Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    Não sei qual é. Mas um deles tem de fazer vácuo se não estou enganado. E é o que vem do servo freio. Se não fizer vácuo a saída do servo freio, tens o servo freio com problemas
    Compreendo, mas se o servo freio está bom, pelos menos não tenho problemas de travões!

    o servo freio não tem nada a ver com o turbo? será isso?

    Cpts

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
      Compreendo, mas se o servo freio está bom, pelos menos não tenho problemas de travões!

      o servo freio não tem nada a ver com o turbo? será isso?

      Cpts

      Não sei ao certo. Sei que no meu carro tem um tubo que vai desde o servo freio ate ao turbo com uma válvula pelo meio. Mas o mecânico eliminou esse turbo, disse que dava mais tempo de vida ao turbo, ou algo assim.

      Comentário


        #63
        Se fosse á minha terra (Entroncamento) nos próximos dias o meu tio via-te isso...

        Há gente aí para cima que percebe do assunto de certeza. Fala com pessoal amigo que tenha carros, dá uma volta aí por Torres Novas, Santarém e Entroncamento. Barquinha e por aí fora.

        De certeza que há pessoal entendido no assunto.

        Boa sorte com isso.

        Abraços

        Comentário


          #64
          Já agora tira também uma foto a bomba injectora.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
            Já agora tira também uma foto a bomba injectora.
            Eu deduzo e pelo que os colegas reportaram já sobre o caso, que o problema está aqui (imagem em baixo)

            Se não for este actuador da wartegate (setas vermelhas), então o caso deve ser mais grave!



            Comentário


              #66
              Pelo pouco que percebo a waste regula a pressão do turbo. Isto pelo que já vi pessoal fazer nos I.E... Se há problema na parte do turbo e se as tubagens estão boas é de verificar a waste.

              Tirando o turbo não consegues ver se as pás rodam?

              Tipo isto: Clio 1.2 Energy Turbo - YouTube

              Abraços

              Comentário


                #67
                Quanto á bomba injectora, o carro está a puxar bem, chega aos 100 kms/h ás 3200 rpm e apenas com a 4ª mudança engrenada, pega bem, não tem barulhos e não deita fumos.

                Só o turbo não é acionado, não passa dos 120/130 kms mesmo em via rápida e embalado. Só que acho curioso é o carro subir rpm com muita facilidade!!!

                Amanhã vou voltar as pesquisar pessoalmente mais algumas oficinas, porque o Centro Bosch neste distrito nunca prestou atenção a particulares e evitam-nos, preferem apenas as oficinas e nem sequer um banco de ensaios possuem, nem percebo com a Bosch não altera a situação, mas pode ser que apareça mais tarde alguma concorrente por estes lados com Centro de Diagnóstico Auto!

                Comentário


                  #68
                  Mas a resposta deve estar aqui, digo eu... que nada percebo disto!

                  Comentário


                    #69
                    Concordo contigo. Isso aí para cima deve ser mais complicado... Mas também não sei se uma máquina de diagnóstico te iria ajudar muito pois se o carro tiver centralina muito básica como o meu tem que é um Clio mkI de 96 não ajuda muito.

                    Eu acho que começava pela waste e logo via. Ou então uma oficina particular de alguém que entenda bem desses carros mais antigos.

                    Hoje em dia com as ECU's mais recentes é que compensa diagnosticar pois estas gerem quase tudo no carro. Guardam erros que por vezes arranjas o que precisa ser arranjado e continua atrofiado devendo ir á máquina para apagar o erro. São ECU's inteligentes...

                    Abraços

                    Reparei agora que disseste que o carro não tem centralina. Máquina de diagnóstico esquece então.

                    Podes ver outras coisas mas á moda mais antiga.

                    Abraços
                    Editado pela última vez por nribeiro; 21 August 2011, 18:51.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                      Concordo contigo. Isso aí para cima deve ser mais complicado... Mas também não sei se uma máquina de diagnóstico te iria ajudar muito pois se o carro tiver centralina muito básica como o meu tem que é um Clio mkI de 96 não ajuda muito.

                      Eu acho que começava pela waste e logo via. Ou então uma oficina particular de alguém que entenda bem desses carros mais antigos.

                      Hoje em dia com as ECU's mais recentes é que compensa diagnosticar pois estas gerem quase tudo no carro. Guardam erros que por vezes arranjas o que precisa ser arranjado e continua atrofiado devendo ir á máquina para apagar o erro. São ECU's inteligentes...

