Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Meti 10% O.V...(06/06/2006) já cheguei aos 30%

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.

    Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
    Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito

    Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.

    Comentário


      #92
      E qual a percentagem para carros recentes? De onde tiraste a informação?

      Comentário


        #93
        Em relação ao cheiro, não existem filtros que possam atenuar o odor a fritos? Já me lembrei daqueles filtros de cozinha, mas com o calor podem incendiar...

        E parabéns pela experiência e pelo tópico, apesar de eu ser contra os motores diesel devo dizer que é de louvar este tipo de experiencias. Pena que este fórum não seja conhecido pelos seus utilizadores "open minded" como se pode ver nas questões do gpl e do bioetanol / biodiesel.

        Comentário


          #94
          Pelo que sei, o gasóleo já vem com cerca de 5% de óleo vegetal, isto em França.

          Pena não ter um diesel bem mais rodado para fazer uma mistura de 10 a 15%... Conheço quem o já tenha feito num Saxo 1.5 D, mas para já e como ainda estou a pagar o carro não quero arriscar, pois outra despesa não vem a calhar...


          Quanto ao problema da cristalização do óleo... Os Citroën 1.5 D aquecem o gasóleo apesar de não ser feito através de circuitos eléctricos.

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por António Ribeiro

            Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.

            Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
            Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito

            Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.
            sendo devidamente aquecido antes de entrar na BI nao haveria qualquer problema no uso de oleo vegetal.
            o que descreveste aí foi a transformaçao do óleo em biodiesel, o que só tem um interesse relativo...
            dificilmente consegues fabricar biodiesel em casa, já que é muito arriscado e precisas de materiais que nao sao assim tao faceis de obter, bem como de um sistema de para controlar imaculadamente a temperatura da mistura...
            bem mais facil é ir a um supermercado e trazer meia duzia de litros de óleo de fritura normal e espetar com isso dentro de um depósito quase cheio de gasoleo.
            o ideal é conseguir percentagens que rondem os 50/50 ou até superiores, agora durante o verao...claro que nessa situaçao convem adicionar mais umas coisas à mistura, nomeadamente, 1/2litro de oleo 2T e uns 2 litros de gasolina. voilá, tá feita a mistura para poupar uns cobres.
            é preciso cuidado é em deixar o carro aquecer antes de puxar por ele. além disso se este tiver dificuldades em pegar a frio é porque ja tem óleo demais.

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              Pelo que sei, o gasóleo já vem com cerca de 5% de óleo vegetal, isto em França.

              Pena não ter um diesel bem mais rodado para fazer uma mistura de 10 a 15%... Conheço quem o já tenha feito num Saxo 1.5 D, mas para já e como ainda estou a pagar o carro não quero arriscar, pois outra despesa não vem a calhar...


              Quanto ao problema da cristalização do óleo... Os Citroën 1.5 D aquecem o gasóleo apesar de não ser feito através de circuitos eléctricos.
              Em 2009 os Renault commom rail vão estar preparados para andar com biodiesel a 30%.

              citação:In terms of fuel economy and CO2 emissions reduction, the Renault lineup is among the most efficient in the world today. The company#8217;s objective is further improvement. By 2008, Renault will sell one million cars emitting less than 140 grams of CO2 per kilometer, of which one-third will emit less than 120 grams.

              In addition, 50% of gasoline-powered engines for sale in Europe in 2009 will have the ability to operate with a mixture of gasoline and ethanol. By the same date, all diesel engines will be able to operate with 30% diester [B30 biodiesel].

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por BlackXR3i

                Entao e isto nao dá para carros recentes, com turbo e comom rail?
                Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança[xx(]
                Feitas as contas, parece realmente não compensar.

                2 aéreos por depósito? Parece-me pouco, ainda para mais tratando-se de um depósito descomunal e de haver sempre um coeficiente de risco associado a esta prática...é que há azar com a bomba injectora lá se vai o investimento num instante!

                Comentário


                  #98
                  citação:citação:
                  --------------------------------------------------------------------------------
                  Originalmente colocada por BlackXR3i

                  Entao e isto nao dá para carros recentes, com turbo e comom rail?
                  Estilo se eu em 65 litros de gasoleo meter 5 litros de oleo vegetal, assim prefaz 70 litros. ainda pouparia 1.068*5=5.34 euros 0.60*5=3 euros ou seja 5.34 de gasoleo - 3 de oleo = a 2 euros de poupança

                  --------------------------------------------------------------------------------



                  Feitas as contas, parece realmente não compensar.

