Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas com a Inspecção - Verdade ou mentira? Quase de certeza que é mentira...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por migsue Ver Post
      Já vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)
      Olha uma causa plausível, eu raramente vejo o ar dos pneus

      Comentário


        #63
        O amortecedor pode nem ter grandes problemas, o problema está em estar com uma percentagem de amortecimento 30% superior ou inferior ao do lado.
        Basta isto para reprovar. Podes ter os dois amortecedores estourados, desde que estejam estourados na mesma proporção!

        Quanto ao "alinhamento de direcção", tenho um amigo que trabalha na Mercedes e quando é mesmo para alinhar um carro a coisa nunca demora menos de uma hora! E não só as rodas da frente a serem "alinhadas".
        Se optares por alinhar o carro na Mercedes pede para fazerem um alinhamento completo e traz o relatório com os valores do alinhamento e os valores recomendados pela fábrica!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
          O amortecedor pode nem ter grandes problemas, o problema está em estar com uma percentagem de amortecimento 30% superior ou inferior ao do lado.
          Basta isto para reprovar. Podes ter os dois amortecedores estourados, desde que estejam estourados na mesma proporção!

          Quanto ao "alinhamento de direcção", tenho um amigo que trabalha na Mercedes e quando é mesmo para alinhar um carro a coisa nunca demora menos de uma hora! E não só as rodas da frente a serem "alinhadas".
          Se optares por alinhar o carro na Mercedes pede para fazerem um alinhamento completo e traz o relatório com os valores do alinhamento e os valores recomendados pela fábrica!
          O problema é que eles acham que sabem mais que a Mercedes.

          Comentário


            #65
            Quanto à questão dos alinhamentos/desalinhamentos, infelizmente é verdade que por incrível que pareça, existam carros que tenham que passar com afinações que tornem o carro inguiável. É estupido mas é verdade


            Já quanto aos amortecedores, não vejo grande surpresa. Já são 70k... e não me surpreende que um amortecedor com essa kilometragem não esteja já cansado. Pode-se dar o caso de ter tido um desgaste mais precoce por defeito, em relação aos restantes, mas não surpreende. E quanto a suspensões, é daqueles coisas que a maioria vai adiando até o carro já não se segurar na estrada. Curiosamente tb nisto... podem estar todos cansados, pq desde que não estejam babados e o desgaste seja por igual... passa

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por migsue Ver Post
              Já vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)
              Pode ser que quando esse senhor se espetar num pinheiro, se lembre desse tal porreiro mecânico.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post

                Fui ao centro de inspecções para a primeira inspecção do Classe E. O carro tinha 68589 km no dia 30, último dia para a inspecção, já que o carro é de 30-09-2005. Com tão poucos km's pensei que o carro estava novo, o que continuo a pensar. Foi comprado novo. Mas adiante.......

                Qual não é o meu espanto quando o carro é chumbado por ter um amortecedor "rebentado" e a direcção desalinhada
                68.5kKms é pouco?
                Nao me pareca nada dificil. Desalinhar a direcção é fácil nas estradas que temos e quanto ao amortecedor.. enfim... basta dizer que tive um Toyota Auris que já vinha com um todo a verter de origem e aos 15.000km já estava a ser trocado... quando travava a fundo o carro parecia um patinador bebado tal era o desequilibrio esq/dir.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                  68.5kKms é pouco?
                  Nao me pareca nada dificil. Desalinhar a direcção é fácil nas estradas que temos e quanto ao amortecedor.. enfim... basta dizer que tive um Toyota Auris que já vinha com um todo a verter de origem e aos 15.000km já estava a ser trocado... quando travava a fundo o carro parecia um patinador bebado tal era o desequilibrio esq/dir.
                  Os km's não são poucos, mas o cuidado com que foram feitos foi grande. Não é carro de andar a fazer drifts nas rotundas nem coisas do género.

