Como sabem:
Fonte: JN online
Muitos carros novos, por moda, ou talvez não, já implementam o sistema de Luzes diurnas, quer seja por LED quer por halogéneo. Apartir de 2011 esses sistemas deverão ser obrigatórios (em carros novos) e em LED.
Muita gente, e principalmente em carros antigos anda a colocar umas fitas de LED azuis compradas nos chineses, ora essas fitas só servem para enfeitar (tipo àrvore de Natal) pois não cumprem sequer os níveis de luminância necessários.
Deixo aqui um documento interessante (em Inglês) com um estudo sobre o assunto onde fala dos benefícios e dos contras: http://www.swov.nl/rapport/R-2003-29.pdf
E um mais técnico, com vários testes e experiências com DRL: http://www.landesverkehrswacht.de/fileadmin/downloads/Tagfahrlicht/Studie_Niederlande_Tagfahrlicht.pdf ( The Safety Effects of Daytime Running Lights)
Mais documentos para quem se interessar:
(Salvando vidas com as DRL): http://ec.europa.eu/transport/road_s...prises_llc.pdf
DRL: Factos 2008: http://www.swov.nl/rapport/Factsheets/UK/FS_DRL.pdf
O que a lei diz:
http://en.wikipedia.org/wiki/Daytime_running_lamp
Regulamento das Nações Unidas ECE R87: http://www.unece.org/trans/main/wp29...gs/r087r2e.pdf
A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva aprovada esta quarta-feira pela Comissão prevê que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
Bruxelas considera que o modelo de luzes proposto (Daytime Running Light - DRL) aumenta a visibilidade dos veículos motorizados em circulação e consome menos energia que os faróis tradicionais, tendo em conta a experiência de países onde o sistema já é utilizado.
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
A directiva aprovada esta quarta-feira pela Comissão prevê que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
Nos veículos equipados com DRL, estes acendem-se automaticamente quando a ignição é ligada e apagam-se quando é desligada ou quando os faróis de circulação nocturna são accionados.
Segundo Bruxelas, a tecnologia usada nestes faróis permite que o consumo de energia seja reduzido em 25 a 30 por cento em relação aos tradicionais.
Muitos carros novos, por moda, ou talvez não, já implementam o sistema de Luzes diurnas, quer seja por LED quer por halogéneo. Apartir de 2011 esses sistemas deverão ser obrigatórios (em carros novos) e em LED.
Muita gente, e principalmente em carros antigos anda a colocar umas fitas de LED azuis compradas nos chineses, ora essas fitas só servem para enfeitar (tipo àrvore de Natal) pois não cumprem sequer os níveis de luminância necessários.
Deixo aqui um documento interessante (em Inglês) com um estudo sobre o assunto onde fala dos benefícios e dos contras: http://www.swov.nl/rapport/R-2003-29.pdf
E um mais técnico, com vários testes e experiências com DRL: http://www.landesverkehrswacht.de/fileadmin/downloads/Tagfahrlicht/Studie_Niederlande_Tagfahrlicht.pdf ( The Safety Effects of Daytime Running Lights)
Mais documentos para quem se interessar:
(Salvando vidas com as DRL): http://ec.europa.eu/transport/road_s...prises_llc.pdf
DRL: Factos 2008: http://www.swov.nl/rapport/Factsheets/UK/FS_DRL.pdf
O que a lei diz:
The ECE R87 had harmonized the installation instructions for daylight running lamps across Europe in 1995. According to section 6.19.4 DRLs shall be adjusted in the front not lower than 250 mm and not higher than 1500 mm. Minimum distance between the two DRL is 600 mm and the maximum distance to the outer frame is 400 mm. DRLs conforming to R87 must be dimmed when the low-beam headlights are activated. The certification of LED ribbon lights for retrofit kits has made installation easier as matching vents in the front spoiler can be found at most car models. In Europe only LED ribbon lights matching R87 specifications will be accepted in the regular safety inspections.
Regulamento das Nações Unidas ECE R87: http://www.unece.org/trans/main/wp29...gs/r087r2e.pdf
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