                      Reparei agora que disseste que o carro não tem centralina. Máquina de diagnóstico esquece então.
                      Podes ver outras coisas mas á moda mais antiga.
                      O carro é de 1999, tem 11 anos e não tem centralina, talvez uma diagnóstico de pressão de turbos ou de potência, por isso é que não queria deixar o carro numa oficina uns dias, porque á partida sei que vai ser assim:

                      - Começam a colocar componentes novos
                      - Depois não resolve
                      - Continuam a colocar outro componente
                      - Também não resolve
                      - idem, idem

                      Depois vem a conta com x de € em peças novas e y € de mão de obra (muitas horas...), se for alguém com muita experiência nestes tipos de motor e marca, que tenha manómetros para ver as pressões, vão logo directos ao problema, só que esses técnicos são raros e os que existem tem as oficinas cheias de carros de stanss de usados e das concessões com as retomas para reparar, ficando o particular com o "charuto" para segundo plano.

                      Não é fácil aqui na zona e inclusivé no distrito onde estou agora eventualmente! (férias)!

                      Comentário


                        #71
                        Bem sei que assim é. Por isso é que eu próprio mexo no meu carro. Primeiro porque as peças saem mais em conta. Mesmo que não seja dali só na mão de obra poupo para outra peça que poderá resolver o assunto.

                        O meu Clio agora anda com manhas de se desligar aleatóriamente. Custa a pegar quando está quente... Achas que o vou meter num mecânico? Seria o desastre no orçamento! LOL

                        Como quero mudar umas quantas peças pois não tenho a certeza quando foram mudadas troco logo mais umas quantas e gasto bem menos concerteza.

                        Experimenta a waste. Tenta ver se arranjas uma aparentemente boa e barata e testa. Pode ser mesmo daí o problema.

                        Abraços

                        Comentário


                          #72
                          A tua wastegate é assim certo?

                          Vê lá se este video ajuda em algo.



                          Abraços

                          Comentário


                            #73
                            nribeiro, tens toda a razão.

                            Eu aqui na quinta, tenho uma área de 600 m2 totalmente coberta e geralmente onde ficam os carros cá casa e de serviço. Ainda hoje falei nesse assunto ao meu pai em abrir uma fossa nesta área e muito bem iluminada. Ele até concordou com essa ideia.

                            Carros fora de garantia, dá para mudar o óleo e outros serviços. Compramos óleo a 25 € o galão, BP ou Castrol contra os 45 € por litro + iva, na concessão! Fui comprar um filtro de ar e um sensor de temperatura para o Punto, custou o filtro 8€ e o sensor 13€ já com iva e sem pedir, sai a venda a dinheiro com mais 30% desconto, se levasse uma requisição de uma oficina seria 40% e se fosse de uma concessão de marca é de 40+10% desc. Por aqui existem uma duzia de firmas de venda material auto, desde componentes técnicos a chaparia. Tem algumas originais outras de linha branca. Um exemplo, um espelho com regulação para uma Astra 1.7 TD, custou ao meu pai 25 €, na Opel custava 95 €, só que a Opel nessa altura (há 1 ano +-) ía buscar os espelhos e outras peças a essa empresa, foi-me dito pelo gestor de peças dessa concessão, que fomos colegas há muitos anos e somos amigos!

                            Já perguntei na passada sexta feira pelo preço de um Turbo para o Punto, só não o obtive por ser necessário a referência do mesmo e nº. de chassis do carro, mas perguntaram-me se queria novo da Garret ou algum reconstruído. Não faço ideia do preço que fazem, mas como deduzo (tenho um presentimento) não ser o turbo danificado fiquei em stand by, mas ainda se pode jogar com ou s/documento, é normal nestas casas.

                            Os Pneus tenho 40% desconto, baterias ficam-me entre 50 a 60 € de 60 ou 75 amp e com garantia 2 anos, mas é devido a esses casos que os mecânicos (alguns) não gostam de fazer logo a reparação e quando sabem ainda que conhecemos as casas de peças, então até nos fecham a porta. Isso já não acontece nas concessões porque sabem que não vamos levar o óleo ou o filtro para mudar lá, mas também em reparações tem uma média estalabecida de fábrica do tempo mão obra para substituir a peça ou peças.

