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Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]
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Originalmente Colocado por draper Ver PostMobil 1 ESP
Mazda Dexelia DFP
Motul x-clean C1
Fuchs C1
Liqui Moly TopTec 4500
Repsol C1 = Meguin Ecology
Muito provavelmente a próxima encomenda será
- 1x5L+1x1L Ford formula F 5W30 para o Focus TDdi - Leva 6.1L
- 1x4L Fuchs C1 5W30 para o Mazda 5 - Leva 4.25L
Fica mais em conta que o Liqui Moly e por vezes convém testar outras combinações.
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Pessoal
Estava para comprar óleo Castrol Magantrec 10w40 para o Punto da Maria na Texoleo no entanto vendo a promoção do BP Visco 3000 fiquei em duvida, sabendo que todos fazem parte do grupo BP consultei as fichas técnicas dos produtos Castrol Magantrec 10w40 (4L), BP Visco 3000 (4L) e Castrol GTX 10W40 (5L), a verdade é que não sei interpretar bem os valores porque não conheço o criterio mas pouco uns dos outros ora vejam
Castrol Magantrec 10w40:
Densidade a 15ºC ASTM D4052 g/ml 0,863
Viscosidade Cinemática a 100ºC ASTM D445 mm²/s 14,3
Viscosidade Cinemática a 40°C cSt ASTM D445 cSt 96
Viscosidade CCS a -25ºC (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6750
Índice de Viscosidade ASTM D2270 - 155
Ponto de Fluxão ASTM D97 °C -33
Ponto de Inflamação, v.f. ASTM D93 °C 198
Cinzas Sulfatadas ASTM D874 % peso 0,96
BP Visco 3000 10w40
Densidade a 15ºC ASTM D4052 g/ml 0,863
Viscosidade Cinemática a 100ºC ASTM D445 mm²/s 14,6
Viscosidade Cinemática a 40ºC ASTM D445 mm²/s 97
Viscosidade CCS a -25ºC (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6730
Índice de Viscosidade ASTM D2270 - 156
Ponto de Fluxão ASTM D97 °C -33
Cinzas Sulfatadas ASTM D874 % peso 1,00
Ponto de Inflamação, v.f. ASTM D93 °C 202
Castrol GTX 10W40
Density @ 15C, Relative ASTM D4052 g/ml 0.863
Viscosity, Kinematic 100C ASTM D445 mm²/s 14.5
Viscosity, CCS -25C (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6730
Viscosity, Kinematic 40C ASTM D445 mm²/s 97.0
Viscosity Index ASTM D2270 None 156
Pour Point ASTM D97 °C -33
Flash Point, PMCC ASTM D93 °C 202
Ash, Sulphated ASTM D874 % wt 1.00
O BP visco e o GTX só diferem no ponto "Viscosidade Cinemática a 100ºC" em uma décima, já o Magantec apresentam mais algumas diferenças mas de muito pouco relevância.
Que acham, vou optar pelo BP dado o excelente preço e pelo facto de ser de 5L em vez de 4LEditado pela última vez por DragonH; 01 July 2014, 10:13.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostPessoal
Estava para comprar óleo Castrol Magantrec 10w40 para o Punto da Maria na Texoleo no enatnto vendo a promoção do BP Visco 3000 fiquei em duvida, sabendo que todos fazem parte do grupo BP consultei as fichas técnicas dos produtos Castrol Magantrec 10w40 (4L), BP Visco 3000 (4L) e Castrol GTX 10W40 (5L), a verdade é que não sei interpretar bem os valores porque não conheço o criterio mas pouco uns dos outros ora vejam
Castrol Magantrec 10w40:
Densidade a 15ºC ASTM D4052 g/ml 0,863
Viscosidade Cinemática a 100ºC ASTM D445 mm²/s 14,3
Viscosidade Cinemática a 40°C cSt ASTM D445 cSt 96
Viscosidade CCS a -25ºC (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6750
Índice de Viscosidade ASTM D2270 - 155
Ponto de Fluxão ASTM D97 °C -33
Ponto de Inflamação, v.f. ASTM D93 °C 198
Cinzas Sulfatadas ASTM D874 % peso 0,96
BP Visco 3000 10w40
Densidade a 15ºC ASTM D4052 g/ml 0,863
Viscosidade Cinemática a 100ºC ASTM D445 mm²/s 14,6
Viscosidade Cinemática a 40ºC ASTM D445 mm²/s 97
Viscosidade CCS a -25ºC (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6730
Índice de Viscosidade ASTM D2270 - 156
Ponto de Fluxão ASTM D97 °C -33
Cinzas Sulfatadas ASTM D874 % peso 1,00
Ponto de Inflamação, v.f. ASTM D93 °C 202
Castrol GTX 10W40
Density @ 15C, Relative ASTM D4052 g/ml 0.863
Viscosity, Kinematic 100C ASTM D445 mm²/s 14.5
Viscosity, CCS -25C (10W) ASTM D5293 mPa.s (cP) 6730
Viscosity, Kinematic 40C ASTM D445 mm²/s 97.0
Viscosity Index ASTM D2270 None 156
Pour Point ASTM D97 °C -33
Flash Point, PMCC ASTM D93 °C 202
Ash, Sulphated ASTM D874 % wt 1.00
O BP visco e o GTX só diferem no ponto "Viscosidade Cinemática a 100ºC" em uma décima, já o Magantec apresentam mais algumas diferenças mas de muito pouco relevância.