                  2 aéreos por depósito? Parece-me pouco, ainda para mais tratando-se de um depósito descomunal e de haver sempre um coeficiente de risco associado a esta prática...é que há azar com a bomba injectora lá se vai o investimento num instante!
                  Estou de acordo para um carro com algum valor.

                  Se for um carro já muito antigo, pode compensar até porque o objectivo não se fica pelos 10% de óleo. O objectivo é bastante mais ambicioso e então se for com óleos já usados...[8D]

                  Comentário


                    #99
                    Boas!

                    Hoje foi dia de oficina!! Não tem nada a ver com esta experiência. Foi mesmo um rolamento da roda traseira a gripar. Já foi mudado... 55€ e já rola.

                    Consumos ainda não dá para ver, até porque só fiz ainda 110km.
                    O carro costumava fazer 6.2lt/100km e já ouvi dizer que podia reduzir.

                    Outra coisa de realçar: Realmente estou a fazer esta experiência para poupar uns trocos mas também a pensar no ambiente!
                    Outro aspecto é que o carro já não é novo e a perda não será total.
                    Já disse e repito, sei os riscos que corro e estou aqui para os assumir!

                    A terra podia até nem ser redonda! Mas alguém defendeu a sua teoria, meteu-se num barco e... não é que o gajo tinha razão!!!
                    Isto começou quando li algures que o primeiro motor Diesel "queimava" óleo de amendoim.

                    Um dia poderei tirar as minhas conclusões, boas ou más!!!

                    Fiquem bem!

                    Comentário


                      Depois de 3 páginas com comentários parvos, é bom ver que na 4ª página as coisas parecem ter regressado à "normalidade" (se bem que neste fórum essa palavra começa a ter contornos mais tristes)...

                      Boa sorte com a experiência.

                      Se eu ainda tivesse o meu Polo 1.4d de '92, era gajo para enfiar uns litros para o depósito, de vez em quando...

                      Comentário


                        Vou comprar um 190d, esses aguentam tudo, estao é um pouco inflacionados

                        Comentário


                          eu não sei, mas conheco uma pessoa que diz que já só usa 30% de gasoleo, os outros 70% são oleo, eu não queria acreditar até ele abrir a bagageira e ver um carregamento de oleo do caraças, e aquela porcaria já rola á 3 meses assim, não sei o que diga ...

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por slave

                            eu não sei, mas conheco uma pessoa que diz que já só usa 30% de gasoleo, os outros 70% são oleo, eu não queria acreditar até ele abrir a bagageira e ver um carregamento de oleo do caraças, e aquela porcaria já rola á 3 meses assim, não sei o que diga ...
                            É por estas e por outras que as marcas não dão garantias[8)][8)]

                            Comentário


                              Agora fora de gozo, e perspectivas de alternativas deste género para gasolina, (tirando o GPL), não há?!

                              Comentário


                                Boas!

                                Desconheço! Um motor a gasolina parece ser bem mais complexo e por isso não permite que se use algo natural!
                                Mas quem perceba do assunto que explique!

                                Fiquem bem!

                                Comentário


                                  citação:Nos motores 1.4 HDI e TDCI não aconselho a usarem mais de 10%, eu andei uns tmepos com 15% e à umas semanas teve de levar (na garantia) todo um conjunto do sistema de combustivel, bomba, tubagens e etc... parece que a membrana da bomba foi co galheiro, agora se foi só do VO ou não não sei.
                                  Mas efectivamente fazia menos fumos, menos barulho e não fazia cheiro como mta gente apregoa ai.
                                  Ainda popoei uns trocos à pala do Veg Oil
                                  [8)]

                                  Comentário


                                    Boas!

                                    Primeiro a bomba é LUCAS [8)]! Já fiquei perplexo! E agora este relato!!!
                                    Se a frigideira fosse nova, abortava já a experiência!!!
                                    Assim vou continuar!

                                    Como se costuma dizer! Salta para lá! Se a piscina não tiver água, logo de hade dar por ela!!!

                                    Fiquem bem!

