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    #61
    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
    Que me lembre, qualquer carro pode ter o sistema de ventilação a funcionar, sem o compressor do AC ligado, independentemente de ser um sistema automático ou manual.
    Não é bem assim.
    O meu 166, Posso ter o Ac a funcionar em quente ou frio, ou só ter a ventilação em quente ou frio.

    Há um botão que desliga o compressor do AC.
    Editado pela última vez por Braz; 15 November 2012, 21:56.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
      EPAH, FDX......já vinha fazer mea culpa, mas afinal tens o ECC, portanto faz tudo o que eu te dizia.

      Vinha hoje dizer-te, para veres se carregavas na roda central para dentro, porque isso faz acesso ao menu do AC.

      Mas que raio de livro da carrinha tens tu? Qualquer livro da Astra H, traz as hipóteses de comandos que a marca disponibiliza, portanto, ou te escapou esta pressão que tens que fazer na roda central, ou então o livro é realmente de outra viatura.


      EDIT. entretanto estive a ler melhor e vi que não tens o livro.....faz o download do mesmo na página da Opel. Deixa-o ficar como ficheiro e em caso de dúvida acedes ao mesmo.
      Vens falar de ECC e SAC, como se eu soubesse qual seria o modelo do meu. Andava nas adivinhas, e pensei que não fosse igual ao teu (ECC) e como já vi que há vários.....

      Essa roda ir para dentro até seria intuitivo, se tivesse algo a anunciar essa função. Só ontem é que entrei nesse menu, depois de falar com o tipo da Opel. É exactamente como está na figura, não se vislumbra nada que indique uma função "extra", enfim, como eu, devem andar mais alguns. É capaz de vir activado de fábrica com AC ligado.....

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
        É mentira. No 407 dá para ter ventilação sem ser em AC. Eu tenho um. Tem de se ir ao menu do carro e desligar o AC.
        Engº, se tivesses visto os meus posts seguintes, verias que já coloquei essa hipótese, de haver uma função "escondida" para definir o AC. Disse-o depois de ver a mesma situação na Astra.

        De valor, era explicares ao pessoal, como isso se faz. Anda "por aqui" alguém com um 407 com essa questão.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Engº, se tivesses visto os meus posts seguintes, verias que já coloquei essa hipótese, de haver uma função "escondida" para definir o AC. Disse-o depois de ver a mesma situação na Astra.

          De valor, era explicares ao pessoal, como isso se faz. Anda "por aqui" alguém com um 407 com essa questão.
          O meu é o que tem GPS e bluetoth. Portanto, tenho uma tecla "setup". Dentro desse menu tenho outro que se não me engano é "veículo". Então ai aparece uma escolha para o AC.
          Agora não sei se nos 407 sem gps funciona assim, a questão dos menus.

          Resultados da pesquisa de http://www.perrys.co.uk/used-car-photos/800x/5/1/KT10BFA.jpg no Google

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Vens falar de ECC e SAC, como se eu soubesse qual seria o modelo do meu. Andava nas adivinhas, e pensei que não fosse igual ao teu (ECC) e como já vi que há vários.....

            Essa roda ir para dentro até seria intuitivo, se tivesse algo a anunciar essa função. Só ontem é que entrei nesse menu, depois de falar com o tipo da Opel. É exactamente como está na figura, não se vislumbra nada que indique uma função "extra", enfim, como eu, devem andar mais alguns. É capaz de vir activado de fábrica com AC ligado.....

            LOL, e tu saís-te-te logo com a treta que conhecias bem o que tinhas. Até afirmaste que não tinhas o ECC, mesmo sem saber qual dos comandos era.....ainda bem que, no final meteste em causa os conhecimentos próprios acerca do que tinhas, e foste perguntar ao técnico da Opel.

            Interessa é que tens isso a trabalhar como deve de ser.

            Comentário


              #66
              Bem, depois de ler o topico todo, chego á conclusao que 100% dos veiculos com AC automatico (incluindo o meu LagunaII Fase2, e outros que tive antes) podem ter ventilaçao sem AC ligado...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                Bem, depois de ler o topico todo, chego á conclusao que 100% dos veiculos com AC automatico (incluindo o meu LagunaII Fase2, e outros que tive antes) podem ter ventilaçao sem AC ligado...
                Pois deve ser assim, mas há situações muito mais intuitivas e fáceis que outras, como se tem, visto.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
                  O meu é o que tem GPS e bluetoth. Portanto, tenho uma tecla "setup". Dentro desse menu tenho outro que se não me engano é "veículo". Então ai aparece uma escolha para o AC.
                  Agora não sei se nos 407 sem gps funciona assim, a questão dos menus.

