Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por draper Ver Post
    Depende muito do tipo de motor e se este está optimizado para funcionar com esse óleo.

    Ainda não à muito tempo, um user que num Jazz usava 10w-40 e passou a usar o recomendado 0w-20 relatou uma diminuição de consumo na ordem dos 0.5L.
    Ok, entao já nao digo nada.

    Originalmente Colocado por folguer Ver Post
    Como se costuma dizer, vendi o peixe conforme o comprei.

    Em relação ao consumo para além dos menos 0,6L aos 100 km, com um deposito cheio, segundo o mesmo, faz quase mais 100 km...

    Quanto ao ruído de funcionamento, lembrei-me agora que ele disse-me que a frio existe uma grande diferença, mas quando o óleo atinge a temperatura "ideal", aí a diferença não é tão grande.

    Ele usava um óleo da marca Continente 15w40.
    Txii, desgraçado desse motor.

    Provavelmente só levou óleo "de qualidade" no periodo da garantia, ou seja quando ia à marca.

    Eu com um Clio"zeco" nao arrisco em colocar um óleo qualquer, quanto mais num BMW!

    Comentário


      Originalmente Colocado por LS2045 Ver Post
      Provavelmente só levou óleo "de qualidade" no periodo da garantia, ou seja quando ia à marca.
      Em relação às oficinas da BMW propriamente ditas nunca ouvi nada, mas infelizmente ir à marca não é garantia de levar o óleo adequado.

      Comentário


        Draper,

        Este óleo (BP Visco 7000 0W40 1LT - TEXOLEO.com) é o mesmo que o Castrol Edge FST 0w40?

        É para um 20d BMW (N47)...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
          Hoje recebi a minha encomenda mas só quarta-feira e que será mudado o óleo e o filtro.

          Hoje foi mudado finalmente o óleo e o filtro e noto que o motor está mais solto com este Liqui Moly.

          Comentário


            Mas o Selénia WR PE tem menor viscosidade a 40ºC e a 100ºC! Porém, tem pior IV. Quanto ao resto...não sei, é o que consta da ficha técnica!...

            Comentário


              Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
              Draper,

              Este óleo (BP Visco 7000 0W40 1LT - TEXOLEO.com) é o mesmo que o Castrol Edge FST 0w40?

              É para um 20d BMW (N47)...
              Esse carro na marca por norma leva 5W30.

              Quanto à questão não sei te dizer, mas são ambos do grupo BP.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Batas Ver Post
                golf 4 1.6 sr AKL

                No autodata refere os VW 501.01 como o bp visco 3000 10W40 que tem neste momento, mas também o 504.00 como o bp visco 7000 5W30

                Como o carro percorre distâncias curtas, fará sentido usar o 5W30?
                Tendo em conta a idade do carro não fará sentido. um VW 501.01 ou um VW502.00 chega.
                Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                Draper,

                Este óleo (BP Visco 7000 0W40 1LT - TEXOLEO.com) é o mesmo que o Castrol Edge FST 0w40?

                É para um 20d BMW (N47)...
                Não. O Castrol Edge FST 0w40 (C2/C3) cumpre a norma Porsche A40.
                Para o 20d BMW são os 2 similares (LL04), embora o Castrol seja melhor.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por draper Ver Post


                  Não. O Castrol Edge FST 0w40 (C2/C3) cumpre a norma Porsche A40.
                  Para o 20d BMW são os 2 similares (LL04), embora o Castrol seja melhor.
                  Obrigado!

                  Comentário


                    Boa tarde,

                    Qual a opinião em relação aos lubrificantes da marca WURTH, nomeadamente nos sintéticos?