                  Sim, mas este ao travar a fundo não foge

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                    Quanto à questão dos alinhamentos/desalinhamentos, infelizmente é verdade que por incrível que pareça, existam carros que tenham que passar com afinações que tornem o carro inguiável. É estupido mas é verdade


                    Já quanto aos amortecedores, não vejo grande surpresa. Já são 70k... e não me surpreende que um amortecedor com essa kilometragem não esteja já cansado. Pode-se dar o caso de ter tido um desgaste mais precoce por defeito, em relação aos restantes, mas não surpreende. E quanto a suspensões, é daqueles coisas que a maioria vai adiando até o carro já não se segurar na estrada. Curiosamente tb nisto... podem estar todos cansados, pq desde que não estejam babados e o desgaste seja por igual... passa
                    Mas não se nota nada de anormal no carro. Não foge.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                      Assim será, e peço desculpa pelo incómodo
                      Obrigado.

                      Comentário


                        #71
                        O problema das IPO's é que não é visto o alinhamento, ou seja, ninguém vai lá medir os ângulos em todas as rodas a ver se estão de acordo com o preconizado pelo fabricante.

                        O que eles utilizam é um ripómetro, que não é mais do que uma plataforma móvel onde passam as rodas frontais e traseiras de um dos lados do veículo. O deslocamento sofrido pela placa é que indica se o veículo tem a direcção desalinhada.
                        Isto em teoria funciona, mas na prática o que se verifica é que nos veículos que utilizam ângulos muito agressivos de convergência ou camber a máquina tem tendência a interpretar isso como um desalinhamento.

                        Podes ir lá e reclamar no caso de teres a certeza que o veículo se encontra alinhado de acordo com os valores de fábrica, mas ainda assim duvido muito que te dêem o selo verde sem passares na máquina deles.
                        No entanto, em qualquer casa de alinhamentos eles metem-te a convergência a 0º para passar na inspecção e depois só tens que lá voltar para voltar aos valores de fábrica.

                        Quanto ao amortecedor, pode ter sido da máquina deles, mas já não acredito tanto. Pede para fazer o teste noutra máquina do centro e se der o mesmo resultado vai mesmo ver o estado do amortecedor. Como são peças que normalmente se degradam progressivamente muitas vezes o condutor nem se apercebe que algo não está em condições. E já não é o primeiro classe E que conheço com desgaste acentuado dos amortecedores com essa quilometragem.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Coelho16v Ver Post
                          O problema das IPO's é que não é visto o alinhamento, ou seja, ninguém vai lá medir os ângulos em todas as rodas a ver se estão de acordo com o preconizado pelo fabricante.

                          O que eles utilizam é um ripómetro, que não é mais do que uma plataforma móvel onde passam as rodas frontais e traseiras de um dos lados do veículo. O deslocamento sofrido pela placa é que indica se o veículo tem a direcção desalinhada.
                          Isto em teoria funciona, mas na prática o que se verifica é que nos veículos que utilizam ângulos muito agressivos de convergência ou camber a máquina tem tendência a interpretar isso como um desalinhamento.

                          Podes ir lá e reclamar no caso de teres a certeza que o veículo se encontra alinhado de acordo com os valores de fábrica, mas ainda assim duvido muito que te dêem o selo verde sem passares na máquina deles.
                          No entanto, em qualquer casa de alinhamentos eles metem-te a convergência a 0º para passar na inspecção e depois só tens que lá voltar para voltar aos valores de fábrica.

