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Perguntas Idiotas (O Tópico)
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostQueria-te ver todos os dias de manhã a pôr o tal Opel a trabalhar...
Esqueces-te ainda que:
1- Não tem que ser todos os dias. Muito menos, de manhã.
2- A maior parte dos problemas podem ser resolvidos facilmente. Hoje tens anticongelante, oleos sintéticos, e gasolina de 98 octanas. Podes até duplicar a taxa de compressão, com evidentes ganhos de desempenho.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver Post2- A maior parte dos problemas podem ser resolvidos facilmente. Hoje tens anticongelante, oleos sintéticos, e gasolina de 98 octanas. Podes até duplicar a taxa de compressão, com evidentes ganhos de desempenho.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostPoder podes. Mas nesse caso deixas de ter "um testemunho da técnica e das artes de outrora" para passares a ter uma coisa que não é carne nem é peixe. Enquanto peça de interesse histórico... estragaste tudo! É mais ou menos como pintar umas m@mas maiores à Mona Lisa para lhe dar um aspecto mais actual.
Não é carne nem peixe, nem é suposto ser. É um carro! No teu carro pões o oleo mais rasca que encontras?
O que eu indiquei, em nada compromete o carro como "testemunho da técnica e das artes de outrora", tirando, obviamente, o aumento da taxa de compressão. Pelo contrário. Torna-o bem mais usável (ou nos museus, tb te sujeitas ao processo indicado no texto?) e aumenta drásticamente a sua durabilidade.A analogia que deste, não tem ponta por onde se lhe pegue.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostNão deixo de ter nada!
Não é carne nem peixe, nem é suposto ser. É um carro! No teu carro pões o oleo mais rasca que encontras?
O que eu indiquei, em nada compromete o carro como "testemunho da técnica e das artes de outrora", tirando, obviamente, o aumento da taxa de compressão. Pelo contrário. Torna-o bem mais usável (ou nos museus, tb te sujeitas ao processo indicado no texto?) e aumenta drásticamente a sua durabilidade.A analogia que deste, não tem ponta por onde se lhe pegue.
Ah!, e já agora agradeço-te a simpatia! Não era preciso!
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Originalmente Colocado por c200 Ver PostBoas! Espero não estar enganado no tópico... Mas porque é que os camiões/autocarros têm os volantes tão grandes (diametro)?
conheces o principio da manivela ou do pé de cabra? quanto maior este é menos força tens de aplicar para que o objecto se mova...
o principio é o mesmo (e mesmo se reparares nos citadinos os volantes até são um pouco mais pequenos)
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Parabéns a quem criou este tópico, eu quando entrei, se não fosse ter vergonha, tinha criado um tópico deste, não sabendo que já existia. Muitas dos termos técnicos que aqui eram utilizados, passavam-me ao lado. Não quero ser nenhuma expert,...mas pelo menos, quero começar a entender o que me dizem,...sobre o assunto carros, que até gosto de conduzir,...
Vou ler o tópico todo com a máxima atenção,...e eu que pensava que os homens, não precisavam destas informaçãoes,...
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Originalmente Colocado por djm Ver Postoutra que me lembrei.
o que querem dizer aqueles simbolos nos carros que ou sao ovais a branco e dizem CC a vermelho, ou losangos a azul que dizem EP ?
CD = Corpo Diplomatico (ambos têm que ver com Embaixadas e afins)
EP = Empresa Pública (penso que já não existe)
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Originalmente Colocado por Rey023 Ver PostMais uma:
como é que há oleos que dão para 7 mil km outros para 10 mil e outros para 15 mil km?
Porquê a diferença entre eles e como ver para quantos kms dá um determinado oleo?
Depende de muita coisa, nomeadamente da engenharia quer do carro quer do óleo.
Depois também depende de quem conta a história.
Se o fabricante do carro diz que o óleo deve ser mudado de 20.000 em 20.000 km, o mecânico da esquina recomenda que se faça de 10.000 em 10.000 km... porque será?...
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Originalmente Colocado por Rey023 Ver PostMais uma:
como é que há oleos que dão para 7 mil km outros para 10 mil e outros para 15 mil km?
Porquê a diferença entre eles e como ver para quantos kms dá um determinado oleo?
A vida do óleo é altamente influenciada pela contaminação que sofre pelos resíduos não queimados e que aderem à parede interna do cilindro.
Com os motores mais recentes, as combustões estão muito mais optimizadas e os resíduos são muito menores. Também a tecnologia dos óleos evoluiu bastante. Nos anos 70 era comum que a mudança de óleo fosse a cada 2500km ou 5000km. Os óleos premium actuais são muito bons (e caros).
Convém pois em cada carro manter as determinações do fabricante, especialmente quanto ao óleo, e enquanto o motor não apresente um acentuado consumo de óleo em relação ao que tinha no início (muitos modelos de motores consomem óleo, é normal).
Também convém mudar o óleo em intervalos de 12 meses (caso não faça os km indicados para a mudança). Actualmente alguns motores recenetes já incorporam sensores que verificam algumas qualidades do óleo que está no carter e assim assinalam a necessidade de mudança. Enfim aspiradores....
Contudo dado a evolução dos óleos actuais (mas não dos motores), em carros que actualmente circulam e que são dos anos 70 ou 80, não será necessário efectuar a mudança aos 5.000km, mas aconselham a que seja no período de um ano. Pois os óleos também perdem as suas características iniciais com a utilização.
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostAqui vai uma mesmo idiota
O que é que acontece se estivermos o carro a trabalhar normalmente ao ralenti e dermos outra vez à chave para o motor de arranque?
mas isso é no meu ford...não sei se será igual em todos...
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostNo Saxo sentes o motor de arranque a "arranhar".
Aqui vai uma outra bem estúpida: apesar de saber que se desligar o motor de um carro em andamento que o carro não pára (obviamente), não há maneira de depois o carro parar?
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Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostAqui vai uma mesmo idiota
O que é que acontece se estivermos o carro a trabalhar normalmente ao ralenti e dermos outra vez à chave para o motor de arranque?
fez um barulho estranho como o catalao disse, do motor a arranhar, mas continuou a trabalhar sem problemas... agora o que acontece mais propriamente nao sei...
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Originalmente Colocado por djm Ver Postnoutro dia estava num rav4 a gasolina e fiz isso pq como estou habituado ao rrrrrr dos carros a diesel e estava distraido nem notei que ja o tinha a trabalhar...
fez um barulho estranho como o catalao disse, do motor a arranhar, mas continuou a trabalhar sem problemas... agora o que acontece mais propriamente nao sei...
lou seja...estás mesmo a f***r as engrenagens todas...
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Originalmente Colocado por mpribas Ver PostÓleos que duram para cima de 15.000km, só em carros com motores recentes.
A vida do óleo é altamente influenciada pela contaminação que sofre pelos resíduos não queimados e que aderem à parede interna do cilindro.
Também convém mudar o óleo em intervalos de 12 meses (caso não faça os km indicados para a mudança).
Ok já percebi!
Só para concluir. Todos os oleos dão, va lá, para 15 mil km certo?
Digo isto pq uma vez fui a um mecanico que meteu oleo BP Visco e disse que aquele apenas dava para 7 mil km, dp na proxima muda fui a outro e meteu da marca Valvuline e disse que dava para 10 mil km.. No manual diz 15 mil km.. Confuso?! Pois daí a minha pergunta...
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