Grosso modo, a toyota aceitou voltar a tentar este ano desde que a vitória estivesse garantida. XD
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Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver PostPodes clarificar Semilha, para quem não está a par das vicissitudes da categoria?
https://www.motorsport.com/wec/news/...nalty-1004986/
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Originalmente Colocado por jAmobil Ver PostGrosso modo, a toyota aceitou voltar a tentar este ano desde que a vitória estivesse garantida. XD
Se acontecesse isto noutras categorias...ui ui....
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Originalmente Colocado por SEMILHA Ver PostExacto...e a chantagem foi...se assim não for vou embora...tendo a Audi e a Porsche desaparecido...os LMP1 iam ficar sem uma equipa de fabrica? Nem pensar...
Se acontecesse isto noutras categorias...ui ui....
Dito isto Parabéns à Toyota pois fizeram uma prova exemplar.
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Originalmente Colocado por point Ver PostNada impedia os outros LMP1 de competir com motor hibrido para escapar a essa restrição ...
Tiveste gigantes como a Renault e a Honda a penar por anos e o teu argumento é esse?
Ou seja não bastava a óbvia vantagem de ter esse sistema sobre os que não tinham que ainda tinhas de literalmente penalizar quem se pudesse aproximar?
Uma coisa é elogiar a vitória da Toyota....outra dizer que a regra é justa........
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Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver PostMas isso também interessou a ACO. Já viste o que era não ter nenhuma marca em LMP1? Basicamente ganharam todos.
Dito isto Parabéns à Toyota pois fizeram uma prova exemplar.
Mas correu tudo bem para o ACO..ganhou a Toyota...e ganhou o carro que era para ganhar...mas noutro ano a Toyota ficou como vencedor "popular" este...
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Também não é justo a situação inversa...
Qual o incentivo para as marcas investirem esses milhões em carros que cumpram as regras da classe principal, se depois as regras permitem que as classes inferiores tenham um andamento semelhante por uma fração do custo?
Afinal não é esse o objetivo de existirem classes?
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Sempre houve classes favorecidas pelos regulamentos em todo o lado.
O problema aqui foi "as regras são estas mas se alguém se aproximar, tem que ser penalizado". Isso desvirtua toda a competição a meu ver. Podiam dizer que os não-hibridos apenas podiam correr com um 3 cilindros de um Fiat 850 ou o que quisessem. Agora virem com histórias como "só podem fazer stints de x voltas" ou "se rodarem abaixo de x tempo tem que ser penalizado" para mim não faz sentido.
A própria Toyota devia-se ter oposto a isto. Por isso é que ninguém se queixou muito quando a Audi andou sozinha e este ano é o que se vê. A sensação que dava na altura era que a Audi tornou-se de tal forma dominadora que ninguém a ousava desafiar. A sensação que dá agora é que teve que se ir tudo embora para a Toyota conseguir ganhar e ainda tiveram que pôr os pequenos de castigo.
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Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver PostHmm, acho que já estou a perceber melhor a dinâmica da coisa então.
Mas assim continuo a achar que o dedo não deve ser apontado à Toyota mas sim a quem fez o regulamento, na medida em que permite que uma categoria inferior possa ser mais rápida que a que lhe sucede.
Tiveram de fazer o jogo senão a categoria acabava...
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Originalmente Colocado por Silverchair Ver PostParabéns à Toyota. Conseguiu ao fim de 30 anos. Já devia ter sido em 2016.
Agora espero que a FIA devolva o que roubou aos LMP1 privados, pois já deve ter
percebido (tarde demais) que foi comida pelo bluff dos japoneses...
Esta categoria Lmp1, muito fraca. Assim mais valia existir só as outras categorias.
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Originalmente Colocado por Silverchair Ver PostParabéns à Toyota. Conseguiu ao fim de 30 anos. Já devia ter sido em 2016.
Agora espero que a FIA devolva o que roubou aos LMP1 privados, pois já deve ter
percebido (tarde demais) que foi comida pelo bluff dos japoneses...
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Originalmente Colocado por point Ver PostNada impedia os outros LMP1 de competir com motor hibrido para escapar a essa restrição ...
Sabes como se chama.
Custos e complexidade.
E ainda reforço a ideia, hoje em dia como está a classe P1, um privado que queira entrar nas 24h, que vá para os P2, que os custos e a complexidade é menor, e em termos de andamento ainda compete com os ultimos P1. E em campeonato de classe é mais "composto"
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Karma is a bitch...
Quando finalmente ganham o mérito é de um piloto apenas... ROTFL
Como já muitos disseram...safaram os Pro... e se a BMW se chegar à frente e a Aston evoluir aquela coisa...teremos muita animação.
A "pobre " da Rebellion é que não teve mérito nenhum quando no fundo fez mega prova...
Bem sei que para o WEC...e o ACO...privados darem luta aos senhores das marcas é proibido...e nisso a F1 ainda se safa...quando vemos uma Red Bull dar lições a Ferraris e Mercedes...