Que acham, vou optar peplo BP dado o excelente preço e pelo facto de ser de 5L em vez de 4L
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Originalmente Colocado por draper Ver PostAnalisando os valores vês que são muito similares, no entanto o Castrol Magnatec e o BP Visco 3000 têm uma base química mais refinada e aditivos com melhor performance que o GTX.
Quanto ao Visco 3000 é equivalente ao Magnatec? (base química)
O carro sempre levou o Magnate 10w40 por isso a questão se vale a pena a troca para aproveitar o preço.Editado pela última vez por DragonH; 30 June 2014, 22:20.
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Originalmente Colocado por folguer Ver PostUm tio meu tem um BMW 320D com 136cv de 1998.
Ele tem aplicado o óleo da marca Continente, porque é mais barato que os outros.... Ele nao conhece a Texóleo...
Qual é a norma para este motor da BMW e quantos litros leva?
Já agora, quem produz os óleos do Continente?
Então o meu tio comprou 2x 5L do TOTAL QUARTZ 9000 ENERGY 5W40, e segundo o mesmo, nota o motor a desenvolver ligeiramente melhor, a fazer menos ruído e está a fazer uma média de menos 0,6L..
Acho um bocado exagerado esta quebra no consumo de combustivel, mas pronto.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostO estranho é que pela ficha o Visco 3000 é basicamente o mesmo que o GTX.
Quanto ao Visco 3000 é equivalente ao Magnatec? (base química)
O carro sempre levou o Magnate 10w40 por isso a questão se vale a pena a troca para aproveitar o preço.
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boas, vou fazer a revisao do meu opel corsa 1.5TD pela primeira vez mas estou na duvida de qual o oleo melhor para o motor. O antigo dono colocava oleo 15w40 que durava para 5.000 kms, mas estava a pensar em por 10w40 para dar para 10.000 kms. Como o oleo e mais fino so faz mais bem ao motor nao e? Ou existe alguma desvantagem que eu nao esteja a ver? - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1292...post1068005517
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Originalmente Colocado por fabio88 Ver Postboas, vou fazer a revisao do meu opel corsa 1.5TD pela primeira vez mas estou na duvida de qual o oleo melhor para o motor. O antigo dono colocava oleo 15w40 que durava para 5.000 kms, mas estava a pensar em por 10w40 para dar para 10.000 kms. Como o oleo e mais fino so faz mais bem ao motor nao e? Ou existe alguma desvantagem que eu nao esteja a ver? - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1292...post1068005517
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Originalmente Colocado por folguer Ver PostNunca mais me lembrei de actualizar a situação deste caso.
Então o meu tio comprou 2x 5L do TOTAL QUARTZ 9000 ENERGY 5W40, e segundo o mesmo, nota o motor a desenvolver ligeiramente melhor, a fazer menos ruído e está a fazer uma média de menos 0,6L..
Acho um bocado exagerado esta quebra no consumo de combustivel, mas pronto.
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Originalmente Colocado por LS2045 Ver PostCusta-me um bocado a acreitar nisso, que o consumo de combustivel baixe assim tanto...
Ainda não à muito tempo, um user que num Jazz usava 10w-40 e passou a usar o recomendado 0w-20 relatou uma diminuição de consumo na ordem dos 0.5L.
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Originalmente Colocado por LS2045 Ver PostCusta-me um bocado a acreitar nisso, que o consumo de combustivel baixe assim tanto...
Em relação ao consumo para além dos menos 0,6L aos 100 km, com um deposito cheio, segundo o mesmo, faz quase mais 100 km...
Quanto ao ruído de funcionamento, lembrei-me agora que ele disse-me que a frio existe uma grande diferença, mas quando o óleo atinge a temperatura "ideal", aí a diferença não é tão grande.
Ele usava um óleo da marca Continente 15w40.
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Originalmente Colocado por folguer Ver PostComo se costuma dizer, vendi o peixe conforme o comprei.
Em relação ao consumo para além dos menos 0,6L aos 100 km, com um deposito cheio, segundo o mesmo, faz quase mais 100 km...
Quanto ao ruído de funcionamento, lembrei-me agora que ele disse-me que a frio existe uma grande diferença, mas quando o óleo atinge a temperatura "ideal", aí a diferença não é tão grande.
Ele usava um óleo da marca Continente 15w40.
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Originalmente Colocado por chicolaranja Ver PostOnde anda o trigo de primeira e o trigo de segunda? Joio acho que não está aí nenhum.
Muito provavelmente a próxima encomenda será
- 1x5L+1x1L Ford formula F 5W30 para o Focus TDdi - Leva 6.1L
- 1x4L Fuchs C1 5W30 para o Mazda 5 - Leva 4.25L
Fica mais em conta que o Liqui Moly e por vezes convém testar outras combinações.
P.S: Aliás parece que agora têm a gama Motul quase toda!Editado pela última vez por draper; 02 July 2014, 07:01.
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Assim vale a pena.
Antes esse óleo estava a 49€ daí eu ter escolhido o Fuchs.
O Mobil1 fico sempre um pouco de pé atrás por ser apenas ACEA C2 e saber-se que estes Mazdas têm um DFP que se poderá dizer ser no mínimo "picuínhas" e os ACEA C2 com 0.6% cinzas têm +20% de cinzas que o limite do ACEA C1.(0.5%).
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