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    #61
    O Sainz é daqueles que a Ferrari devia segurar por mais um tempo.

    Muito consistente na primeira época e com um carro longe dos lugares onde deveria estar. Deixa a curiosidade para o que ele será capaz de fazer com um carro que lute por títulos.

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      #62

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        #63

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          #64

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              #66

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                #67

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                  #68

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                    #69

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                      #70
                      A dúvida no momento é se vai haver Hamilton.

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                        #71
                        F1: Pirelli espera tempos semelhantes em 2022


                        A Pirelli terminou os testes em Abu Dhabi com a clara sensação de que os tempos por volta em 2022 não deverão ser muito diferentes dos que temos visto até agora e a diferença de performance entre as borrachas atuais e as de 2022 não é muito grande.

                        Para 2022, a pirelli irá apresentar um pneu completamente diferente do que tem sido usado na F1 até agora. Além do tamanho das rodas ser diferente, passando agora a 18 polegadas, as novas borrachas deverão permitir uma janela operacional maior, menos sobreaquecimento e uma degradação mais regular. Os testes têm dado bons indicadores, os pilotos têm-se mostrado agradados com os novos pneus.

                        No final do teste, Mario Isola, responsável da Pirelli mostrou-se otimista quanto às diferenças de tempos entre os pneus atuais e os que serão usados na próxima época:

                        “creio que o “graining” foi a principal limitação em termos de desempenho durante os dois dias”, disse Isola, citado pelo racingnews365.com, após o teste. “vou dizer que foram bastante bons, porque se compararmos, por exemplo, [na terça-feira] foram um pouco mais de um segundo mais lentos do que os pneus de 13 polegadas. Isto não considerando a volta rápida feita por [Nyck] de Vries no final, que foi claramente uma volta de qualificação, enquanto que com os carros adaptados, não fizeram voltas de qualificação. Assim, tomando como referência [um tempo de volta de] 1:25, 1:24, feita pelos 13 polegadas, temos uma diferença que está na gama de 1,5 segundos por volta, que é bastante aceitável considerando que os carros não estão totalmente otimizados. No próximo ano, com os novos carros, a afinação será muito melhor e mais equilibrada”.

                        “os pneus são um pouco mais difíceis na travagem, mais fácil de bloquear as rodas por vezes”, relatou Isola, depois de falar com vários pilotos. “eles sentiram o peso dos pneus; cada roda dianteira é dois quilos e meio mais pesada do que os pneus de 13 polegadas e o traseiro é três quilos mais pesado do que os pneus de 13 polegadas, por isso sentiram isso no volante. Reportaram uma muito boa tração em linha reta. Em alguns casos, [houve] alguma sobreviragem que está de acordo com o facto de que, com a subviragem, se tende a usar mais ângulo de direcção, e quando se perde a aderência da traseira acontece mais rápido, por isso é bastante coerente com estes comentários”.

                        “a estimativa de tempos por volta baseia-se apenas em simulações que recebemos das equipas, porque consideramos os seus números e, no papel, eles devem estar muito próximos dos carros atuais”, explicou ele. “durante o ano, normalmente quando se tem uma grande mudança nos regulamentos técnicos, a taxa de desenvolvimento é muito mais elevada em comparação com uma situação como esta época, onde os carros não tinham um grande potencial de desenvolvimento. Penso que no próximo ano, veremos uma boa taxa de desenvolvimento. Olhando para as simulações, elas devem estar muito próximas dos automóveis atuais. Olhando apenas para a aderência do pneu, está de acordo com o que vimos nos de 13 polegadas, mas são mais consistentes devido a esta nova família de compostos, e à forma como concebemos os compostos”.

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                          #72

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                            #73
                            Originalmente Colocado por Cavallino Ver Post
                            A dúvida no momento é se vai haver Hamilton.
                            Hamilton 2.0 incoming. Este ano já vimos o que é um Hamilton 1.5.

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                              #74
                              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                              Os carros de 2022, vão servir também para cortar a relva em Maranello. Esse fundo visto de frente parece um corta relvas.
                              E parece mais estreito, embora as figuras não estejam á mesma escala, mas se for assim qualquer dia só os Tsunodas cabem nos F1. [emoji16][emoji16][emoji16]

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                                #75
                                Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                F1: Pirelli espera tempos semelhantes em 2022
                                Olha, afinal não travam melhor [emoji38]

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                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                  Olha, afinal não travam melhor [emoji38]
                                  Olha, se calhar estás enganado...

                                  Dão mais velocidade de ponta, provavelmente travam no mesmo local...

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                                    #77
                                    A quantidade de gente que vai meter os carros que andam com “tampões” deste tipo, já há à venda na internet.