                                    Comentário


                                      Vitor,que cheiro é que se verifica,na garagem quando tens o carro a trabalhar?
                                      Para um motor 1.3 multijet qual a percentagem de mistura aconçelhas?

                                      Comentário


                                        Boas!

                                        O cheiro é igual ao da frigideira quando se deixa aquecer demais o óleo sem pôr nada dentro!!

                                        Eu aconselho-te a ler antes de mais tudo o que puderes!

                                        Eu vi algures um estudo acerca disto! acho que era em Itália! se eu o encontrar posto aqui!

                                        Se leste tudo, lembra-te que arcas com as consequências se isso correr para o torto. Começa como eu: 10% ao início e se não houver alterações pra negativo no comportamento do carro, aumenta!

                                        Vai estando atento ao que se diz aqui!!!! E se começares a usar deixa aqui o teu contributo!!

                                        Fiquem bem!

                                        Comentário


                                          Deve sair um cheirinho a batatas fritas desse escape...:D

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por VitorPedroO

                                            Primeiro a bomba é LUCAS [8)]! Já fiquei perplexo! E agora este relato!!!

                                            Já há alguns anos que há pessoal a usar o OV mas há que ter alguns cuidados. Se tiveres umas horitas vagas, vai lendo isto em inglês: http://forums.mg-rover.org/showthread.php?t=37078

                                            Comentário


                                              Ora vejam o video... feito em abril.
                                              Abram com o quicktime, nokia player, media player classic..

                                              http://www.eblase.net/Video7.3gp

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por RICA

                                                Vitor,que cheiro é que se verifica,na garagem quando tens o carro a trabalhar?
                                                Para um motor 1.3 multijet qual a percentagem de mistura aconçelhas?
                                                cuidado com a utilizaçao de oleo vegetal nesse motor (bem como em todos os de injecçao directa e common rail).
                                                em principio só toleram baixas percentagens de mistura (10-15%) o que dá uma poupança talvez curta demais para arriscar a saude de peças tao caras em motores tao novos.

                                                Comentário


                                                  Boas!

                                                  Fim de semana de descanso para o popó a OV.
                                                  Para já nada de novo!

                                                  Fiquem bem!

                                                  Comentário


                                                    Se me derem licença, vou colocar um Quote de outro forum acerca deste assunto:

                                                    Originalmente Colocado por xxxxxxxxx
                                                    Ora então a coisa é assim, se perceberes de mecãnica vais compreender o que estou a explicar.

                                                    actualmente existem vários tipos de injeção diesel,
                                                    -a mais antiga injeção indirecta,ou seja com pré-cãmara de combustão na cabeça do motor

                                                    -a injeção directa ou seja sem pré-cãmara de combustão, neste caso a combustão da-se directamente em cima dos pistons

                                                    -os actuais sistemas de alta pressão que tb são injeção directa apenas a gestão da injeção é diferente :wink:

                                                    Então é assim
                                                    O oleo vegetal apenas deve ser utilizado em motores com pré-camara de combustão.
                                                    Se usarmos o OV na injeção directa o motor trabalha na mesma mas poderá ter tendência a colar os segmentos por acumulação de carvão

                                                    Os melhores sistemas para trabalhar com OV são os Bosch que é o caso do meu R5, o que é raro, vulgarmente são Lucas-roto diesel.

                                                    apos as minhas analises sobre o OV conclui que tinha os ingredientes todos para experimentar , um motor de injeção indirecta e uma injeção Bosch hehe :lol: e como tenho um problema na junta da cabeça que para resolver teria de tirar a cabeça decidi experimentar antes, o maximo que poderia acontecer seria o motor não trabalhar :x hehe
                                                    Deixei acabar o diesel e vai de meter 5L de OV usado bem filtrado, purgar o filtro de combustivel e dar ao arranque e pronto foi até hoje, sempre que tenho OV vai lá para dentro :lol: .
                                                    Principal "alteração" é usar apenas oleo sintetico no motor uma vez que é detergente mantem o motor limpo e para tirar o maximo de rendimento com o minimo de combustivél
                                                    Outra alteração para usar OV é usar um sistema para aquecer o combustivél que no meu caso já têm de origem :lol: o problema é que como se baseia no circuito de refrigeração do motor só aquece quando o motor tb aquece pelo que no inverno enquanto o motor não aquece a injeção matraquilha muito e falha um pouco mas resolvi isto misturando gasoleo, não tenho nenhuma medida especifica mas é mais ou menos 50/50 no inverno, agora com o tempo quente se não for pelo cheiro a fritos do escape nem sabes que está a andar com OV :cry:

