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    #91
    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Eu fico espantado é com tanta sabedoria "emprestada" pela marca e dada como super fiável.

    Eles já erraram e mudaram o plano mas que interessa isso..

    Se querem chamar velhos do restelo a quem lida com esses motores nos concessionários oficiais, força. Provavelmente vocês devem saber mais que eles porque são mecânicos de profissão e passam-vos milhares de motores por ano pelas mãos, enquanto que a eles não.

    Cumprimentos.
    Mudaram o plano e voltaram a mudar depois outra vez, o que é que isso tem a ver com o caso das capas de bielas??

    Com todo o respeito pelos mecânicos nas marcas, uma coisa é fazer a manutenção, outra coisa é conceber os motores, escusado será fazer comparações a nível de conhecimento.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por After Ver Post
      Mudaram o plano e voltaram a mudar depois outra vez, o que é que isso tem a ver com o caso das capas de bielas??

      Com todo o respeito pelos mecânicos nas marcas, uma coisa é fazer a manutenção, outra coisa é conceber os motores, escusado será fazer comparações a nível de conhecimento.
      Esqueces-te é que a concepção pode ter erros e depois quem lida com a manutenção dos mesmos, além de serem os primeiros a aperceberem-se disso podem identificar factores que causam ou atenuem esse erro ou negligência de concepção, como foi o caso deste bloco.

      O exemplo da manutenção foi só para demonstrar que nem tudo o que as marcas dizem está 100% correcto, como se veio a verificar.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
        Esqueces-te é que a concepção pode ter erros e depois quem lida com a manutenção dos mesmos, além de serem os primeiros a aperceberem-se disso podem identificar factores que causam ou atenuem esse erro ou negligência de concepção, como foi o caso deste bloco.

        O exemplo da manutenção foi só para demonstrar que nem tudo o que as marcas dizem está 100% correcto, como se veio a verificar.
        Desculpa mas neste caso um mecânico não consegue identificar qual é o problema a olhómetro.
        Dizer que é por causa do óleo ou por causa de outra coisa qualquer tem que ser baseado em algo e não apenas em "toda a vida trabalhei com motores", ou tem explicações científicas para isso ou não tem, se tiver gostava de as ouvir, e a casa mãe de certeza que também gostaria.

        Agora por favor não venham com argumentos empíricos já desmistificados.

        O exemplo da manutenção não demonstrou rigorosamente nada porque voltaram ao mesmo plano de manutenção antigo, até podem ter alterado para verificar se surtia efeito numa amostragem maior e real de motores, o que é certo é que o plano de manutenção actual recomenda a mudança a cada 30 000km.

        Comentário


          #94
          Se os eng são tão bons porquê não existir um motor super fiavel, sem mudanças de oleo???
          Cada caso é um caso, e cada área geográfica tem uma influencia significativa no desgaste do motor.
          Como já foi referido existe uma relação km/h de trabalho, agora dizer que mecânicos não sabem interpretar um motor e o seu desgaste só porque lhes falta o titulo.
          Garanto que muitas soluções de avarias vêm por parte dos mecânicos, porque para os eng´s o motor não tem falhas na sua concepção.
          Mas continuo a afirmar, sigam á risca o plano de manutenção, melhor para mim que assim ganho mais.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por mectec Ver Post
            Se os eng são tão bons porquê não existir um motor super fiavel, sem mudanças de oleo???
            Cada caso é um caso, e cada área geográfica tem uma influencia significativa no desgaste do motor.
            Como já foi referido existe uma relação km/h de trabalho, agora dizer que mecânicos não sabem interpretar um motor e o seu desgaste só porque lhes falta o titulo.
            Garanto que muitas soluções de avarias vêm por parte dos mecânicos, porque para os eng´s o motor não tem falhas na sua concepção.
            Mas continuo a afirmar, sigam á risca o plano de manutenção, melhor para mim que assim ganho mais.
            A perfeição não existe mas talvez seja por causa dos "sacanas" dos engenheiros que as pessoas deixaram de andar a pé, talvez seja por causa deles que os automóveis têm evoluído a todos os niveis (conforto, economia, segurança), etc , etc...

            Muita gente esquece-se que há 30 anos atrás o intervalo de mudança de óleo normal por exemplo era a cada 5000km, há 10 anos atrás eram os 15 000km e agora começam as ser os 30 000km, 50 000km, etc, chama-se a isto evolução e parece-me que há muita gente que não a entende.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por After Ver Post
              A perfeição não existe mas talvez seja por causa dos "sacanas" dos engenheiros que as pessoas deixaram de andar a pé, talvez seja por causa deles que os automóveis têm evoluído a todos os niveis (conforto, economia, segurança), etc , etc...