                  Resultados da pesquisa de http://www.perrys.co.uk/used-car-pho.../1/KT10BFA.jpg no Google
                  Pois não sei se é diferente sem GPS. Pelo menos a referência que tenho é sem esse sistema, e não consegui colocar o AC dissociado da ventilação. Mas se o teu dá, sem GPS também tem que dar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                    LOL, e tu saís-te-te logo com a treta que conhecias bem o que tinhas. Até afirmaste que não tinhas o ECC, mesmo sem saber qual dos comandos era.....ainda bem que, no final meteste em causa os conhecimentos próprios acerca do que tinhas, e foste perguntar ao técnico da Opel.

                    Interessa é que tens isso a trabalhar como deve de ser.
                    E conhecia (ok, não sabia da função "escondida" atrás do botão do meio, mas também não está mencionada). Toda a consola é bastante intuitiva e se tens o mesma que eu, sabes o que estou a dizer. Não percebo porque é que não há menção a esse menu, no próprio botão.....Eu até expliquei bem o caso todo (sempre que accionava a ventilação, ligo o AC) e seria fácil para um conhecedor como tu, me dizeres o que se passava. Poupavas-me um telefonema e uns posts às aranhas.

                    E eu nunca disse que o meu não era o ECC, depreendi (mal) pelas tuas palavras que esse era o teu, e que o meu seria outro (aliás até pensava que era o SAC..... e só depois de colocares a foto é que vi que não era). Nem sei o que essas siglas querem dizer.

                    No final, depois do que me disseste é que fiquei com a pulga atrás da orelha e acabei por confirmar a tua ideia com o tal telefonema.

                    Agora já tenho ventilação sem AC

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      E conhecia (ok, não sabia da função "escondida" atrás do botão do meio, mas também não está mencionada). Toda a consola é bastante intuitiva e se tens o mesma que eu, sabes o que estou a dizer. Não percebo porque é que não há menção a esse menu, no próprio botão.....Eu até expliquei bem o caso todo (sempre que accionava a ventilação, ligo o AC) e seria fácil para um conhecedor como tu, me dizeres o que se passava. Poupavas-me um telefonema e uns posts às aranhas.

                      E eu nunca disse que o meu não era o ECC, depreendi (mal) pelas tuas palavras que esse era o teu, e que o meu seria outro (aliás até pensava que era o SAC..... e só depois de colocares a foto é que vi que não era). Nem sei o que essas siglas querem dizer.

                      No final, depois do que me disseste é que fiquei com a pulga atrás da orelha e acabei por confirmar a tua ideia com o tal telefonema.

                      Agora já tenho ventilação sem AC
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      P.S. Eu não tenho o ECC.
                      Lê lá Toni?

                      E sim, eu também tenho o ECC....já tive foi o SAC.

                      Agora, com ventilação sem ac, é que vão ser altos consumos, na máquina.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                        Bem, depois de ler o topico todo, chego á conclusao que 100% dos veiculos com AC automatico (incluindo o meu LagunaII Fase2, e outros que tive antes) podem ter ventilaçao sem AC ligado...
                        Todos, mas mesmo todos os carros , têm ventilação sem AC. O meu tem AC automático e liga ou desliga o AC conforme as temperaturas. Quem percebe minimamente sabe que o AC não produz calor...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Todos, mas mesmo todos os carros , têm ventilação sem AC. O meu tem AC automático e liga ou desliga o AC conforme as temperaturas. Quem percebe minimamente sabe que o AC não produz calor...
                          Por acaso...um AC pode fazer calor, tanto que os habitacionais fazem. Mas os equipados nos automóveis não estão preparados para tal.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Pois não sei se é diferente sem GPS. Pelo menos a referência que tenho é sem esse sistema, e não consegui colocar o AC dissociado da ventilação. Mas se o teu dá, sem GPS também tem que dar.
                            Pois. Já tentou encontrar algum menu do carro, consiga modificar isso?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                              Lê lá Toni?

                              E sim, eu também tenho o ECC....já tive foi o SAC.

                              Agora, com ventilação sem ac, é que vão ser altos consumos, na máquina.
                              Não me fiz entender......eu não disse de caras que não tinha o ECC (porque não sabia as nomenclaturas, tanto podia ser isso, como outra coisa), mas depois do teu post, assumi que não fosse igual ao teu (já te tinha explicado isso). Aí até fiquei a pensar que tinha o SAC e só depois da foto é que vi que não era....no final, é que percebi que era ECC, depois de teres dito, ó Toni (gambém já te tinha explicado esta parte).

