Já vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)
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Problemas com a Inspecção - Verdade ou mentira? Quase de certeza que é mentira...
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por migsue Ver PostJá vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)
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O amortecedor pode nem ter grandes problemas, o problema está em estar com uma percentagem de amortecimento 30% superior ou inferior ao do lado.
Basta isto para reprovar. Podes ter os dois amortecedores estourados, desde que estejam estourados na mesma proporção!
Quanto ao "alinhamento de direcção", tenho um amigo que trabalha na Mercedes e quando é mesmo para alinhar um carro a coisa nunca demora menos de uma hora! E não só as rodas da frente a serem "alinhadas".
Se optares por alinhar o carro na Mercedes pede para fazerem um alinhamento completo e traz o relatório com os valores do alinhamento e os valores recomendados pela fábrica!
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por ruymoreira Ver PostO amortecedor pode nem ter grandes problemas, o problema está em estar com uma percentagem de amortecimento 30% superior ou inferior ao do lado.
Basta isto para reprovar. Podes ter os dois amortecedores estourados, desde que estejam estourados na mesma proporção!
Quanto ao "alinhamento de direcção", tenho um amigo que trabalha na Mercedes e quando é mesmo para alinhar um carro a coisa nunca demora menos de uma hora! E não só as rodas da frente a serem "alinhadas".
Se optares por alinhar o carro na Mercedes pede para fazerem um alinhamento completo e traz o relatório com os valores do alinhamento e os valores recomendados pela fábrica!
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Quanto à questão dos alinhamentos/desalinhamentos, infelizmente é verdade que por incrível que pareça, existam carros que tenham que passar com afinações que tornem o carro inguiável. É estupido mas é verdade
Já quanto aos amortecedores, não vejo grande surpresa. Já são 70k... e não me surpreende que um amortecedor com essa kilometragem não esteja já cansado. Pode-se dar o caso de ter tido um desgaste mais precoce por defeito, em relação aos restantes, mas não surpreende. E quanto a suspensões, é daqueles coisas que a maioria vai adiando até o carro já não se segurar na estrada. Curiosamente tb nisto... podem estar todos cansados, pq desde que não estejam babados e o desgaste seja por igual... passa
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Originalmente Colocado por migsue Ver PostJá vi um mecanico de volta de um carro que chumbou por causa de um amortecedor, o dono não queria gastar €€ num amortecedor novo, ele tirou e muito pressão num dos pneus até ficar o amortecimento mais ou menos igual nas 2 rodas. Isto em cima da maquina de testes do mecanico, e passou. (são muitos anos)
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
Fui ao centro de inspecções para a primeira inspecção do Classe E. O carro tinha 68589 km no dia 30, último dia para a inspecção, já que o carro é de 30-09-2005. Com tão poucos km's pensei que o carro estava novo, o que continuo a pensar. Foi comprado novo. Mas adiante.......
Qual não é o meu espanto quando o carro é chumbado por ter um amortecedor "rebentado" e a direcção desalinhada
Nao me pareca nada dificil. Desalinhar a direcção é fácil nas estradas que temos e quanto ao amortecedor.. enfim... basta dizer que tive um Toyota Auris que já vinha com um todo a verter de origem e aos 15.000km já estava a ser trocado... quando travava a fundo o carro parecia um patinador bebado tal era o desequilibrio esq/dir.
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por beowulf Ver Post68.5kKms é pouco?
Nao me pareca nada dificil. Desalinhar a direcção é fácil nas estradas que temos e quanto ao amortecedor.. enfim... basta dizer que tive um Toyota Auris que já vinha com um todo a verter de origem e aos 15.000km já estava a ser trocado... quando travava a fundo o carro parecia um patinador bebado tal era o desequilibrio esq/dir.
