Porque não comparas antes à obrigatoriedade de usar cinto de segurança?
"Primeiro estranha-se, depois entranha-se"
Sempre que ando em nacional ou AE acendo os médios, até hoje pus um médio no carro (4 anos com este ultimo). e mais de 70 k km de AE e Nacional.
Epa, era bom que assim fosse. Não estou contra a nada disto, aliás, já o faço bastantes vezes e cada vez mais.
Só que poderá haver muita gente que não vá à bola com o andar de médios acesos...
pronto se for obrigatorio lá teremos de cumprir e pronto.
tou-me a imaginar no verão em beja as 14 horas com 45 graus e os medios acessos.... a ver se não derretem.....
pronto se for obrigatorio lá teremos de cumprir e pronto.
tou-me a imaginar no verão em beja as 14 horas com 45 graus e os medios acessos.... a ver se não derretem.....
E qual é o problema de estar em Beja às 14h com 45 graus e médios acesos
Na Croácia, país provavelmente ainda mais solarengo que o nosso, é obrigatório usar os médios sempre. Havia alguns (poucos) locais que não cumpriam, mas até o carro que aluguei tinha os médios sempre acessos (Renault Scenic) mesmo que os desligasse manualmente.
Julgo que a adopção das DRL's só será obrigatória para os carros construídos a partir da data definida no decreto. Um pouco como a terceira luz de stop, embora muitos tenham instalado à posteriori mas sem terem sido obrigados.
O problema vai ser quando muito artista achar que por ter as DRL's já não vai precisar de usar médios, em situações de chuva por exemplo, onde as DRL's são insuficientes na minha opinião.
O problema vai ser quando muito artista achar que por ter as DRL's já não vai precisar de usar médios, em situações de chuva por exemplo, onde as DRL's são insuficientes na minha opinião.
O pior são aqueles artistas que andaram a adaptar LED aos carros que não cumprem requisitos nenhuns. Vai andar muita gente com DRL inúteis e ilegais muito como acontece com o xénon.
Mas essa lei dos medios sempre ligados será verdade? Para quando?
A lei não vai obrigar a médios ligados, mas sim a ter luz diurna sempre ligada, o que é diferente, a partir do ano que vem (julgo eu).
Aquilo que alguns Audi, Mercedes, BMW, etc... já têm, habitualmente em led's, mas não são médios.
Tu duvidas, eu tenho a certeza.
Mas a indústria dos led's anda a esfregar as mãos ...
lucros
bem se tivesse um carro com leds de origem usava porque todos os leds existentes no mercado dão um toque bonito ao carro.
mas o uso de medios durante o dia acho que deve continuar facultativo,excepto claro nas situações defenidas por lei
A lei não vai obrigar a médios ligados, mas sim a ter luz diurna sempre ligada, o que é diferente, a partir do ano que vem (julgo eu).
Aquilo que alguns Audi, Mercedes, BMW, etc... já têm, habitualmente em led's, mas não são médios.
POis até aí ja percebi, mas e os carros q ñ têm DLR? Têm q ligar alguma coisa (minimos, medios)?
Não sei como é que podes duvidar depois de tudo o que eu coloquei neste tópico. Pelo menos sabes Inglês?
Nem todos têm a mesma opinião.
Neste tema em concreto, e na minha modesta opinião, nunca vi nem vejo a necessidade de tal, em condições normais, claro. Em chuva, etc, etc, é diferente e sou o primeiro a ligar.
E já fiz alguns kms ..............
Editado pela última vez por MGomes; 21 September 2010, 18:02.
não existe nada oficial que o uso de medios em paises em que a lei ja esta implementada ha bastante tempo tenha reduzido a sinistralidade.
mas se houver aqui alguem que trabalhe na osram ou philips peço desculpa por não concordar com o uso dos medios durante o dia excepto como ja referi as situações defenidas por lei
Nao é dificil chegar lá. Basta ver q as motas com o farol ligado veem-se a testiculos d distancia nas AE por ex. Antes d iniciar-mos uma ultrapassagem (ao mercedes da AHO por ex), temos logo noçao do incoming traffic mesmo a uma distancia consideravel.
Editado pela última vez por NossaCapri; 21 September 2010, 18:02.
Europe-wide field tests have proved that 50 percent of all accidents and 80 percent of all collisions at junctions, which happen during the day, happen because drivers either see each other too late or not at all.
Está PROVADO que 50% dos acidentes que ocorrem durante o dia se devem ao facto dos condutores não se verem uns aos outros atempadamente.
Concordo em absoluto com este último comentário! Faz diferença e o caso das motas é um bom exemplo disso!
Obrigado colega e explico-lhe porquê: numa AE/IP/N a longa distancia uma mota facilmente se mistura com a paisagem q nos entra pela visao dum para-brisas, e só nos apercebemos dela qnd já está + perto e o nosso olho deteta q algo se está a movimentar em relaçao á mesma paisagem. Entao se for com farol ligado, a nossa visao vê algo (luz) q ñ se enquadra na paisagem e assim apercebemo-nos q um veiculo se aproxima.
Editado pela última vez por NossaCapri; 21 September 2010, 18:18.
Grande parte desses casos são em cidade, e a não visibilidade do outro condutor é causada pelo 'ângulo morto', e aí até podem vir com os máximos acesos que é exactamente igual ao litro ...
Grande parte desses casos são em cidade, e a não visibilidade do outro condutor é causada pelo 'ângulo morto', e aí até podem vir com os máximos acesos que é exactamente igual ao litro ...
Em QUALQUER CASO é eficaz !!! Basta ver q o brilho dum farol em nada se enquadra no q o olho humano foi "desenhado" p visualizar. Portanto qq brilho q surja no nosso campo d visao numa reta, por ex, é sempre suscetivel d nos dizer o q vem á frente.
Utilizo várias vezes os médios ligados durante o dia, dependendo de vários factores. Tipo de estrada, visibilidade, condições meterológicas, posição do sol, etc. É notório que melhora a sinalização de um carro, vê-se mais cedo, mais rápido se tem noção da velocidade a que circula, distuingue-se dos carros estacionados, entre outros.
Só não ando com os médios ligados 100% do tempo devido a ainda não ser obrigatório, e pelo facto de por vezes não se justificar. Passo a explicar: tenho a ideia que muitos dos condutores não captam metade da informação que deveriam captar, daí que provavelmente um carro sem luzes, com máximos ou 4 piscas seja indiferente, da mesma forma que não se preocupam com o seu próprio carro.
Por este motivo considero que a obrigatoriedade de circular com os médios ligados iria aumentar bastante a segurança. Principalmente em "vias-rápidas", dias com pouca visibilidade, e ao amanhecer/anoitecer tinha-se a certeza que 99% dos carros estavam devidamente (ou quase) sinalizados.
Em relação às lâmpadas, não será certamente esse o problema. Existem gamas de lâmpadas com maior duração de vida em relação às normais. Tendo em conta todos os custos em relação à utilização e manutenção de um carro, o custo das lâmpadas é irrelevante, basta 1 mês com o pé mais leve para compensar.
Editado pela última vez por bruncamps; 21 September 2010, 18:33.
Basicamente tudo o q emita luz atrai o nosso cerebro, portanto um objeto distante em movimento e com farol ligado, obviamente vai atrair a nossa atencao na estrada. Imaginem-se a conduzirem pelo alentejo abaixo na A2 com soalheira d fritar alheiras, e ao longe verem uma luz q supostamente ñ pertence á paisagem, automaticamente vamos associar a um veiculo
Comentário