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                                      #78
                                      Sainz y Leclerc ya saben que Ferrari debe ganar carreras en 2022


                                      Mattia Binotto ha dicho que "en 2022 debemos volver a ganar Grandes Premios" y ha confirmado que para ello "la mayor parte de nuestro presupuesto de 2021 ha sido consagrado al coche de 2022".
                                      El jefe del equipo Ferrari ya lo ha dicho varias veces esta temporada que estaban volcados en 2022, año en el que cambiar las reglas de forma sustancial, especialmente las aerodinámicas.

                                      2022 también es el año en el que el desarrollo de los motores quedará congelado para las siguientes cuatro temporadas. Un año vital en el que no puede cometerse el más mínimo error.

                                      "Desde el primer momento identificamos 2022 como nuestra prioridad absoluta, así que no hemos buscando soluciones de compromiso".

                                      "Es el inicio de una nueva era en términos de reglamentación y sabíamos que estábamos en retraso con nuestros adversarios, así que era imprescindible trabajar cara a 2022, para ser competitivos a medio y largo plazo".

                                      "Quizás por ello la temporada 2021 ha resultado comprometida en un sentido u otro, porque no hemos desarrollado el coche durante la temporada. Trabajamos en la pretemporada y durante las dos o tres primeras carreras para solucionar pequeños problemas. Y a partir de ahí detuvimos el desarrollo", ha explicado.

                                      De hecho, la mejora que presentaron tras el verano, la nueva parte eléctrica de la unidad de potencia, fue introducida porque es la de 2022, que estaba ya finalizada y lista para su utilización. Y ahora confían en que el nuevo motor térmico, el bautizado como ‘Superfast’, permita colmar la diferencia de potencia con respecto a Honda y Mercedes.

                                      Binotto también confirmó que han tenido que lidiar con el techo presupuestario, "desestimando ciertos desarrollos y también reorganizando nuestra organización, poque las reglas hay que cumplirlas".

                                      Y entre estas nuevas reglas está asimismo el hándicap aerodinámico, que supone un problema grave porque la aerodinámica es hoy el factor esencial de las prestaciones y las horas disponibles de túnel de viento y simulación CFD son inversamente proporcionales a la clasificación del Campeonato.

                                      Precisamente, al haber sido terceros del Mundial de Constructores, el objetivo marcado, el hándicap aerodinámico que tendrán en 2022 será mayor que el de 2021. De ahí que este año también fuera importante adelantar todo el trabajo posible.

                                      Ello representa un gran desafío en 2022 porque las alas posteriores no proporcionarán tanta carga aerodinámica y el grueso de la misma estará confiada al ‘efecto suelo’ que será mayor que en la actualidad al haber sido ampliada la importancia del difusor.

                                      En Ferrari creen que el coche de 2022 les permitirá luchar regularmente por podios, estar enganchados a Mercedes y Red Bull y lograr algunas victorias. Al menos éste era el objetivo que se ha marcado Binotto y que exige John Elkann, el presidente de Ferrari.

                                      Charles Leclercy Carlos Sainz, que yan han probado en el simulador los cambios, esperan que los técnicos no se equivoquen y puedan lograr el objetivo.

                                      Binotto señala que es difícil hacer predicciones "porque todos los equipos hemos debido partir de una hoja en blanco para diseñar el nuevo coche. Todos trabajamos un poco a ciegas, fijándonos en nosotros mismos, porque no sabemos que tendrán los rivales".

                                      Binotto reconoce la fuerza de los dos equipos de cabeza, pero confía que la línea de crecimiento mostrada este año se mantendrá y señala que la discontinuidad en las reglas es un factor que deben aprovechar.

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                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                        Olha, se calhar estás enganado...

                                        Dão mais velocidade de ponta, provavelmente travam no mesmo local...
                                        Dificuldade em ler?
                                        Anyway, alguns pilotos referiram o mesmo, que no limite não travam tanto.

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                                          #80
                                          As jantes serão tapadas ou abertas? (tapadas ficam muito muito feios)

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                            Dificuldade em ler?
                                            Anyway, alguns pilotos referiram o mesmo, que no limite não travam tanto.
                                            Monolugares de 2022? Diz-te alguma coisa?

                                            É só para o ano amigo.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                              Monolugares de 2022? Diz-te alguma coisa?

                                              É só para o ano amigo.
                                              Oops, tens razao.

                                              Com menos downforce em 2022 é que vai ser, esqueci-me dessa.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                Oops, tens razao.

