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FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção

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    #61
    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    A melhor maneira de evitar os altos custos de manutenção das FAP's é de vez em quando ir á estrada e dar uma "esfrega" para limpar a acumulação de particulas no filtro.

    Não há nada pior que o para-arranca e o transito de cidade
    Tambem já ouvi essa versão , que se deve manter um velocidade elevada durante algum tempo.

    Comentário


      #62
      Para um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).

      Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)

      p.s: é um táxi.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        A melhor maneira de evitar os altos custos de manutenção das FAP's é de vez em quando ir á estrada e dar uma "esfrega" para limpar a acumulação de particulas no filtro.

        Não há nada pior que o para-arranca e o transito de cidade
        Na prática é uma inversão dos papéis! Em vez da viatura servir para levar o condutor de A para B, serve o condutor para passear a viatura! Para isso arranjo um cão!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
          FDP custa 2500€ mão de obra incluída
          É mesmo caso para lhe chamar FDP!

          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
          Na prática é uma inversão dos papéis! Em vez da viatura servir para levar o condutor de A para B, serve o condutor para passear a viatura! Para isso arranjo um cão!
          Nem mais... mas é fino dizer aos amigos que tem um qualquer_coisa_i

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
            Para um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).

            Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)

            p.s: é um táxi.
            Táxis com FAP é mesmo de evitar. A moda de Táxis a GPL vai mesmo pegar, cada vez vejo mais e acho que é essa a tendência.

            Pelo menos para táxis que só fazem cidade, pois aqueles da AV ainda é capaz de ir safando.

            Comentário


              #66
              Eu continuo a dizer, que só me chatearei com a FAP quando entupir, e sim dar a tal "esfrega" para sair aquela quantidade enorme de partículas que para lá anda deve ajudar, pelo menos eu com 190 mil não me queixo...

              Comentário


                #67
                então, e o que poderá acontecer se não se acrescentar o líquido que é previsto ao fim de x kms?

                Comentário


                  #68
                  A regeneração não é efectuada como deve ser e além de poderes a vir ter problemas no filtro, irás ter problemas com as regenerações constantes...
                  Na próxima revisão terei que acrescentar o líquido. Quando chegar aos 120K, tiro o filtro e faço uma reprogramação para anular a rotina da FAP.

                  Cumps!

                  Comentário


                    #69
                    tenho uma 308 SW 1.6HDI 110 e, supostamente, aos 120.000 devia trocar o líquido e aos 180.000 o filtro completo.
                    como faço cerca de 35/40.000kms/ano, já me estou a ver a gastar agora umas quantas centenas no líquido e, daqui a menos de 2 anos, ter de largar mais uma fortuna no filtro completo, o que não é lá muito tentador.

                    para além do aumento do fumo/partículas emitidas, a retirada do FAP/DPF tem algum inconveniente mecânico? a remoção obriga a reprogramar o carro?

                    Comentário


                      #70
                      Tenho um Volvo com o mesmo motor.

                      A retirada da FAP não traz nenhum inconveniente mecânico desde que feita uma repro(obrigatória) para que a centralina se esqueça do filtro, caso contrário as regenerações são em ciclo contínuo e o carro entra em modo de segurança. Pode é ferir certas susceptibilidades ambientais. Mas dado os inconvenientes dos FAP, nem sei se é melhor para o ambiente a sua pura e simples retirada.

                      Também não conheço ninguém que faça o serviço pois ainda não procurei.

                      Cumps!

                      Comentário


                        #71
                        se eu não trocar o tal líquido do FAP como a marca recomenda agora aos 120k kms e "deixar andar", qual o risco que estou a correr?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                          Hoje em dia ha um excelente negócio no ramo automóvel em torno destes componentes:

                          - Volantes bi-massa;
                          - Turbos;
                          - Injectores;
                          - Filtros de partículas

                          São caros, alguns pouco fiáveis mesmo tratando bem o material, não nos dão alternativa e precisamos deles para os nossos carros. E somando a isto a qualidade média da indústria automóvel que está péssima... quem está satisfeito com o que tem que o guarde!
                          graças a deus, o meu alfa Jtd de injectores não chateia, turbo parece que é de guerra mas também é mimado hehe FAP não tem, mas para tramar a coisa tem a bi-massa que apesar de se portar bem faz uns estalos ao arrancar, mas não vibra, o mecânico já me disse que isso se deve ao facto de ter estado quase três anos parado e as molas perderam a lubrificação... porque de resto está normal, será?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                            se eu não trocar o tal líquido do FAP como a marca recomenda agora aos 120k kms e "deixar andar", qual o risco que estou a correr?
                            Boas,

                            O problema não deve ser o trocar o líquido, deve ser que por volta dessa km o depósito do aditivo do FAP já deve estar quase seco. Se andar sem esse aditivo o filtro não regenera.. Pelo menos num dos carros cá de casa (VW Sharan) é assim

                            Comentário


                              #74
                              C220 e E220 com 150CV e FAP , qual é o custo se esta avariar ?

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                A regeneração não é efectuada como deve ser e além de poderes a vir ter problemas no filtro, irás ter problemas com as regenerações constantes...
                                Na próxima revisão terei que acrescentar o líquido. Quando chegar aos 120K, tiro o filtro e faço uma reprogramação para anular a rotina da FAP.

                                Cumps!
                                E a IPO?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                  E a IPO?
                                  Depende do centro de inspecção e do inspector. Mas geralmente o filtro de partículas é "desmiolado", ou seja, fica apenas a carcaça com o interior vazio. Neste caso dificilmente terá problemas na IPO.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                    Depende do centro de inspecção e do inspector. Mas geralmente o filtro de partículas é "desmiolado", ou seja, fica apenas a carcaça com o interior vazio. Neste caso dificilmente terá problemas na IPO.
                                    Nem na análise dos gases de escape?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                      Nem na análise dos gases de escape?
                                      Quando a FAP é eliminada electronicamente na centralina normalmente faz-se um ajuste na mistura combustível/ar para reduzir as emissão de partículas Ficando praticamente como se tivesse filtro de partículas activo e a funcionar.

