Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Refrigeração do Motor ! A importância de um BOM Glicol.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    o liquido la tava estava amarelado, e o que agora la esta tem a cor rosa normal do motul. Se fosse isso n deveria estar com um cor um bocado diferente?

    Foi tb trocado o termostato, desligou-se o tubo que vai para o radiador da sofagem e outro tubo que vai para o bloco.
    Além disso com ajuda do compressor tirou-se mais algum liquido que ainda estaria no radiador da sofagem..

    eblase, disse alguma asneira?

    Comentário


      Originalmente Colocado por draper Ver Post
      Não troques já. Daqui a 3 meses volta a medir e se o valor tiver subido muito, então muda.

      É sinal que quer o circuito de refrigeração, quer as condutas internas do motor ficaram com liquido 'antigo'.
      Como foi feita a purga?
      Se ficou, foi no bloco e ainda assim..
      Tirei do radiador, do reservatório, do radiador do habitáculo, termostato fora e toca de assoprar com o compressor para expulsar o máximo de liquido antigo nestes componentes. Como era a GPL, tive o cuidado de abrir os T's que tem para o sistema de GPL e tirar mais liquido.


      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
      o liquido la tava estava amarelado, e o que agora la esta tem a cor rosa normal do motul. Se fosse isso n deveria estar com um cor um bocado diferente?

      Foi tb trocado o termostato, desligou-se o tubo que vai para o radiador da sofagem e outro tubo que vai para o bloco.
      Além disso com ajuda do compressor tirou-se mais algum liquido que ainda estaria no radiador da sofagem..

      eblase, disse alguma asneira?
      Não disseste

      Comentário


        eblase, eu disse que medi o motul mas o que tenho cá em casa é um bocado do IADA na embalagem Não cheguei a medir o motul dentro da embalagem dele.

        Será que o motul diz 37º e tem menos?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
          eblase, eu disse que medi o motul mas o que tenho cá em casa é um bocado do IADA na embalagem Não cheguei a medir o motul dentro da embalagem dele.

          Será que o motul diz 37º e tem menos?
          Há uns 2 anos comprei um óleo de travões da Motul, e testei a temperatura de ebulição logo após ter aberto a embalagem... e nem perto do valor anunciado estava... por isso nem me admirava se o anticongelante alinhe pela mesma bitola...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            eblase, eu disse que medi o motul mas o que tenho cá em casa é um bocado do IADA na embalagem Não cheguei a medir o motul dentro da embalagem dele.

            Será que o motul diz 37º e tem menos?
            Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
            Há uns 2 anos comprei um óleo de travões da Motul, e testei a temperatura de ebulição logo após ter aberto a embalagem... e nem perto do valor anunciado estava... por isso nem me admirava se o anticongelante alinhe pela mesma bitola...



            Pois... de facto tal pode vir acontecer.

            O anticongelante, mesmo que não no circuito, acaba por perder propriedades (como acontece ao óleo, mesmo que embalado).

            E se tiver chegado a estar armazenado num local húmido, pior ainda...

            Comentário


              Há sempre liquido que não dá para tirar a não ser que desmanche o motor
              Ainda assim, com a ajuda do compressor, foi até sair só ar.

              Se é possível não estar nas melhores condições? Se por haver mistura com o antigo, pouco que seja?

              Eu vou aguardar 6 meses a ver se muda de cor

              Comentário


                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Se ficou, foi no bloco e ainda assim..
                Tirei do radiador, do reservatório, do radiador do habitáculo, termostato fora e toca de assoprar com o compressor para expulsar o máximo de liquido antigo nestes componentes. Como era a GPL, tive o cuidado de abrir os T's que tem para o sistema de GPL e tirar mais liquido.
                Não houve qualquer falha no procedimento de mudança do anti-congelante e este até foi bastante completo.
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Há sempre liquido que não dá para tirar a não ser que desmanche o motor
                Ainda assim, com a ajuda do compressor, foi até sair só ar.
                Se é possível não estar nas melhores condições? Se por haver mistura com o antigo, pouco que seja?
                Eu vou aguardar 6 meses a ver se muda de cor
                Sim, para 'secar' o motor só mesmo desmontando.
                O que fica dentro do motor ainda não é tão pouco como isso: 1 a 2 litros (depende da arquitectura do motor).