Sim, mas este ao travar a fundo não foge
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por AMR Ver PostQuanto à questão dos alinhamentos/desalinhamentos, infelizmente é verdade que por incrível que pareça, existam carros que tenham que passar com afinações que tornem o carro inguiável. É estupido mas é verdade
Já quanto aos amortecedores, não vejo grande surpresa. Já são 70k... e não me surpreende que um amortecedor com essa kilometragem não esteja já cansado. Pode-se dar o caso de ter tido um desgaste mais precoce por defeito, em relação aos restantes, mas não surpreende. E quanto a suspensões, é daqueles coisas que a maioria vai adiando até o carro já não se segurar na estrada. Curiosamente tb nisto... podem estar todos cansados, pq desde que não estejam babados e o desgaste seja por igual... passa
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O problema das IPO's é que não é visto o alinhamento, ou seja, ninguém vai lá medir os ângulos em todas as rodas a ver se estão de acordo com o preconizado pelo fabricante.
O que eles utilizam é um ripómetro, que não é mais do que uma plataforma móvel onde passam as rodas frontais e traseiras de um dos lados do veículo. O deslocamento sofrido pela placa é que indica se o veículo tem a direcção desalinhada.
Isto em teoria funciona, mas na prática o que se verifica é que nos veículos que utilizam ângulos muito agressivos de convergência ou camber a máquina tem tendência a interpretar isso como um desalinhamento.
Podes ir lá e reclamar no caso de teres a certeza que o veículo se encontra alinhado de acordo com os valores de fábrica, mas ainda assim duvido muito que te dêem o selo verde sem passares na máquina deles.
No entanto, em qualquer casa de alinhamentos eles metem-te a convergência a 0º para passar na inspecção e depois só tens que lá voltar para voltar aos valores de fábrica.
Quanto ao amortecedor, pode ter sido da máquina deles, mas já não acredito tanto. Pede para fazer o teste noutra máquina do centro e se der o mesmo resultado vai mesmo ver o estado do amortecedor. Como são peças que normalmente se degradam progressivamente muitas vezes o condutor nem se apercebe que algo não está em condições. E já não é o primeiro classe E que conheço com desgaste acentuado dos amortecedores com essa quilometragem.
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Coelho16v Ver PostO problema das IPO's é que não é visto o alinhamento, ou seja, ninguém vai lá medir os ângulos em todas as rodas a ver se estão de acordo com o preconizado pelo fabricante.
O que eles utilizam é um ripómetro, que não é mais do que uma plataforma móvel onde passam as rodas frontais e traseiras de um dos lados do veículo. O deslocamento sofrido pela placa é que indica se o veículo tem a direcção desalinhada.
Isto em teoria funciona, mas na prática o que se verifica é que nos veículos que utilizam ângulos muito agressivos de convergência ou camber a máquina tem tendência a interpretar isso como um desalinhamento.
Podes ir lá e reclamar no caso de teres a certeza que o veículo se encontra alinhado de acordo com os valores de fábrica, mas ainda assim duvido muito que te dêem o selo verde sem passares na máquina deles.
No entanto, em qualquer casa de alinhamentos eles metem-te a convergência a 0º para passar na inspecção e depois só tens que lá voltar para voltar aos valores de fábrica.
Quanto ao amortecedor, pode ter sido da máquina deles, mas já não acredito tanto. Pede para fazer o teste noutra máquina do centro e se der o mesmo resultado vai mesmo ver o estado do amortecedor. Como são peças que normalmente se degradam progressivamente muitas vezes o condutor nem se apercebe que algo não está em condições. E já não é o primeiro classe E que conheço com desgaste acentuado dos amortecedores com essa quilometragem.
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostEu vou à marca com o carro. E não vou estar a alinhar pelos padrões deles. Era o que faltava. Se não quiserem passar o carro mostro os padrões da marca e escrevo à DECO. A mim não me fazem de parvo. E o amortecedor vai ser verificado, se estiver partido, muda-se, se não estiver, livrinho de reclamações.
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Coelho16v Ver PostEu acho muito bem que escrevas à DECO, pode ser que se faça alguma coisa...mas a verdade é que a legislação está do lado deles. A culpa não é do centro de inspecções nem dos inspectores. É da pessoa que se lembrou que um ripómetro seria uma boa forma de medir o alinhamento de um veículo, quando na verdade não o é.
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostMas se a marca tem padrões estudados por centenas ou milhares de engenheiros porque é que eles acham que sabem mais? Não vou alinhar de propósito para uma inspecção e voltar a alinhar depois.