              Muita gente esquece-se que há 30 anos atrás o intervalo de mudança de óleo normal por exemplo era a cada 5000km, há 10 anos atrás eram os 15 000km e agora começam as ser os 30 000km, 50 000km, etc, chama-se a isto evolução e parece-me que há muita gente que não a entende.
              Mas a evolução não tem só o lado bom. A tecnologia também falha...

              Há 15 anos o intervalo de mudas de óleo era X, mas não ouvias falar de casos tão gritantes de falta de fiabilidade como ouves hoje. E não falo só de coisas relacionadas com o óleo, posso referir-me também a situações de turbos, injectores e afins, e mudam o óleo de 30 em 30 mil.

              Hoje em dia o que falha nos carros é a electrónica. Os carros hoje são autênticas montras tecnológicas e a probabilidade de falhas é exponencialmente maior do que há uns anos onde tudo era mais simples.

              Atenção que eu defendo a evolução tecnológica em tudo, mas tenho consciência de que esta tem o lado bom e o lado mau. Qual é a vantagem de um carro mudar o óleo de 30 em 30 mil para poupar os 100€ de uma muda que seria aos 15000 se depois tem avarias que custam milhares de euros?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                Mas a evolução não tem só o lado bom. A tecnologia também falha...

                Há 15 anos o intervalo de mudas de óleo era X, mas não ouvias falar de casos tão gritantes de falta de fiabilidade como ouves hoje. E não falo só de coisas relacionadas com o óleo, posso referir-me também a situações de turbos, injectores e afins, e mudam o óleo de 30 em 30 mil.

                Hoje em dia o que falha nos carros é a electrónica. Os carros hoje são autênticas montras tecnológicas e a probabilidade de falhas é exponencialmente maior do que há uns anos onde tudo era mais simples.

                Atenção que eu defendo a evolução tecnológica em tudo, mas tenho consciência de que esta tem o lado bom e o lado mau. Qual é a vantagem de um carro mudar o óleo de 30 em 30 mil para poupar os 100€ de uma muda que seria aos 15000 se depois tem avarias que custam milhares de euros?
                Estás a misturar aí muita coisa.

                Primeiro e para não me repetir mais, há provas científicas que a mudança de óleo tardia é o responsável pelas avarias? Se não há então estão apenas a especular porque não conseguem perceber que os óleos e os motores têm evoluído muito nos últimos anos. Quem estiver com dúvidas em relação a isso basta pedir uma análise ao óleo, não custa nenhuma fortuna e fica logo mais descansado.

                Quanto à fiabilidade também há uma lógica, quanto mais componentes um automóvel tem, maior a probabilidade de falhar mas não é por isso que não vemos por aí muitos carros a fazer quilometragens consideráveis.

                Muita gente agora deve pensar, " o 190D, isso é que era um motor, fazia 500 000km sem problemas", mas também se esquece que era um motor que gastava mais 2 litros que os motores de hoje em dia e com metade da potência.

                2 litros não parece nada, mas em 500 000km dá cerca de 14 000€!!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por After Ver Post
                  Estás a misturar aí muita coisa.

                  Primeiro e para não me repetir mais, há provas científicas que a mudança de óleo tardia é o responsável pelas avarias? Se não há então estão apenas a especular porque não conseguem perceber que os óleos e os motores têm evoluído muito nos últimos anos. Quem estiver com dúvidas em relação a isso basta pedir uma análise ao óleo, não custa nenhuma fortuna e fica logo mais descansado.

                  Quanto à fiabilidade também há uma lógica, quanto mais componentes um automóvel tem, maior a probabilidade de falhar mas não é por isso que não vemos por aí muitos carros a fazer quilometragens consideráveis.

                  Muita gente agora deve pensar, " o 190D, isso é que era um motor, fazia 500 000km sem problemas", mas também se esquece que era um motor que gastava mais 2 litros que os motores de hoje em dia e com metade da potência.

                  2 litros não parece nada, mas em 500 000km dá cerca de 14 000€!!
                  E nos actuais se calhar gastas o mesmo em reparações mecânicas, caso seja um modelo problemático.

                  Mas atenção, eu concordo plenamente que a evolução é excelente e necessária. Mas também temos que olhar para o seu "dark side".