                Recomendo que controles a temperatura de congelação dentro de 3 meses para verificar se o grau de protecção se mantêm 'estável'

                Comentário


                  Estive agora a ver numa tabela temp. congelação vs % mistura anticongelante/água:

                  50%antifreeze/50% água -> -37ºC
                  40%antifreeze/60% água -> -24ºC
                  33%antifreeze/67% água -> -18ºC

                  Como medes -23ºC, quer dizer que andas mais perto dos 40% que dos 50% de anticongelante. Fica então explicado pelo liquido velho que ficou no motor e diluiu o anticongelante novo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por draper Ver Post
                    Sim, para 'secar' o motor só mesmo desmontando.
                    O que fica dentro do motor ainda não é tão pouco como isso: 1 a 2 litros (depende da arquitectura do motor).

                    Recomendo que controles a temperatura de congelação dentro de 3 meses para verificar se o grau de protecção se mantêm 'estável'



                    De facto, há essa questão de líquido que fique sempre dentro do bloco do motor.

                    Quanto a isso e em alguns motores, há ainda um parafuso, que serve para retirar mesmo o líquido do motor.

                    No caso e como um exemplo, o 1.8D da FORD (tenho-o em casa, montado num Escort SW de 1992 e lá tem o dito parafuso, que retirando o mesmo, sai à vontade, uns 1,5 litros a 2 litros).

                    Comentário


                      tive a ver uns documentos da renault e acho que este motor não tem purgador do bloco, dizem mesmo para tirar o tubo de borracha que liga ao bloco.

                      o liquido antigo apesar de amarelado o aparelho dava -18º. No total leva 6 litros, mesmo que fique 1 litro la dentro é suficiente para baixa tanto?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                        tive a ver uns documentos da renault e acho que este motor não tem purgador do bloco, dizem mesmo para tirar o tubo de borracha que liga ao bloco.

                        o liquido antigo apesar de amarelado o aparelho dava -18º. No total leva 6 litros, mesmo que fique 1 litro la dentro é suficiente para baixa tanto?
                        Qual é o carro?

                        Comentário


                          mégane II 1.4

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            mégane II 1.4
                            Isso é capaz de ter um parafuso de fuga na parte de trás do motor, para os lados da distribuição. Procura no manual da haynes na net.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                              tive a ver uns documentos da renault e acho que este motor não tem purgador do bloco, dizem mesmo para tirar o tubo de borracha que liga ao bloco.

                              o liquido antigo apesar de amarelado o aparelho dava -18º. No total leva 6 litros, mesmo que fique 1 litro la dentro é suficiente para baixa tanto?
                              1 litro num total de 6 litros é ~17%
                              É o suficiente para baixar a concentração da 'mistura' final para ~40% de anticongelante


                              Já confirmas-te a medição com o liquido a frio?

                              Comentário


                                Outro gráfico interessante:
                                A temp. de ebulição em função da % da mistura anticongelante/água:

                                NOTA: Estes gráficos são indicativos, tendo cada produto a sua curva característica (como nos óleos)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                  1 litro num total de 6 litros é ~17%
                                  É o suficiente para baixar a concentração da 'mistura' final para ~40% de anticongelante


                                  Já confirmas-te a medição com o liquido a frio?
                                  foi medido com ele frio, apesar que no aparelho diz que pode ser medido a a frio ou a quente

                                  Comentário




                                    Comentário


                                      o pdf que tenho tem a imagem de cima, mas a de baixo com o purgador não..

                                      mas pela imagem n tou a idenficar bem o local

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                        o pdf que tenho tem a imagem de cima, mas a de baixo com o purgador não..