                    Comentário


                      Já agora por mera curiosidade, a actual norma da BMW Longlife 01 está "obsoleta" (antiga) ou seja a norma LL 04 não inclui todas as caracteristicas da norma LL 01?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por folguer Ver Post
                        Já agora por mera curiosidade, a actual norma da BMW Longlife 01 está "obsoleta" (antiga) ou seja a norma LL 04 não inclui todas as caracteristicas da norma LL 01?
                        Sim, a LL04 substitui a LL01.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Batas Ver Post
                          golf 4 1.6 sr AKL

                          No autodata refere os VW 501.01 como o bp visco 3000 10W40 que tem neste momento, mas também o 504.00 como o bp visco 7000 5W30

                          Como o carro percorre distâncias curtas, fará sentido usar o 5W30?
                          Tenho esse motor numa cordoba. Pelas recomendações do fabricante pode levar 10w40, 5w40 e 5w30 (respeitando as normas VW 501,520 e 504.00, respectivamente).

                          A minha foi comprada usada, pelo que não sei o historial, mas comecei por usar um bom 5w40. Nos 15.000 de intervalo não gastou óleo por isso confirmou-se que o motor estava bom de folgas e nem ponderei sequer um 10w40 (só tem desvantagens face a um 5w40 equivalente). Ainda fez mais 15.000 novamente com um bom 5w40, mas depois decidi experimentar um 5w30.

                          Como já utilizava óleo com qualidade/especificações mais do que suficientes não notei grandes diferenças, mas houve como que um "refinamento" tanto em ruído/suavidade no trabalhar. Nos consumos tive melhorias, mas pequenas. O trabalhar a frio foi o único ponto onde notei mais o refinamento.

                          Se por um lado o carro só faz percursos curtos/poucos kms e por isso é quase que "usar o que cumprir os mínimos", por outro lado, ao usares um óleo mais fino irás proteger melhor o carro, porque a principal vantagem de um 5w40/30 face ao 10w40 será o seu comportamento a frio.
                          Por isso no teu caso vê preços, vê se achas que vale a pena a diferença de preços, e escolhe. (só por curiosidade, o 5w30 que uso que cumpre as mais recentes vw504.00 e 507.00 ficou por cerca de 35€/5L na loja que se fala por aqui )

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                            Tenho esse motor numa cordoba. Pelas recomendações do fabricante pode levar 10w40, 5w40 e 5w30 (respeitando as normas VW 501,520 e 504.00, respectivamente).

                            A minha foi comprada usada, pelo que não sei o historial, mas comecei por usar um bom 5w40. Nos 15.000 de intervalo não gastou óleo por isso confirmou-se que o motor estava bom de folgas e nem ponderei sequer um 10w40 (só tem desvantagens face a um 5w40 equivalente). Ainda fez mais 15.000 novamente com um bom 5w40, mas depois decidi experimentar um 5w30.

                            Como já utilizava óleo com qualidade/especificações mais do que suficientes não notei grandes diferenças, mas houve como que um "refinamento" tanto em ruído/suavidade no trabalhar. Nos consumos tive melhorias, mas pequenas. O trabalhar a frio foi o único ponto onde notei mais o refinamento.

                            Se por um lado o carro só faz percursos curtos/poucos kms e por isso é quase que "usar o que cumprir os mínimos", por outro lado, ao usares um óleo mais fino irás proteger melhor o carro, porque a principal vantagem de um 5w40/30 face ao 10w40 será o seu comportamento a frio.
                            Por isso no teu caso vê preços, vê se achas que vale a pena a diferença de preços, e escolhe. (só por curiosidade, o 5w30 que uso que cumpre as mais recentes vw504.00 e 507.00 ficou por cerca de 35€/5L na loja que se fala por aqui )
                            Aqui é focado um ponto importante na escolha de um óleo para um carro usado: o estado do motor!

                            Se virem o meu post acima, falo de um VW 502.00/501.01 (geralmente um 5w-40 ou 10w-40) como o usual face a um motor com já alguns anos e kms, e que não raro o historial de consumo de óleo. Claro se o consumo de óleo for 'algum' tem de se ter em conta o € dos atestos pelo que é desejável o uso de um óleo com um €/L mais em conta.

                            No caso de um motor 'imaculado' como o do BernardoR, aí sim compensa um VW504.00 pelas razões que ele citou e eu sublinho a negrito.

                            Por vezes são necessários muitos kms com um carro usado para perceber qual a boa escolha!