                                                Com menos downforce em 2022 é que vai ser, esqueci-me dessa.
                                                Efeito de solo... diz-te alguma coisa?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                  Sainz y Leclerc ya saben que Ferrari debe ganar carreras en 2022

                                                  Umas promessas e tanto. Se não ganharem corridas o Binotto é corrido
                                                  Para gáudio dos fans da F1 espero bem que venham com um carro ganhador, os pilotos já existem. Faço fé sobretudo no Sainz, não tão rápido quanto o colega mas para mim mais sólido e menos dado a devaneios.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MJPires Ver Post
                                                    Umas promessas e tanto. Se não ganharem corridas o Binotto é corrido
                                                    Para gáudio dos fans da F1 espero bem que venham com um carro ganhador, os pilotos já existem. Faço fé sobretudo no Sainz, não tão rápido quanto o colega mas para mim mais sólido e menos dado a devaneios.
                                                    Tanto a Ferrari como a McLaren têm mais do que meios para no próximo ano andarem na frente, basta terem acertado no caminho.

                                                    Para mim são 4 as candidatas a terem os monolugares mais rápidos: Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull.

                                                    Como partiram todas de uma folha em branco, vamos ver quem interpretou melhor o conceito de 2022.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Ritiro Hamilton: Bottas si candida, De Vries pronto per l’Alfa Romeo

                                                      https://www.formulapassion.it/motors...yB5eaOb4WQ3AWY

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Para além de carros novos, também é importante que haja regras novas. A FIA devia ouvir esta entrevista e retirar algumas notas sobre as inconsistências nos safety car e bandeiras vermelhas, em adição ao problema da inconsistência no que se pode ou não fazer em ultrapassagens e saidas de pista.
                                                        https://m.youtube.com/watch?v=rgqPlco9ais&t=331s

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          What we learned about Pirelli’s new 18-inch tyres at Abu Dhabi


                                                          The comparative times may have been meaningless given that mule cars of varying vintages were in use, but the Pirelli 18-inch tyre test was a key session for teams and drivers as they prepare for the new era in 2022.

                                                          All the teams taking part had already sampled the new tyres when they participated in Pirelli’s development testing earlier in the year. As time, the tyres being tried got closer to the final versions for those whose sessions were later in the year.

                                                          However Abu Dhabi was the first time that all teams – bar Williams who opted out of making a mule car for budgetary reasons – were able to sample the definitive 2022 tyres, across the range of all five new compounds.

                                                          Pirelli hasn’t told us much about the earlier testing or how its new tyres were performing, but after Abu Dhabi the company’s F1 boss gave some interesting insights into what we can expect.

                                                          "They had available all the new range of compounds, and they used all the new compounds on many laps, short runs, long runs,” Isola explained.

                                                          “I have to say that in general, we found first of all the delta lap time between compounds in line with our tyre development tests.

                                                          "So I can say that this number is quite in line with our findings during the year, and during our tyre development tests. Clearly the C1 and C2 are not the best compounds for Abu Dhabi, it’s a low severity circuit where we use mainly the C3, C4 and C5.

                                                          “So in general, for C1 and C2, the comment was that the grip was low, but they were very, very consistent.”

                                                          One clear characteristic stood out: "I can say that the general comment from all the drivers was about understeer, it seems that our rear tyre is much stronger, it's pushing a lot the front. And the general feedback was on an understeer balance.

                                                          “Consider that using the mule cars the possibility to adjust the set-up was limited. So in some cases, even if the teams were working around the set-up of the car, the cars were still understeering, because of this strength of the rear tyre.”

                                                          Isola is confident that understeer will be less of an issue with the proper 2022 cars.

                                                          "Talking to the teams, they believe that they can balance the new cars quite easily. They told me that they are not worried at all about the understeer, and they knew that with the new cars, they were expecting a bit of that. So they seem to be not worried at all."

                                                          After the first day of the Abu Dhabi test Pirelli made a change to the parameters it had given the teams in attempt to dial out some of that understeer.

                                                          “Looking at the data that we got from the teams, we saw a margin in the pressure, especially in the front pressure,” said Isola.

                                                          “So we added the possibility to decrease the front pressure for today by 1.5 psi. That was useful to reduce the understeer, obviously giving more footprint on the front and reducing the graining, especially on the C3.

                                                          “We still have some abrasion and graining on the C4 and C5, but they are the softest compounds, so it makes sense. But with this reduction in pressure is C3 was working better.”

                                                          That front pressure drop was from 21.5 to 20.0 psi, while Isola confirmed that the rears stayed at a low 17.5 for the two days.

                                                          As a comparison for the race weekend the respective numbers were 23.0 front, and 21.0 rear. In other words, we will get used to seeing much lower starting pressures.

                                                          “We know that with the new sides, the 18-inches, the rear construction is in terms of integrity is more robust,” said Isola. “And this is why we have the possibility to drop the pressure to 17.5. That is quite low also compared to the 13-inches tyre.”

                                                          Aside from low starting pressures teams also have to get used to the lower blanket temperatures mandated for 2022, and which in turn impact how drivers warm up the tyres once they’re on track.

