Cuidado com o uso indiscriminado de óleo vegetal. O óleo vegetal tem na sua composição ácidos gordos e poliálcoois que podem arruinar o motor, tanto em tubagens como em injectores. Também há que atender ao grau de viscosidade. Se for muito viscoso, os injectores e a bomba podem ir para o galheiro.
Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito
Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.
Há que, em primeiro lugar, partir do óleo o mais purificado possível, depois há que neutralizá-lo. Para tal recorre-se a uma reação com um álcool (metanol ou etanol)usando como coadjuvantes o hidróxido de sódio para eliminar o excesso de acidez. É também qui que se separa a glicerina.
Ficamos, portanto com um éster, que é o biodiesel, que tem que estar em conformidade com as normas europeias para o efeito
Também se pode usar um óleo purificado, directamente. Mas não é tão saudável para o motor.
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