                          Quanto ao amortecedor, pode ter sido da máquina deles, mas já não acredito tanto. Pede para fazer o teste noutra máquina do centro e se der o mesmo resultado vai mesmo ver o estado do amortecedor. Como são peças que normalmente se degradam progressivamente muitas vezes o condutor nem se apercebe que algo não está em condições. E já não é o primeiro classe E que conheço com desgaste acentuado dos amortecedores com essa quilometragem.
                          Eu vou à marca com o carro. E não vou estar a alinhar pelos padrões deles. Era o que faltava. Se não quiserem passar o carro mostro os padrões da marca e escrevo à DECO. A mim não me fazem de parvo. E o amortecedor vai ser verificado, se estiver partido, muda-se, se não estiver, livrinho de reclamações.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                            Eu vou à marca com o carro. E não vou estar a alinhar pelos padrões deles. Era o que faltava. Se não quiserem passar o carro mostro os padrões da marca e escrevo à DECO. A mim não me fazem de parvo. E o amortecedor vai ser verificado, se estiver partido, muda-se, se não estiver, livrinho de reclamações.
                            Eu acho muito bem que escrevas à DECO, pode ser que se faça alguma coisa...mas a verdade é que a legislação está do lado deles. A culpa não é do centro de inspecções nem dos inspectores. É da pessoa que se lembrou que um ripómetro seria uma boa forma de medir o alinhamento de um veículo, quando na verdade não o é.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Coelho16v Ver Post
                              Eu acho muito bem que escrevas à DECO, pode ser que se faça alguma coisa...mas a verdade é que a legislação está do lado deles. A culpa não é do centro de inspecções nem dos inspectores. É da pessoa que se lembrou que um ripómetro seria uma boa forma de medir o alinhamento de um veículo, quando na verdade não o é.
                              Mas se a marca tem padrões estudados por centenas ou milhares de engenheiros porque é que eles acham que sabem mais? Não vou alinhar de propósito para uma inspecção e voltar a alinhar depois.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                Mas se a marca tem padrões estudados por centenas ou milhares de engenheiros porque é que eles acham que sabem mais? Não vou alinhar de propósito para uma inspecção e voltar a alinhar depois.
                                O problema é que não são eles...pelo menos não os centros de inspecções. Muitos inspectores que conheço sabem bem das limitações dos equipamentos utilizados.

                                O problema é que todos os equipamentos e procedimentos são alvo de legislação. Eles apenas aplicam o que está definido na lei....O problema é que a lei está ultrapassada.
                                Nos veículos mais antigos este problema não se punha pois os ângulos utilizados eram sempre reduzidos já que os esquemas de suspensão eram muito simples. Agora com os sistemas multilink é possível utilizar ângulos muito mais agressivos e o ripómetro e influênciado por isso.

                                Uma coisa que podes experimentar é levar a mala carregada. Nesses carros isso resulta numa redução da convergência e muitas vezes é o suficiente para o carro passar.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Coelho16v Ver Post
                                  O problema é que não são eles...pelo menos não os centros de inspecções. Muitos inspectores que conheço sabem bem das limitações dos equipamentos utilizados.

                                  O problema é que todos os equipamentos e procedimentos são alvo de legislação. Eles apenas aplicam o que está definido na lei....O problema é que a lei está ultrapassada.
                                  Nos veículos mais antigos este problema não se punha pois os ângulos utilizados eram sempre reduzidos já que os esquemas de suspensão eram muito simples. Agora com os sistemas multilink é possível utilizar ângulos muito mais agressivos e o ripómetro e influênciado por isso.

                                  Uma coisa que podes experimentar é levar a mala carregada. Nesses carros isso resulta numa redução da convergência e muitas vezes é o suficiente para o carro passar.
                                  Estes gajos não acompanham a evolução e nós é que temos as dores de cabeça

                                  Vou experimentar mas haja novidades posto aqui

                                  Mas tão cedo não ponho lá os pés, tenho um mês, há tempo...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                    Estes gajos não acompanham a evolução e nós é que temos as dores de cabeça

                                    Vou experimentar mas haja novidades posto aqui

                                    Mas tão cedo não ponho lá os pés, tenho um mês, há tempo...

                                    Atenção que se tiveres um selo vermelho, o carro só pode andar com o condutor e sem carga! Atenção a isso!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                      Atenção que se tiveres um selo vermelho, o carro só pode andar com o condutor e sem carga! Atenção a isso!
                                      Então isso não é só se tiver anomalias de tipo 3?