                  Comentário


                    #99
                    Eu até acredito em constatações empíricas se estas concluirem, quantitativamente, que:

                    - condutores que usavam o óleo recomendado pelo construtor, mas que faziam mudanças intermédias a cda 15000 km, raramente tiveram esse problema com as bielas;

                    - condutores que usavam o óleo recomendado pelo construtor, mas que seguiam o plano anual de mudanças, registaram, em muito maior número, esse problema com as bielas.

                    Isso provaria que, não obstante o problema de concepção dos motores, este poderia ser colmatado com um plano de mudanças de óleo mais apertado.

                    Mas pergunto: os mecânicos que abrem milhares de motores sabem o que se passou com cada um deles? Conseguem associar o plano de manutenção de cada um com o respetivo problema para avançarem com uma estatística de relação causa-efeito?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Atenção que eu defendo a evolução tecnológica em tudo, mas tenho consciência de que esta tem o lado bom e o lado mau. Qual é a vantagem de um carro mudar o óleo de 30 em 30 mil para poupar os 100€ de uma muda que seria aos 15000 se depois tem avarias que custam milhares de euros?
                      E qual é o custo ambiental ?

                      Não te entra na equação, não é ?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Se os eng são tão bons porquê não existir um motor super fiavel, sem mudanças de oleo???
                        Caminha-se para lá e já se o pode fazer. Não compensa financeiramente, quer para o proprietário quer para o construtor. Sairia demasiado caro !


                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Cada caso é um caso, e cada área geográfica tem uma influencia significativa no desgaste do motor.
                        Aliás, os motores nem são projectados e adaptados a funcionar em vários ambientes...


                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Como já foi referido existe uma relação km/h de trabalho, agora dizer que mecânicos não sabem interpretar um motor e o seu desgaste só porque lhes falta o titulo.
                        Lá que saibam reparar avarias é uma coisa. Constatarem que há uma espécie de avaria ocorre mais é outra. Daí a serem especialistas de óleo e a analisar este com os dedos e olhos é coisa que não cabe na cabeça de alguém, muito menos afirmá-lo convictamente.


                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Garanto que muitas soluções de avarias vêm por parte dos mecânicos, porque para os eng´s o motor não tem falhas na sua concepção.
                        Tens noção de que a marca e os tais engenheiros têem a perfeita noção de que só com o tempo e utilização variada que os vários condutores fazem, é que lhes permite apreciar e fiabilizar as mecânicas, certo ? Isto é muito mais válido que quaisquer quilómetros em laboratórios ou ensaios do fabricante.



                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                        Mas continuo a afirmar, sigam á risca o plano de manutenção, melhor para mim que assim ganho mais.
                        Eu poupo dinheiro ao seguir o que o construtor preconiza.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                          Desculpa mas neste caso um mecânico não consegue identificar qual é o problema a olhómetro.
                          Dizer que é por causa do óleo ou por causa de outra coisa qualquer tem que ser baseado em algo e não apenas em "toda a vida trabalhei com motores", ou tem explicações científicas para isso ou não tem, se tiver gostava de as ouvir, e a casa mãe de certeza que também gostaria.

                          Agora por favor não venham com argumentos empíricos já desmistificados.

                          O exemplo da manutenção não demonstrou rigorosamente nada porque voltaram ao mesmo plano de manutenção antigo, até podem ter alterado para verificar se surtia efeito numa amostragem maior e real de motores, o que é certo é que o plano de manutenção actual recomenda a mudança a cada 30 000km.
                          Meu caro, o que queres dizer com "Desculpa mas neste caso um mecânico não consegue identificar qual é o problema a olhómetro."?

                          O mecânico desarma o bloco e vê o problema. Depois verifica que as capas de bielas deviam ter um escatel que as prendesse no sitio mas não têm. As capas vão rodando e acabam por tapar o orificio do óleo levando a uma falha catastrófica por gripagem. Não foi preciso um Eng. da marca para constatar isto e nem para pensar numa solução! Se falarmos da implementação dessa solução, aí é diferente.

                          A Renault alterou o prazo do óleo porque andavam a mandar os clientes rodar 30mil kms com 10w40 e depois havia desgaste excessivo no bloco. Aumentaram novamente os prazos mas se reparares o óleo não é o mesmo. Não foi preciso um Eng. da marca para ter em conta que fazer 30mil kms com 10w40 é, digamos, muito mas muito optimista.

                          As capas de bielas também foram alteradas entretanto.