                            Quando se pede uma peça que foi substituída numa concessão, algumas negam-se baseados num diploma legal, mas esse diploma também tem uma alínea que diz "deve ser entregue a peça substituída quando o cliente assim o exija, mas, desde que assine o documento mod. xxx. Dizem-me os recepcionistas quando falamos nesses casos, "isso é simples, vamos á caixa das peças usadas e tiremos uma qualquer e damos ao cliente"

                            Mas sempre foi assim e assim vai continuar neste ramo auto (embora outros ramos acontece o mesmo, pinturas de casa, electricistas e afins, compramos tinta com 30% desc ou fio, tomadas e outras para casa e fazem-nos 30 a 40% desconto, ora esse desconto seria para os profissionais e ainda mais a mão de obra)

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                              A tua wastegate é assim certo?

                              Vê lá se este video ajuda em algo.
                              Ajuda e muito!

                              Há bocado levantei o carro com um macaco rodas e tive a mexer nessa peça (tirante), se tivesse visto este vídeo tinha efectuado essa operação com um alicate de mola (grifes), mas amnhã levo o meu iPad e exibo ao mecânico (vou entrar muito "ingénuo") e exibo este vídeo e outras imagens que tenho, ver se ele levanta o carro no elevador e começa por aí.

                              Obrigado

                              Comentário


                                #75
                                Tens razão. Eu próprio comecei a sujar-me para entender um pouco mais do assunto. Meto-me debaixo do carro, desmonto, monto, etc, etc....

                                Se por qualquer coisinha andasse no mecânico estava tramado.

                                Pronto, mudar a embreagem tem de ir ao mecânico e é só porque não tenho garagem senão o meu cota metia-me o kit na boa.

                                Fora certos casos podemos ser nós a fazer quase tudo.

                                Sensores de temp do bloco como o meu vai levar, tampa distribuidor e afins, umas borrachas.... faço eu e ponto! Ao menos sei que leva novo e que está mesmo feito.

                                Abraços

                                Edit: Ainda bem que podemos ajudar. Espero que a máquina fique impec.

                                OT: Já agora, Torres Novas é um must pá!!! LOL

                                Adoro essas zonas todas aí para cima. Eu nasci no Entroncamento e tenho lá a minha familia que mora perto da igreja do Entroncamento.

                                Abraços
                                Editado pela última vez por nribeiro; 21 August 2011, 20:36.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                  Tens razão. Eu próprio comecei a sujar-me para entender um pouco mais do assunto. Meto-me debaixo do carro, desmonto, monto, etc, etc....
                                  Se por qualquer coisinha andasse no mecânico estava tramado.
                                  Pronto, mudar a embreagem tem de ir ao mecânico e é só porque não tenho garagem senão o meu cota metia-me o kit na boa.
                                  Fora certos casos podemos ser nós a fazer quase tudo.
                                  Sensores de temp do bloco como o meu vai levar, tampa distribuidor e afins, umas borrachas.... faço eu e ponto! Ao menos sei que leva novo e que está mesmo feito.
                                  Edit: Ainda bem que podemos ajudar. Espero que a máquina fique impec.
                                  OT: Já agora, Torres Novas é um must pá!!! LOL
                                  Adoro essas zonas todas aí para cima. Eu nasci no Entroncamento e tenho lá a minha familia que mora perto da igreja do Entroncamento.
                                  Abraços
                                  Sim é essa a teoria que tenho também, embora que não a pratique por razões profissionais e estar muito ocupado, excepto férias (cerca de 45 dias se não me calhar algum turno num dia de semana ou fim de semana)

                                  Essa questão dos sensores, fez-me lembra que amnhã tenho que ir buscar outro sensor para o Punto, foi colocado por lapso (aí está um dos problemas)!!!

                                  Fui á concessão deixar o outro carro para revisão e a minha mulher levou este Punto, estava a falar com o recepcionista e veio este assunto de não ter o ponteiro de temperatura a funcionar.

                                  De imediato o recepcionista e o Director da empresa, chamou um mecânico que já trabalhou muitos anos na Fiat e agora está naquela marca, e disse-lhe "desmonte esse sensor a este carro e coloque um outro que o Sr.... vai buscar ali abaixo. assim foi, desmontou uma série de componentes, tirou o sensor e entregou-me, fui a pé a um armazém de peças auto, fica ali a 50 mts do local e trouxe um sensor igual.
                                  Voltei a entregar ao mecânico e ele montou o sensor novo, montou as peças e colocou liquido e sangrou o sistema.

