O Campeonato Open de Ralis tem vindo a atrair muitos pilotos e muitas equipas com projectos bem interessantes.
A mais recente novidade é a recente aquisição de um Saxo S1600 por parte de Pedro Tavares, ao piloto dos Açores Carlos Costa. Trata-se pois de um carro muito competitivo, que obteve diversos títulos açorianos nas mãos de Carlos Costa e que agora chega ao continente.
Segundo Pedro Tavares, a aquisição do Saxo S1600, permitirá correr em algumas provas do Open de 2009, sempre com o objectivo de preparar a temporada de 2010, até porque "é um carro exigente que irá necessitar de muita adaptação à sua condução".
A ideia do piloto é poder participar no maior número de provas possível em 2009, apesar da estreia não estar ainda certa, mas que não deverá acontecer no Rali Cereja do Fundão.
Mais um excelente carro para o Open, ao qual se terá que juntar o Peugeot 306 Maxi de Martinho Ribeiro e o Fiat Punto S1600 de Américo Moreira, embora sejam projectos que ainda falte conhecer os seus contornos exactos.
Para actualizar.... O estranhissimo caso dos furos do Peres nos Açores.
" Na sequência dos furos registados no carro do Team Além Mar pilotado por Fernando Peres / José Pedro Silva nos Rali Ilha Lilás e Rali da Lagoa do Campeonato de Ralis dos Açores de 2008, foi solicitada pela Peres Competições ao importador e representante nacional da BFGoodrich - SportPneus - uma análise técnica dos pneus em causa. O relatório da referida análise confirma, infelizmente, as suspeitas da Peres Competições. Querendo dar conhecimentos a todos os órgãos de comunicação social, às entidades federativas e aos amantes do automobilismo vem a Peres Competições divulgar o referido relatório da análise técnica do importador da BFGoodrich. No site da Peres Competições (www.perescompeticoes.com) serão ainda divulgadas as fotos dos referidos pneus. Esperamos, desta forma, contribuir para que situações destas não voltem a acontecer no desporto automóvel.
O clube do Porto esclarece que esta alteração foi realizada dada a possibilidade de vir a existir uma transmissão em directo da especial de abertura do rali, que está a ser negociado pela Maxispot, empresa que gere a comunicação dos eventos do Targa Clube desde há alguns anos a esta parte, com um canal de sinal aberto da rede de televisão por cabo nacional, e apesar de ainda não estar totalmente assegurado esse facto, optou por fazer a alteração ao programa de imediato para não ser necessário proceder a alterações de última hora. "
Sim Sr, o Rali Torrié vai ser um espectáculo, pena a crise e a falta de.... Equipas!
Alguém que da zona de coimbra vá ver o Open amanhã? Estou indeciso sobre a estrada a apanhar. Se será melhor ir por mangualde e por estradas boas, ou se ir virado a pampilhosa da serra e ir por secundárias mas sendo também mais perto
Foi uma boa prova. De manhã assisti na ZE1, na estrada que liga Alpedrinha ao Fundão, e à tarde fui para Lavacolhos. Não me perguntem bem como, mas acabei a tarde a beber aguardente de mel caseira em casa uns senhores da Aldeia do Barco que conheci durante a prova, e ainda trouxe um boião de mel oferecido
Em 2009, Mário Castro vai fazer equipa com Vitor Pascoal aos comandos de um Peugeot 207 S2000. Esta não será a primeira vez que formam dupla, pois já em 1996, Mário Castro navegou Vitor Pascoal no rali Montelongo no qual terminaram em 6º da geral com um Opel Astra GSI.
"Estou feliz por poder voltar ás corridas, apesar de ter mesmo ponderado abandonar devido a tudo o que se passou em 2008, e mais feliz ainda por ter oportunidade de mais uma vez fazer parte de uma das principais equipas que participam no CPR. Penso que eu e o Vitor temos todas as condições para conseguir bons resultados, mas ainda assim conscientes de que não são as ideais. Mesmo assim estamos muito motivados e dispostos a trabalhar bastante por forma a conseguir alcançar todas as metas por nós impostas para 2009. Estamos já bastante perto do primeiro rali e não vai ser fácil nesta prova estarmos a 100% mas tudo faremos para o conseguir", confidenciou Mário Castro.