                          É isto que chamas olhómetro? Lá por não terem projectado o motor não lhes chamem ignorantes por favor. Eles, muitas vezes melhor que qualquer Eng. sentado num gabinete, sabem identificar problemas, causas e até uma resolução.
                          Editado pela última vez por ciber007; 21 December 2012, 20:19.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Meu caro, o que queres dizer com "Desculpa mas neste caso um mecânico não consegue identificar qual é o problema a olhómetro."?

                            O mecânico desarma o bloco e vê o problema. Depois verifica que as capas de bielas deviam ter um escatel que as prendesse no sitio mas não têm. As capas vão rodando e acabam por tapar o orificio do óleo levando a uma falha catastrófica por gripagem. Não foi preciso um Eng. da marca para constatar isto e nem para pensar numa solução! Se falarmos da implementação dessa solução, aí é diferente.

                            A Renault alterou o prazo do óleo porque andavam a mandar os clientes rodar 30mil kms com 10w40 e depois havia desgaste excessivo no bloco. Aumentaram novamente os prazos mas se reparares o óleo não é o mesmo. Não foi preciso um Eng. da marca para ter em conta que fazer 30mil kms com 10w40 é, digamos, muito mas muito optimista.

                            As capas de bielas também foram alteradas entretanto.

                            É isto que chamas olhómetro? Lá por não terem projectado o motor não lhes chamem ignorantes por favor. Eles, muitas vezes melhor que qualquer Eng. sentado num gabinete, sabem identificar problemas, causas e até uma resolução.
                            Meu caro, claramente não percebeste o que eu disse ou então estás a chamar-me burro.

                            Ver os problemas é fácil de ver, qualquer um com dois palmos de testa consegue ver, o difícil de saber, e que eu me estava a referir, eram as causas que leva a isso, é impossível alguém verificar ou identificar o problema de concepção de um bloco a olhómetro simplesmente desarmando o bloco, se pensas que sim estás redondamente enganado.

                            Quanto ao facto de terem reduzido os prazos por desgaste excessivo em utilizar um 10w40, convido-te a apresentares provas disso aqui para todos vermos, isso é que era de valor porque tu mesmo te contrarias ao dizer que "As capas de bielas também foram alteradas entretanto.", então se o problema era o óleo e o intervalo de manutenção porque motivo foram alterar as capas das bielas?! Ah, já sei, foi o engenheiro que não percebe nada do assunto que mudou porque lhe apeteceu.

                            Quanto ao último parágrafo, é a conversa típica de café de esquina.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              E qual é o custo ambiental ?

                              Não te entra na equação, não é ?
                              Se estiver obcecado nisso, encosto o carro e começo a andar a pé ou de bike.

                              Tudo bem que temos que ter preocupações ambientais e acho que as marcas devem apostar nisso, mas nada de dramas. Senão já andavamos todos de Leaf para teoricamente andarmos a poluir 0

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                A Renault alterou o prazo do óleo porque andavam a mandar os clientes rodar 30mil kms com 10w40 e depois havia desgaste excessivo no bloco. Aumentaram novamente os prazos mas se reparares o óleo não é o mesmo. Não foi preciso um Eng. da marca para ter em conta que fazer 30mil kms com 10w40 é, digamos, muito mas muito optimista.
                                Era tão somente para a versão de 1.5 dCi de 105 cv...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Era tão somente para a versão de 1.5 dCi de 105 cv...
                                  Curiosamente, das séries mais afectadas com o problema de desgaste.

                                  DeCeIi, tu sendo uma pessoa que também tem alguns conhecimentos de mecânica, achas que 10w40 para 30 mil normal?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por After Ver Post
                                    Meu caro, claramente não percebeste o que eu disse ou então estás a chamar-me burro.

                                    Ver os problemas é fácil de ver, qualquer um com dois palmos de testa consegue ver, o difícil de saber, e que eu me estava a referir, eram as causas que leva a isso, é impossível alguém verificar ou identificar o problema de concepção de um bloco a olhómetro simplesmente desarmando o bloco, se pensas que sim estás redondamente enganado.

                                    Quanto ao facto de terem reduzido os prazos por desgaste excessivo em utilizar um 10w40, convido-te a apresentares provas disso aqui para todos vermos, isso é que era de valor porque tu mesmo te contrarias ao dizer que "As capas de bielas também foram alteradas entretanto.", então se o problema era o óleo e o intervalo de manutenção porque motivo foram alterar as capas das bielas?! Ah, já sei, foi o engenheiro que não percebe nada do assunto que mudou porque lhe apeteceu.