O problema é que todos os equipamentos e procedimentos são alvo de legislação. Eles apenas aplicam o que está definido na lei....O problema é que a lei está ultrapassada.
Nos veículos mais antigos este problema não se punha pois os ângulos utilizados eram sempre reduzidos já que os esquemas de suspensão eram muito simples. Agora com os sistemas multilink é possível utilizar ângulos muito mais agressivos e o ripómetro e influênciado por isso.
Uma coisa que podes experimentar é levar a mala carregada. Nesses carros isso resulta numa redução da convergência e muitas vezes é o suficiente para o carro passar.
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Coelho16v Ver PostO problema é que não são eles...pelo menos não os centros de inspecções. Muitos inspectores que conheço sabem bem das limitações dos equipamentos utilizados.
O problema é que todos os equipamentos e procedimentos são alvo de legislação. Eles apenas aplicam o que está definido na lei....O problema é que a lei está ultrapassada.
Nos veículos mais antigos este problema não se punha pois os ângulos utilizados eram sempre reduzidos já que os esquemas de suspensão eram muito simples. Agora com os sistemas multilink é possível utilizar ângulos muito mais agressivos e o ripómetro e influênciado por isso.
Uma coisa que podes experimentar é levar a mala carregada. Nesses carros isso resulta numa redução da convergência e muitas vezes é o suficiente para o carro passar.
Vou experimentar mas haja novidades posto aqui
Mas tão cedo não ponho lá os pés, tenho um mês, há tempo...
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostEstes gajos não acompanham a evolução e nós é que temos as dores de cabeça
Vou experimentar mas haja novidades posto aqui
Mas tão cedo não ponho lá os pés, tenho um mês, há tempo...
Atenção que se tiveres um selo vermelho, o carro só pode andar com o condutor e sem carga! Atenção a isso!
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por ruymoreira Ver PostAtenção que se tiveres um selo vermelho, o carro só pode andar com o condutor e sem carga! Atenção a isso!
EDIT: Tens razão, já fui confirmar...
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Os carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...
O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...
Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por santuarium Ver PostOs carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...
O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...
Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...
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DiogoSilva
Estive a ver e tenho quase a certeza que não está partido. Tenho fotos vou já redimensioná-las e postá-las. Passei o dedo e não tem nenhuma babadela de óleo, apenas a sujidade normal das pastilhas de travão.
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DiogoSilva
Tem uns pontos mais escuros que foi onde passei o dedo para ter a certeza se babava óleo. Não baba óleo nenhum nem tem nada que demonstre estar partido.
Vejam com os vossos próprios olhos, peço desculpa pela qualidade das fotos:
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Originalmente Colocado por santuarium Ver PostOs carros chumbam na inspeçao por ter a direcçao desalinhada??? Bom se for muito desalinhada acredito...
O meu pai tinha um Mazda 323 e na insepçao as rodas de tras acusavam sempre / \ , uma abertura mais do que o normal, mas nunca chumbou por isso... era mesmo da marca e modelo...
Normalmente o chumbo sera pelo tal amortecedor "rebentado"...
cumprimentos
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostO problema é que eles acham que sabem mais que a Mercedes.
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é muito frequente os mercedes terem problemas de amortecedores, existem muitos modelos que ao fim de 4 anos os amortecedores já estão estragados, é um problema muito frequente. não precisas de fazer queixa à DECO, até porque não te vão fazer nada, podes fazer uma reclamação no IMTT, mas se os resultados obtidos no banco de suspensão estiverem de acordo com o que inspector colocou na ficha de inspecção não te vai adiantar nada.
cumprimentos
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostDiogoSilva, toma um conselho.
Se vais passar na Mercedes para fazer um checkup, alinha por lá a direcção com os parâmetros definidos pela marca.
Pede, no final, o relatório de alinhamento.
Vai à inpecção e quando fores chumbado, espeta-lhes na cara o relatório.
Nenhum inspector, no seu perfeito juizo, te vai reprovar com a prova que tens da Mercedes.
Os inspectores têm que se reger na primeira instância pelos valores da marca, a seguir por eles e a seguir pelas casas auto.
Se mesmo assim não aceitarem, escreve uma participação.
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