                            Comentário


                              Pois, se calhar na próxima muda vou mesmo experimentar o 5W30, como o bp visco 7000, que já vi a bom preço onde referiram. O motor em questão está estimado e embora seja de 99, tem 97.000 km. Óleo não consome nenhum, pelo menos com o 10W40 que tem agora, já passou mais de meio ano e não baixou o nível da vareta, ou se baixou foi imperceptível...

                              Comentário


                                Todos nós sabemos que os fabricantes "exageram" em valorizar os seus produtos na publicidade, em relação à concorrência. E a Castrol faz isso muito bem...

                                Por acaso gostava bastante de saber qual será o produto de topo que a Castrol comparou neste teste. Obvio que nenhum de nós sabe...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Batas Ver Post
                                  Pois, se calhar na próxima muda vou mesmo experimentar o 5W30, como o bp visco 7000, que já vi a bom preço onde referiram. O motor em questão está estimado e embora seja de 99, tem 97.000 km. Óleo não consome nenhum, pelo menos com o 10W40 que tem agora, já passou mais de meio ano e não baixou o nível da vareta, ou se baixou foi imperceptível...
                                  Tendo em conta os kms e pelo que relatas, vai mesmo em frente com o 5w30. Compreendo a resposta do draper, porque por uns posts num forum nunca se sabe o estado do motor, pelo que foi ponderado em recomendar-te o mais seguro.

                                  O meu motor tem 167.000kms, e como foi dito, "esperei" 2 mudas (30.000kms) até ter a certeza que não gastava óleo e que tudo estava dentro do que podemos considerar um bom funcionamento do motor. Só ando a ter o cuidado de ver regularmente o nível do óleo, mas como ao fim de 7000kms o nível manteve-se, posso dizer que foi uma boa aposta - mesmo que gastasse alguma coisa a minha opinião não iria divergir muito, porque num motor com projecto de metade dos anos 90, pensado para normalmente andar com 10/5w40, gastar um pouco com 5w30 não assutava.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LS2045 Ver Post
                                    Todos nós sabemos que os fabricantes "exageram" em valorizar os seus produtos na publicidade, em relação à concorrência. E a Castrol faz isso muito bem...

                                    Por acaso gostava bastante de saber qual será o produto de topo que a Castrol comparou neste teste. Obvio que nenhum de nós sabe...

                                    Tal como dizes, isso para mim tem muito marketing. Mas até pode ser mesmo verdade...

                                    Era porreiro haver testes comparativos entre óleos, mas isso não é de todo uma tarefa fácil, como por ex, comparar pneus.

                                    Entretanto vou encomendar novamente o Motul 8100 X-clean 5W40 C3.

                                    Já agora por mera curiosidade, Draper, sabes dizer qual destes 2 óleos é superior ao outro?

                                    Motul 8100 X-CLEAN 5W40 C3 vs Castrol EDGE TURBO DIESEL 5W40 TITANIUM FST

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por folguer Ver Post
                                      Tal como dizes, isso para mim tem muito marketing. Mas até pode ser mesmo verdade...

                                      Era porreiro haver testes comparativos entre óleos, mas isso não é de todo uma tarefa fácil, como por ex, comparar pneus.

                                      Entretanto vou encomendar novamente o Motul 8100 X-clean 5W40 C3.

                                      Já agora por mera curiosidade, Draper, sabes dizer qual destes 2 óleos é superior ao outro?

                                      Motul 8100 X-CLEAN 5W40 C3 vs Castrol EDGE TURBO DIESEL 5W40 TITANIUM FST
                                      Entre esse 2 é um comparativo difícil, pois são os 2 muito similares em termos de homologações e de caracteristicas técnicas.
                                      mesmo a nível de preço são similares!

                                      Comentário


                                        Olá Draper,

                                        Comprei hoje o óleo que me recomendas-te (Mobil 1 0w 40) via eBay.

                                        No entanto surgiu-me uma duvida. Achas que se justifica comprar um aditivo para juntar ao óleo tipo o Liqui-Moly Ceratec ou Liqui-Moly Motor Protect.
                                        Ou só se justifica em motores já cansados e com quilometragens elevadas?