                                  Só que o manómetro ficou OFF como estava, então ele disse "isso já é problema no manómetro e terá que ser um electricista a desmontar e a substituir tudo"

                                  Passei por um electricista auto, amigo de há anos e pedi-lhe que visse a causa do manómetro de temperatura estar OFF, ele respondeu-me "isso foi o sensor que pifou" então eu exibi o substituído e disse-lhe, ali na concessão X mudaram-me agora o sensor e foi até um mecânico que teve na Fiat muitos anos!

                                  Resposta imediata do electricista "esse mecânico que se dedique á pesca, porque ele não percebe nada disso, o sensor que substituiu é da luz quando aquece o motor em demasia e avisa que vai gripar, o sensor que liga o manómetro está aqui em baixo e mostrou o local e o sensor em causa" e disse ainda, "segunda feira temos que limpar os farois desse carro, e tráz um sensor do mesmo sitio, para eu o colocar aqui"

                                  Mesmo o serviço efectuado na concessão ter sido de cortezia (sem pagar e não é a primeira vez) contei o sucedido ao recepcionista e ele chamou o mecânico e disse-lhe que se tinha enganado e ele respondeu de imediato "o engano é próprio do homem, mas assim fica com 2 sensores novos..."

                                  Ora aqui está um caso flagrante, se fosse um carro da marca e a pagar, lá vinha a factura com um débito de 2 sensores e originais devem custar uns bons € e a mão de obra não de 1 mas sim montar 2 sensores de temperatura e era pagar sem reclamar, porque não sabia-mos que tinha havido lapso do mecânico!

                                  Este é um exemplo que muitos user se queixam aqui de pagarem quantias enormes de mão de obra e peças nas oficinas!

                                  Quanto a Torres Novas, podemos dizer Meia Via que conhece bem!

                                  Cpts
                                  Editado pela última vez por Marcus; 21 August 2011, 21:10.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Conheço a Meia Via sim.

                                    Acontece isso muito por aí fora. Também a culpa é dos carros de hoje em dia!

                                    Só sensores e tudo o mais!

                                    Deviam ser simples.

                                    Há vários sensores de temp num carro e dependendo do carro. Por exemplo, quando comprei o meu Clio o ponteiro da temp subia bem. Á partida estava tudo bem mas não.

                                    Então comecei a notar que perdia óleo!

                                    É certo que passei uma semana de volta do carro a ver se via onde andava a perder. Sempre com olho no nivel para não lixar o carro!

                                    Conclusão, um sensor/válvula do nivel do óleo. Fui a uma casa de peças pertinho, 14€, troco o sensor e pronto! Depois até ganhei mais luzes pois a tal luz que avisa de perigo de excesso de temperatura devia acender quando rodo a chave e não acendia. O ponteiro de nivel do óleo também não se mexia quando rodava a chave e agora já sobe. Enfim...

                                    Imagina se fosse meter o carro numa oficina para uma coisa tão simples?

                                    Abraços

                                    Comentário


                                      #78
                                      Espero que resolvas o teu problema. E até tens espaço para ter uma boa oficina pelo que dizes. Eu aproveitava mesmo esse espaço para certas coisas como estas. É uma mais valia.

                                      Abraços

                                      Comentário


                                        #79
                                        O problema é a disponibilidade, a partir de Setembro começo a trabalhar e não é fácil.

                                        Hoje deixei o carro numa oficina, vamos aguardar notícias da mesma!

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #80
                                          Cá espero pela resolução do problema.

                                          Abraços

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                            Não sei ao certo. Sei que no meu carro tem um tubo que vai desde o servo freio ate ao turbo com uma válvula pelo meio. Mas o mecânico eliminou esse turbo, disse que dava mais tempo de vida ao turbo, ou algo assim.
                                            Afinal o problema esta aqui o que os colegas do fórum AH surgeriram ver em prioridade!

                                            Era o actuador da wartegate que estava preso e calcinado, o turbo está 90% em condições pelo menos á vista, mas falta ainda testar, que ficará pronto amanhã (?)


                                            Comentário


                                              #82
                                              Esteve muito tempo parado por causa do tubo roto, e depois calcinou. Inda bem que era só isso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                Não sei ao certo. Sei que no meu carro tem um tubo que vai desde o servo freio ate ao turbo com uma válvula pelo meio. Mas o mecânico eliminou esse turbo, disse que dava mais tempo de vida ao turbo, ou algo assim.
                                                Também me foi informado que a electro válvula que sai um tubo para outra valvula do meio e vai outro para o servo freio, está já tapada e sem fazer algum efeito, levou uma anilha "falsa" para ficar OFF, mas esse serviço já foi feito há muitos e muito kms, pelo aspecto da mesma e vai ficar e continuar assim por ser melhor para o motor, disse-me o mecânico agora!