                                    Quanto ao último parágrafo, é a conversa típica de café de esquina.
                                    Eu não chamei burro a ninguém e percebi perfeitamente o que escreveste.

                                    Conversa típica de café estás tu a ter comigo mas eu vou responder-te mais uma vez.

                                    Achas que ao desarmar o bloco e verificar que as capas das bielas não têm uma fixação é preciso algum estudo científico? Sinceramente..

                                    Eu apresento-te as mesmas provas que tu me apresentaste a mim. A questão é que milhares de profissionais discordam contigo, inclusive os Eng. responsáveis pelas oficinas e tu pura e simplesmente descartas essa gente toda. Ok, tu estás certo e esses profissionais não. Sendo assim não há mais nada a dizer, ficas com a tua que eles ficam com a deles.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      Para o uso que faço dos meus carros, sim.

                                      Mas nota-se que apartir dos 25.000 km o motor "ronca" um pouco mais.

                                      Tivesse uma utilização mais intensiva, aí sim, aí ponderaria o uso do óleo 100% sintético. Sempre me eduquei e solicito aos cá de casa para terem cuidado como se anda com o carro, sobretudo a frio e no fim de tiradas em estradas rápidas ou AE.


                                      Mal ou bem, acho que deveremos dar sempre o crédito a quem concebe o veículo e já agora, passar os olhos para o manual do carro, sobretudo no capítulo da manutenção. Muitos poucos o fazem e depois aparece por aí muita desinformação e/ou contradição.

                                      E volto a dizer, o problema das capas das bielas não é por falta de lubrificação (se soubessem o quão complexo pode ser "construir" um circuito de óleo...) mas antes por má concepção das mesmas. Mas arranjou-se no óleo e no intervalo das mudanças do mesmo uma boa desculpa.

                                      Se quiserem, por cerca de 300 € previne-se a coisa, substituindo as capas das bielas, retomando os intervalos de manutenção recomendados, assim como o respectivo óleo.

                                      Como disse lá atrás, tive um dCi afectado com o problema das bielas e que se poderia ter evitado o estrago porque ainda fui detectado a tempo mas não foi resolvido a seu tempo (foi de um dia para o outro...). Foi no motor menos rodado de todos e na versão que é considerado por unanimidade a mais fiável.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                        Eu não chamei burro a ninguém e percebi perfeitamente o que escreveste.

                                        Conversa típica de café estás tu a ter comigo mas eu vou responder-te mais uma vez.

                                        Achas que ao desarmar o bloco e verificar que as capas das bielas não têm uma fixação é preciso algum estudo científico? Sinceramente..

                                        Eu apresento-te as mesmas provas que tu me apresentaste a mim. A questão é que milhares de profissionais discordam contigo, inclusive os Eng. responsáveis pelas oficinas e tu pura e simplesmente descartas essa gente toda. Ok, tu estás certo e esses profissionais não. Sendo assim não há mais nada a dizer, ficas com a tua que eles ficam com a deles.

                                        Cumprimentos.
                                        E continuas....

                                        Como é que ao desarmar o motor sabes que o problema é do óleo?

                                        Já agora gostava que me respondesses também ao resto do meu post.

                                        Comentário


                                          Não seria melhor abrir um topico só para voçês poderem discutir á vontade um com o outro?
                                          É que já começa a "cheirar mal" a vossa teimosia........irra!!!

                                          Comentário


                                            Afinal quem tem estudos, afinal quem lidou de perto com varias unidades avariadas e seguiu outras.
                                            Isto de falar sem saber é muito bonito. Mas eu recebi notas técnicas da Renault, nas formações foi e seguramente que ainda é falado do tema dos blocos 1.5/1.9 dci. Eu sei perfeitamente como cuidar do meu, da mesma forma como cuidei dos outros que tive, um deles foi para a sucata com 200.000 sem nunca ter trocado nada. O actual tem somente 90.000, mas entre mudas não consome nada de óleo, mesmo nada.
                                            De familiares igual, todos seguem as minhas recomendações. curioso nenhum teve ou tem problemas.
                                            A Renault cometeu um erro grave em colocar o 10w40 a fazer tanto km isso é sabido e se perguntas em qualquer concessionário oficial Renault confirmam isso.
                                            Existem muitos factores que não estão a ter em atenção, não são só os km que desgastam o oleo, o ciclo aquecimento/arrefecimento influencia, a contaminação de gasóleo, temperatura exterior etc...
                                            No manual do proprietário vem vários tipos de utilização , entre eles a extrema(cidade) recomenda mudanças de oleo de 15 em 15k, está no manual, basta ler.
                                            Agora aqueles que não sabem o que se passa dentro de um motor podem opinar o que quiserem, que será, como acima referido, conversa de café.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Se quiserem, por cerca de 300 € previne-se a coisa, substituindo as capas das bielas, retomando os intervalos de manutenção recomendados, assim como o respectivo óleo.
                                              Ou gasta-se um pouco mais e passas pela oficina e fazes uma mudança de óleo e filtro. E dás mais saúde ou motor e poupas uns euritos em gasóleo já que com o 5w40 gasta menos. Matemática na escola serve para alguma coisa.