                                        Obrigado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por now Ver Post
                                          Olá Draper,

                                          Comprei hoje o óleo que me recomendas-te (Mobil 1 0w 40) via eBay.

                                          No entanto surgiu-me uma duvida. Achas que se justifica comprar um aditivo para juntar ao óleo tipo o Liqui-Moly Ceratec ou Liqui-Moly Motor Protect.
                                          Ou só se justifica em motores já cansados e com quilometragens elevadas?

                                          Obrigado.
                                          O Mobil1 0w-40 já tem todos os aditivos necessários!

                                          No caso de motores sujeitos a desgaste elevado ou condições de funcionamento adversas, sim justifica-se o uso de um aditivo dos que referiste.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                            O Mobil1 0w-40 já tem todos os aditivos necessários!

                                            No caso de motores sujeitos a desgaste elevado ou condições de funcionamento adversas, sim justifica-se o uso de um aditivo dos que referiste.
                                            O que consideras: "desgaste elevado ou condições de funcionamento adversas"?

                                            Comentário


                                              Olá a todos! Tenho aqui uma questão para vos colocar, o meu cunhado tem um 520d de 2000 já com 220K e usa 10w40...
                                              Será este o mais indicado para o motor ou ele está a fazer asneira?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                                O que consideras: "desgaste elevado ou condições de funcionamento adversas"?
                                                motores já com algum consumo de óleo e falta de compressão, que geralmente circulam em transito citadino 'engarrafado' e/ou em condições climatéricas adversas (temperaturas extremas).
                                                Originalmente Colocado por VNSF91 Ver Post
                                                Olá a todos! Tenho aqui uma questão para vos colocar, o meu cunhado tem um 520d de 2000 já com 220K e usa 10w40...
                                                Será este o mais indicado para o motor ou ele está a fazer asneira?
                                                Recomenda-lhe antes este: BMW 5W40 1Lt - TEXOLEO.com

                                                Comentário


                                                  Muito obrigado! Vou já lhe dar na cabeça..

                                                  Comentário


                                                    Não é bem "on-topic" mas alguém me sabe dizer qual é a diferença em litros entre o máximo e o mínimo na vareta do oleo?


                                                    Já agora qual é o melhor óleo para um clio 1.2 16v de 2001? Penso que a marca recomende o 10w40 da elf, ele tem andado com outros óleos, nomeadamente da galp.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por incrivel Ver Post
                                                      Não é bem "on-topic" mas alguém me sabe dizer qual é a diferença em litros entre o máximo e o mínimo na vareta do oleo?


                                                      Já agora qual é o melhor óleo para um clio 1.2 16v de 2001? Penso que a marca recomende o 10w40 da elf, ele tem andado com outros óleos, nomeadamente da galp.
                                                      Boas! Depede do carro. No meu Corolla do min ao max leva 1.3 litros. Isso vem no manual do carro.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                                        O óleo indicado para o teu clio e este, ELF SXR 5W40,se queres um óleo mais de topo, LIQUI MOLY TOP TEC 4100 5W40,se queres do melhor e tens euros de sobra então este será o indicado, MOTUL 8100 X-clean 5w40 c3.
                                                        Originalmente Colocado por folguer Ver Post
                                                        Entretanto vou encomendar novamente o Motul 8100 X-clean 5W40 C3.

                                                        Já agora por mera curiosidade, Draper, sabes dizer qual destes 2 óleos é superior ao outro?

                                                        Motul 8100 X-CLEAN 5W40 C3 vs Castrol EDGE TURBO DIESEL 5W40 TITANIUM FST
                                                        Vou querer mudar o óleo do meu Clio 1.5 dci de 105 cv por estes dias. Estou disposto a trocar o Castrol EDGE FST TD 5W40 por outro.

                                                        Estive a pesquisar na net, em vários foruns e nunca pensei que existi-se uma grande rivalidade entre os users por causa dos óleos. Pelo menos entre Castrol EDGE, Motul e Liqui Moly!

                                                        No geral pelo que me apercebi entre estas 3 marcas, a preferida é a Liqui Moly.

                                                        Agora é a minha vez de perguntar, entre o LIQUI MOLY TOP TEC 4100 5W40 e o MOTUL 8100 X-CLEAN 5W40 C3, por qual optavam?