                                        mas pela imagem n tou a idenficar bem o local
                                        Atrás do termostato. Mas se tens o PDF também sabes que bastava estar com o motor ligado nas 2500rpms com a tampa do reoservatório aberta e esperar que dispare a ventoinha 3xs

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                          o pdf que tenho tem a imagem de cima, mas a de baixo com o purgador não..

                                          mas pela imagem n tou a idenficar bem o local
                                          eu tenho um carro igual ao teu e mudo o liquido em casa. Do lado direito do bloco onde está o invólcuro do termostato ligam 3 tubos, o tubo superior do radiador e os 2 da sofagem. Ao pé da conexão do tubo superior do radiador ao invólcuro do termostato está logo ali um parafuso 10mm saído, identifica-se bem. desapertas o parafuso e vais pondo líquido até sair por ali sem fazer bolhas para sair todo o ar, depois pôr a trabalhar sem a tampa no vaso e esperar que a ventoinha dispare 3x como disse o eblase. O liquido vai baixar depois disto mas deixa arrefecer para veres o nivel real e acertas

                                          Comentário


                                            Hoje fui à renault aqui ao pé de mim comprar anticongelante e qual não é a minha surpresa quando peço um garrafão de 5l e outro de 2l porque o meu carro leva quase 5l e meio e o homem diz que não me vende o de 2l porque tem lá a informação técnica que o carro só pode levar 5l e o resto é acrescentar com água..o quê? o anticongelante da elf já é pronto a utilizar, é atestar até ao máximo e pronto, não é cá andar a pôr água. O gajo acabou por não me vender os 2l. Já fui a outros concessionários aqui na zona e só vendem o motrio, o da efl não têm. Onde vou arranjar isto agora? para tirar a teima até lhe disse para ler o que diz na embalagem, porque diz lá 'mistura pronta a utilizar' mas foi em vão. São assim os concessionários renault..o manual do meu carro tbm diz que para o motor k4j 1.4 16v leva 4l de óleo mas na realidade leva 4,9l

                                            Comentário


                                              Desde quando o cliente não leva o quer??

                                              Até podias comprar 40L, o funcionário só tem que fornecer o cliente pede e receber o pagamento

                                              Se fosse comigo tinha pintado lá a manta...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                Desde quando o cliente não leva o quer??

                                                Até podias comprar 40L, o funcionário só tem que fornecer o cliente pede e receber o pagamento

                                                Se fosse comigo tinha pintado lá a manta...
                                                o homem estava a teimar comigo que o carro não podia levar mais de 5l! se aquilo é pronto a utilizar é por até estar no nível! ele estava a zelar pelo meu carro o facto é que agora fiquei com falta de liquido no vaso de expansão e não encontro em lado nenhum o elf..não quero ir lá chatear-me com o gajo outra vez

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                                                  Hoje fui à renault aqui ao pé de mim comprar anticongelante e qual não é a minha surpresa quando peço um garrafão de 5l e outro de 2l porque o meu carro leva quase 5l e meio e o homem diz que não me vende o de 2l porque tem lá a informação técnica que o carro só pode levar 5l e o resto é acrescentar com água..o quê? o anticongelante da elf já é pronto a utilizar, é atestar até ao máximo e pronto, não é cá andar a pôr água. O gajo acabou por não me vender os 2l. Já fui a outros concessionários aqui na zona e só vendem o motrio, o da efl não têm. Onde vou arranjar isto agora? para tirar a teima até lhe disse para ler o que diz na embalagem, porque diz lá 'mistura pronta a utilizar' mas foi em vão. São assim os concessionários renault..o manual do meu carro tbm diz que para o motor k4j 1.4 16v leva 4l de óleo mas na realidade leva 4,9l
                                                  Penso muitas vezes como é possível uma marca como a Renault (ou outra) que investe milhões em imagem de marca, e depois um 'funcionário' põe tudo em causa como se a marca fosse dele!

                                                  É teu dever para bem de todos os clientes (actuais e futuros) comunicares esta situação á direcção da oficina/stand. Preferívelmente por carta registada (pode ser também por email).