                                              Comentário


                                                Na marca o tal 100% sintético custa mais uns 50% que o semi-sintético. Ora, se ambos fazem a mesma quilometragem, é só fazer as continhas de matemática. Ao que se soma o filtro de óleo...

                                                E o ambiente também agradece !


                                                Ah ! E não é que com o semi-sintético, os meus carros também não apresentam consumo de óleo ? Oh ! ...

                                                Comentário


                                                  Afinal de contas, qual o real problema destes motores?
                                                  A que conclusão chegamos?

                                                  São os bronzes?
                                                  É o uso de óleo incorrecto face ao tempo de muda?
                                                  É lubrificação deficiente por má concepção do motor?

                                                  Comentário


                                                    óleo incorrecto vs nº km

                                                    5w40 vs 10w40 = 8% economia
                                                    em 100 km tendo em conta um consumo medio de 5l
                                                    menos 0,4l 100km
                                                    em 1000 = 4l
                                                    em 15000 =60l
                                                    em 30.000 = 120l
                                                    60l x 1.50 euros = 90 euros de economia que já te dá para a mudança de oleo.
                                                    120l x 1.50 = 180 euros ainda sobra para a sandes de leitão.
                                                    Não esquecer que tens que pagar o 10w40.

                                                    Matemática de 4ª classe

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Afinal de contas, qual o real problema destes motores?
                                                      A que conclusão chegamos?

                                                      São os bronzes?
                                                      É o uso de óleo incorrecto face ao tempo de muda?
                                                      É lubrificação deficiente por má concepção do motor?

                                                      Problema de concepção, os bronzes da bielas rodam no "apoio" (especialmente em carros mais pesados onde o bloco sofre mais esforços como é o caso de méganes, scénics, etc), só foi resolvido quando colocaram estrias de encaixe.

                                                      O óleo/lubrificação/quilometragem nada tem a ver com este problema.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                                        óleo incorrecto vs nº km

                                                        5w40 vs 10w40 = 8% economia
                                                        em 100 km tendo em conta um consumo medio de 5l
                                                        menos 0,4l 100km
                                                        em 1000 = 4l
                                                        em 15000 =60l
                                                        em 30.000 = 120l
                                                        60l x 1.50 euros = 90 euros de economia que já te dá para a mudança de oleo.
                                                        120l x 1.50 = 180 euros ainda sobra para a sandes de leitão.
                                                        Não esquecer que tens que pagar o 10w40.

                                                        Matemática de 4ª classe
                                                        Eu consigo poupar mais a fazer uma condução mais descontraída, por isso...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                          Problema de concepção, os bronzes da bielas rodam no "apoio" (especialmente em carros mais pesados onde o bloco sofre mais esforços como é o caso de méganes, scénics, etc), só foi resolvido quando colocaram estrias de encaixe.

                                                          O óleo/lubrificação/quilometragem nada tem a ver com este problema.
                                                          Os bronzes rodarem na manivela é algo que também já li.

                                                          No entanto fico com uma dúvida: como é que um óleo recomendado 10W40 é capaz de fazer 30.000km entre revisões quando é um óleo que tem vida útil, no máximo, 15.000km?

                                                          Suponho que não estamos a falar dos Long Life...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                                            óleo incorrecto vs nº km
                                                            Bom, duas teorias diferentes...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              Os bronzes rodarem na manivela é algo que também já li.

                                                              No entanto fico com uma dúvida: como é que um óleo recomendado 10W40 é capaz de fazer 30.000km entre revisões quando é um óleo que tem vida útil, no máximo, 15.000km?

                                                              Suponho que não estamos a falar dos Long Life...
                                                              Não é o óleo que manda na quilometragem que faz, é o motor, esse é um dos grandes mitos dos "velhos do restelo".

                                                              Um 10w40 tanto faz 30 000km num 1.5dci como apenas faz 7 500km num 1.5TD, o motor é que manda.

                                                              Comentário

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