                                                          "We are using the blanket temperature that we decided to introduce from 2022,” said Isola. “That means that the front tyres are heated at 70 degrees, and not 100, and the rear tyres are at 70 degrees, and not 80. So from next year, the maximum temperature in blankets with be 70 and 70.

                                                          “That is the same temperature that we have used during our tyre development tests. The comments from drivers were on the C1, in some cases, they had to push quite a lot to get the temperature into the tyre. So that means a couple of laps to have the tyres ready. But we know that the C1 is not the tyre for Abu Dhabi.

                                                          “For the C2 it was a bit easier. And from C3, C4 and C5, they didn't complain about the warm up, they didn't have any issue on warm-up.

                                                          “This year we tried to design the new compounds with a wider working range, but without sacrificing too match the warm-up phase, because we knew that we wanted to go down with temperature in the blankets. So that is a confirmation of what we found during the tyre tests."

                                                          Isola also noted: “Looking only at the grip the tyre is in line with the 13-inches, but they are more consistent because of this new family of compounds, and the way in which we have designed the compounds."

                                                          One big difference between the mule cars and the definitive 2022 machines concerns the brakes and the drums that surround them.

                                                          “We have asked the teams to use maximum cooling for both front and rears,” said Isola. “Because looking at the simulations next year with the flows that are going inside, they shouldn't be able to use the heat coming from the brakes to heat the rim.

                                                          "There is a lot more space, but also the brakes are designed with different flows. Now we are also evaluating another characteristic of next year's brakes, because between the rim and the brake you have a space where you have air at a certain temperature, so depending if you seal that or not, you can have different temperatures.

                                                          “But this year during the tyre test, we told them to use maximum cooling. The point was that starting from 21.5 psi front but with a blanket temperature that is is 30 degrees lower compared to this year, the pressure increase was quite high.

                                                          “So basically the running pressure - I don't tell you the number because I don't want to release confidential information from any team - but consider that they were running a good number of psi, 4-5 psi higher than the starting pressure, because of this delta in the blanket temperature.

                                                          "Next year with a new type of drums, a new type of brakes, I believe they are in a much better position to control the heat that is going from the brakes to the tyre and also the blanket temperature that is starting at 70."

                                                          Another novelty for 2022 will be rim covers: "Some teams decided to test the rim cover in some runs, but these tests are not really representative. First of all, because the brakes are not the 2022 brakes.

                                                          “So, if you fit the wheel cover, you have the temperature that is increasing quite a lot, and the heat exchange between the brake and the rim is not really manageable, as they will do next year with the new brakes that are not transferring the heat from the brake to the rim.”

                                                          One of the main targets for the 18-inch tyres was to reduce problems with overheating, a characteristic which has bugged Pirelli for years, and left drivers frustrated. Isola is confident that the company has addressed the issue.

                                                          “The drivers commented that they can push,” he said. “Let's take the C3 as a reference, that is probably the more representative, the level of grip is good. And they can push without having overheating or degradation, or better than the 13-inches tyre.

                                                          “Honestly, I'm curious to see how the tyres work on next year's cars, because I believe they are different also, the the aero package is so different. Also, the level of downforce that you have at different speeds will be different. So we need to understand how they work with the new aero package.

                                                          “Probably, I can imagine that they will have less downforce in slow speed corners, and higher downforce at high speed. And so that is making a change in the balance of one lap.

                                                          “And this is impossible to test with the mule cars, because they have the same configuration used when they have been designed, so they don't have the ground effect that is on the new cars.”

                                                          So aside from the aforementioned understeer, what else did the drivers discover?

                                                          “It's a bit more difficult in braking, easier to lock sometimes,” said Isola. “They felt the weight of the tyres, each front rim is 2.5kgs heavier than the 13-inches, and the rear is 3kgs heavier than the 13-inches tyre. So they felt this on the steering wheel.

                                                          “They reported a very good straight line traction. In some cases some snap oversteer, that is in line with the fact that with the understeer you tend to use more steering angle, and when you lose the grip from the rear, it's more snappy. So it's quite coherent with the other comments.”

                                                          Cars that are more difficult to drive? That gels with comments from drivers who have run the new models in simulators. And that kind of challenge can’t be a bad thing...

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                                                              Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                              Tanto a Ferrari como a McLaren têm mais do que meios para no próximo ano andarem na frente, basta terem acertado no caminho.

                                                              Para mim são 4 as candidatas a terem os monolugares mais rápidos: Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull.

                                                              Como partiram todas de uma folha em branco, vamos ver quem interpretou melhor o conceito de 2022.

                                                              Não sei se espero da McLaren propostas mais prometedoras que as que podem vir da Alpine ou Alpha Tauri, mas gostava que tivessem carro para fazer podiums, aprecio os seus pilotos.

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