                                                        Liqui Moly -
                                                        • BMW Longlife 04
                                                        • FIAT 9.55535.M2
                                                        • FIAT 9.55535 H2
                                                        • FIAT 9.55535.S2
                                                        • FORD WSS-M2C-917-A
                                                        • MB-Approval 229.31
                                                        • PORSCHE A40
                                                        • RENAULT RN 0700
                                                        • RENAULT RN 0710
                                                        • VW 502 00
                                                        • VW 505 00
                                                        • VW 505 01


                                                        Motul -
                                                        • BMW Longlife 04
                                                        • FIAT 9.55535.S2
                                                        • FORD WSS-M2C-917-A
                                                        • GM Dexos2
                                                        • MB-Approval 229.51
                                                        • PORSCHE A40
                                                        • RENAULT RN 0700
                                                        • RENAULT RN 0710
                                                        • VW 502 00
                                                        • VW 505 00
                                                        • VW 505 01
                                                        Editado pela última vez por LS2045; 05 July 2014, 20:46.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                                          Boas! Depede do carro. No meu Corolla do min ao max leva 1.3 litros. Isso vem no manual do carro.
                                                          No manual do carro, diz que pode ser 1.5 ou 2 litros depende do motor. E como a diferença de 0.5 ainda é grande...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LS2045 Ver Post
                                                            Vou querer mudar o óleo do meu Clio 1.5 dci de 105 cv por estes dias. Estou disposto a trocar o Castrol EDGE FST TD 5W40 por outro.

                                                            Estive a pesquisar na net, em vários foruns e nunca pensei que existi-se uma grande rivalidade entre os users por causa dos óleos. Pelo menos entre Castrol EDGE, Motul e Liqui Moly!

                                                            No geral pelo que me apercebi entre estas 3 marcas, a preferida é a Liqui Moly.

                                                            Agora é a minha vez de perguntar, entre o LIQUI MOLY TOP TEC 4100 5W40 e o MOTUL 8100 X-CLEAN 5W40 C3, por qual optavam?

                                                            Liqui Moly -
                                                            • BMW Longlife 04
                                                            • FIAT 9.55535.M2
                                                            • FIAT 9.55535 H2
                                                            • FIAT 9.55535.S2
                                                            • FORD WSS-M2C-917-A
                                                            • MB-Approval 229.31
                                                            • PORSCHE A40
                                                            • RENAULT RN 0700
                                                            • RENAULT RN 0710
                                                            • VW 502 00
                                                            • VW 505 00
                                                            • VW 505 01


                                                            Motul -
                                                            • BMW Longlife 04
                                                            • FIAT 9.55535.S2
                                                            • FORD WSS-M2C-917-A
                                                            • GM Dexos2
                                                            • MB-Approval 229.51
                                                            • PORSCHE A40
                                                            • RENAULT RN 0700
                                                            • RENAULT RN 0710
                                                            • VW 502 00
                                                            • VW 505 00
                                                            • VW 505 01
                                                            Não sei se o user Marreta tem ou não razão em dizer que o Motul é o melhor, mas a mim ninguém me faz trocar o Motul por um outro qualquer (não fosse eu um fã da Motul)!

                                                            Em relação ás normas dos fabricantes, repara que o Motul em questão é aprovado para a GM Dexos 2 ( Liqui Moly não), para a Mercedes, apresenta uma norma mais recente (penso eu) 229.31 vs 229.51.

                                                            Já o Liqui Moly tem duas normas da Fiat que o Motul não apresenta.

                                                            Quanto ás fichas técnicas, aí o Draper que entre em acção!

                                                            Comentário


                                                              Eu acho que o Draper vai responder-me da mesma maneira que te respondeu, em relaçao à comparação entre o Castrol e o Motul.

                                                              Ando com um grande dilema mesmo.

                                                              Agora reparei que o Castrol EDGE TD FST (que é o tenho) e o Motul 8100 X-Clean são API SM, o Liqui Moly é API SN.

                                                              Isto será algum factor "decisivo" de desempate?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X