                                                  Eu já passei por isso por 2 situações identicas:
                                                  - Stand Honda (Tomotor -Aveiro): fui lá comprar um termostato de um Jazz II, pois o do meu Sirion tinha 'colado' e é precisamente a mesma peça (difícil de comprar pois a Daihatsu já não tem oficinas em Portugal). O funcionário também se negou a vender a peça. Registei a reclamação no livro de reclamações.
                                                  Ainda estou á espera da resposta... (...estamos em Portugal ).
                                                  Estretanto comprei a peça 'BluePrint' e já vendi o carro.

                                                  - Entreposto Nissan Aveiro: queria comprar um óleo A5 5w30 cuja refª existe no sistema de peças Nissan, mas que tem a anotação para não ser vendido em Portugal...
                                                  Reclamei, e eles já vendiam mas tinha de comprar uma cx de 4x4L (250€)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post






                                                    Afinal, parece que esse é mais um dos motores, que também tem parafuso, para purgar o bloco do motor.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      Agora no continente há G12 (continente) e G12 plus (Redex)
                                                      Ambos a 15€ por 5L
                                                      Hoje fui lá ás compras e vi o dito Continente G12.
                                                      Chamou-me a atenção ser G12 -25ºC (G12 é mix50% e -37ºC).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                        Penso muitas vezes como é possível uma marca como a Renault (ou outra) que investe milhões em imagem de marca, e depois um 'funcionário' põe tudo em causa como se a marca fosse dele!

                                                        É teu dever para bem de todos os clientes (actuais e futuros) comunicares esta situação á direcção da oficina/stand. Preferívelmente por carta registada (pode ser também por email).

                                                        Eu já passei por isso por 2 situações identicas:
                                                        - Stand Honda (Tomotor -Aveiro): fui lá comprar um termostato de um Jazz II, pois o do meu Sirion tinha 'colado' e é precisamente a mesma peça (difícil de comprar pois a Daihatsu já não tem oficinas em Portugal). O funcionário também se negou a vender a peça. Registei a reclamação no livro de reclamações.
                                                        Ainda estou á espera da resposta... (...estamos em Portugal ).
                                                        Estretanto comprei a peça 'BluePrint' e já vendi o carro.

                                                        - Entreposto Nissan Aveiro: queria comprar um óleo A5 5w30 cuja refª existe no sistema de peças Nissan, mas que tem a anotação para não ser vendido em Portugal...
                                                        Reclamei, e eles já vendiam mas tinha de comprar uma cx de 4x4L (250€)
                                                        Eu não reclamei porque vou lá muitas vezes e tenho medo que o gajo para a próxima ainda me faça alguma, sabe-se lá..mas acho que fizeste bem em reclamar draper! Eu por hábito não sou de levantar mais ondas, vou embora e pronto. Também já me aconteceu ir lá perguntar a refrência do médio para um clio pq não sabia do manual e nem disse a referência, agarrou logo numa nova e para eu a comprar e a dizer que só havia ali porque era uma lâmpada esquisita e não sei quê porque aquilo vem a lâmpada e trás um encaixe agarrado e lá foram 28 euros!! sim 28 euros!! um dia vou à norauto e vejo a mesma lâmpada a 6,90 euros só se cai uma vez..

                                                        Comentário


                                                          Que anticongelante se deve utilizar num 207 1.4 VTi? Como retirar o líquido que já se encontra dentro do sistema?

                                                          Obrigado!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por anti Ver Post
                                                            Que anticongelante se deve utilizar num 207 1.4 VTi? Como retirar o líquido que já se encontra dentro do sistema?
                                                            Obrigado!
                                                            Podes usar o Motul Inugel LongLife 50%, pois cumpre a norma PSA.
                                                            Editado pela última vez por draper; 10 August 2013, 21:51.

                                                            Comentário


                                                              Como o homem não me vendeu os 2 l há outro sítio onde se venda anticongelante elf? como é novo queria acertar o nivel com liquido igual

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X