Agora para quem nunca viu endurance...a quantidade de regras, devia dizer mariquices, é uma coisa de outro Mundo, só comparada com outro desporto que adoro, cheio de regras escritas e não escritas "no livro" como é o beisebol.
Onde já se viu...obrigar a trocar de pneus após x voltas? Limitar o combustível por volta (numa corrida essa aberração já existe)...a utilização dos teus pilotos...para nem falar de coisas ridículas como pilotos campeões do Mundo de F1 serem tratados como miúdos de 18 anos que estão a tirar a carta....
Ainda aceito isso nas ovais...mas aqui?
Le Mans... é como o Mónaco...nunca deixará de ser Le Mans pelo circuito, pela história, por tudo o que envolve estas 24 horas...mas se fosse pelas autoridades que gerem a prova / campeonato....
E nem falo de como andam borrados de medo dos DPi ...como comentou e bem o Albuquerque...
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Originalmente Colocado por SEMILHA Ver PostKarma is a bitch...
Quando finalmente ganham o mérito é de um piloto apenas... ROTFL
Como já muitos disseram...safaram os Pro... e se a BMW se chegar à frente e a Aston evoluir aquela coisa...teremos muita animação.
A "pobre " da Rebellion é que não teve mérito nenhum quando no fundo fez mega prova...
Bem sei que para o WEC...e o ACO...privados darem luta aos senhores das marcas é proibido...e nisso a F1 ainda se safa...quando vemos uma Red Bull dar lições a Ferraris e Mercedes...
Agora para quem nunca viu endurance...a quantidade de regras, devia dizer mariquices, é uma coisa de outro Mundo, só comparada com outro desporto que adoro, cheio de regras escritas e não escritas "no livro" como é o beisebol.
Onde já se viu...obrigar a trocar de pneus após x voltas? Limitar o combustível por volta (numa corrida essa aberração já existe)...a utilização dos teus pilotos...para nem falar de coisas ridículas como pilotos campeões do Mundo de F1 serem tratados como miúdos de 18 anos que estão a tirar a carta....
Ainda aceito isso nas ovais...mas aqui?
Le Mans... é como o Mónaco...nunca deixará de ser Le Mans pelo circuito, pela história, por tudo o que envolve estas 24 horas...mas se fosse pelas autoridades que gerem a prova / campeonato....
E nem falo de como andam borrados de medo dos DPi ...como comentou e bem o Albuquerque...
Quanto ao limite de combustível, acho muito bem. Aliás, essa devia ser a unica regra.
Devia ser assim: queres levar um v12, um v10, um avião ou uma trotinete? O problema é teu!
Mas... só podes gastar X. Queres andar a diesel, a gasolina, a gás ou água? É à tua escolha.
Talvez só pusesse outra imposição, que seria um limite orçamental para a construção e
desenvolvimento do carro. De resto, liberdade total. Quem tivesse unhas que tocasse guitarra...
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Originalmente Colocado por Silverchair Ver PostQuanto ao limite de combustível, acho muito bem. Aliás, essa devia ser a unica regra.
Devia ser assim: queres levar um v12, um v10, um avião ou uma trotinete? O problema é teu!
Mas... só podes gastar X. Queres andar a diesel, a gasolina, a gás ou água? É à tua escolha.
Talvez só pusesse outra imposição, que seria um limite orçamental para a construção e
desenvolvimento do carro. De resto, liberdade total. Quem tivesse unhas que tocasse guitarra...
Quando limitas o consumo, limitas o andamento, se limitas a quantidade de combustível máximo deixas ao critério das equipas a gestão do combustível...
Sou mais apologista desta versão da regra.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostPelo que percebi este foi um ano em que se andou particularmente depressa ? O 4 ano em que se percorreu mais distância é isto apesar de ter havido muitas show [slow] zones e pace car.
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Originalmente Colocado por Silverchair Ver PostQuanto ao limite de combustível, acho muito bem. Aliás, essa devia ser a unica regra.
Devia ser assim: queres levar um v12, um v10, um avião ou uma trotinete? O problema é teu!
Mas... só podes gastar X. Queres andar a diesel, a gasolina, a gás ou água? É à tua escolha.
Talvez só pusesse outra imposição, que seria um limite orçamental para a construção e
desenvolvimento do carro. De resto, liberdade total. Quem tivesse unhas que tocasse guitarra...Originalmente Colocado por SEMILHA Ver PostO limite não devia ser o consumo por volta mas o tamanho do depósito...
Quando limitas o consumo, limitas o andamento, se limitas a quantidade de combustível máximo deixas ao critério das equipas a gestão do combustível...
Sou mais apologista desta versão da regra.
Obrigação de uso de KERS (uma versão simplificada, pelo que percebi) que tem que estar disponível para privados a x preço e liberdade total no motor térmico.
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