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Mudança preventiva das “capas” das bielas – motores dci
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Bem, troquei hoje as capas de biela de um amigo meu, em casa.
Sou mecânico de motas, mas, sempre que posso faço serviços em carros de conhecidos.
O Carro em questão é um Renault Clio 1.5dCi 65cv 2001 com 374.000km, ainda eram as capas de origem.
Material:
- Capas de biela 37,95€
- Parafusos de biela: 22,75€
- Junta do carter: 12,99€
- 5L Liqui Moly 5w40: 35,00€
- Filtro de oleo: 6,75€
- Mão de obra para amigo: 50,00€
Total: 165,44€
As capas antigas, com quase 380 mil Km tinham muito desgaste, completamente ovais e quase a dizer adeus... Foi uma boa altura para a troca. Depois de feito o trabalho (aproximadamente 3h e uns minutos) liguei o carro com oleo do continente de 10€ (para efetuar a "lavagem" ao motor depois de ter sido mexido), fizemos uns 10km e metemos então o oleo e filtro novo.
Agora recomendei ao dono do carro para fazer pelo menos uns 1000km sem puxar pelo carro.
O Barulho do motor diminuiu consideravelmente. Um Serviço fácil e barato de ser fazer. Basta ter uma chave dinamométrica de baixo binário e um guniómetro para ficar tudo perfeito
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Originalmente Colocado por SS1128 Ver PostExcelente preço. .
Com tanto km, nao era de aproveitar e trocar os segmentos?
Este motor não bebe muito óleo ainda, em 1000km a vareta desce para metade.. Não é muito...
E ao tirar a cabeça, aumenta-se a compressão em cima dado que as valvulas ficam a vedar a 100% e vai forçar mais ainda o consumo de óleo em baixo.
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O meu megane cabriolet 1.9dci 120cv de 2005 com 160mil km comecou com um tuk tuk tuk e só descobri o que é uma biela agora depois de pesquisar este problema enviei o carro para uma oficina e agora vou esoerar que seja só capas de bielas.....pq o motor ainda anda por isso não é preciso comprar reconstruido acho eu , foi para orcamento
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Originalmente Colocado por ELCUPRA Ver PostO meu megane cabriolet 1.9dci 120cv de 2005 com 160mil km comecou com um tuk tuk tuk e só descobri o que é uma biela agora depois de pesquisar este problema enviei o carro para uma oficina e agora vou esoerar que seja só capas de bielas.....pq o motor ainda anda por isso não é preciso comprar reconstruido acho eu , foi para orcamento
Ou tens de trocar por um reconstruido ou tens de refazer esse.
Este problema das bielas se não for arranjado preventivamente, quando ouves o "tuk tuk" ja o motor está no galheto.
O barulho que ouves é o piston a bater na cabeça, tal é o estrago que existe no encaixe do piston na cambota.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostEsse motor já foi...
Ou tens de trocar por um reconstruido ou tens de refazer esse.
Este problema das bielas se não for arranjado preventivamente, quando ouves o "tuk tuk" ja o motor está no galheto.
O barulho que ouves é o piston a bater na cabeça, tal é o estrago que existe no encaixe do piston na cambota.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostNão necessariamente. A reparação da minha Scenic foi corretiva e fico impecável só com as capas e a retificação da cambota!
Ja agora alguem sabe disser o preço de uma cambota para um megane 1.9 dci 2005 ?Editado pela última vez por ELCUPRA; 06 August 2016, 13:54.
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pessoalmente não acho que nenhum óleo deva fazer 30kkms, optaria por uma mudança intermêdia a cada 15kkms. Na minha óptica estaria a prolongar a vida do motor tendo um óleo sempre com uma qualidade boa, repara um óleo com 25kkms em cima por mt especial e xpto q seja já não tem as mesmas propriedades q tinha com 10 ou 15 mil....mas é só uma opnião
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostO uso de óleos não-recomendados + revisões "longlife" = este tópico.
Tenho dito!
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Originalmente Colocado por Farang Ver PostEsses factores potenciam o defeito das capas de biela, conheço quem usava o óleo indicado, com mudanças de 15000kms e o motor foi com os porcos, devido ao desgaste prematuro das capasOriginalmente Colocado por Ruie34 Ver Post2 DCI do mesmo ano e mês.
Um de 65cv com revisões a cada 30k km, sempre com o óleo recomendado. Aos 180k km estavam impecáveis.
Outro de 105 com revisões a cada 20k km, sempre com óleo recomendado. Aos 156k km estavam à beira da catástrofe.
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ciência exacta até há, é é complexa....quando se fala em óleo recomendado é óleo sempre da mesma marca ou apenas a graduação e aditivos são iguais? Podem haver reacções quimicas com o uso de diferentes marcas de óleo apesar de todas cumprirem as especificações do fabricante, provocando desgaste prematuro e outros problemas. Uma coisa é certa quem usa sempre o óleo indicado e mudar o menos possivel de marca está a fazer bem
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Tirando as revisões que fiz na Renault nos primeiros 2 anos, em que o óleo colocado era, supostamente, sempre o mesmo, não me lembro de depois ter repetido o mesmo óleo nas mudanças seguintes: experimentei Shell, Motul, Fuchs, e outros mais. O curioso é que na Renault metiam Elf 10W40 e eu passei a colocar das mais variadas marcas mas 5W40 e a respeitar a norma RN0710 (se bem que nem precise, no meu caso).
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post2 DCI do mesmo ano e mês.
Um de 65cv com revisões a cada 30k km, sempre com o óleo recomendado. Aos 180k km estavam impecáveis.
Outro de 105 com revisões a cada 20k km, sempre com óleo recomendado. Aos 156k km estavam à beira da catástrofe.
Se pagarem ao mecânico até as mudo, até lá, é sempre a rolar. E fez a maioria dos quilómetros a fazer 30.000 km entre revisões e a mamar do belo 10W40...
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Originalmente Colocado por ELCUPRA Ver PostDeram.me 1600 euros para refazer o motor , mas pode acrescentar mais 1400 se o resto estiver lixado , ainda falta abrir o resto tou lixado da vida
Agora o melhor é comprar um motor reconstruido ou um usado da sucata.
Nem que seja para vendes o carro de seguida...
Refazer esse é para esquecer, nunca sabes o que te vai custar nem sabes se fica em condições.Editado pela última vez por DragonH; 10 August 2016, 22:40.
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Tenho andado numa de pedir orçamento para a operação e até agora anda tudo na mesma casa..
Na Renault pedem me 458€, já com IVA (105€ de óleo...)
No mecânico onde costumo ir quando preciso de arranjar alguma coisa fica por 458€ + IVA, mas inclui a troca da bomba de óleo (223€) que ele diz ser necessário para o serviço ficar bem feito..
Será mesmo necessário fazer essa troca num carro com - de 80000km, ou basta as bielas?
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Eu também nunca tinha ouvido isso, por isso é que estranhei..talvez recomende isso porque já que está aberto, troca-se tudo...mas ainda é muito € desnecessariamente.
Eu preferia fazer a operação na Renault, principalmente porque numa futura venda é sempre um ponto positivo...mas custa-me dar 105€ por 4,8L de óleo...óleo esse que eu compro a 27,90€ 5L...
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