                              E com ventilação sem AC vão ser é baixos consumos, e não altos.....não muda nada, porque raramente ligava em andamento, já que o ar entrava na mesma. E no verão, ando quase sempre com o AC ligado, por isso é igual. Os últimos 23mil Kms estão com 5.4. É porreiro para o carro/motor que é, acho eu.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
                                Pois. Já tentou encontrar algum menu do carro, consiga modificar isso?
                                O carro já saiu cá de casa em 2008......não terei essa oportunidade. Mas obrigado pela partilha.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Todos, mas mesmo todos os carros , têm ventilação sem AC. O meu tem AC automático e liga ou desliga o AC conforme as temperaturas. Quem percebe minimamente sabe que o AC não produz calor...
                                  Por aquilo que leio neste fórum, confirma-se esta situação. O que me deixa com a pulga atrás de orelha, é que tenho a sensação que mesmo com o AC (de notar que só desde 4ª feira é que não o tenho activado), se subir a temperatura o ar aquece. Enfim, não sei se se pode considerar calor, ou menos frio....esta semana vou experimentar com o AC ligado e depois à mesma temperatura, só com ventilação. Darei o devido feedback.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Já agora, partilho aqui um mail que recebi. Eu já tinha ouvido falar que não se deve ligar o compressor acima das 2000rpm, por causa do coice que ele leva, mas depois de ler isto, vou passar a ter, ainda, mais cuidado.

                                    Estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.

                                    Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta:

                                    - Você sabe que não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?

                                    Respondi:

                                    - Não, não sei nada sobre isso...

                                    Ele esclarece:

                                    - Você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel o orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar o ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.

                                    Surpresa:

                                    - Mas porquê?!

                                    Responde ele:

                                    - Veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem do carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embraiagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se for com o seu carro a 3.000 ou 4.000 rpm, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.

                                    Bom, fiquei espantado e um pouco incrédulo. Percebendo a minha surpresa e também a minha curiosidade, ele foi às peças da empresa, pegou num compressor de ar exatamente igual ao do meu carro e mostrou-me com precisão o que ocorre quando acionamos o ar condicionado.

                                    Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se ligarmos o ar condicionado a alta velocidade, o sistema todo será submetido a um arranque violento, o que pode causar o dano no sistema.

                                    Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário num Instante e passa a funcionar à velocidade da rotação do motor! É aí que está o grande problema.

                                    Questionei então, que devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver numa autoestrada e o calor for insuportável. Paro o carro e ligo o ar


                                    Ele recomendou que se estiver em autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado deve-se colocar o carro em "ponto morto" para a rotação cair e aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Por acaso...um AC pode fazer calor, tanto que os habitacionais fazem. Mas os equipados nos automóveis não estão preparados para tal.
                                      Eu falei em carros. Não falei em casas.....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por WithoutNick Ver Post
                                        Já agora, partilho aqui um mail que recebi. Eu já tinha ouvido falar que não se deve ligar o compressor acima das 2000rpm, por causa do coice que ele leva, mas depois de ler isto, vou passar a ter, ainda, mais cuidado.
                                        Ora aqui está uma informação preciosa. Obrigado.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Já me aconselharam a fazer isso mas há uma questão que não me conseguiram explicar: o compressor do ac está sempre a ligar e a desligar durante o seu funcionamento (se estiverem com o carro parado a trabalhar ouvem o relé do compressor a funcionar para aí de 30 em 30s). Logo, mesmo que eu colocasse o carro em porto-morto, não ia impedir que o carro depois o voltasse a ligar e a desligar...Posso estar a fazer mal, mas continuo a ligar sempre que preciso e sem a "técnica do ponto-morto" - que até tem alguns riscos de segurança

                                          Comentário


                                            #81
                                            Por acaso tenho um problema semelhante. Ar quente só no lado do condutor lol mesmo colocando ambos os lados a 30 graus. Do lado do pendura só sai ar frio

                                            Comentário


                                              #82
                                              Finalmente vi o meu problema resolvido.

                                              Não sem antes ter apanhado um cagaço de todo o tamanho quando, ao subir a Calçada de Carriche, aparece a indicação de "Sobreaquecimento de motor" e me deparo com um barulho infernal da ventoinha (coisa nunca vista) e o ponteiro da temperatura a galgar a escala no painel de instrumentos.

                                              Como estava a pouco metros da estação de serviço da Galp, lá resolvi parar para tentar remediar a situação.

                                              Assim, parei o carro e deixei o motor ao ralenti durante uns segundos até a temperatura estabilizar para valores mais correctos e aí sim, parei o motor.

                                              Verifiquei a presença do líquido de refrigeração, ou melhor, constatei a sua ausência... Dirigi-me à loja da bomba para comprar líquido e saí de lá com 2 embalagens de 1 litro cada uma, ao preço exorbitante de 3,75 € cada uma... Roubado !!!

                                              Após alguns minutos, espetei o respectivo líquido e tratei de ir até casa e daí dirigir-me ao Pingo Doce buscar 2 garrafões de líquido de refrigeração (5 litros) a 7,98 €, os dois...