                                                Era para sair o turbo, mas tem 2 parafusos calcinados, um já o conseguiu tirar, mas o outro não está a conseguir, agora para não estar a tirar o colector todo e como o turbo está com bom aspecto e nada leva a crer que esteja com problemas, vai ficar assim, depois ainda hoje ou amanhã de manhã montar os componentes para fazer os testes em andamento e outras medições. Se tiver tudo ok, fica assim, mas ainda vai posteriormente abrir um pouco (?) não percebi o quê, para o carro ficar com mais potência!

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                  Esteve muito tempo parado por causa do tubo roto, e depois calcinou. Inda bem que era só isso.
                                                  Mas o tubo com frusura e estava fora (ou quase) era aquele que vinha da valvula á outra electro valvula (que afinal a mesma estava OFF propositadamente)

                                                  Sei é que o carro está assim sem turbo há anos e também só andar cerca de 800 ou 900 kms/ano e nem sempre!

                                                  Agora não sei se mando colocar liquido no depósito de refrigeração ou apenas água da torneira? (nem falei com o mecãnico sobre isso)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                                    Mas o tubo com frusura e estava fora (ou quase) era aquele que vinha da valvula á outra electro valvula (que afinal a mesma estava OFF propositadamente)

                                                    Sei é que o carro está assim sem turbo há anos e também só andar cerca de 800 ou 900 kms/ano e nem sempre!

                                                    Agora não sei se mando colocar liquido no depósito de refrigeração ou apenas água da torneira? (nem falei com o mecãnico sobre isso)
                                                    Então como sentiste melhorias ao meter o tubo novo?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                      Então como sentiste melhorias ao meter o tubo novo?
                                                      "Goncaloibiza", talvez por carro estar parado há 2 anos e eu andar no final da passada semana a puxar uns kms a tentar rpm altas pelo carro e sentir o mesmo chegar aos 100 kms/h em 4ª velocidade ás 3200 rpm ou ser ainda um factor psocológico, digo eu!

                                                      Ao ouvir agora essa observação do mecâncio que a electro valvula estava OFF propositadamente e devia ser há muito tempo...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        É possível. Essa válvula no meu carro que é diferente do teu, também esta eliminada. Penso que é a válvula que ajuda a descomprimir o turbo, mas as tantas não é, e estou a dizer asneiras. Sei que eliminei, porque o mecânico disse que andar com isso ligado não dava saúde nenhuma ao turbo.

                                                        O que ele disse que ia abrir deve ser a bomba injector,mas que tenha cuidado para isso não ficar a largar fumo preto. Que compense na pressão do turbo.

                                                        Outra coisa, agua da torneira só serve para beber, e lavar os carros, para refrigerar, e limpar vidros, só trás problemas. Vai a Fiat e compra Paraflu, acho que é assim que se chama o liquido de refrigeração. É bom, barato, e recomendado pela marca.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Ainda bem que a partida seja isso. O que o mecânico irá fazer será dar mais pressão ao turbo não? Atenção a isso para não partir o motor todo!

                                                          Abraços

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                            É possível. Essa válvula no meu carro que é diferente do teu, também esta eliminada. Penso que é a válvula que ajuda a descomprimir o turbo, mas as tantas não é, e estou a dizer asneiras. Sei que eliminei, porque o mecânico disse que andar com isso ligado não dava saúde nenhuma ao turbo.

                                                            O que ele disse que ia abrir deve ser a bomba injector,mas que tenha cuidado para isso não ficar a largar fumo preto. Que compense na pressão do turbo.

                                                            Outra coisa, agua da torneira só serve para beber, e lavar os carros, para refrigerar, e limpar vidros, só trás problemas. Vai a Fiat e compra Paraflu, acho que é assim que se chama o liquido de refrigeração. É bom, barato, e recomendado pela marca.
                                                            O Paraflu barato????????? Onde??????????????

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                                              Mas o tubo com frusura e estava fora (ou quase) era aquele que vinha da valvula á outra electro valvula (que afinal a mesma estava OFF propositadamente)

                                                              Sei é que o carro está assim sem turbo há anos e também só andar cerca de 800 ou 900 kms/ano e nem sempre!

                                                              Agora não sei se mando colocar liquido no depósito de refrigeração ou apenas água da torneira? (nem falei com o mecãnico sobre isso)
                                                              água da torneira nunca!!! se não quiseres gastar em líquido específico mete água destilada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X