                                                    As diferenças que noto são:
                                                    -menos fumo no escape e tenho a bomba com o debito praticamente no maximo hehe :lol:

                                                    -o motor aquece menos, bastante menos de facto, como tinha dito tenho um problema na junta da cabeça do carro e quando ando com OV o problema praticamente desaparece só se revelando quando ando com diesel ( á quase um ano que estou para mudar a junta e ando quase todos os dias com o carro em Lisboa :lol: ) deixa andar hehe.

                                                    -há diferenças de rendimento entre os OV, não me perguntem se o de soja anda mais que o de girasol, etc,etc, que eu não faço a minima ideia mas há diferenças, com alguns anda mesmo mais que o diesel hehe

                                                    Defeitos

                                                    -cheiro a fritos por onde passo :x hehe

                                                    -quando abro o tampão do deposito cheira a ranço :lol:

                                                    -por mais que filtre o OV tenho de mudar o filtro de gasoleo de 2/2 meses +/- :x hehe, ando até parar :lol: (o filtro são 2.5€ +/-)

                                                    -No inverno tenho de recorrer ao cartel petroliferero para comprar diesel para misturar no OV :x

                                                    Vantagem

                                                    custo do combustivél 0€ :shock: a está hora já podia dar o carro que já está mais que pago :shock: hehe, e vende-lo daria prejuizo :x

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Vehicle

                                                      citação:Nos motores 1.4 HDI e TDCI não aconselho a usarem mais de 10%, eu andei uns tmepos com 15% e à umas semanas teve de levar (na garantia) todo um conjunto do sistema de combustivel, bomba, tubagens e etc... parece que a membrana da bomba foi co galheiro, agora se foi só do VO ou não não sei.
                                                      Mas efectivamente fazia menos fumos, menos barulho e não fazia cheiro como mta gente apregoa ai.
                                                      Ainda popoei uns trocos à pala do Veg Oil
                                                      [8)]
                                                      Pelo que li algures.. a Peugeot é a que está melhor preparada para o biodiesel.
                                                      A unica que esta preparada para ser usado ate 30% de biodiesel nos motores apartir de 1998.

                                                      Comentário


                                                        se puseres 10% o risco é bx acima disso vai procurando um motor novo
                                                        esse sistema de injecção não vai durar muito

                                                        Comentário


                                                          Confesso que estou perplexo ao ler este tópico!
                                                          Creio que todos ja repararam como fica o óleo na frigideira depois de aquecido algumas vezes...
                                                          Fica seco e agarrado à mesma, para quem custuma lavar loiça, sabe bem o que me refiro.
                                                          Já devem ter uma ideia de como fica o motor por dentro?
                                                          O óleo vegetal não tem propriedades que mantenham o motor limpo por dentro, já o biodiesel é diferente!
                                                          Não querendo desanimar o "projecto" da malta, mesmo tendo em conta o preço dos combustiveis...
                                                          Tenham cuidado com essas misturas explosivas!

                                                          Cumps,

                                                          HT Performance

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por HT Performance

                                                            Confesso que estou perplexo ao ler este tópico!
                                                            Creio que todos ja repararam como fica o óleo na frigideira depois de aquecido algumas vezes...
                                                            Fica seco e agarrado à mesma, para quem custuma lavar loiça, sabe bem o que me refiro.
                                                            Já devem ter uma ideia de como fica o motor por dentro?
                                                            O óleo vegetal não tem propriedades que mantenham o motor limpo por dentro, já o biodiesel é diferente!
                                                            Não querendo desanimar o "projecto" da malta, mesmo tendo em conta o preço dos combustiveis...
                                                            Tenham cuidado com essas misturas explosivas!

                                                            Cumps,

                                                            HT Performance
                                                            Eu não entendo nada de mecanica, mas acho que ele não colocou óleo dentro do motor mas sim junto com o gasoleo...

                                                            Comentário


                                                              Boas!

                                                              O óleo é para servir de combustível... por isso no depósito!!!

                                                              E não é que ainda hoje fiz mais 40 km e continua a andar.

                                                              Fiquem bem!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X