                                              A ideia era ir repondo a ausência de líquido durante o tempo que não podia dirigir-me à oficina, algo que só pude realizar hoje.

                                              Assim, lá fui e expliquei o que me sucedera e esperei pelo diagnóstico, tendo sido apontado duas prováveis causas para o problema: a bomba de água ou uma torre que eleva a água no bloco em plástico.


                                              E a causa era devido ao mau funcionamento da bomba de água. Ou seja, quando me venderam o carro (há quase 3 anos) e mudaram a distribuição "fizeram-me" o favor de se esquecer deste elemento...

                                              Assim, hoje tive de proceder à respectiva substituição da dita bomba de água e acessoriamente, da distribuição (que segundo o mecânico a correia fora afectada).

                                              Agora estou 230 € (almoço incluído) mais pobre mas com o problema resolvido e com carro para mais uns valentes quilómetros.

                                              Comentário


                                                #83
                                                e o liquido que meteste lá foi do continente à mesma?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Se a bomba de água não estiver a trabalhar, não circula a água quente necessária para o radiador interior fazer o seu papel.

                                                  PS: 99.9% dos ac's auto só fazem frio..
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Finalmente vi o meu problema resolvido.

                                                  Não sem antes ter apanhado um cagaço de todo o tamanho quando, ao subir a Calçada de Carriche, aparece a indicação de "Sobreaquecimento de motor" e me deparo com um barulho infernal da ventoinha (coisa nunca vista) e o ponteiro da temperatura a galgar a escala no painel de instrumentos.

                                                  Como estava a pouco metros da estação de serviço da Galp, lá resolvi parar para tentar remediar a situação.

                                                  Assim, parei o carro e deixei o motor ao ralenti durante uns segundos até a temperatura estabilizar para valores mais correctos e aí sim, parei o motor.

                                                  Verifiquei a presença do líquido de refrigeração, ou melhor, constatei a sua ausência... Dirigi-me à loja da bomba para comprar líquido e saí de lá com 2 embalagens de 1 litro cada uma, ao preço exorbitante de 3,75 € cada uma... Roubado !!!

                                                  Após alguns minutos, espetei o respectivo líquido e tratei de ir até casa e daí dirigir-me ao Pingo Doce buscar 2 garrafões de líquido de refrigeração (5 litros) a 7,98 €, os dois...

                                                  A ideia era ir repondo a ausência de líquido durante o tempo que não podia dirigir-me à oficina, algo que só pude realizar hoje.

                                                  Assim, lá fui e expliquei o que me sucedera e esperei pelo diagnóstico, tendo sido apontado duas prováveis causas para o problema: a bomba de água ou uma torre que eleva a água no bloco em plástico.


                                                  E a causa era devido ao mau funcionamento da bomba de água. Ou seja, quando me venderam o carro (há quase 3 anos) e mudaram a distribuição "fizeram-me" o favor de se esquecer deste elemento...

                                                  Assim, hoje tive de proceder à respectiva substituição da dita bomba de água e acessoriamente, da distribuição (que segundo o mecânico a correia fora afectada).

                                                  Agora estou 230 € (almoço incluído) mais pobre mas com o problema resolvido e com carro para mais uns valentes quilómetros.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                    Verifiquei a presença do líquido de refrigeração, ou melhor, constatei a sua ausência... Dirigi-me à loja da bomba para comprar líquido e saí de lá com 2 embalagens de 1 litro cada uma, ao preço exorbitante de 3,75 € cada uma... Roubado !!!
                                                    Tinhas me pedido liquido,estavas mesmo ao pé de minha casa,e aí poupavas quase "10€"...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      desculpem a pergunta idiota...quando se fala aqui de radiador de soffagem é o mesmo radiador que faz a refrigeração do motor?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Não, é um que está dentro/detrás do tablier.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por MPFer Ver Post
                                                          desculpem a pergunta idiota...quando se fala aqui de radiador de soffagem é o mesmo radiador que faz a refrigeração do motor?
                                                          Por exemplo este e do corsa A

                                                          http://images04.olx.pt/ui/11/12/07/1...orsa-A-e-B.jpg

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Bitch please...

                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Na bomba?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por MPFer Ver Post
                                                              desculpem a pergunta idiota...quando se fala aqui de radiador de soffagem é o mesmo radiador que faz a refrigeração do motor?
                                                              Existe o radiador principal, colocado no para-choques, que tem como objectivo controlar a temperatura do liquido de refrigeração, não deixando passar a temperatura de serviço (cerca de 90 ºC). Para tal, é usado um termostato que abre e fecha consoante a temperatura. Por exemplo, com o carro em andamento e tempo frio não é necessário o liquido arrefecido do radiador.

                                                              O radiador de sofagem, normalmente por trás do tablier, tem como objectivo libertar o calor de forma a aquecer o habitáculo.

                                                              Comentário

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