                                      EDIT: Tens razão, já fui confirmar...
                                      Editado pela última vez por ; 04 October 2009, 11:48.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                        Onde fazes a inspecção do teu carro? Eu vou lá

                                        alfrangide ao pé do jumbo

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                          alfrangide ao pé do jumbo
                                          É muito longe...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                            Então isso não é só se tiver anomalias de tipo 3?

                                            EDIT: Tens razão, já fui confirmar...

                                            Eu sabia porque já tive uma carrinha que também teve chumbo na inspecção por causa dos amortecedores e avisaram-me logo.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Os carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...

                                              O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...


                                              Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                Eu sabia porque já tive uma carrinha que também teve chumbo na inspecção por causa dos amortecedores e avisaram-me logo.
                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                                  Os carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...

                                                  O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...


                                                  Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...
                                                  Foi pelas duas coisas, acho eu

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Estive a ver e tenho quase a certeza que não está partido. Tenho fotos vou já redimensioná-las e postá-las. Passei o dedo e não tem nenhuma babadela de óleo, apenas a sujidade normal das pastilhas de travão.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Tem uns pontos mais escuros que foi onde passei o dedo para ter a certeza se babava óleo. Não baba óleo nenhum nem tem nada que demonstre estar partido.

                                                      Vejam com os vossos próprios olhos, peço desculpa pela qualidade das fotos:





                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                                        Os carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...

                                                        O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...


                                                        Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...
                                                        o alinhamento do segundo eixo do carro não interessa, na inspecção só o alinhamento do 1º eixo conta, entre 5 e 10 metros leva uma anotação na folha de inspecção de grau 1, se for mais de 10 metros leva uma anotação de grau 2 e tem de fazer nova inspecção. Ou seja o carro é reprovado.
                                                        cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                          O problema é que eles acham que sabem mais que a Mercedes.
                                                          não é uma questão de saber mais que a mercedes, é uma questão de lei, ao passar no tapete onde mede o alinhamento se dá mais de 10 metros tem de reprovar. como a configuração da suspensão da mercedes é um pouco diferente da comum, ao passar no tapete da desvios muito grandes. alguns modelos da audi também acontece isso.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            é muito frequente os mercedes terem problemas de amortecedores, existem muitos modelos que ao fim de 4 anos os amortecedores já estão estragados, é um problema muito frequente. não precisas de fazer queixa à DECO, até porque não te vão fazer nada, podes fazer uma reclamação no IMTT, mas se os resultados obtidos no banco de suspensão estiverem de acordo com o que inspector colocou na ficha de inspecção não te vai adiantar nada.
                                                            cumprimentos

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              DiogoSilva, toma um conselho.
                                                              Se vais passar na Mercedes para fazer um checkup, alinha por lá a direcção com os parâmetros definidos pela marca.
                                                              Pede, no final, o relatório de alinhamento.
                                                              Vai à inpecção e quando fores chumbado, espeta-lhes na cara o relatório.

                                                              Nenhum inspector, no seu perfeito juizo, te vai reprovar com a prova que tens da Mercedes.
                                                              Os inspectores têm que se reger na primeira instância pelos valores da marca, a seguir por eles e a seguir pelas casas auto.
                                                              Se mesmo assim não aceitarem, escreve uma participação.
                                                              isso não é bem assim, os inspectores só tem de se reger pela lei, se não aplicarem a lei estão sujeitos a terem de fazer novamente a inspecção acompanhados por um elemento do IMTT e se o carro tiver dado um desvio no alinhamento e o inspector não tiver apontado fica suspenso e ainda apanha uma coima sempre superior a 600 euros. há muitos inspectores e não se pode dizer que são todos iguais. temos de nos informar antes de estarmos a apontar o dedo, mas isto é só a minha opinião. cumprimentos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X