Naquela subida que se vê nas fotos, em Lavacolhos, os Marbella viam-se bem "àrrasca" para manter alguma velocidade...
Dou nota negativa para...os espectadores. Desde um que resolvia atravessar a estrada quando já se ouvia o carro a vir (fê-lo por duas vezes, à segunda eu estava a ver que o polícia ainda batia no homem ), a mandarem beatas para montes de 20cm de folhas caídas no chão. A sorte é que ainda está tudo muito húmido!
Editado pela última vez por Fadista; 19 February 2009, 01:06.
Tal como noticiamos hoje, os promotores do Intercontinental Rally Challenge divulgaram que Vítor Pascoal estaria presente com um Peugeot 207 S2000 no Rally Internacional de Curitiba e os organizadores brasileiros incluíram mesmo o piloto português na lista de inscritos com o número 6. A notícia espalhou-se, pela norma, muito rapidamente por todo o mundo e muitos foram os órgãos de comunicação social internacionais a divulgar essa participação.
No entanto, contactado, o piloto revelou-se "surpreendido por tais notícias. Nunca tive a intenção de participar no Rally Internacional de Curitiba pois, como é público, só esta semana consegui viabilizar a participação nas primeiras provas do Campeonato de Portugal de Ralis e o meu orçamento não permite tais deslocações.
Já tentei contactar os organizadores brasileiros, o que não foi possível até ao momento, mas julgo que tudo não deverá ter passado duma brincadeira de mau gosto de alguém que utilizou o meu nome para a inscrição online. Assim que possível, tentarei obter os dados de quem a efectuou pois toda esta situação é bastante lesiva da minha imagem".
Dada a diferença horária entre Portugal e Curitiba, 2 horas nesta altura, nenhum dos elementos do Ricur, promotores do evento, pode ser contactado mas fontes do IRC garantem que aos serviços daquela entidade chegou efectivamente uma inscrição da equipa portuguesa. Mais pormenores deste insólito episódio serão conhecidos muito provavelmente amanhã.
Leia o comunicado da equipa:
Exmos Senhores,
Serve o presente para informar que, embora a equipa Amarante Rally Team esteja inscrita no Raly Internacional de de Curitiba (IRC series), tal facto não é verdadeiro.
Trata-se, lamentavelmente, de uma inscrição fraudulenta enviada por alguêm não identificado.
Agradecemos que não seja feita qualquer informação relativa à sua participação, pois não será uma realidade.
Mais informamos que somos os principais interessados em divulgar notícias da equipa, pelo que não deixaríamos de o fazer atempadamente. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.
Nos planos da equipa está, para já, cumprir o Calendário do Campeonato de Portugal de Ralis.
As fotos ficaram com muito grão. Parece que foram tiradas com um telemóvel Não percebo nada de fotografia, mas presumo que seja por eu ter posto a Sensibilidade em 1600, para que os carros ficassem bem focados.
Já se sabia mas pronto.. Nem sei para quê aquele bluff todo do Sr. Carlos Barbosa, que vai ter que começar a falar mais de fininho ou ainda acaba por perder de vez os apoios do estado.
Bem, essa história do Vítor Pascoal é capaz de estar mal contada, não?
As fotos ficaram com muito grão. Parece que foram tiradas com um telemóvel Não percebo nada de fotografia, mas presumo que seja por eu ter posto a Sensibilidade em 1600, para que os carros ficassem bem focados.
Tenta jogar com a abertura da objectiva, utilizando um f/ menor.Assim ganhas em luminosidade e não precisas de um ISO tão alto. Evita utilizar o ISO (Sensibilidade) acima de 400, porque as fotos acabam por ficar com muito grão.
Caso possas, tenta também reduzir na velocidade de obturação até ao mínimo aceitável (para que os carros não fiquem uns borrões), pois quanto menor for a velocidade utilizada (durante o dia claro), menor é a luz necessária para fotografares a situação. Evita também utilizar o flash (isto já é conselho pessoal ).
Comentário