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FAP Filtro de Particulas - Custos de Manutenção
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Para um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).
Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)
p.s: é um táxi.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostA melhor maneira de evitar os altos custos de manutenção das FAP's é de vez em quando ir á estrada e dar uma "esfrega" para limpar a acumulação de particulas no filtro.
Não há nada pior que o para-arranca e o transito de cidade
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver PostFDP custa 2500€ mão de obra incluída
Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostNa prática é uma inversão dos papéis! Em vez da viatura servir para levar o condutor de A para B, serve o condutor para passear a viatura! Para isso arranjo um cão!
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver PostPara um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).
Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)
p.s: é um táxi.
Pelo menos para táxis que só fazem cidade, pois aqueles da AV ainda é capaz de ir safando.
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A regeneração não é efectuada como deve ser e além de poderes a vir ter problemas no filtro, irás ter problemas com as regenerações constantes...
Na próxima revisão terei que acrescentar o líquido. Quando chegar aos 120K, tiro o filtro e faço uma reprogramação para anular a rotina da FAP.
Cumps!
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tenho uma 308 SW 1.6HDI 110 e, supostamente, aos 120.000 devia trocar o líquido e aos 180.000 o filtro completo.
como faço cerca de 35/40.000kms/ano, já me estou a ver a gastar agora umas quantas centenas no líquido e, daqui a menos de 2 anos, ter de largar mais uma fortuna no filtro completo, o que não é lá muito tentador.
para além do aumento do fumo/partículas emitidas, a retirada do FAP/DPF tem algum inconveniente mecânico? a remoção obriga a reprogramar o carro?
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Tenho um Volvo com o mesmo motor.
A retirada da FAP não traz nenhum inconveniente mecânico desde que feita uma repro(obrigatória) para que a centralina se esqueça do filtro, caso contrário as regenerações são em ciclo contínuo e o carro entra em modo de segurança. Pode é ferir certas susceptibilidades ambientais. Mas dado os inconvenientes dos FAP, nem sei se é melhor para o ambiente a sua pura e simples retirada.
Também não conheço ninguém que faça o serviço pois ainda não procurei.
Cumps!
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostHoje em dia ha um excelente negócio no ramo automóvel em torno destes componentes:
- Volantes bi-massa;
- Turbos;
- Injectores;
- Filtros de partículas
São caros, alguns pouco fiáveis mesmo tratando bem o material, não nos dão alternativa e precisamos deles para os nossos carros. E somando a isto a qualidade média da indústria automóvel que está péssima... quem está satisfeito com o que tem que o guarde!
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Originalmente Colocado por pirucas Ver Postse eu não trocar o tal líquido do FAP como a marca recomenda agora aos 120k kms e "deixar andar", qual o risco que estou a correr?
O problema não deve ser o trocar o líquido, deve ser que por volta dessa km o depósito do aditivo do FAP já deve estar quase seco. Se andar sem esse aditivo o filtro não regenera.. Pelo menos num dos carros cá de casa (VW Sharan) é assim
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Originalmente Colocado por campos1 Ver PostA regeneração não é efectuada como deve ser e além de poderes a vir ter problemas no filtro, irás ter problemas com as regenerações constantes...
Na próxima revisão terei que acrescentar o líquido. Quando chegar aos 120K, tiro o filtro e faço uma reprogramação para anular a rotina da FAP.
Cumps!
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Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostNem na análise dos gases de escape?
Apesar de ser um processo caro, fica sempre mais barato que um filtro de partículas novo e as "dores de cabeça" por causa deste, acabam.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostQuando a FAP é eliminada electronicamente na centralina normalmente faz-se um ajuste na mistura combustível/ar para reduzir as emissão de partículas Ficando praticamente como se tivesse filtro de partículas activo e a funcionar.
Apesar de ser um processo caro, fica sempre mais barato que um filtro de partículas novo e as "dores de cabeça" por causa deste, acabam.
Resta aos que o fizerem que as actuais máquinas das IPO não meçam os parâmetros de particulas que é suposto serem incineradas por estes filtros e que as máquinas não mudem!
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Originalmente Colocado por joaocruz95 Ver PostC220 e E220 com 150CV e FAP , qual é o custo se esta avariar ?
CumprimentosOriginalmente Colocado por Botabaixo Ver PostPara um Mercedes W211 E220 cdi de 170cv's o FDP custa 2500€ mão de obra incluída. Não é possível fazer limpeza (a limpeza o que trouxe foi um erro nos sensores que fez com que injectasse quantidades industriais de gasóleo num injector o que levou a que o motor partisse).
Após 6500€ gastos a carrinha passou a consumir menos 0,5L/100km... excelente (11L/100km)
p.s: é um táxi.
.......
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Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostDesculpa lá, mas se assim fosse não havia a obrigatoriedade deste elemento!
Resta aos que o fizerem que as actuais máquinas das IPO não meçam os parâmetros de particulas que é suposto serem incineradas por estes filtros e que as máquinas não mudem!
Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostAs últimas unidades diesel a saíram cá para fora sem filtro de partículas, é praticamente invisível o fumo negro.
Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.
Tudo vale contra o FAP, até inventar
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostAs últimas unidades diesel a saíram cá para fora sem filtro de partículas, é praticamente invisível o fumo negro.
Só em algumas circunstâncias ocasionais podem largar algumas partículas.
Se calhar os fabricantes são todos burros e gostam de deitar dinheiro fora a criar / implementar dispositivos para cumprir normas de emissões, quando afinal bastava-lhes uma alteraçãozita na centralina.
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Originalmente Colocado por betel Ver PostSe fosse possível fazer electronicamente (na centralina) aquilo que o FAP faz fisicamente, não te parece que os fabricantes tinham optado por esta forma?
O gasóleo por mais bem queimado que seja liberta sempre partículas, visíveis e invisíveis Com a anulação do filtro vão ser visíveis algumas partículas, depois com uma afinação da AFR (air/fuel ratio) é possível diminuir o número de partículas visíveis. Sendo que os aparelhos das IPO não têm precisão para detectar as chamadas partículas invisíveis.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostNÃO é possível fazer electronicamente aquilo que a FAP faz !! penso que não escrevi chinês...
O gasóleo por mais bem queimado que seja liberta sempre partículas, visíveis e invisíveis Com a anulação do filtro vão ser visíveis algumas partículas, depois com uma afinação da AFR (air/fuel ratio) é possível diminuir o número de partículas visíveis. Sendo que os aparelhos das IPO não têm precisão para detectar as chamadas partículas invisíveis.
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostE no 1.3 JTD da Fiat? Alguém tem comentários sobre o FAP neste motor?
Até agora não me tem dado chatice, mas o carro ainda só tem 18000 km. Se a substituição e manutenção for exageradamente cara mais vale remover.
Eu inclusivamente sei, em primeira mão ("não é disse que disse"), de um (de 85 Cv) que sofreu bastante pois só fazia 15 Km´s por dia...
Depois da famosa reprogramação da Fiat á centralina, nunca mais se queixou!
Os mais recentes, acontece muito menos, mas nada que não aconteça a outras marcas isto é, percursos pequenos, estás feito!
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