ao olhar para o depósito aquilo pareceu-me a meio entre o Min e o Max, daí querer atestar até ao Max.
                                            A verdade é que fui atestar e a embalagem tem 500 ml, nem 50 ml deve ter posto, pois ficou logo no MAX!
                                            Depois das férias vou mandar trocar o óleo dos travões e o liquido de refrigeração.
                                            Posso estar enganado, mas a grande maioria do Pessoal (a não ser aquele mais entendido e que gosta muito de carros) não muda o óleo dos travões e o liquido de refrigeração. è atestar se necessário e siga......
                                            Assim de forma muito resumida vou tentar explicar:

                                            O óleo de travões é um óleo com propriedades higroscópicas (absorve a água do vapor atmosférico).
                                            Logo, com o tempo (meses e/ou anos), local onde anda o carro (usado em ambientes mais húmidos estão sujeitos a maior contaminação) e o principal, aquecimento do sistema de travagem por uso normal ou mais "racing"...a temperatura de ebulição do óleo de travões começa a ser reduzida.

                                            Quando começa a haver vapor dentro da tubagem do sistema de travagem, começa-se a sentir o ‘efeito esponja’ do pedal do travão.
                                            Isto acontece porque o vapor (água) é um fluido compressível.

                                            Está +/- definido que o valor de contaminação de 3.7% (por volume) de água absorbida, representa o valor médio obtido ao fim de 2 anos de utilização. Razão pela qual, grande parte dos construtores, recomenda a sua substituição a cada 2 anos.
                                            image.png
                                            image.png

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                                            O líquido de refrigeração é outro líquido que, as pessoas quase sempre não ligam muito, mas é cada vez mais importante nos veículos actuais.

                                            O líquido refrigerante é, basicamente, composto por água destilada e etilenoglicol. A água é que faz a função refrigerante e usa-se livre de compostos (como a cal, ferro e outros minerais presente na água da torneira) que possam corroer o sistema refrigerante. Por seu turno, o etilenoglicol é um composto químico cuja função principal é a de anticongelante e antiebulição, ainda que tenha outras propriedades. O líquido refrigerante também costuma levar outros aditivos, consoante o fabricante, entre eles os que lhe dão cor.

                                            O problema maior do líquido de refrigeração "velho" é a sua oxidação e criação de impurezas no sistema.
                                            Um bom líquido refrigerante, com um índice de etilenoglicol adequado ao nosso clima, e renovado periodicamente, evitará durante muitos anos qualquer problema de sobreaquecimento ou congelação. E ainda mais, pois o líquido refrigerante atua como lubrificante, limpa e previne a oxidação e corrosão dos componentes do sistema refrigerante e do motor.​

                                            ​Existe também, aqui menos conhecido, a parte em que o líquido de refrigeração "velho" ter maior condutividade elétrica...o que causa/forma o fenómeno chamado "cavitação".
                                            De forma simples...com a vibração do motor...em pequenos espaços o líquido de refrigeração forma "vapôr" que depois com a pressão corrói as peças metálicas onde está em contacto (aqui já não consigo explicar de forma mais técnica...haverá por aqui colegas mais especializados neste campo que eu 😅).



                                            Desculpem o testamento...mas espero ter ajudado o colega ASB e outros com a mesma dúvida. 😉

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post

                                              Assim de forma muito resumida vou tentar explicar:
                                              (...)
                                              Desculpem o testamento...mas espero ter ajudado o colega ASB e outros com a mesma dúvida. 😉
                                              Excelente!
                                              Como disse depois das férias, limpeza total nos 2 depósitos....

                                              Comentário


                                                Apenas acrescento em relação ao líquido de refrigeração, convém fazer cuidado ao tipo de líquido a usar , se possível o original ou outro que atenda as normas do fabricante que seja de boa qualidade.

                                                muito cuidado com os anticongelantes de hipermercados e de algumas lojas de acessórios auto.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por celio Ver Post
                                                  Apenas acrescento em relação ao líquido de refrigeração, convém fazer cuidado ao tipo de líquido a usar , se possível o original ou outro que atenda as normas do fabricante que seja de boa qualidade.

                                                  muito cuidado com os anticongelantes de hipermercados e de algumas lojas de acessórios auto.
                                                  Sim, no meu caso peço na oficina e eles saberão qual o melhor(Em princípio!!!!).
                                                  Não me atrevo a mexer nessas coisas, pois corria o risco de ficar tudo a verter😂
                                                  Neste ano fiquei contente, pois fui capaz de mudar a bateria👨‍🔧.
                                                  Claro que fui à net buscar tutoriais......
                                                  Cada um é para o que nasce...... Bricolage e mecânica não é comigo.......

                                                  Comentário


                                                    Tem que se começar por algum lado e aos poucos chega-se lá

                                                    Comentário


                                                      Malta, há muita diferença entre um ACEA A3/B4 e um ACEA C3?

                                                      abraço

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por kathoden Ver Post
                                                        Malta, há muita diferença entre um ACEA A3/B4 e um ACEA C3?

                                                        abraço
                                                        Sim. O C3 é apto para FAP. As normas A/B não.

                                                        Comentário


                                                          eblase, tendo em conta que o 0.9tce não tem FAP, é indiferente um ou outro, certo?
                                                          Ou se colocar ACEA C3 com norma RN710 é melhor?

                                                          obrigado

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por kathoden Ver Post
                                                            eblase, tendo em conta que o 0.9tce não tem FAP, é indiferente um ou outro, certo?
                                                            Ou se colocar ACEA C3 com norma RN710 é melhor?

                                                            obrigado
                                                            A3/B4 vs C3 tem uma ligeira melhoria em consumos de combustível (~1.5%), resistência a oxidação superior (5%) e compatibilidade com FAP.

                                                            Agora, a A3/B4 vs RN0710/700 são ambas semelhantes mas com melhor performance com norma RN0710/700.

                                                            Já a RN17, que saiu em 2018 para actualizar as normas anteriores, é muito mais eficaz na protecção mecânica (desgaste) , compatibilidade com FAP/GPF e limpeza do motor(depósitos) em relação às normas ACEA A3/B4 OU RN0700/710.

                                                            Assim sendo, se quiseres proteger o motor, aconselho um óleo que cumpra a norma RN017 na viscosidade 0W40 ou 5W40. Ou se quiseres mudar anualmente, 5W40 RN0710 chega perfeitamente.

                                                            De momento não tenho informações que este motor H4B possa levar 5W30.

                                                            Comentário


                                                              A Renault indica que pode levar o 5w30 com norma RN17. Foi-me confirmado pelo SAC da Renault, no entanto, muitos concessionários continuam a colocar 5w40 RN710 e alguns até 10w40.

                                                              Nos antigos concessionários que eram da RRG colocavam RN17 nestes motores.

                                                              A minha dúvida é mais porque há oleos 5w40 RN710 que são ACEA A3/B4 e outros que são RN710 C3. Acho que o original da Castrol Renault RN710 é um C3, mas o que era usado antes o ELF é ACEA A3/B4

                                                              EDIT: Na JAP também me confirmaram à tempos que podia levar RN17, 5w30 mas que eles recomendavam manter o RN710 5w40 porque foi o óleo recomendado quando o motor saiu.

                                                              Abraço.
                                                              Editado pela última vez por kathoden; 12 August 2023, 21:38.

                                                              Comentário

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