                                      Apesar de ser um processo caro, fica sempre mais barato que um filtro de partículas novo e as "dores de cabeça" por causa deste, acabam.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                        Quando a FAP é eliminada electronicamente na centralina normalmente faz-se um ajuste na mistura combustível/ar para reduzir as emissão de partículas Ficando praticamente como se tivesse filtro de partículas activo e a funcionar.

                                        Apesar de ser um processo caro, fica sempre mais barato que um filtro de partículas novo e as "dores de cabeça" por causa deste, acabam.
                                        Desculpa lá, mas se assim fosse não havia a obrigatoriedade deste elemento!
                                        Resta aos que o fizerem que as actuais máquinas das IPO não meçam os parâmetros de particulas que é suposto serem incineradas por estes filtros e que as máquinas não mudem!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver Post
                                          C220 e E220 com 150CV e FAP , qual é o custo se esta avariar ?

                                          Cumprimentos
                                          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                          Para um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).

                                          Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)

                                          p.s: é um táxi.

                                          .......

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                            Desculpa lá, mas se assim fosse não havia a obrigatoriedade deste elemento!
                                            Resta aos que o fizerem que as actuais máquinas das IPO não meçam os parâmetros de particulas que é suposto serem incineradas por estes filtros e que as máquinas não mudem!
                                            As últimas unidades diesel a saíram cá para fora sem filtro de partículas, é praticamente invisível o fumo negro.

                                            Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                              As últimas unidades diesel a saíram cá para fora sem filtro de partículas, é praticamente invisível o fumo negro.

                                              Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.
                                              Mais um post brilhante, lá por não se verem (as PM10, guess what têm 10μm de diâmetro) não quer dizer que não estejam lá.

                                              Tudo vale contra o FAP, até inventar

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                Mais um post brilhante, lá por não se verem (as PM10, guess what têm 10μm de diâmetro) não quer dizer que não estejam lá.

                                                Tudo vale contra o FAP, até inventar
                                                Sabes ler ? Se sabes lê outra vez.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                  As últimas unidades diesel a saíram cá para fora sem filtro de partículas, é praticamente invisível o fumo negro.

                                                  Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.
                                                  Se fosse possível fazer electronicamente (na centralina) aquilo que o FAP faz fisicamente, não te parece que os fabricantes tinham optado por esta forma?

                                                  Se calhar os fabricantes são todos burros e gostam de deitar dinheiro fora a criar / implementar dispositivos para cumprir normas de emissões, quando afinal bastava-lhes uma alteraçãozita na centralina.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                                    Se fosse possível fazer electronicamente (na centralina) aquilo que o FAP faz fisicamente, não te parece que os fabricantes tinham optado por esta forma?
                                                    NÃO é possível fazer electronicamente aquilo que a FAP faz !! penso que não escrevi chinês...

                                                    O gasóleo por mais bem queimado que seja liberta sempre partículas, visíveis e invisíveis Com a anulação do filtro vão ser visíveis algumas partículas, depois com uma afinação da AFR (air/fuel ratio) é possível diminuir o número de partículas visíveis. Sendo que os aparelhos das IPO não têm precisão para detectar as chamadas partículas invisíveis.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por skylinept Ver Post
                                                      pmmsilva, o email indicado dá retorno de erro, tens a certeza k é o correcto?
                                                      Tenta ligar para la, tive aqui a procura do cartao deles.E nao consegui encontrar.

                                                      Tens o numero acima.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                        NÃO é possível fazer electronicamente aquilo que a FAP faz !! penso que não escrevi chinês...

                                                        O gasóleo por mais bem queimado que seja liberta sempre partículas, visíveis e invisíveis Com a anulação do filtro vão ser visíveis algumas partículas, depois com uma afinação da AFR (air/fuel ratio) é possível diminuir o número de partículas visíveis. Sendo que os aparelhos das IPO não têm precisão para detectar as chamadas partículas invisíveis.
                                                        Não escreveste chinês, mas também não escreveste exactamente o que escreveste agora. Ora lê lá bem o que escreveste nos posts anteriores, e sem mentalmente acrescentares palavras que não estão lá...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          E no 1.3 JTD da Fiat? Alguém tem comentários sobre o FAP neste motor?
                                                          Até agora não me tem dado chatice, mas o carro ainda só tem 18000 km. Se a substituição e manutenção for exageradamente cara mais vale remover.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                            E no 1.3 JTD da Fiat? Alguém tem comentários sobre o FAP neste motor?
                                                            Até agora não me tem dado chatice, mas o carro ainda só tem 18000 km. Se a substituição e manutenção for exageradamente cara mais vale remover.
                                                            Se tem dado chatices? "Nim", isto é,os primeiros FAP foram algo problemáticos para quem fizesse percursos pequenos!

                                                            Eu inclusivamente sei, em primeira mão ("não é disse que disse"), de um (de 85 Cv) que sofreu bastante pois só fazia 15 Km´s por dia...

                                                            Depois da famosa reprogramação da Fiat á centralina, nunca mais se queixou!

                                                            Os mais recentes, acontece muito menos, mas nada que não aconteça a outras marcas isto é, percursos pequenos, estás feito!

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                                                              #90
                                                              E de seat leons 2 " 2008 " ouvem falar mal das FAPS ?

                                                              O meu todos dias puxo por ele, concerteza vai ter dificuldade em se intupir

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